Tipos de tecidos

Tudo sobre tecido de alpaca

Tudo sobre tecido de alpaca
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Formulários
  4. Dicas de cuidados

O tecido de alpaca é obtido a partir da lã dos animais do mesmo nome. O tecido macio tem uma estrutura respirável e é capaz de proteger até mesmo de geadas severas. Os produtos feitos com esse material são muito valorizados por seus méritos.

O que é isso?

Alpacas são animais da família dos camelos, exteriormente lembram um pouco as lhamas. A maior parte da população vive nas terras altas da América do Sul, uma vez que esses ungulados precisam de condições climáticas específicas. Existem também vários viveiros na Grã-Bretanha e na Austrália.

Praticamente não há animais selvagens, eles são criados em fazendas.

A produção de tecido exige muito trabalho árduo.

  • As alpacas precisam ser mantidas em boas condições para que sua pelagem seja sedosa e de boa qualidade. Além disso, é dada atenção especial à seleção. O mais valioso é uma raça de albinos criada artificialmente: um pano branco como a neve é ​​tecido com sua lã.
  • Os animais são aparados uma vez por ano, recebendo em média 3 kg de matéria-prima de um adulto... A lã deve ser cuidadosamente separada, limpa da sujeira e penteada. Tudo isso é feito manualmente.
  • As matérias-primas são enviadas para fábricas, onde se fazem fios ou tecidos de alpaca. O produto pode ser totalmente natural ou com impurezas. A segunda opção é mais acessível. Além disso, a diferença está no fato de que a lã natural não é tingida, os produtos feitos com ela mantêm sua tonalidade natural. Mas se as cores não são naturais, isso significa que as matérias-primas contêm aditivos estranhos.

Devido ao afastamento do habitat dos animais, às dificuldades no cuidado e na criação, bem como no processamento das matérias-primas, os produtos acabados têm um custo considerável. O preço é ligeiramente inferior se a composição contiver impurezas. O fio ou tecido é feito com a adição de fibras naturais ou sintéticas, então você pode procurar uma opção aceitável.

O material é apreciado não só pela raridade e complexidade de produção, mas também por uma série de vantagens:

  • os produtos de lã mantêm a sua forma mesmo depois de muito tempo: não esticam, praticamente não enrugam;
  • as matérias-primas têm propriedades hipoalergênicas, portanto o tecido é seguro para crianças e pessoas com pele sensível;
  • a tela não acumula eletricidade estática, poeira e detritos finos não aderem a ela.

A pelagem é macia e lisa, com um leve brilho. Ao contrário das ovelhas, não possui um odor desagradável. Tem propriedades curativas, como pelo de camelo. Ele repele bem a umidade, para que você possa andar com segurança na chuva com roupas feitas desse material.

Tecido refere-se para materiais de elite, portanto, o custo por metro começa em vários milhares e pode ir até 15-20 mil rublos. Os preços dos fios variam entre 300-500 rublos por 50 gramas. Com um custo tão alto, não é surpreendente que o material seja muitas vezes falsificado. Um teste simples ajudará a distinguir o original do falso. O fio precisa ser incendiado. Se ela emite um cheiro característico de animal, tudo está em ordem.

Mas se cheira a vapores químicos, significa que há muitos produtos sintéticos na composição, e isso é uma farsa.

Visualizações

Existem diferentes tipos de lã. De acordo com o tipo de estrutura da fibra, duas raças se distinguem.

  • Huakaya... A maioria das matérias-primas é dessa variedade. A pelagem é densa, ligeiramente ondulada, parece um pelúcia.
  • Suri... O cabelo desta raça é longo e reto. Sedoso e macio, com um leve brilho. Devido à pequena população, a lã de suri é mais cara.

Também na produção, as fibras são separadas por espessura. A matéria-prima mais valiosa é a obtida de animais jovens, é macia e fina. A espessura dos cabelos depende da nutrição: se a alpaca recebe comida em excesso, as fibras aumentam de diâmetro.

A classificação inclui as seguintes categorias:

  • real: não mais do que 19 mícrons;
  • bebê: delicado e leve, espessura de 22-25 mícrons;
  • suavidade aumentada: até 26 mícrons;
  • alpaca adulta: não mais do que 29 mícrons;
  • lã grossa: 30-35 mícrons de diâmetro.

As fibras finas são mais valiosas, mas qualquer matéria-prima encontrará seu uso. Dependendo das características, os materiais são utilizados para costurar diversos tipos de roupas e tecidos.

Formulários

Quase qualquer item pode ser costurado em tecido de alpaca. As telas mais finas e leves são usadas para criar vestidos de grife, incluindo vestidos de noiva de inverno. A alpaca infantil é adequada para roupas de bebê devido à sua maciez e propriedades hipoalergênicas. Materiais mais grosseiros são usados ​​para a fabricação de suéteres, suéteres e cardigãs.

A lã mais grossa serve para revestir o tecido. Desde os tempos antigos, os habitantes das terras altas da América do Sul usam esse material para criar roupas nacionais - ponchos. O tecido ajudava a mantê-lo aquecido, mas graças à estrutura respirável, esse tipo de roupa não era quente. Os fabricantes modernos costuram casacos da moda com esse tecido, que protegem bem do frio.

A lã de alpaca também é adequada para a confecção de todo o tipo de acessórios: chapéus, cachecóis, luvas, xales, mitenes. Você pode comprar produtos acabados ou comprar fios e tricotar o que quiser.

Os fabricantes de roupas esportivas também usam esse material devido à sua capacidade de dissipar a umidade e manter uma temperatura ideal. Cuecas térmicas, calças, suéteres e outras coisas são costuradas de tecido de lã. Muitos atletas e viajantes escolhem essas roupas.

Têxteis de lã macia são igualmente populares. À venda você pode encontrar tapetes e tapetes, cobertores. Além disso, o material é utilizado para a produção de brinquedos infantis.

Dicas de cuidados

Os itens de lã podem servir por muitos anos se você seguir certas recomendações. O material pertence a tecidos delicados e requer cuidados especiais.

  • É preferível lavar à mão, pois as fibras delicadas podem ficar danificadas na máquina. A água deve estar morna, não mais do que 30-40 graus.Se, mesmo assim, decidir lavar na máquina, escolha o modo delicado sem girar.
  • É aconselhável usar não um pó, mas um gel: é melhor lavado e proporciona uma limpeza suave... Escolha um produto com a etiqueta “para lã” ou “para tecidos delicados”. Se houver mancha na roupa, primeiro deve ser lavada com uma esponja macia e depois lavada.
  • Não torça muito os produtos, eles devem ser gentilmente espremidos com as mãos e estendidos sobre uma toalha ou lençol.... A secagem vertical pode fazer com que os itens estiquem e percam a forma.
  • É melhor lavar a seco peças grandes ou agasalhos.... O mesmo se aplica a casos de poluição pesada.
  • Passe a ferro com cuidado, através de gaze e com o mínimo de calor. Os produtos não podem ser esticados. Uma escova macia ajudará a levantar e afofar as fibras enrugadas após passar.
  • É importante cuidar do armazenamento adequado... Produtos de lã são suscetíveis ao ataque de traças, então você precisa protegê-los contra a praga. Não use naftaleno ou produtos químicos. Saquinhos com alfazema ou cedro são adequados, ficam pendurados no armário. Você também pode embrulhar suas roupas em um saco separado e colocar ramos de plantas secas no fundo.
  • Os itens podem ser armazenados em um cabide. Para os casacos, é aconselhável providenciar cabides largos para que possam suportar o peso da roupa e manter a sua forma. O armazenamento dobrado em prateleiras é permitido. Não coloque nada em cima para que os produtos não enrugem.
  • Durante o uso, também é necessário manusear as coisas com cuidado, não as deixe amassadas.... O uso cuidadoso, o cuidado adequado e o armazenamento ajudarão a prolongar a vida útil.
sem comentários

Moda

a beleza

casa