Tipos de tecidos

Tudo o que você precisa saber sobre tecido blackout

Tudo o que você precisa saber sobre tecido blackout
Contente
  1. descrição geral
  2. Características de produção
  3. Especificações
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Variedades
  6. Aplicativo
  7. Nuances de cuidado
  8. Como escolher?

Blackout é um material moderno utilizado na produção de cortinas e cortinas. Com o material deste artigo, você aprenderá o que é e como se parece, quais as vantagens e desvantagens que tem. Contaremos sobre suas variedades, nuances de aplicação e cuidados.

descrição geral

Blackout é um tecido à prova de luz que pode reter até 90-100% dos raios solares. O material foi desenvolvido na Finlândia não há muito tempo, mas conseguiu ganhar popularidade entre uma ampla gama de compradores.

Possui estrutura densa e entrelaçamento de fios. Seu nome vem da gíria técnica para blackout, cessação da luz.

A tela clássica tem uma trama de cetim (cetim) de fios. O tecido é agradável ao toque, feito de fibras naturais e artificiais, espuma acrílica, componentes químicos especiais.

A cor da frente é muito diversa. O lado avesso geralmente é branco, bege, leitoso. A tira da cortina é tradicionalmente preta ou cinza escuro.

Características de produção

A tecnologia têxtil foi desenvolvida pela Rockland Industries em Baltimore. Durante a fabricação, o tecido foi coberto com camadas de espuma.

O sombreamento é executado em 2 ou 3 abordagens. No primeiro caso, o material de base é primeiro coberto com preto e depois com uma camada leve (branca) de espuma. Na segunda, espuma branca, depois preta e clara é aplicada na base. Os materiais de três camadas são considerados os melhores.

Cada camada tem seu próprio propósito. O interior é decorativo, com uma variedade de designs e texturas. Sua principal função é agradar aos olhos.

A camada intermediária torna a base opaca e incombustível. A luz externa, ou superior, voltada para a janela, é responsável por repelir os raios solares. Graças a isso, eles não penetram na sala.

A fase final da produção pode ser pintura, impressão, tratamento de superfície com um agente anti-poeira e anti-poluição. O tipo de processamento não inflamável é realizado por meio de diferentes tecnologias. Em um caso, é o uso de uma impregnação refratária que impede a combustão.

O segundo método envolve a tecelagem de fios não combustíveis no momento da criação do tecido principal. Este método é considerado o melhor, pois com o tempo a impregnação perde algumas de suas propriedades, enquanto os fios não as perdem.

Além disso, uma camada opaca pode ser criada usando a tecnologia de tecelagem. Cada base têxtil é fina, a conexão das camadas é diferente. A pulverização é inferior à técnica de tecelagem.

O tingimento de tecidos é feito de diferentes maneiras. Por exemplo, ele pode ser tingido em um lado usando impressão por sublimação, ou em ambos os lados usando fios pré-tingidos.

A largura das telas varia. As variedades estreitas são produzidas nas larguras de 140 e 150 cm. Menos frequentemente na produção, encontram-se rolos de material com largura de 160 e 170 cm. Esses valores dependem da impressão térmica, que só é possível nessa largura.

O amplo blackout está disponível em uma largura de 280-320 cm. Na maioria das vezes é monocromático, mas a produção moderna permite o aprimoramento de suas propriedades decorativas (por exemplo, devido à tecelagem complexa).

Especificações

Em termos de indicadores externos, o apagão pode não diferir das contrapartes clássicas. Essa semelhança engana, tem uma série de propriedades excepcionais, uma das quais é a inércia ao aparecimento de fissuras.

Além do mais, o tecido não cria um efeito de sauna... Ela é capaz de manter o ambiente fresco. Ao mesmo tempo, pode ter apenas um pequeno grau de transmissão de luz, trazendo o crepúsculo para a sala.

O material tem uma resistência à tração bastante alta, drapeado e resistência ao desgaste significativos. Possui deslizamento médio, vinco baixo, elasticidade e descamação das bordas.

De acordo com suas propriedades higiênicas, o tecido opaco tem indicadores significativos de permeabilidade ao vapor e eletrificação. Os valores de retenção de poeira e permeabilidade ao ar são baixos.

A higroscopicidade é baixa, variando de 1-5%. Capilaridade abaixo da média, nível ótimo de resistência à água. A proteção contra o calor e a eletrificação são altas.

A densidade do material é de 220-280 g / m2. O material é resistente à deformação e compatível com a tecnologia de impressão térmica. Devido à sua densidade, tem a propriedade de absorver até 30% dos sons externos.

O material é feito em estrita conformidade com os padrões da GOST R 50810-95. O tecido não é inflamável porque é altamente resistente ao fogo. O apagão não queima em contato direto, apenas derrete.

Vantagens e desvantagens

O tecido à prova de luz tem uma série de vantagens em relação aos modelos tradicionais. Devido ao bloqueio total da luz solar, é ativamente usado no projeto de janelas em quartos e salas de crianças.

Cortinas feitas de tecidos opacos protegem a privacidade dos membros da casa de olhares indiscretos. Ao contrário das cortinas comuns, elas não desbotam ao sol e não desbotam. Durante a operação, eles não emitem substâncias tóxicas.

Os tecidos opacos são simples, práticos e duráveis. Eles estão pouco sujeitos ao desgaste mecânico. Suas propriedades originais permanecem inalteradas após várias lavagens.

O material em si cobre perfeitamente, é resistente ao esmagamento, tem um aspecto limpo e fresco. Seca rapidamente após a lavagem, fácil de passar. Difere na mais ampla gama de cores.

A cor da tela pode ser clara, neutra, suave, suave, clara e escura. Dependendo do tipo de fibras da camada decorativa, o material pode ter uma textura fosca ou brilhante.

É de fácil manutenção, devido à sua composição possui propriedades repelentes de poeira e sujeira. Não necessita de ser lavado com frequência e tem uma vasta gama de utilizações.

Devido à sua densidade, o material retém o calor no ambiente e não permite a passagem de ar frio. É resistente a derramamento e encolhimento quando molhado. Prático para cortar e costurar, hipoalergênico.

Tem uma aparência estética, parece elegante e de status no interior. A cortina blackout se encaixa perfeitamente em qualquer estilo da sala, sendo um destaque expressivo do arranjo interior.

Junto com suas vantagens, o material tem várias desvantagens. Por exemplo, eles incluem custos de produção. Além dos grandes investimentos em dinheiro, isso leva muito tempo.

Devido ao custo de produção, o blackout é muito mais caro do que os tecidos para cortinas tradicionais. Também é ruim que o material seja limitado no corte, portanto, muitas vezes não tem um design multicamadas.

A presença de componentes sintéticos em sua composição não agrada os fãs de tecidos naturais. No entanto, esse assunto é polêmico, uma vez que as modernas matérias-primas artificiais usadas na produção não são de forma alguma piores do que os materiais naturais.

Variedades

As cortinas opacas podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios. Por exemplo, difere em design, tipo de matéria-prima usada, esquema de cores, tipo de tecelagem.

A textura do tecido permite usá-lo para costurar cortinas clássicas, de rolo, japonesas e pregas. O tecido enrola-se perfeitamente em rolo, dobra-se, mantém a sua forma durante muito tempo.

Na maioria das vezes, é baseado em fibra de poliéster (por exemplo, poliéster). A textura deste tecido possui um brilho característico e uma superfície lisa.

Linho e outros fios sintéticos são adicionados às fibras de poliéster. A tecelagem de tais tecidos é tradicionalmente cetim ou cetim.

Além disso, o tecido em produção é tecido não apenas com os mesmos fios, mas também com fibras de diferentes estruturas e propriedades. Devido a isso, é possível obter um efeito de camada decorativa interessante.

Pela natureza da superfície frontal, vários tipos de têxteis são distinguidos:

  • tingido (com tingimento em 1 cor);
  • com um padrão aplicado na técnica de impressão térmica;
  • jacquard (com uma trama padronizada de fios);
  • linho (com textura de tecido de linho);
  • brilhante (com um fio de cetim liso);
  • dupla face (para espaço de zoneamento);
  • esteiras (com efeito serapilheira e tecelagem tripla).

Junto com isso, a produção utiliza a técnica de combinar superfícies lisas e felpudas. Para isso, fios de veludo são tecidos no tecido. A tela é feita de algodão, lã e fios artificiais.

O blackout interno pode ser muito diversificado. As variedades mais simples são as telas lisas com uma superfície frontal fosca ou brilhante.

Devido aos diferentes tipos de tecelagem, pode ser simples ou com um padrão impresso, padrão tecido em relevo. Além disso, estão à venda opções com diversos insertos em tons contrastantes.

O material difere no campo de aplicação. Com base nisso, o original, o alfa e a rua são distinguidos. O primeiro é destinado diretamente para a produção de cortinas, o segundo - para o design de grandes espaços.

O Street distingue-se pela presença de uma composição especial, que é aplicada de forma a aumentar ainda mais a resistência ao desgaste. Esses têxteis podem ser usados ​​ao ar livre.

Aplicativo

Além de decorar quartos e quartos de crianças, o blackout é usado para criar conforto nos interiores de escritórios, instituições de ensino e médicas.

É adquirido para o acabamento de janelas e portas de salas de conferências e centros de negócios. Eles decoram o interior dos cinemas. É comprado para escurecer salas escuras. É usado na concepção de discotecas.

Além disso, a forma das cortinas pode ser muito diversa.Cortinas retangulares clássicas são costuradas de blackout. Devido à sua estrutura, é utilizado para costurar estores e persianas.

Além da cortina, o tecido é banner. Cortinas opacas ficam lindas no interior de cozinhas, salas de estar, tornam-se decoração de interiores de casas de campo e apartamentos na cidade.

Além da decoração de janelas, este material é usado como papel de parede de destaque, telas de projetor de cinema, cúpulas de planetário. O blackout faz parte da decoração dos quartos do hotel.

O material é comprado para a confecção de decoração cênica (cortinas e enfeites). Eles são usados ​​para aparar móveis de jardim. Ele encontrou aplicação na decoração de gazebos, varandas, sacadas e galerias.

Funciona como uma tapeçaria no café. Em salas de conferência de treinamento, o blackout é usado como uma tela para um projetor. É nele que entra a imagem ao mostrar slides de apresentações ou vídeos.

É utilizado na produção de tecidos para estofamento de móveis estofados (sofás, poltronas, assentos e encostos de cadeiras). Alguns fabricantes usam-no para fazer almofadas, capas e colchas decorativas.

Tecido banner é usado para a produção de banners publicitários e estrias. Além do mais, os têxteis são usados ​​para a produção de divisórias no zoneamento de diferentes partes de salas de plano aberto.

Produtos de blackout são usados ​​como telas de proteção para zoneamento de temperatura. Com o desenvolvimento do bordado, o material passou a ser utilizado ativamente na costura de produtos com a técnica do patchwork.

É usado para fazer apliques. É perfeitamente cortado com tesoura, devido ao seu baixo desagregamento, permite criar painéis estéticos que podem ser utilizados para decorar as paredes de quartos para diversos fins.

Nuances de cuidado

O apagão não é exigente de usar e cuidar. Para mantê-lo o mais atualizado possível, regras básicas simples são suficientes. A lavagem pode ser feita à mão ou na máquina.

Não deve ser lavado mais do que várias vezes por ano, seguido de engomar e pendurar. É melhor lavar em um ciclo delicado. A temperatura de aquecimento da água no tambor não deve exceder 40 graus.

O tempo ideal é de no máximo 1 hora.Para lavar, é necessário usar detergentes especiais. Não use água sanitária ou substâncias cloradas.

O tecido não deve ser torcido em alta velocidade. O valor máximo permitido é 400 rpm por no máximo 10 minutos. Não lave com outros tecidos.

A secagem do tecido deve ser natural, em local bem ventilado. A lavagem a seco é permitida, mas o vapor é indesejável. Armazene os produtos para escurecimento dobrados em um armário em uma sala seca.

Você precisa passar a ferro as cortinas com um ferro quente. Se a temperatura for muito alta, as ligações entre as camadas podem ser quebradas e as fibras do suporte podem ser danificadas.

O modo de engomar não é superior a 130-150 graus (engomar produtos de tecidos sintéticos). Alguns tipos de materiais não precisam de ser engomados.

Como escolher?

Os produtos confeccionados em material opaco são selecionados com base nas características físicas, mecânicas e higiênicas, bem como nas necessidades e preferências do comprador.

Se forem necessárias cortinas para o zoneamento do espaço, leve produtos do tipo frente e verso. Eles são da mesma cor e têm uma camada bloqueadora de luz interna.

A textura é selecionada a seu critério ou levando em consideração a textura dos tecidos disponíveis na sala. Em algum lugar o tapete ficará melhor, se o interior usar material brilhante, você deve escolher um semelhante.

O esquema de cores deve estar em harmonia com a decoração, acessórios, móveis, têxteis. Não é necessário selecionar o material a combinar, basta escolher a tonalidade da cor desejada. Isso tornará o espaço multifacetado.

Se a sala for pequena, é melhor escolher um blackout em tons claros. Isso aumentará visualmente o espaço, aliviará os limites rígidos e o preencherá com aconchego. Um tom escuro ou claro é apropriado para salas grandes.

Na hora de escolher produtos com foto, eles contam com o tamanho da sala, seu estilo, tema. É melhor pegar um material de cortina sem uma impressão em uma sala pequena. Em um grande, um grande padrão será claramente visível.

Se o estilo for minimalista, as cortinas devem ser sólidas. Isso cria um efeito de espaço. Se o estilo requer decoração, um produto com estampa ou drapeado, folho é selecionado.

Para não comprar uma falsificação, é preciso olhar a luz através do material. A densidade dos tecidos reais é tão alta que não aparece. O falso transmite muita luz e não atende aos padrões internacionais de segurança.

O material de alta qualidade tem uma estrutura densa e uniforme de tecelagem de fios. É ligeiramente mais solto na tecelagem da esteira. No entanto, o nível de desempenho do tecido é bastante alto.

Ao comprar um produto, você precisa estar atento à qualidade da alfaiataria. Curvas, pontos saltados, pontos grandes são sinais típicos de produtos falsificados. Uma costura uniforme com um pequeno passo é um sinal de qualidade.

sem comentários

Moda

a beleza

casa