Tipos de tecidos

O que é não tecido e onde é usado?

O que é não tecido e onde é usado?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Como trabalhar com entretela?
  4. Como retirar do tecido?
  5. Como duplicar tecido com tecido não tecido?

Embora o não tecido não seja um tecido, é considerado um dos materiais mais procurados para a confecção. Na maioria das vezes, um tecido não tecido é usado como forro para vários produtos de tecido.

O que é isso?

O não tecido é um tecido não tecido semissintético que se parece com papel normal... O nome, que rapidamente se tornou um nome familiar, ele recebeu da marca alemã Vlieseline. O fato de o tecido não ser tecido significa que não há fios transversais e lobares nos cortes.

O tecido não tecido pode ser usado não apenas na indústria têxtil, mas também na construção, na medicina e na produção de diversos materiais de acabamento. O material de acolchoamento é freqüentemente usado na costura de roupas, na confecção de bichos de pelúcia e no artesanato. O material pode ser utilizado como alternativa ao papel, tecidos técnicos e convencionais.

O tecido não tecido geralmente se parece com um tecido macio, translúcido e muito leve. O material não pintado é branco como a neve ou amarelado, mas também existem versões em cinza, preto e até coloridas com padrões. Existe uma camada adesiva na superfície do material, que é ativada quando o tecido é tratado termicamente com um ferro quente. Algumas pessoas comparam a entretela com uma teia de aranha adesiva, mas a diferença entre os dois está nas diferentes composições. Na trama adesiva, apenas a cola está presente, e no não tecido, além da poliamida, há também uma mistura de fibras de celulose e poliéster. A complicada composição torna o segundo material mais versátil e lhe confere propriedades adicionais: por exemplo, a presença de poliéster aumenta a durabilidade do material.

O tecido não tecido tem maior resistência ao rasgo do que o papel, bem como resistência à abrasão e ao fogo. no entanto matéria sutil é rasgada com bastante frequência. O material praticamente não enruga e amostras duras também restauram rapidamente sua forma original. Uma vez que o tecido não tecido percebe qualquer tinta não aquosa, ele pode ser tingido em diferentes tons. A vantagem é o baixo custo do material com densidade de 20 a 60 gramas por metro quadrado.... Entre as deficiências, nota-se que uma camada adesiva contínua torna o tecido mais pesado e uma ponta piora a fixação.

Ao criar um material, você primeiro cria uma polpa de filamentos de celulose modificados, um transportador líquido e alguns aditivos. Além disso, uma longa fita é formada a partir da substância pelo método de vazamento contínuo. Se necessário, é submetido a outra prensagem e colado. O processo termina com a secagem e laminação de rolos de 100 metros de comprimento e 30 a 150 centímetros de largura.

Variedades

Existem várias variações de entretela, diferindo em suas propriedades.

Solúvel em água

O material solúvel em água é usado para fixação temporária de tecidos, por exemplo, usando a técnica de lã louca. Se este tipo de entretela for usado na costura, o resultado será mais preciso devido ao arranjo mais denso e uniforme dos fios. O fato de o tecido não esticar também desempenha um papel importante.

Não é necessário remover esse forro, pois ele pode se dissolver sozinho em água morna em apenas 3-5 minutos.

Formband

Formband é uma fita com largura padrão de 12 milímetros, com a qual é possível processar seções de produtos: fundo, gargalo ou cavas. Para fortalecer a forma, uma costura de corrente é planejada no meio.

Volume

O material não tecido volumoso exteriormente se assemelha a um pedaço de poliéster acolchoado: o material é espesso, mas bastante macio. A presença de uma camada adesiva e volume torna possível utilizá-lo para a fabricação de produtos acolchoados.

Apontar

A entretela de pontos é um subtipo de material adesivo, cujo componente de fixação é distribuído sobre o material de forma pontilhada. O forro assim criado revela-se denso, mas bastante flexível.

Na maioria das vezes, a variedade é usada para chiffon, seda e outros tecidos semelhantes.

Com base adesiva contínua

Para obter um tecido não tecido com uma única base adesiva, é necessário aplicar o adesivo uniformemente em toda a superfície durante a fase de produção. O forro resultante tem maior rigidez.

Bilateral

A entretela de dupla face também é conhecida como entretela. É equipado com duas superfícies adesivas que permitem a fixação das peças uma na outra. Flizofix pode ser usado para proteger dobras, criar brinquedos e apliques.

Sem cola

A entretela sem cola não requer tratamento adesivo. Por sua vez, é subdividido em destacável e solúvel em água. A variedade sem cola pode ser removida da superfície do tecido e, portanto, é frequentemente usada em bordados. Como isso é feito no caso de um material não tecido solúvel em água, foi mencionado acima, e o tipo destacável é simplesmente separado da base.

Threaded

O tecido não tecido é costurado com linha, costurado com linhas paralelas à borda do tecido. Esse processamento do material não tecido confere-lhe resistência adicional e também permite criar lindas dobras que não quebram nas dobras.

Como trabalhar com entretela?

É considerado correto adquirir tecido não tecido para combinar com a cor do tecido. Se uma combinação exata de tonalidades parece impossível, então para produtos escuros é melhor escolher as variedades cinza ou preta, e para as claras e coloridas - branco. Também deve ser mencionado que as marcações existentes indicam qual tecido não tecido de qual densidade é mais adequado para um determinado tecido.Por exemplo, o H mais fino é indicado para seda e lã, o E denso é recomendado para couro, camurça e substitutos, e o F220 não fervente é adequado para linho. O Stretch G é oferecido para fortalecer os bolsos e as golas.

O tecido pode ser ligeiramente esticado no sentido transversal, de forma que o material seja cortado ao longo da linha e sempre ao longo da borda. No entanto, a parte do corte do espaçador deve ser recortada na mesma direção lobar que a parte do tecido principal. Também são necessárias licenças. Para colar o material com sucesso com um ferro, é necessário aquecer o aparelho até a temperatura indicada na embalagem.

Normalmente, a camada adesiva adquire uma viscosidade ao ser aquecida de 110 a 150 graus, portanto, se não houver informações do fabricante, será suficiente ajustar a temperatura para 130 graus.

O tecido não tecido é aplicado com o lado adesivo no avesso do tecido. É importante realizar esta etapa corretamente, pois a almofada colocada do lado avesso não só danificará, mas também manchará o ferro. Se você não consegue determinar a olho nu qual lado está coberto com cola, você deve passar a mão sobre ele - geralmente tanto pontos quanto listras são bem visíveis. Além disso, é necessário garantir que todas as peças estejam secas e que a função vapor não funcione no ferro. Uma folha fina de papel ou um pano de algodão protetor é colocado em cima da folha de suporte para evitar manchas no ferro. A passadeira pode estar seca ou úmida, dependendo da qualidade da parte não tecida. O dispositivo aquecido é baixado sobre a superfície a ser tratada e deixado por 10 segundos.

Se a parte não tecida tiver uma área grande, vale a pena aquecer áreas individuais por 3 a 5 segundos e, em seguida, movê-la por toda a superfície por 8 a 12 segundos. A parte colada é deixada esfriar desdobrada por cerca de meia hora. Também deve ser mencionado que antes de começar a colar a peça, é recomendável testar em uma peça desnecessária do material de base, e também verificar o tempo de exposição e a temperatura do ferro.

Como retirar do tecido?

Para remover o adesivo não tecido do tecido, primeiro você precisa vaporizar ou passar o produto, certifique-se de usar um ferro úmido... A combinação de calor e umidade faz com que o adesivo derreta, fazendo com que o revestimento comece a se desprender da superfície. Você pode usar álcool isopropílico para remover qualquer resíduo de cola. Você vai precisar molhar um pedaço de gaze com o líquido e, em seguida, remover suavemente a substância pegajosa com movimentos suaves que não estiquem o tecido. Restos de cola são coletados em caroços, que, por sua vez, são removidos manualmente.

Outra opção requer que você coloque primeiro uma folha A4 em branco sobre o tecido. O ferro está ajustado para a temperatura máxima que não é capaz de danificar o tecido. O dispositivo aquecido realiza uma pequena pressão, após a qual o papel sobe imediatamente, "capturando" os resíduos de adesivo. Além disso, a folha precisará ser movida de forma que sua parte não contaminada apareça em cada nova área. Se necessário, a mesma área pode ser processada 2 a 3 vezes, mas com a substituição obrigatória de papel.

Como duplicar tecido com tecido não tecido?

A duplicação do tecido com o não tecido é feita até o momento em que os dardos são lixados e as partes recortadas são lixadas. As especificações do trabalho realizado por um ferro aquecido foram discutidas acima.

Como regra, os tecidos são unidos de acordo com o proporcional no não tecido, mas em alguns casos a junta é cortada obliquamente. Os contornos das costuras nas peças que requerem uma camada adicional são aplicados somente após a duplicação.

sem comentários

Moda

a beleza

casa