Tipos de tecidos

Descrição do tecido de bambu e sua aplicação

Descrição do tecido de bambu e sua aplicação
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Propriedades básicas
  4. Tipos e combinação com outras fibras
  5. Aplicativo
  6. Cuidado

O tecido de bambu é considerado hipoalergênico, tem longa durabilidade e aparência atraente. O principal campo de aplicação é costurar roupas e têxteis, as fibras também são usadas como enchimento.

Muitos se preocupam com a composição desse material, pois em diferentes fontes sua descrição é diferente - a tela é classificada como natural ou artificial. Para entender essa questão, vale aprender mais sobre a produção de tecido de bambu.

O que é isso?

O material é feito de fibras naturais, são elas que servem de base para as futuras telas. As aparas de bambu são utilizadas como matéria-prima, que são processadas de uma determinada maneira. Esta é uma nuance importante, uma vez que existem duas formas de produção.

  • Processamento químico. Assemelha-se ao método de obtenção de viscose. Os caules da planta são esmagados pela adição de soda cáustica para amolecer, e então - dissulfeto de carbono, que desencadeia a hidrólise-alcalinização e reação de branqueamento. Esse método não é ecologicamente correto, pois o processo gera resíduos tóxicos, mas leva menos tempo e, portanto, é frequentemente escolhido para acelerar a produção.
  • Restauração mecânica. Para amaciar as matérias-primas, são utilizadas enzimas naturais, após o que a massa é desmontada em fibras individuais, das quais é feito o fio ou o tecido. Essa produção é mais cara e demorada, mas não agride o meio ambiente.

Embora o primeiro método envolve o uso de produtos químicos, a composição do produto final ainda é considerada natural, uma vez que todos os componentes em excesso são removidos do fio durante o processamento, apenas as fibras vegetais permanecem.

Além disso, o tecido de bambu possui todas as propriedades típicas das telas à base de matérias-primas naturais. Em termos de parâmetros, aproxima-se do algodão, do linho ou da seda, dependendo da variedade.

História

O bambu é mais comum no Leste Asiático, por isso não é surpreendente que os habitantes desta região foram os primeiros a usar a planta para suas necessidades. Era usado para fazer utensílios domésticos, por exemplo, tapetes e esteiras, e para vedar paredes e telhados. Mais tarde, as pessoas aprenderam a tirar fibras da madeira de bambu, própria para tecer tecidos, e começaram a criar roupas com esse material. A China é considerada líder em produção desde os tempos antigos. Para este país, o bambu é parte integrante da cultura. Além disso, um tecido semelhante foi feito na Índia, Paquistão, Indonésia. Hoje esses países são os principais fornecedores de produtos para exportação.

O bambu tem um potencial significativo, por isso eles estão interessados ​​nele na Europa e nos Estados Unidos. É a planta de crescimento mais rápido na Terra e não requer cuidados complexos ou proteção constante contra pragas. A escala de produção é incrível - dez vezes mais matéria-prima pode ser colhida em um hectare do que o algodão. Além disso, o bambu beneficia o meio ambiente - ele libera uma grande quantidade de oxigênio, saturando a atmosfera ao seu redor. Tudo isso torna a produção de tecidos naturais muito promissora.

Considerando que existem métodos ecológicos de processamento de matérias-primas, as fábricas podem ser localizadas na Europa, onde existem elevados requisitos de segurança ambiental.

Propriedades básicas

Não é por acaso que o tecido de bambu se tornou tão popular. Tem muitas propriedades positivas que os consumidores apreciaram.

  • Hipoalergênico... As roupas feitas com este material são adequadas para pessoas com pele sensível e crianças pequenas - você não precisa ter medo de irritações e outras reações.
  • Permeabilidade do ar. Devido à sua estrutura, o tecido "respira", por isso mesmo no verão fica confortável e fresco na roupa.
  • Isolamento térmico... A tela é bastante densa. Com isso, o calor é bem preservado no frio, por isso não só as roupas são feitas de bambu, mas também recheios para cobertores, além de cobertores e colchas.
  • Higroscopicidade... Os produtos absorvem a umidade e afastam-na do corpo, não grudam na pele e não provocam suor excessivo.
  • Resistente a UV... O tecido não permite a passagem da luz solar e não se deteriora com o contato com ela. Os itens pintados mantêm seus tons ricos por muito tempo.

O tecido de bambu provou ser antibacteriano, evitando que bactérias nocivas, ácaros e outras pragas cresçam nele. O material não absorve odores e não requer limpeza complexa, podendo ser lavado rapidamente se necessário. O tecido é muito adequado para costurar diversos produtos, pois possui elasticidade, mas ao mesmo tempo possui grande resistência e é facilmente drapeado, permitindo criar uma decoração interessante.

As roupas de bambu praticamente não apresentam rugas e são confortáveis ​​no uso diário... O material é agradável ao toque e não irrita a pele. As desvantagens incluem o preço mais alto dos tecidos produzidos por processamento mecânico. Além disso, o material é freqüentemente falsificado pela adição de fibras sintéticas. É difícil determinar a qualidade a olho nu, portanto é melhor comprar produtos de bambu de fabricantes confiáveis.

Tipos e combinação com outras fibras

Existem três tipos principais de material.

  • Viscose de bambu. Às vezes também é chamado de rayon devido à sua textura lisa semelhante. São telas obtidas por tratamento químico. O rótulo geralmente contém a marca de bambu vicose, e a variante de rayon de bambu também é encontrada.
  • Linho de bambu. Este tecido é obtido por processamento mecânico. É ligeiramente áspero ao toque e lembra o linho. Os produtos dela são marcados como linho de bambu.
  • Liocel de bambu... O método de produção é semelhante ao da viscose, mas neste caso são utilizados produtos químicos seguros que não agridem o meio ambiente. Este tecido terá uma marca de lyocell de bambu na etiqueta.

O bambu combina bem com outras fibras naturais. Algodão ou linho, liocel de eucalipto ou viscose regular são frequentemente adicionados a ele. Isso permite reduzir o custo do produto acabado, mas ao mesmo tempo preservar as propriedades das matérias-primas naturais. Esses materiais são usados ​​para costurar roupas, linho, têxteis para o lar. Você pode encontrar "bambu de carvão" à venda. Normalmente, a roupa de cama é feita disso - travesseiros, cobertores. É um material à base de fibras de bambu e carvão. Devido a esses dois componentes, a absorvência é aumentada, além disso, o efeito antibacteriano é preservado.

Você também pode encontrar coisas em que o bambu é adjacente a componentes sintéticos - poliéster, náilon. Com a ajuda deles, você pode aumentar a resistência ao desgaste, a elasticidade e prolongar a vida útil do tecido.

No entanto, ao mesmo tempo, as coisas adquirem as desvantagens características dos sintéticos - ficam eletrificadas, deixam o ar passar pior e podem causar irritação na pele. No entanto, alguns compradores optam por essa opção por causa do baixo custo.

Aplicativo

O tecido de bambu é amplamente utilizado. Com ele são costuradas roupas para adultos e crianças - camisas, blusas, saias, calças, além de roupas íntimas. Meias feitas com esse material são populares, já que os pés não suam. Tipos de tecido mais densos são usados ​​para costurar suéteres e casacos de lã. O material também é adequado para fazer têxteis-lar.

Muitos fabricantes produzem roupa de cama, toalhas, toalhas de mesa, cortinas e cortinas, capas de móveis de bambu. Além disso, as fibras são utilizadas como enchimento de cobertores e travesseiros. O bambu não absorve odores, retém bem o calor e tem uma estrutura de "respiração", que cria todas as condições para um sono confortável.

Cuidado

A limpeza não é particularmente difícil se seguir todas as recomendações.

  • Ao lavar na máquina, deve-se usar o modo para tecidos delicados e a temperatura da água não deve ultrapassar 40 graus. Itens pequenos podem ser lavados à mão.
  • É melhor escolher géis para tecidos naturais como detergentes. Ao contrário dos pós, são mais bem lavados e não danificam as fibras.
  • Não é aconselhável lavar o tecido de bambu com outros materiais, e as roupas e os têxteis-lar devem ser separados por cores.
  • Não use produtos agressivos que contenham cloro. Somente alvejantes de oxigênio são adequados para remover manchas.
  • Após a lavagem, é aconselhável enxaguar as peças com condicionador para amaciar. Também contribui para a retenção da cor.

É aconselhável espremer as coisas manualmente ou em velocidade mínima em uma máquina de escrever, não mais que 10 minutos. A secagem é recomendada em local bem ventilado e plano. Passe o ferro do lado avesso, definindo a temperatura para 130-150 graus. Um ferro muito quente pode unir as fibras e danificar o produto. Para armazenamento, armários e gavetas comuns são adequados. As roupas podem ser penduradas em um cabide e os têxteis-lar podem ser dobrados em uma prateleira. Não é recomendável colocar as coisas em sacos e embalar bem, pois requerem um fluxo de ar. Para travesseiros e cobertores cheios de bambu, limpe a seco e agite ocasionalmente para evitar aglomeração e grumos.

Na presença de sujeira grave, a lavagem é possível com as mesmas recomendações que para outras coisas feitas com este material. Se estiver usando um aparador, certifique-se de que o tambor não esteja mais de 60% cheio. Desta forma, os itens grandes esticam-se melhor. O travesseiro ou cobertor deve ser agitado periodicamente durante a secagem. Cuidar de produtos de bambu não requer habilidades especiais e geralmente é feito em casa.

Se a contaminação for particularmente resistente, a lavagem a seco é permitida, mas neste caso é necessário entrar em contato com um profissional.

sem comentários

Moda

a beleza

casa