Aquário

Por que a água ficou turva ao iniciar o aquário e o que fazer a respeito?

Por que a água ficou turva ao iniciar o aquário e o que fazer a respeito?
Contente
  1. Motivos principais
  2. Como lutar?
  3. Quando os peixes podem ser estocados?
  4. Medidas de prevenção

Água turva em um aquário é prejudicial para seus habitantes. Para evitar que isso aconteça, é preciso conhecer os motivos que levam a isso. Com o material deste artigo, você aprenderá por que isso está acontecendo e o que fazer nessa situação.

Motivos principais

A água do aquário pode ficar turva quando você o liga por vários motivos. Podem ser problemas de natureza biológica ou decorrentes da ação de fatores mecânicos. Se o proprietário lançou o peixe em um novo aquário, mas algo deu errado, vale a pena entender o que causou a turvação.

Surto bacteriano

O mais comum deles é um surto bacteriano, que geralmente ocorre na inicialização. A água começa a turvar no segundo dia. Ao mesmo tempo, as bactérias se multiplicam muito rapidamente, ocupando todo o reservatório. O surto geralmente para após alguns dias, quando o crescimento bacteriano diminui.

Este é um fenômeno natural e inevitável e, portanto, imediatamente após o início do aquário, peixes não podem ser povoados nele.... Eles podem fazer a inauguração de uma casa, a menos que o reservatório seja limpo por conta própria.

Quando as bactérias não têm nada para se alimentar, elas morrem, o que levará à restauração do equilíbrio hídrico.

Solo não tratado

Freqüentemente, a razão pela qual o líquido se torna turvo ao iniciar é solo despreparado. Isso acontece quando um substrato não lavado com partículas finas e poeira é colocado no fundo do aquário. A turbidez está associada a partículas leves de solo, que sobem ao trocar de água. Às vezes, a água é despejada diretamente sobre o substrato, o que faz com que a água permaneça turva por muito tempo.

Regime de alimentação errado

Uma das razões para o aparecimento de turvação após o lançamento é a abordagem errada na alimentação dos habitantes do aquário. Há muita comida na água, suas partículas não consumidas continuam a flutuar na camada do meio, outras se acomodam no fundo, se misturando ao substrato. Isso leva à multiplicação de bactérias putrefativas que liberam substâncias tóxicas.

Os produtos da decomposição são amônia, nitratos e nitritos, que tornam a água não apenas turva, mas também cheira mal.

Uso de produtos de limpeza químicos

Não é incomum para aquaristas inexperientes usarem produtos químicos para purificar a água. Antes de serem adicionados ao tanque, devem ser diluídos em recipientes separados até a completa dissolução. Caso contrário, ocorrerá a formação de precipitações brancas nas decorações da paisagem do aquário.

Flutuando na água, partículas esbranquiçadas de reagentes alteram os parâmetros da água, o que perturba seu equilíbrio. Seu aparecimento requer a realocação urgente dos peixes para outro aquário.

Um grande número de residentes

A superlotação do aquário após a inicialização muito rapidamente leva ao turvamento da água. É impossível acomodar um grande número de habitantes no aquário. Neste caso, o filtro não suportará mais a purificação da água, a limpeza se tornará medíocre e a água ficará verde.

Na hora de comprar, é preciso levar em consideração o volume do tanque e o espaço necessário para tipos específicos de peixes.

Outras razões

Além dos principais motivos para a água turva após o lançamento, aspectos como:

  • cuidado impróprio e inoportuno;
  • saturação de oxigênio insuficiente;
  • seleção incorreta de vegetação;
  • decoração de madeira não encharcada antecipadamente;
  • reprodução de algas unicelulares;
  • ignorando a limpeza do tanque.

Se a água ficar turva após o início, primeiro descubra a causa, após o que ela é eliminada. Por exemplo, num caso muda o tipo de alimento, no outro lava-se a decoração, no terceiro o líquido é purificado por meio de carvão activado não farmacêutico.

Além disso, alguns tipos de algas e caracóis são usados ​​para resolver o problema.

Como lutar?

Como você lida com a nebulosidade em seu aquário depende da causa subjacente. Às vezes, você não precisa fazer nada, como no caso de um surto bacteriano. Em tal situação, uma troca de água não deve ser feita, pois a água doce também começará a turvar. Ao mesmo tempo, nenhuma substituição completa ou parcial é permitida.

Porém, para agilizar o processo de restauração do equilíbrio hídrico, é necessário adicionar água do tanque antigo ao novo, se houver.

Se o volume do aquário for pequeno, pode-se usar um filtro de esponja para purificar a água. Ele lida com a purificação de água de forma muito eficiente e rápida.

Se a causa da água turva está no uso de solo não tratado, você deve prestar atenção à precisão de despejar água no aquário. Normalmente, depois que as partículas se assentam, a água fica límpida. No entanto, não assuma que os peixes são fontes de turbidez. Eles são tímidos e, na primeira vez que ficam em um novo lugar, se escondem por muito tempo em abrigos existentes.

O solo pode ser limpo com um sifão, que irá livrar o tanque de partículas de sujeira. Eles limpam seção por seção, certificando-se de que a água no final do dispositivo fique transparente. Isso é feito uma vez por mês, mas em caso de turvação severa, uma troca de água é realizada. O solo é retirado e lavado em água corrente e, em seguida, devolvido ao reservatório.

Quando o motivo do fluido turvo no tanque for devido à sobrealimentação dos peixes, é necessário reconsiderar a abordagem de sua alimentação. Se a água começar a exalar um cheiro desagradável, vai envenenar os habitantes do aquário. É melhor limitar a quantidade de comida que seus peixes alimentam do que alimentá-los em excesso. O equilíbrio da água será restaurado rapidamente se você fizer uma dieta de jejum para os peixes por 2 a 3 dias.

Durante esse tempo, as bactérias morrerão e, portanto, a água será purificada. O excesso de ração deve ser removido do tanque imediatamente.

Se houver espaço para os habitantes, você pode comprar peixes de fundo, alimentando-se dos restos de comida que se depositam no fundo. Eles resolverão esse problema de forma rápida e eficiente.

Se você comprou peixes móveis (por exemplo, ouro, caudas de véu e ciclídeos) que adoram cavar no solo e misturá-los, você terá que comprar um bom filtro. Caso contrário, livrar-se dos resíduos será problemático. Nesse caso, é inútil trocar a água, pois sua reposição pode levar a um desequilíbrio no balanço hídrico e doenças aos peixes.

A lama no aquário pode ser transparente. O filme, que intimida os iniciantes no ramo de aquários, surge como resultado do uso de alimentos muito gordurosos, além do acúmulo de algas microscópicas. Isso também acontece quando decorações de baixa qualidade são usadas na paisagem.

Os caracóis Ampularia fazem um excelente trabalho com este problema. A filtração de água será outra forma eficaz de resolver o problema.

Os resíduos após o lançamento podem ter cores diferentes e são brancos, verdes e amarelos.

  • Branco geralmente aparece no segundo dia após o lançamento e desaparece por conta própria em uma ou duas semanas. Este é um processo normal, que não deve ser temido, durante este tempo o reservatório não deve ser tocado. No entanto, se depois de 2 semanas a água não melhorar, recorrem à ajuda de especialistas.
  • Amarelo a névoa aparece quando os peixes são alimentados com comida ruim ou as decorações são feitas de plástico barato e a madeira flutuante é feita de material de baixa qualidade. Também aparece quando não há uma boa filtração ou está completamente ausente. Todos estes problemas são solucionáveis ​​e não requerem o envolvimento de especialistas: mudam as decorações, conseguem alimentos bons e de qualidade, substituem o sistema de filtração e limpam o aquário após a alimentação.
  • Verde os resíduos indicam que as plantas estão crescendo muito vigorosamente no aquário. Isso geralmente acontece quando o tanque está muito iluminado, a luz do sol atinge a água, assim como a comida apodrecendo, somada à folhagem morta da vegetação do aquário. Nesses casos, a solução para o problema é limpar o aquário. Para fazer isso, dáfnias e crustáceos planctônicos são lançados nele.

Quando os peixes podem ser estocados?

O assentamento de peixes em um novo aquário não é tão rápido quanto o aquarista deseja. Primeiro, a água é derramada nele, deixando-o sem luz por 5 a 7 dias. Após esse período, as plantas são plantadas e as luzes acesas várias horas por dia. Após cerca de 2 dias, eles tentam povoar o tanque com peixes despretensiosos.

No entanto, se a turbidez aparecer após o início, você deve esperar até que o equilíbrio da água se estabilize. É melhor instalar os habitantes primeiro em um aquário de quarentena, no qual eles podem passar 2 semanas. Depois disso, eles podem ser colocados em um local de residência permanente. Se o líquido não se depositar no recipiente, os peixes podem morrer nele.

Quando a causa da turbidez está associada à presença de amônia na água, é possível lançar os habitantes em tal reservatório antes de 3 semanas. Alguns peixes aguardam a realocação por até 4 semanas, pois podem morrer de envenenamento por nitrito ou amônia. Para evitar isso, primeiro você precisa remover as toxinas da água e limpar o líquido da turbidez.

Medidas de prevenção

A turvação da água no aquário deve ser tratada em tempo hábil. No entanto, é melhor tomar medidas preventivas para que problemas semelhantes não surjam no futuro. Por exemplo, a água em um novo aquário não precisa ser renovada dentro de 2-3 semanas: isso é exatamente o quanto é necessário para estabilizar a microflora. Este extrato é útil não só para peixes, mas também para plantas de aquário.

Para evitar problemas, você precisa conhecer algumas nuances.

  • Só é possível fazer uma troca completa da água quando os peixes estão doentes.
  • A água pode ser renovada parcialmente no máximo 2 vezes por semana, perfazendo no máximo 20-30% do volume total.
  • A água do aquário deve ser estabilizada por 4-5 dias. Isso é o que elimina o cloro e as toxinas prejudiciais.
  • A prevenção da formação de turbidez será a limpeza dos filtros de resíduos de ração e placa bacteriana.
  • Certifique-se de que as paredes internas do tanque estão limpas.
  • A vegetação do aquário precisa de cuidados oportunos. As algas mortas não devem permanecer dentro do tanque.
  • É impossível o uso indiscriminado de medicamentos para o tratamento de peixes, pois muitas vezes contribuem para a formação de microflora desfavorável.
  • O cuidado com as paredes de um aquário de vidro deve ser oportuno, pois a sujeira levará rapidamente a um líquido turvo.
  • É necessário fazer análises químicas da água de vez em quando.

Você aprenderá sobre os motivos da água turva no aquário e como resolver este problema no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa