Tipos de tecidos

O que é devore e como o tecido é usado?

O que é devore e como o tecido é usado?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Aplicativo
  4. Cuidado

É comum chamar Devore um tecido com um padrão decorativo texturizado. Ao mesmo tempo, a superfície da matéria assemelha-se a uma janela de vitral ou a um fino padrão de vidro. Um nome estrangeiro incomum na verdade caracteriza a técnica de aplicação do padrão, e não um tipo específico de matéria. Ao mesmo tempo, sua estrutura assume um visual requintado e exclusivo.

O que é isso?

Os tecelões franceses foram os primeiros a se familiarizar com a técnica de gravura no século XIX. Os mestres conseguiram encenar um experimento bem-sucedido - e a luz foi apresentada com um material irrealista e simplesmente incrível. A novidade única rapidamente "empurrou" os tecidos pesados ​​anteriormente populares, como brocado e jacquard. Para a confecção de decorações cerimoniais, eles começaram a usar o tecido Devoe.

A popularidade deste tecido incomum começou a desaparecer em meados do século XX. O material ganhou um renascimento na era do surgimento das fibras artificiais de baixo custo, que foram unanimemente reconhecidas pela indústria têxtil no início dos anos 80. Graças à proliferação dos sintéticos no mercado têxtil moderno, surgiram muitas opções de tecidos com efeito devore. Ao mesmo tempo, o preço do material acabou sendo bastante acessível.

Devorer é um verbo francês traduzido para o russo como "comer" ou "comer". Neste caso, caracteriza uma característica do processamento de tecido, no processo em que as fibras do tecido são parcialmente decapadas, ou seja, "corroídas".

O processo tecnológico faz com que o tecido processado adquira leveza e leveza. Na delicada estrutura da base, surge um intrincado ornamento de veludo ou fios de cetim lisos, que parece flutuar sobre uma base de matéria transparente ou mate.

A técnica de gravação é baseada no uso de produtos químicos em certas áreas da matéria. Como resultado, é possível criar uma série de fragmentos com diferentes densidades no tecido.

Na fabricação das telas são utilizados materiais que contêm fibras de celulose que sofrem corrosão... Um gel especial com bissulfato de sódio e sulfato de alumínio é aplicado na parte endurecida do tecido. O reagente é selecionado separadamente para cada tipo de tecido.

Um agente de proteção é aplicado antes do revestimento de gel, então o ataque ocorre exatamente de acordo com um padrão específico. A composição química que destrói a celulose é aplicada claramente ao longo das linhas do molde. Quando uma substância interage com as fibras, aparecem áreas transparentes como um véu ou náilon.

A etapa final da produção é o processamento da matéria com uma solução de soda (por imersão por um determinado período). Nesse processo, os resíduos químicos são finalmente eliminados das fibras, o que torna o tecido totalmente seguro.

Apesar do gravura destruir parcialmente o tecido, e ganhar leveza, na realidade acaba sendo prático e bastante usável.

O material decorativo, que lembra um vitral luxuoso, é leve e agradável ao toque. A estrutura dos padrões no ornamento é aveludado macio ou sedoso.

O tecido Devore tem os seguintes benefícios:

  • resistente ao desgaste e durável;

  • resistente a lágrimas;

  • não desbota no sol ativo;

  • absorve bem a umidade e seca rapidamente;

  • retém calor (dependendo do material de origem);

  • permite a passagem de ar;

  • não provoca irritações e alergias;

  • fácil de operar e não é difícil de cuidar.

Visualizações

A produção de telas utilizando a técnica devore pode ocorrer de diferentes maneiras:

  • líquido (usando reagentes);

  • eletromecânica (exposição a um campo elétrico);

  • seco (método de ionização).

A corrosão é feita de acordo com o projeto planejado e o substrato utilizado. É ela quem afeta a densidade e as propriedades da matéria.

Tecidos com textura aveludada são muito procurados. Mas, independentemente das preferências, todos os tipos devem atender ao requisito principal: na descrição de sua composição, devem existir fibras de celulose. Linho, algodão, seda e viscose são utilizados como principais matérias-primas. É com base na mistura de tecidos com os componentes indicados que se obtém uma versão particularmente estável do devore. Mas o mais caro é fazer a técnica em seda natural.

Tecidos artificiais e mistos tratados com Devore são dotados de resistência, elasticidade e resistência ao desbotamento. O predomínio das fibras naturais garante sua higroscopicidade, permeabilidade ao ar e hipoalergenicidade.

O grupo de tecidos Devore inclui seis tipos, diferentes em sua composição:

  1. seda;

  2. veludo;

  3. veludo;

  4. organza;

  5. cetim;

  6. chiffon.

Existem também telas mistas desenhadas usando a técnica descrita.

Os materiais após o procedimento de corrosão podem ser de dois tipos:

  • transparente;

  • fosco.

O neoprene Devore é considerado um tipo de material relativamente novo. Este tecido leve possui excelente estabilidade dimensional. A lâmina padrão tem a forma de uma folha de borracha expandida. Para obter o efeito de um tecido gravado, um tecido de malha é feito de fibras de neoprene pela adição de viscose.

Aplicativo

Na indústria têxtil, coisas do dia a dia e vestidos de noite excelentes, elementos de tecido para decoração de interiores e utensílios domésticos (colchas de quartos, cortinas, fronhas, toalhas de mesa, etc.) são costurados em tecido.

As decorações de casamento da noiva e dos vestidos de coquetel parecem incríveis. Tecido leve não sobrecarrega quando usado, não constrange o corpo, enfatiza favoravelmente e nobremente a suavidade das formas.

Os estilos casuais costumam ser combinados com jeans pesados ​​ou gabardine durável. No interior, o arejado material DeVore convive perfeitamente com a nobre tapeçaria.

O veludo Devore é o favorito para roupas festivas de sofisticação e luxo impressionantes... Roupas de devore com veludo panne italiano permitem que a mulher seja irresistível em qualquer evento.

Devore é geralmente considerado um material feminino. As coisas a partir dele são obtidas como se fossem de aparência leve. Ao mesmo tempo, os produtos se ajustam bem à figura, mas não restringem. Devore é tradicionalmente costurado em:

  • vestidos de verão;

  • calça;

  • casacos de lã;

  • saias;

  • blusas;

  • vestidos de diferentes estilos e estilos;

  • decoração de janela;

  • jogos de cama.

Para decorar as aberturas das janelas, os fabricantes produzem cortinas incrivelmente belas e graciosas com intrincados padrões de estilo devore. Telas espetaculares permitem que você crie um interior aconchegante. Freqüentemente, em design de interiores, os designers usam devore organza.

Toalhas de mesa, cortinas e painéis criados a partir de materiais naturais com "gravura" devore servem como toques atraentes na decoração da casa. Os esboços do autor para a aplicação de desenhos convexos também são solicitados.

As coisas criadas a partir de tais materiais são diferentes:

  • higroscopicidade;

  • resistência à tração suficiente;

  • conforto - leve, macio, agradável ao toque;

  • resistência ao desgaste e uso a longo prazo;

  • hipoalergênico;

  • cuidado despretensioso;

  • resistência ao burnout;

  • boa troca de calor;

  • Permeabilidade do ar;

  • estética visual.

Das desvantagens, vale destacar apenas o alto custo do material devido ao uso de tecnologia de processamento web complexa. Mas a estética e durabilidade do material resultante justificam totalmente o preço.

Tecido nobre, luxuoso e elegante, popular para guarda-roupas exclusivos e têxteis-lar. Seu escopo não se limita a nenhuma estrutura, o que é muito atraente para os designers.

A única coisa que não permite que você tenha muitas coisas de Devore em uso pode ser o alto custo dessas roupas. Portanto, na maioria das vezes os vestidos e blusas são costurados com tecidos caros para sair, com menos frequência - itens para o uso diário. Cetim de seda, organza, couro, camurça e até pele natural podem ser escolhidos como companheiros de tecido.

Na costura dos conjuntos de cama, toma-se como base o material de composição natural. E também almofadas decorativas, colchas, cortinas são costuradas.

Cuidado

Apesar da elegância da textura, os produtos delicados são fáceis de manusear e cuidar. Antes de enviar para a lavagem qualquer item com padrão Devore, é importante ler as instruções detalhadas de cuidados descritas no rótulo.

Os têxteis sem peso devem ser lavados, de preferência, à mão, com imersão preliminar em água quente com uma delicada composição detergente. Recomendamos o uso de detergentes em gel. Itens volumosos, por exemplo, cortinas, toalhas de mesa, etc., podem ser facilmente lavados em uma máquina automática, definindo o modo delicado e a temperatura não superior a 40 graus.

A rotação do tambor não é adequada para tecidos macios. É preferível espremê-los manualmente, evitando torções vigorosas. Os itens lavados não devem ser secos perto de fontes de calor.

É recomendável passar um material tão delicado apenas de dentro para fora, definindo o modo delicado. Para tecidos com estrutura aveludada, é necessário colocar uma toalha turca para evitar que o pêlo fique amarrotado.

A necessidade de limpeza profissional surge em raras situações. Não use removedores de manchas agressivos em casa.

É melhor levar vestidos de noiva ou de cocktail de corte complexo, bem como produtos com elementos decorativos, a uma tinturaria profissional.

sem comentários

Moda

a beleza

casa