Tipos de tecidos

Polisatina: o que é esse tecido, composição e características

Polisatina: o que é esse tecido, composição e características
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Comparação com outros materiais
  4. Cuidado
  5. Avaliações

Hoje, um dos tecidos mais procurados é a polisatina, que substitui com sucesso seu antecessor de cetim. Este material é bastante invulgar, uma vez que todas as fibras passam por um tratamento especial antes da tecelagem, para que o tecido fique perfeitamente uniforme e liso.

Descrição

Se você misturar carvão, óleo, água e ar, o resultado é um aditivo sintético chamado poliéster. Foi esta substância que entrou na composição da polisatina, graças à qual o tecido adquiriu resistência, durabilidade excepcional, resistência a vincos e deformações.

As coisas feitas com essa tela são muito confortáveis, não precisam ser passadas, quase não encolhem e ficam lindas mesmo nas manchas mais leves. O segundo componente da tela é a fibra de algodão. Como regra, os materiais modernos contêm 35% poliéster e 65% algodão.

O material é fino, liso, a superfície é sedosa. A densidade dos fios varia de 70 a 100 g / m2. A popularidade do material se deve às suas características técnicas e operacionais extremamente altas.

  • Durabilidade. O material é resistente ao desgaste, não desbota, não desbota ao sol, é projetado para lavagens frequentes e uso intensivo.
  • Força. Os fios de malha dupla fornecem resistência ao rasgo.
  • Despretensão. As roupas de poliéster são fáceis de lavar, mesmo quando muito sujas. Secam muito rápido, sem enrugar, ou seja, podem ser colocados imediatamente após a lavagem e secagem (sem vaporizar e alisar).
  • Conveniência na costura. O material é fácil de cortar e costurar, não se esfarela, as bordas não abrem nem enrolam.

Muitas pessoas observam a higro-resistência e respirabilidade da polisatina. No entanto, essas qualidades são agradáveis ​​quando você precisa costurar um dossel, toldo ou capa de chuva, mas esses tecidos não são adequados para as roupas do dia a dia: eles não ficarão totalmente confortáveis ​​neles, o corpo não "respira" ao mesmo tempo, e isso geralmente causa várias reações alérgicas.

Visualizações

Dependendo das matérias-primas utilizadas e das características de uso, distinguem-se dois tipos de poliéster.

Industrial

Fabricado 100% poliéster, é utilizado na fabricação de bolsas, colchões, estofados de móveis, tapetes, toldos e similares. Durante todo o período de uso, os sintéticos não perdem a forma, não mudam de cor e não se desgastam. Os produtos feitos de poliéster industrial são perfeitamente laváveis, embora a própria superfície lisa dificilmente absorva a sujeira, mas sim a repele, o que simplifica muito a manutenção.

Alguns fabricantes costuram forros desse material, mas eles não são populares entre os consumidores.

Doméstico

É um material mesclado que serve para fazer roupas e roupas de cama. Nos últimos anos, os tecidos com padrões 3D têm estado no auge da procura, obtidos graças à tecnologia especial de fototape de imagens brilhantes. A imagem fica muito colorida e realista e não perde as cores mesmo após lavagens repetidas.

Comparação com outros materiais

Depois de aparecer no mercado nacional, a polisatina passou a se posicionar como um material que substituiu tecidos tradicionais como cetim, microfibra e muitos outros tecidos naturais. Tentaremos responder à pergunta se esse tecido pode se tornar um análogo de outras telas.

  • Cetim. É tecido com fibras de dupla torção que foram pré-processadas para uma estrutura uniforme. O resultado é uma tela densa, mas ao mesmo tempo sedosa, lisa e fina. Este é um material totalmente natural, e esta é a sua principal diferença com a polisatina, que pode ser uma mistura de sintéticos e algodão, ou um material totalmente sintético. É por isso que o cetim é muito mais caro do que a polisatina, embora as coisas dele se desgastem mais rápido e percam o brilho original.
  • Popeline. É um material composto por fibras de diferentes espessuras, como resultado, obtém-se um cabeçalho denso. A popelina pode ser feita de 100% algodão, ou pode conter inclusões de seda, lã ou fibras artificiais. Esse material é hipoalergênico e muito agradável ao corpo ao toque. Como a polisatina, a popelina não enruga, não requer cuidados especiais e é usada por muito tempo. A polisatina, principalmente se contiver muito poliéster, é menos agradável para a pele, pode ficar eletrificada e, em casos raros, causar irritação. No entanto, custa muito menos que a popelina, por isso é muito procurada.
  • Chita. A estrutura do tecido é a mesma da popelina, mas as fibras são mais grossas. O tecido é totalmente de algodão, por isso é muito utilizado na fabricação de jogos de cama e outros utensílios domésticos. Este é um tecido seguro e prático e, nesses parâmetros, a chita grossa supera o poliéster, mas a polisatina é mais macia e mais macia ao toque e tem um preço um pouco mais barato.

Resumindo tudo o que foi dito acima, podemos concluir que a polisatina, na estrutura da qual o algodão está presente, quase não é inferior aos tecidos de algodão, mas ao mesmo tempo custa uma ordem de grandeza mais barata.

Se o corpo não responde às fibras artificiais, então é bem possível economizar um pouco.

Cuidado

A polisatina é muito fácil de cuidar, o único cuidado ao se trabalhar com este material é a necessidade de observar o regime de temperatura na hora de lavar e passar. O tecido transfere facilmente todos os ciclos e modos de lavagem à máquina e à mão, enquanto a temperatura não deve ser superior a 40 graus.Se você lavar sua roupa em temperaturas mais altas, ela se deteriorará muito rapidamente.

Na hora de escolher os detergentes, é preferível dar preferência às formulações sem cloro. Isso preservará o brilho das cores e a clareza das imagens 3D. Os especialistas aconselham o uso de produtos líquidos e gel.

Aconselha-se o uso de ar condicionado no trabalho com a tela: preservará a suavidade da matéria e a saturação das cores.

Os produtos de poliéster secam muito rapidamente. É melhor secá-los ao ar, pois não perdem suas propriedades sob a influência da radiação ultravioleta, entretanto, a secagem prolongada sob os raios solares abertos é indesejável. O material pode ser usado imediatamente após a lavagem e secagem, uma vez que não enruga, mas donas de casa experientes aconselham empilhar suavemente a roupa levemente seca e deixá-la sobre uma superfície plana e sólida por várias horas. Nesse caso, os produtos ficarão como novos, como se tivessem acabado de sair da bolsa.

Se ainda houver vincos no tecido, você precisará passar a polisatina a ferro apenas nos modos de aquecimento fraco e apenas no lado com manchas. É imperativo usar um forro de tecido, embora na grande maioria dos casos você possa simplesmente umedecer o pano com um borrifador e secá-lo na horizontal.

Avaliações

As opiniões dos usuários sobre a polisatina na maioria dos casos são positivas. Os compradores afirmam que se trata de um material prático para uso doméstico: não enruga, é fácil de limpar e quase não se suja. Muitas pessoas observam que usam uma cama feita com esse material por 3 a 4 anos: ela não perde sua aparência e seus parâmetros operacionais. Lençóis de poliéster, almofadas e capa de edredão absorvem perfeitamente a humidade, essencial no calor do verão.

Vale ressaltar que os produtos têm preços bastante acessíveis, mas a aparência é extremamente estilosa e apresentável. É bastante cómodo para o leigo moderno com o seu ritmo acelerado utilizar o linho feito com este tecido, uma vez que o seu cuidado praticamente não leva tempo. Porém, para crianças e pessoas com tendência a alergias, é melhor dar preferência a materiais totalmente naturais.

No próximo vídeo, você encontrará informações úteis sobre a escolha da roupa de cama.

sem comentários

Moda

a beleza

casa