Tipos de tecidos

Tudo sobre tecidos de linho

Tudo sobre tecidos de linho
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Visualizações
  4. Espectro de cores
  5. Principais fabricantes
  6. Formulários
  7. Nuances de cuidado

Os tecidos de linho distinguem-se pela sua composição natural, estrutura respirável e textura agradável. Eles são usados ​​por designers para criar roupas, cortinas e outros produtos ecológicos e mantiveram sua popularidade por séculos. Você pode entender o que é estudando a composição, descrição e propriedades dos tecidos de linho, suas características.

O que é isso?

Os materiais naturais são a base para uma abordagem sustentável ao design de guarda-roupas. O tecido de linho cumpre totalmente esses requisitos. Sua produção hoje difere pouco de como as telas eram feitas na antiguidade. As plantas são colhidas com uma colheitadeira, moem, deixam a palha resultante no campo para separar as fibras dos fundos. A partir dessa matéria-prima, que passou por processamento mecânico, são obtidas fitas e fios penteados, tecendo telas de diferentes densidades e estruturas.

A descrição do tecido de linho revela totalmente suas propriedades. A superfície da tela é lisa, com um pouco de opacidade e fria ao toque. A roupa de cama de qualidade é sempre densa, mas não muito áspera.

Externamente, os têxteis têm semelhança com o algodão, mas o entrelaçamento dos fios é mais estruturado, com espessura desigual dos fios. O material não estica de forma alguma, ele encolhe quando molhado.

Outras características das telas incluem:

  • textura agradável;
  • condutividade térmica;
  • respirabilidade;
  • hipoalergênico;
  • ruga.

Os tecidos de linho são totalmente naturais, mas também podem conter aditivos sintéticos que melhoram suas propriedades. Os materiais neste grupo têm muitas vantagens óbvias.

Além de excluir completamente o processamento químico de fibras dos processos de produção, as vantagens do linho incluem as seguintes características.

  1. Resistente ao desgaste. Mesmo com o uso diário intenso, o material mantém uma forte aderência dos fios, sem arranhões. A vida útil dos produtos é calculada em décadas.
  2. Aparência eficaz. Produtos de linho são considerados luxuosos, respeitáveis ​​e de alto status. Eles são altamente considerados por sua estética, a capacidade de formar belas cortinas.
  3. Conforto de usar. O material permite que o ar circule livremente, absorve o suor e seca facilmente. A termorregulação do corpo não é perturbada, em qualquer estação do ano é confortável e fresco para vestir.
  4. Propriedades antiestáticas. As fibras naturais não geram eletricidade estática. O tecido suja-se mais lentamente, a poeira assenta menos nele do que nos sintéticos.
  5. Resistência biológica... O linho não promove o crescimento de fungos e outros microrganismos patogênicos.

Também existem desvantagens. É difícil cortar e costurar produtos com o material, pois suas bordas estão sujeitas a derramamento. As costuras devem ser processadas com mais cuidado.

Outra desvantagem significativa é o aumento da rigidez do material. Mas ao mesmo tempo mantém perfeitamente a sua forma, é adequado para a fabricação de estofados para móveis, cortinas complexas.

História

As primeiras menções ao linho na Rússia encontram-se no "Conto dos Anos Passados". Este artesanato (produção de linho) era tradicional no norte da Rússia. Mas a história da própria tela é ainda mais antiga. Amostras de tecidos foram encontradas durante escavações no Egito e na Grécia. Existem referências à fabricação de tais tecidos até mesmo na Bíblia.

De acordo com pesquisas científicas, a primeira produção desse tipo foi organizada na Índia há cerca de 9.000 anos. Então eles começaram a usar tecidos duráveis ​​na Babilônia, no Egito Antigo e em países asiáticos. Os fabricantes europeus usaram suas próprias tecnologias para a produção de linho fino de cambraia. O material acabou sendo muito mais refinado, branqueado, usado para costurar roupas íntimas e roupas de cama.

O aparecimento do linho na Rússia está associado às tribos celtas e aos gregos. Já no século XIII, as manufaturas nacionais realizavam a produção industrial desses tecidos, organizando seu abastecimento no exterior. O advento do processamento mecânico de matérias-primas revolucionou a indústria têxtil. O preço do linho caiu, mas a qualidade permaneceu realmente decente.

A produção moderna é organizada na maioria dos países do mundo. Com o surgimento da moda, a tendência à sustentabilidade ganhou um significado especial para o linho. Grandes fábricas para a produção de seus tecidos operam no Canadá, Bélgica, Itália, Rússia e Europa Oriental.

Visualizações

O linho em rolos parece um tecido denso com fios grossos ou finos entrelaçados. Tem uma estrutura e textura reconhecíveis, pode ser coberta com uma leve penugem ou ter um brilho brilhante. O material é classificado de acordo com várias características principais.

Por método de tecelagem

Os têxteis de linho são geralmente classificados de acordo com o método de tecelagem dos fios. Ele define diretamente como exatamente o material pode ser aplicado. As seguintes opções de trama são mais comuns.

  • Linho... É caracterizada por um arranjo ordenado de fios. Batiste, ravnduk têm essa estrutura.
  • Sarja... Com fibras diagonais altamente visíveis. Possui uma alta resistência à tração.
  • Jacquard... Tecelagem com um grande padrão característico. Possui alta resistência, densidade e textura pronunciada.
  • Rogozhnoe... Trama estampado, mais áspero, mas com textura bastante confortável. O tapete é considerado o tecido principal para estofamento de móveis estofados, decoração de paredes.

Tecido de linho também é raro tecer a céu aberto. Esses têxteis têm aplicações decorativas. O linho de ponto de cetim é usado para fazer kolomenok - um tecido elegante para trajes cerimoniais. A conexão fibrosa dos fios é típica de Damasco.

Por composição

O linho natural é um material com características constantes. A adição de fibras artificiais ou naturais pode alterar as propriedades do produto final. É assim que se obtém um trecho de linho com boas propriedades de alongamento, cambraia refinada e damasco da qualidade do linho, semelhante à seda ou à viscose. Também são conhecidos tecidos mistos com algodão: cereja, gaze, fácil de passar, resistente a vincos, acessível.

A classificação de composição básica raramente considera variedades de tecido únicas. Esteiras de linho denso natural com um revestimento de metal é popular entre os designers de moda. Uma mistura com viscose e lavsan é mais frequentemente usada para fazer sarja, um material com um padrão de espinha de peixe característico na superfície.

Por nomeação

Os tecidos de linho são geralmente divididos em vários grupos ao mesmo tempo de acordo com este critério.

  1. Cortina... Isso inclui tipos de tecidos para cortinas, tecidos para cortinas bem drapeados, densos e pesados.
  2. Para toalhas. O material mais comumente usado é não tratado e branqueado, que absorve bem a umidade.
  3. Cantinas... Usado para fazer toalhas de mesa e guardanapos e outros utensílios de serviço.
  4. Fantasia... Material denso e macio que pode manter sua forma bem. Não apenas pares de naipes e trigêmeos são costurados a partir dele. O tecido é adequado para fazer outras roupas: vestidos, vestidos de verão, macacões.
  5. Lençóis de cama... Usado para criar roupa de cama.
  6. Embalagem... Esta categoria inclui lonas e outros tipos de têxteis que proporcionam a criação de coberturas, tapetes para diversos fins.
  7. Com terraço... Roupa de uso técnico. Usado para criar telas artísticas, serapilheira.
  8. Bordado... Lona para trabalhos complexos, rendas requintadas. O linho é usado para fazer verdadeiras obras de arte.
  9. Decorativo ou interior... Utilizado para revestimento de paredes, abajures, estofamento de móveis.

Esta é a principal classificação utilizada por fabricantes e costureiras, designers e fornecedores têxteis.

Espectro de cores

Os tecidos de linho são produzidos originalmente não branqueados. Eles têm uma leve pilosidade e uma textura bastante grossa. A cor da tela é cinza. O tecido adquire uma tonalidade branca durante o processo de uso. A produção industrial também permite alterar as cores do linho. Quando branqueado, adquire uma cor clara uniformemente, torna-se mais fino e macio, com superfície lisa.

O linho dos seguintes tipos também é distinguido.

  1. Tingido... O tecido tem apenas uma cor em toda a superfície, pode ser preto, azul, cáqui, vermelho.
  2. Colori... Usando 2 ou mais tons de fios na tela. É assim que se obtêm tecidos com padrão xadrez, listras e jacquard.
  3. Impresso... Os tecidos com um padrão aplicado sobre uma tela de fundo são nomeados exatamente assim. O linho impresso para cupons tem padrões que diminuem em escala da borda do tecido até sua parte central.

A principal participação de mercado é ocupada por produtos confeccionados com materiais tingidos e coloridos lisos.

Principais fabricantes

O linho é um material considerado de elite e caro. As fibras naturais são bastante trabalhosas na aquisição e processamento, portanto, apenas empresas com uma base técnica extensa trabalham com elas em grande escala. Hoje, na Rússia, a TDL-Textile tem essas capacidades com duas empresas em seu ativo: BKLMN em Kostroma e Yakovlevsky Flax Mill em Privolzhsk. Outra empresa é a Gavrilov-Yamskiy Tkach.

A fábrica de linho Orsha, uma das líderes do mercado do Leste Europeu, e a Orekhovsky, especializada em telas industriais, operam na Bielo-Rússia. Em Vilnius, na Lituânia, existe uma empresa UAB A grupe que produz telas de alta qualidade. A Itália é famosa por seus tecidos de linho exclusivos, que podem ser encontrados na Manifattura Del Prato SRL e outras marcas. O tecido grego da fábrica Lokimidis Textiles não é considerado menos procurado.

Formulários

O linho é usado na fabricação de utensílios domésticos, roupas e outros produtos, inclusive técnicos e industriais.O material com estrutura interessante atrai designers de roupas boho ou eco. As seguintes coisas podem ser costuradas de linho.

  1. Macacões para trabalhadores. Acabará sendo resistente ao desgaste, confortável mesmo com uso prolongado.
  2. Sapato... A parte superior das peças de vestuário é feita de tecidos com uma estrutura de trama grosseira.
  3. Wickerwork. Os fios são adequados para macramê e rendas.
  4. Têxteis técnicos... Em uma base de linho, faça lonas duráveis, embalagens e sacos, toldos.
  5. Têxteis do lar. Isso inclui colchas, cortinas, roupas de cama e tapetes, toalhas de mesa e toalhas.
  6. Linens. Pode ser suave, com menos frequência.
  7. Vestidos de verão, saias, vestidos de verão... Eles fornecem uma boa termorregulação do corpo e são confortáveis ​​de usar.
  8. Artigos de guarda-roupa infantil.
  9. Acessórios de praia. O linho é usado para fazer bolsas, chapéus e outros produtos de lazer.
  10. Fantasias... Os pares de calças com jaquetas e os coletes correspondem totalmente às tendências dos estilos casual, safári e ecológico.

Para o linho, praticamente não há restrições de uso. Você pode encontrar muitas áreas em que este material natural encontra sua aplicação.

Nuances de cuidado

A roupa processada comercialmente praticamente não encolhe durante a lavagem. Ao costurar você mesmo, o volume do tecido pode mudar ao se molhar. A observância de regras de manutenção simples ajudará a evitar o encolhimento, bem como outras consequências negativas.

  1. Lavagem a baixa temperatura. Em altas temperaturas, o encolhimento é mais intenso. O linho sem pintura pode ser lavado a 80 graus, o linho colorido - até +60. Tecidos de linho, os produtos deles são carregados na máquina separadamente de outras roupas, têxteis para o lar.
  2. Usando detergentes suaves... São adequados géis especiais com menos rigidez do que os pós e cápsulas.
  3. Enxágüe bem. É aconselhável adicionar ácido cítrico à água, que tem efeito emoliente. Além disso, o suco de limão natural promove um melhor enxágue de detergentes sintéticos.
  4. Esticado a seco... Isso evita vincos, vincos.
  5. Tremendo... Os tecidos de linho devem ser expostos a condições úmidas. Então as fibras ficam saturadas de ar, endireitadas.
  6. Fumegante... É usado em tecidos sem acabamento. É aconselhável realizar o procedimento com peso para que a matéria não fique lacrada. Além disso, o cozimento a vapor pode remover vincos formados durante o uso ou secagem inadequada.
  7. Branqueamento... É necessário para coisas que ficaram amarelas ou cinzentas com o tempo. O alvejante à base de cloro não funciona, mas você pode usar amônia ou terebintina e pendurar ao sol para aumentar o efeito.
  8. Engomar... Este procedimento ajuda a proteger os têxteis de enrugamento.
  9. Armazenar... Fora dos períodos de uso, as coisas são colocadas em capas, sacos de papel. Isso impedirá que as fibras absorvam odores estranhos.

Você também pode precisar amaciar os lençóis em casa ao lavar a roupa de cama e ao cuidar de outros tecidos. Existem várias maneiras de obter o resultado desejado. Você pode amaciar a água da lavagem adicionando bicarbonato de sódio: cerca de 100 g por 10 litros. Isso terá um efeito benéfico no próprio tecido.

Além disso, o sal de mesa comum ajuda a amaciar o linho. Uma solução é preparada a partir de 100 g dessa substância e 10 litros de água, na qual os produtos são embebidos por 8 a 10 horas. Depois de enxaguar a roupa, lave-a normalmente.

Produtos secos e cortes inteiros de tecidos amolecem ao esmagar e apertar, sacudir e esfregar. A prática de torcer em feixes e tranças também é usada.

sem comentários

Moda

a beleza

casa