Tipos de tecidos

Jersey: descrição, composição, vantagens e desvantagens

Jersey: descrição, composição, vantagens e desvantagens
Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição e composição
  3. Vantagens
  4. desvantagens
  5. Variedades
  6. Area de aplicação
  7. Conselhos sobre cuidados
  8. Avaliações

As tecnologias modernas criaram uma grande variedade de tecidos que são amplamente usados ​​para fazer produtos necessários para uma pessoa. No entanto, também existem tipos de tecidos antigos e testados pelo tempo que são relevantes e estão na moda agora. Jersey é um tecido versátil e é um deles.

O que é isso?

Jersey é um tecido de malha criado em uma pequena ilhota de Jersey (daí o nome), que faz parte das Ilhas do Canal. A lã de uma raça especial de ovelhas desta ilha, que tem uma capacidade aumentada de reter o calor, serviu de material para a confecção de jersey. As malhas quentes eram usadas para costurar roupas íntimas e eram indispensáveis ​​nas duras condições climáticas da ilha.

Posteriormente, o jersey foi repetidamente experimentado para ser usado na confecção de roupas, mas não havia demanda. Somente a famosa Coco Chanel introduziu esta jersey na categoria de tecido da moda após a apresentação do vestido "pequeno" jersey no próximo desfile de moda parisiense, que foi um grande sucesso. Desde então, as malhas de jersey ganharam grande popularidade. A tecnologia de produção de jersey evoluiu e agora o tecido é significativamente diferente da versão original. O jersey moderno é um tecido de malha à máquina.

Descrição e composição

Jersey é, antes de tudo, malhas, os fios são tricotados, tecendo-se de maneira especial. O método de produção de jersey é a tecelagem de uma única linha. Os padrões da frente e de trás são diferentes um do outro.Na superfície frontal, as "tranças" bem visíveis, características dos tecidos de malha, são fiadas de laçadas verticais. Listras horizontais se destacam bem no lado sinuoso.

Devido a esse método de fabricação, a camisa se estica bem, mas não se estica., e depois de esticar a seção transversal, ele imediatamente se dobra em um tubo. Esta característica do jersey é a sua marca registrada e a distingue de outros tecidos. A jersey original era feita de pura lã e o tecido era muito denso. O desenvolvimento da indústria e o aprimoramento das tecnologias permitem o uso de outras matérias-primas. Em termos de composição, o jersey pode ser feito de lã, seda, algodão, fios de linho, viscose e fibras sintéticas.

Os tecidos de malha de lã são geralmente feitos de lã de ovelha. (raça de merino ou angorá). Mas agora, além da lã de ovelha, costuma-se usar lã de alpaca e até mesmo lã de vicunha. A viscose usada para fazer o jersey também é diferente. Viscose comum é freqüentemente substituída por bambu e eucalipto. Poliéster, elastano e lycra são usados ​​a partir de matérias-primas sintéticas.

Além disso, existem malhas de composição combinada. Nesse caso, é composto por vários componentes. Pode ser uma combinação de fibras naturais, viscose e sintéticas. Com isso, o tecido adquire as qualidades de todos os componentes: natural, sintético e viscose. As tecnologias mais recentes permitem criar malhas cujas fibras são enriquecidas com aditivos como extrato de aloe vera, íons de prata e pó de metal. Como resultado, o tecido adquire propriedades específicas adicionais: antibacterialidade, capacidade dielétrica, resistência ao gelo.

As propriedades do tecido dependem principalmente das matérias-primas que foram utilizadas para sua fabricação. Quanto mais sintéticos na composição, menos rugas na camisa. Jersey feita de fibras naturais retém bem o calor, fornece higroscopicidade e acesso ao ar. Jersey tem alta resistência quando combinada com fios naturais com viscose, mas torna-se menos higroscópico. Quando adicionado à composição natural do elastano, a malha torna-se mais elástica, alonga-se bem, mas mantém a sua forma.

Dependendo da matéria-prima, o jersey pode ser pesado, meio-pesado, leve. A camisa quase não enruga. Os produtos feitos a partir dele têm sempre um aspecto elegante, pois praticamente não se deformam e mantêm a sua forma original. As propriedades decorativas do tecido permitem dobrá-lo em volumosas dobras macias. A textura do jersey permite realçar a figura, visto que o tecido se adapta facilmente à silhueta.

O tecido de malha jersey tem as características gerais de flexibilidade, elasticidade, elasticidade e maciez.

Vantagens

A composição da malha afeta uma ou outra de suas propriedades e, portanto, suas vantagens e desvantagens. No entanto, existem vantagens em todos os tipos de camisa:

  • o tecido permite que o ar passe bem, regula a troca de calor, permitindo que a pele "respire", é higroscópico devido à forma específica de tecelagem das fibras;
  • toda a malha é macia, o que permite costurar até roupas íntimas com elas;
  • A malharia distingue-se pela simplicidade e facilidade de tratamento, tolera tanto a lavagem à mão como à máquina;
  • jersey tem excelente capacidade de drapeado, forma facilmente dobras volumosas macias;
  • o tecido quase não enruga, durante o armazenamento não forma dobras, vincos, mesmo quando dobrado;
  • A malha possui alto grau de resistência ao desgaste, mantém sua aparência e propriedades após o uso prolongado, resiste a múltiplas lavagens;
  • tem versatilidade de aplicação - pode ser utilizado para costurar qualquer tipo de roupa;
  • toda camisa, mesmo a lã natural, é caracterizada pela leveza;
  • o tecido tem boa elasticidade, estica bem e rapidamente retorna à sua forma original;
  • Jersey tinge bem e retém a cor por muito tempo.

Uma vantagem importante de toda a camisa é a capacidade de esticar: quase 25% da forma original. O jersey natural é ecologicamente correto e seguro, não causa reações alérgicas e irritações na pele. Os tecidos artificiais e sintéticos dificilmente encolhem durante a lavagem. A malha feita de fibras naturais não deforma durante a torção, passagem a ferro e vapor. Os tecidos de malha com adição de linho ou fibras sintéticas são altamente duráveis.

desvantagens

Desvantagens da camisa suas propriedades podem ser atribuídas:

  • seca por muito tempo após a lavagem, pois retém bem a umidade;
  • estende-se melhor em largura do que em comprimento;
  • não resiste a altas temperaturas durante a lavagem, o que leva à deformação dos produtos;
  • exige o cumprimento das regras de cuidado indicadas no rótulo do produto;
  • a malha de lã pode formar pílulas;
  • as malhas sintéticas são capazes de eletrificar e "grudar" em meias e collants;
  • Viscose e jersey sintético requerem baixas temperaturas durante o engomar e não toleram bem o vapor: o produto perde a densidade original e muda ligeiramente de forma.

Variedades

Como muitos outros tecidos, como crepe, jersey, dependendo da matéria-prima de fabricação, subdivide-se nos seguintes tipos:

  • natural;
  • artificial;
  • sintético.

O jersey natural é feito de fibras naturais. Além da lã, também são usados ​​seda, algodão e linho. O jersey de lã está disponível em lã pura e com adição de viscose ou fibras sintéticas. É um tecido muito quente, mas respirável. O jersey de algodão é feito de algodão puro ou de uma mistura com outras fibras. Esta camisa também é caracterizada pela maciez, resistência e textura opaca, alta permeabilidade ao ar e boa higroscopicidade. Apesar da sua cortina baixa, garante uma grande variedade de cortes.

O elastano ou lycra é frequentemente adicionado ao algodão, o que adiciona às propriedades gerais do jersey um grau ainda maior de resistência e durabilidade, o que prolonga a vida útil dos produtos. O jersey de seda se destaca entre outros tipos pelo mais alto nível de maciez e maciez. Sua textura é fina, translúcida, brilhando com um belo brilho aveludado. Esse tipo de malha se estende bem, e a lycra adicionada aumenta ainda mais essa capacidade.

Este tecido permite que o ar passe bem, regulando a transferência de calor. O jersey de linho é um tecido macio com uma superfície mate. Ele difere de outros tipos em menor elasticidade. O jersey natural de seda e linho é arejado, muito agradável ao toque e dificilmente sentido nos dias quentes de verão.

As matérias-primas para o jersey artificial são diferentes tipos de viscose. A principal característica distintiva do jersey de viscose é a maciez e suavidade de sua superfície. As malhas são muito dóceis na costura, caem bem. Lycra, elastano, spandex são frequentemente adicionados a ele. Essas fibras sintéticas aumentam o alongamento e remodelam rapidamente o produto. Para a produção de jersey sintético, são utilizadas fibras de lycra, poliéster, elastano, spandex. O jersey sintético apresenta maior resistência e durabilidade. Em termos de resistência ao desgaste, leveza e resistência, as malhas sintéticas não são inferiores nem mesmo ao náilon.

Area de aplicação

Uma das características do jersey é a sua versatilidade. Isso explica a ampla gama de suas aplicações. Uma grande variedade de produtos pode ser costurada de jersey. Uma vez que esta camisa pode consistir em fibras naturais caras e fibras artificiais e sintéticas mais baratas, o escopo de sua aplicação é muito amplo: de vestidos de noite caros a roupas casuais, de roupas íntimas a jaquetas.

Malhas de malha são usadas para costura:

  • roupa interior para senhora e homem - cuecas, camisolas interiores, camisolas, pijamas, corpetes;
  • vestidos para mulheres;
  • T-shirts e calças;
  • roupas para crianças;
  • Vestuário exterior para senhora e homem - jaquetas, casacos, jaquetas e jaquetas;
  • roupas para casa - roupões de banho.

Para roupas íntimas, são usadas malhas finas de viscose, algodão ou de seda mais cara. Os vestidos de noite elegantes para mulheres são feitos de jersey de algodão e os ternos casuais para trabalho de escritório, tanto para mulheres como para homens, são feitos de lã ou jersey de algodão. As malhas de lã quente também são utilizadas para a confecção de agasalhos: casacos, jaquetas, bem como lindos cardigãs elegantes, túnicas, ponchos, jaquetas. Suéteres e pulôveres masculinos e femininos de malha de lã parecem muito bonitos.

Graças às propriedades do jersey, você pode costurar um vestido de qualquer estilo com ele: vestido bodycon ou corte reto, vestidos largos na cintura ou no peito, com drapeado. Viscose leve e jersey de algodão são usados ​​para costurar vestidos, blusas e tops de verão. Um lugar à parte é ocupado por roupas esportivas (camisetas, shorts, blusões), assim como roupas infantis (vestidos, blusas, moletons, calças, jumpers).

Conselhos sobre cuidados

Os tecidos de malha podem ser usados ​​por muito tempo e em qualquer clima, e eles manterão sua aparência se você seguir algumas regras simples de cuidado.

  • É permitido lavar roupas de jersey tanto à mão quanto na máquina de lavar com detergentes neutros. O modo de lavagem depende do tipo de malha: para algodão será ligeiramente diferente do que para seda ou sintético. Em qualquer caso, o jersey tolera bem a lavagem suave e a uma temperatura da água não superior a 40 graus.
  • Não é necessário enxaguar as coisas após a lavagem em água fria, mas sim em água quente (cerca de 20 graus). Nessa condição, o tecido retém a saturação de sua cor.
  • O jersey branco não deve ser lavado junto com peças tingidas em outras cores, pois isso pode causar o tingimento do jersey.
  • Com a lavagem à máquina, um ciclo de luz com baixas rotações também é definido.
  • Recomenda-se secar os produtos de forma achatada sobre uma superfície plana horizontal. Não os seque perto ou sobre aparelhos de aquecimento.
  • Passe a camisa na temperatura mais baixa do ferro, usando um pano úmido e fino (algodão ou gaze). Você também pode usar o vaporizador no seu ferro: neste caso, passe a roupa do avesso para evitar marcas de ferro brilhantes.
  • Você precisa guardar as coisas bem dobradas ou em um cabide em local ventilado, não permita a exposição prolongada ao sol, que pode levar ao desbotamento do tecido.
  • Malhas ligeiramente enrugadas podem ser endireitadas sem um ferro. Para fazer isso, pendure-o em um cabide sobre um recipiente com água quente. O vapor endireitará rapidamente as dobras. Eles também o fazem após o armazenamento de longo prazo de coisas e com alguma perda de sua aparência.

Normalmente no rótulo de cada produto estão indicadas as regras de cuidado, levando em consideração o tipo de tecido. Isso ajuda a manter a manutenção adequada da camisa.

Avaliações

Como mostrado por várias análises, o tecido de jersey é muito popular e procurado. Os consumidores observam especialmente a longa vida útil das malhas, mantendo a aparência e sua cor original. As mulheres adoram a camisa para embelezar a figura. De acordo com os consumidores, os ternos de malha de lã esquentam no frio. Muitos pais optam por comprar roupas íntimas e agasalhos de jersey de algodão para seus filhos porque permitem que a pele respire e não causa irritação na pele. As pessoas gostam especialmente da comodidade de usar roupas de malha: não amassam, não perdem a forma inicial, o tecido "respira" e, além disso, requer apenas uma manutenção mínima.

Uma grande variedade de roupas de jersey permite combinar e combinar coisas e ter uma aparência diferente a cada dia. Note-se também que o tecido pode ser facilmente limpo de pequenas sujidades locais. As consumidoras que costuram elas mesmas indicam que o tecido é muito conveniente para costurar, pode ser usado para costurar roupas de qualquer estilo. Também gosto das opções caseiras de jersey - roupões de banho, pijamas - pela comodidade e conforto ao usar.

Analisando as declarações dos consumidores, podemos afirmar que as críticas sobre a camisola são apenas positivas, o que atesta os seus reais méritos e explica a sua grande popularidade.

Para informações sobre como escolher um tecido de malha jersey, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa