Tipos de tecidos

Tudo sobre o padrão "houndstooth" no tecido

Tudo sobre o padrão
Contente
  1. História de origem
  2. Popularização
  3. Áreas de uso de tecido

O padrão de “pé de ganso” tem vários nomes alternativos, entre os quais “presas de cachorro” e uma gaiola quebrada são mais conhecidos. A cor tradicional da estampa é o preto e branco, há várias temporadas seguidas a estampa vem conquistando a passarela. A estampa há muito é classificada entre as clássicas e neutras. Apesar de sua rica história, ela não perde sua relevância nas roupas modernas e no design de interiores.

História de origem

O padrão, que ficou para a história como um "pé de ganso", pertence à categoria das estampas xadrez. E, como a maioria dessa categoria, ele nasceu na Escócia, durante o Império Romano. Pesquisas arqueológicas indicam que, em tempos tão antigos, o desenho era usado ativamente pelos escandinavos, britânicos e outros povos. Mas o sucesso em preto e branco de todos os tempos tem sua origem na cultura escocesa. Porém, no início, a estampa era diferente do que aparece no design moderno. Somente no século 19 foi transformado em um ornamento familiar para todos hoje, e antes disso parecia mais um "tartan de borda". O padrão carregava um significado semântico sério: pessoas que desejavam declarar sua neutralidade e falta de pertencimento a clãs se embrulhavam nessas telas.

A princípio, o padrão foi denominado por sua proximidade com a forma de um canino frontal. Mas aí perceberam a semelhança com as estampas das patas dos gansos, daí nasceu o nome, que ficou marcado na história da moda. Os mestres do tecido teceram o tecido de uma maneira especial, entrelaçando os fios preto e branco de forma cruzada. A tela revelou-se bastante lisa, leve e eficaz. A impressão se espalhou no século 19, quando políticos escoceses usaram o significado neutro da imagem como uma espécie de código.Essa imagem rapidamente ganhou popularidade, e até mesmo o Príncipe da Inglaterra não a desprezou, embora já na virada do século XX.

Durante décadas, este tipo de gaiola foi distribuído exclusivamente na Europa. E então várias personalidades famosas usaram a estampa em suas roupas, de modo que gradualmente ela se tornou famosa.

Popularização

Os primeiros passos para a popularização do celular foram dados pela grande Coco Chanel. Na primeira metade do século XX, é ela quem passa a incluir este ou aquele elemento estampado na coleção de roupas. Mas o desenho foi amplamente distribuído em todo o mundo pela igualmente grande Christian Dior. Ele costurou várias peças de tecido estampado para a coleção de 1948, após o que a estampa passou a ser sua espécie de emblema. Em 10 anos, a marca lançará os lendários calçados xadrez que vão conquistar o mundo. A gravura, considerada antiquada, renasce na segunda metade do século XX. Já na ousada década de 80, os designers estão experimentando de todas as maneiras possíveis com o tamanho e a tonalidade da gaiola. Mas, na década de 90, o desenho tradicional está adquirindo cada vez mais traços clássicos.

Mas, no século XXI, os estereótipos sobre as "pernas" antiquadas foram finalmente quebrados. Os melhores estilistas do mundo trazem em suas coleções roupas e acessórios estampados nas mais variadas variações e tonalidades. Houndstooth hoje decora não apenas os tipos tradicionais de roupas, mas também jaquetas, tênis e itens de interior. A moda moderna é fiel a este tipo de desenho, já não se associa a uma coisa do peito da avó. Costureiros e designers de mercado de massa criam uma variedade de coisas em células grandes e pequenas desse tipo.

Os blogueiros de moda usam ativamente essas roupas em seus looks. Os estilistas acreditam que as perspectivas para os "pés de galinha" são muito brilhantes.

Áreas de uso de tecido

Apesar de a gaiola ser uma estampa lacónica, a variegação das “patas” tem características próprias. Roupas desse tipo não combinam bem com outros tipos de estampas, alguns estilos aumentam visualmente o volume. Portanto, antes de costurar algo com esse padrão, vale a pena avaliar seus dados iniciais. Via de regra, roupas com estampa semelhante se distinguem por sua sofisticação e charme especial.

Agora, muitos modelos de coisas de diferentes estações são costurados com esse tecido.

  • Casaco. Coisa elegante e cativante que chama a atenção. O corte pode ser qualquer, geralmente as cores tradicionais e branco-azul, preto-vermelho são usadas. É melhor usar uma coisa tão brilhante com coisas monocromáticas e neutras.
  • Jaquetas de penas. Modelos muito elegantes e não triviais de jaquetas de penas permitem que você se destaque da multidão no tempo frio. Jaquetas de inverno e semi-temporada de vários estilos são cada vez mais adornadas com esta estampa. O comprimento pode ser qualquer - a jaqueta ainda chamará a atenção. As cores tradicionais são complementadas por combinações de tons suaves ou suaves.
  • Vestidos. Uma das encarnações mais clássicas de uma estampa que pode ser considerada versátil. Com esse vestido, você pode ir ao trabalho, a um encontro, ao teatro ou a um passeio. Combina elegância e chique. Um blazer monocromático será um ótimo complemento para um vestido semelhante. Os vestidos com esse padrão são costurados com tecidos densos e leves, portanto, esse vestido pode ser considerado para todas as estações.
  • Calça. Se o vestido for muito chamativo para você, escolha calças estampadas. Os modelos xadrez são particularmente chiques, elegantes e eficazes. A única coisa é que a célula pode engordar, então esse fato deve ser levado em consideração. É melhor combinar calças com um top monocromático.
  • Jaquetas. Uma ótima opção para um look casual ou austero. Combinações de cores restritas são preferíveis aqui, embora cores vivas possam muito bem ser incluídas em roupas informais. A jaqueta será um ótimo complemento para jeans, calças lisas, saias.
  • Saias. Saias xadrez femininas são outra coisa boa para todos os tempos. Saias clássicas de lã coexistem com modelos de cetim, chiffon e seda nas lojas. O estilo tradicional é um lápis, é adequado em quase todas as situações.Também os modelos comuns são linha A, mini, midi alargado e maxi.
  • Trajes. Os casais com saias e calças nesta estampa são escolhidos por quem ama o estilo inglês e prefere trajes elegantes. Um processo desse tipo será orgânico em um ambiente de escritório, em situações informais.

O principal é que os complementos do traje sejam escolhidos corretamente, é melhor que sejam monocromáticos.

  • Suéteres. Outra coisa que tem sido relevante nos últimos anos é relativamente nova neste design. É menos rígido do que um terno ou vestido, por isso combina bem com roupas descontraídas. Um suéter ou cardigã em um "dente-de-porco" é uma coisa brilhante e espetacular, experimentos com cores são mais do que apropriados aqui.
  • Leggings. Uma coisa bastante cativante que precisa ser usada com cuidado nos looks do dia a dia. Já na versão esportiva, a estampa fica mais harmoniosa. Nos últimos anos, as mulheres da moda costumam usar não apenas leggings, mas também meias com essa estampa. Vale lembrar que só ficam bem com pernas perfeitas. As cores são muito diversas - do neutro ao pastel e contrastantes brilhantes.
  • Lenços. Claro, eles produzem vários acessórios com essa estampa, mas são justamente os lenços que se tornaram clássicos há muito tempo. Um lenço tão chique é capaz de reavivar qualquer imagem, vai torná-la cativante e expressiva, sem reduzir o grau de elegância. É versátil e se encaixa bem em qualquer estilo de roupa e humor.
  • Bolsas. Uma tendência sem uma história rica, pois só nos últimos anos se tornou um adorno de muitas coleções de estilistas. Uma bolsa de couro com uma capa de tecido ou acolchoamento no próprio couro - tais variações são oferecidas pelos designers hoje. A bolsa parece o mais impressionante possível e muito estilosa.

Roupas e acessórios não são, de forma alguma, uma lista exaustiva de coisas adornadas com uma estampa houndstooth. Este ornamento também é procurado por designers de interiores. Hoje, esse padrão pode ser encontrado em:

  • materiais de acabamento;
  • estofamento de móveis;
  • ladrilhos de diferentes tipos;
  • tapetes.

O design de interiores Houndstooth é mais frequentemente usado na versão tradicional em preto e branco. Esses acentos de tipo gráfico tornam o design muito vivo, embora não pareça vulgar e não sobrecarregue o ambiente. Outras combinações de cores também são mais do que adequadas, especialmente se você usar tons suaves.

  • Paredes. Um desenho deste tipo é frequentemente usado para decorar paredes, no entanto, como um complemento. O papel de parede e os ladrilhos adicionam brilho ao ambiente. Na maioria das vezes, parte da parede, uma das paredes ou um avental da cozinha são decorados desta forma.
  • Piso. Novamente, ladrilhos são usados ​​aqui, mas você pode usar uma forma menos radical para decorar o chão. Comprar carpete com esta estampa é uma decisão muito interessante.
  • Estofos de móveis. Como a variação têxtil da estampa é a mais comum, o estofamento xadrez é muito comum. Sofás, poltronas, um pufe ou pufe, decorados desta forma, parecem muito elegantes e respeitáveis.

O mais prático é pedir capas removíveis que possam ser lavadas, pois o tecido fica bem marcante.

  • Têxtil. "Houndstooth" é usado por designers para criar cortinas, toalhas de mesa, guardanapos, travesseiros e outros acessórios têxteis. Esta é a variação mais prática para a introdução de uma impressão no interior, porque essas coisas são mais fáceis de substituir, se necessário.
sem comentários

Moda

a beleza

casa