Aquário

Fazendo um fundo para um aquário com suas próprias mãos

Fazendo um fundo para um aquário com suas próprias mãos
Contente
  1. Custos mínimos
  2. Volume 3D
  3. Decoração natural
  4. isopor
  5. Decoração de espuma
  6. Alvenaria de isopor

O fundo confere ao aquário um aspecto dramático, esconde o equipamento e cria um ambiente mais confortável para os habitantes do aquário. A opção adequada pode ser encontrada na loja, mas os produtos acabados são projetados para um determinado padrão. Portanto, vale a pena dar asas à imaginação e fazer um fundo para o aquário com as próprias mãos.

Custos mínimos

Vale a pena dar uma olhada nos filmes decorativos com colagens de fotos ou desenhos. Toda a complexidade da fabricação se resume em ajustar o filme ao tamanho da parede posterior do aquário, e depois colá-lo de maneira organizada e sem bolhas.

Existem artesãos que podem fazer belas pinturas em vidro. Mas mesmo na ausência de habilidades artísticas, você pode pintar a parede posterior com qualquer cor sólida. Na maioria das vezes, preto ou azul é selecionado para esses fins.

No entanto, os especialistas não gostam desse tipo de decoração, já que a tinta tóxica prejudica peixes e plantas vivas. É impossível substituir este fundo e, se quiser alterá-lo, terá de comprar um novo aquário para os seus animais de estimação.

Volume 3D

Visto que o 3D é considerado uma das tendências da moda em design, vale a pena conhecer o processo de confecção de um fundo volumétrico.

Decoração natural

Uma das opções de design mais bonitas é considerada fundo de algas vivas. Para fazer esse fundo, você precisa de casca de árvore, linha de pesca, algas e cola de silicone. A tecnologia é simples. A casca é limpa e lavada com água, depois as plantas são presas a ela com uma linha de pesca. Bem, então eles colam a estrutura inteira na parede posterior.

Existe uma maneira mais complexa de decorar com plantas vivas.Será necessária uma malha de metal, várias ventosas de borracha, linha de pesca, algas ou musgo. Primeiro, duas partes são cortadas da malha, semelhantes às dimensões da parede posterior.

Em seguida, musgo ou algas são colocados na rede e fixados com linha de pesca.

Pois bem, então a malha é dobrada ao meio, as ventosas são colocadas na parede posterior e o fundo é fixado. A princípio, não parece muito agradável esteticamente, mas quando o musgo crescer, o aquário se parecerá com um canto do fundo de um rio. É importante que não haja fendas entre a rede e a parede para que os menores habitantes do aquário não possam entrar nelas.

Existe outra opção interessante para decoração feita com materiais naturais. Para ele, eles levam uma placa cinza escura feita de PVC rígido, pedras reais e madeira flutuante. As pedras são colocadas no quadro e preenchidas com borracha de silicone.

Enquanto o adesivo seca, a madeira flutuante é bem lavada. E quando a cola seca, os espaços livres entre as pedras são preenchidos com espuma de poliuretano.

Troncos de árvores improvisados ​​são pressionados na espuma e deixados por três a cinco horas até que estejam completamente secos.

O excesso de espuma é removido com uma faca e a decoração em si é cuidadosamente polida. Só então pode ser colocado no aquário.

Um fundo ao vivo requer alguma experiência e habilidade, por isso vale a pena dar uma olhada nas decorações que podem ser feitas com materiais de sucata.

isopor

Para criar uma decoração, é necessário levar uma folha de espuma, silicone e cola para azulejos, um canivete, tinta acrílica (de preferência escura) e um pincel. A ordem de trabalho é a seguinte.

  1. A espuma é quebrada em partes irregulares e coladas, focando nas dimensões do aquário.
  2. Os lados da decoração são limpos com uma faca.
  3. Várias camadas de cola para azulejos são aplicadas na superfície resultante, deixadas secar e, em seguida, uma fina camada de tinta é aplicada.
  4. A estrutura é seca, regada com água e deixada assim durante 2 dias - durante este tempo é limpa de impurezas nocivas.
  5. Na fase final, a decoração é fixada com cola de silicone.

O isopor também pode ser usado para construir um castelo subaquático em ruínas.

O processo será mais trabalhoso, demorará mais, pois fazer esse trabalho exige precisão, paciência e deliberação criativa. Romper é muito mais fácil do que construir. Mas o resultado certamente agradará.

Além da espuma, você precisará de uma embalagem de cimento e cola de silicone. A partir das ferramentas, você precisa preparar uma tigela para argamassa de cimento, uma escova e uma escova de dentes, uma faca de construção, um borrifador, uma caneta (marcador ou caneta hidrográfica) e uma lixa.

Quando tudo estiver à mão, você pode começar a construção.

  1. Aplicar as marcações da futura estrutura na espuma e cortar de acordo com as dimensões da parede do aquário.
  2. As ranhuras horizontais são cortadas com uma faca (é permitido um recuo de 2-3 mm da linha).
  3. Ranhuras verticais são cortadas.
  4. Da mesma forma, é desenhado e recortado um arco que marcará a entrada do castelo. O arco é feito em uma peça separada de espuma.
  5. A seguir, todas as peças são cuidadosamente lixadas com lixa de número adequado. Ela também contorna os cantos dos cortes.
  6. Partes da futura fechadura são fixadas com cola de silicone e deixadas para secar durante a noite. Para maior confiabilidade, você também pode fixá-los com palitos.
  7. Pela manhã, é preparada uma mistura de cimento (na consistência deve se assemelhar a um xampu grosso) e aplicada na decoração em 3 camadas.
  8. Após a aplicação de cada camada, a decoração é lavada sob forte pressão de água para identificar os pontos fracos.
  9. Quando a última camada é aplicada, a estrutura é lavada novamente, e o excesso de partículas é removido com uma escova de dente. Se tudo estiver bem fixado, a decoração é instalada no aquário.
  10. A trava é fixada em espaçadores de espuma em forma de cunha, fixados com solo.

Polyfoam é um material muito útil que permite que você dê vida às ideias mais interessantes. Você só precisa mostrar sua imaginação e ter paciência. Então, um resultado positivo não demorará a chegar.

Decoração de espuma

Além da espuma de poliuretano, você precisará de uma folha de polietileno, epóxi e uma espátula. Você deve estocar terra ou seixos, preparar tinta acrílica. O trabalho é realizado em etapas.

  1. A espuma é aplicada ao polietileno e espalhada uniformemente com uma espátula.
  2. A estrutura fica mais pesada com pedras e deixada para secar completamente.
  3. Uma segunda camada - mais espessa - de espuma é aplicada, um relevo arbitrário é formado e grandes pedras planas são dispostas.
  4. Quando o fundo está seco, é aplicada uma camada de epóxi misturada com tinta acrílica. Este não é o passo mais lento, pois a resina engrossa rapidamente.

O fundo acabado é colado na parte de trás do aquário com cola de silicone.

Alvenaria de isopor

O poliestireno expandido é outro material inofensivo para peixes e plantas que permite criar designs únicos.

Por exemplo, a mesma alvenaria terá um resultado diferente para cada aquarista.

As recomendações gerais são as seguintes.

  1. Um retângulo ou quadrado é cortado de poliestireno expandido, semelhante às dimensões da parede posterior do aquário. Se o recipiente for muito grande, o fundo pode ser feito de várias partes.
  2. Em seguida, corte as partes que serão dispostas na segunda camada. As camadas devem ser semelhantes à alvenaria.
  3. O número de camadas não é limitado, mas para aquários pequenos, duas camadas serão suficientes.
  4. Ao longo das bordas devem ser obtidas saliências, que conferem um volume adicional à decoração.
  5. Feita a espessura exigida, todas as peças da futura decoração podem ser coladas com um selante que não emita substâncias nocivas.
  6. Um dia depois, começam a disfarçar o equipamento do aquário: cortam os cantos nos locais onde ficam o aquecedor e o filtro.
  7. Então chega a hora da criatividade - abrir sulcos, depressões e cavernas onde peixes fracos podem se esconder.
  8. A decoração resultante é cortada em várias partes, certificando-se de que se ajusta ao tamanho do aquário e, a seguir, cobrindo-a com duas camadas de cimento. Além disso, deixa-se uma secar e, antes de aplicar a segunda, toda a superfície é bem umedecida para que não se formem fissuras.

No estágio final, o fundo resultante é pintado com tinta verde, marrom e preta e, em seguida, fixado na parede posterior usando ventosas ou selante. É permitido tornar a decoração mais pesada com pedras naturais.

Este artigo não lista todas as idéias para fazer um plano de fundo, mas as opções listadas certamente irão inspirar alguém a criar seu próprio design exclusivo para um aquário.

Veja abaixo como configurar um plano de fundo para o seu aquário.

sem comentários

Moda

a beleza

casa