Tipos de tecidos

Tudo sobre o padrão paisley

Tudo sobre o padrão paisley
Contente
  1. A origem do padrão
  2. O significado do ornamento
  3. Aplicativo

O nome europeu "paisley" refere-se à imagem icônica do ornamento indiano, em seus contornos que lembram um pepino ou uma gota. Os padrões orientais são conhecidos em todo o mundo e são usados ​​para decorar muitas coisas, desde detalhes de interiores a roupas e bijuterias.

A origem do padrão

O nome do ornamento em diferentes países soa diferente, entre eles: cipreste oriental, paisley ou lágrimas de Alá, mas referem-se à mesma figura, na forma de um pepino com uma extremidade fina e arredondada. A pequena cidade escocesa de Paisley deu ao "pepino turco" um grande caminho no campo do design decorativo de têxteis e acessórios., que iniciou a produção de tecidos com adornos orientais inusitados.

Inicialmente, no século 19, os escoceses produziam xales e tecidos naturais, imitando os produtos de cashmere da moda da época. Os tempos do domínio colonial britânico no Oriente trouxeram muitos motivos indianos e persas no design de roupas e adornos para a vida cotidiana da sociedade inglesa. Muitos militares e funcionários públicos que visitaram os países orientais trouxeram para casa xales e tecidos com um padrão encantador, que podiam ser admirados por muito tempo.

O padrão original no tecido se tornou um clássico e é chamado de "Paisley" pelos historiadores da moda. Sua popularidade cresceu e se espalhou por todo o mundo por meio de seu uso em itens decorativos na Europa Ocidental. No entanto, muitos especialistas atribuem a origem do espetacular padrão do "pepino" aos tempos da dinastia persa safávida. O formato da imagem lembra o de embriões de leguminosas germinadas ou de pepino com cauda em haste.Entre a população, a imagem da semente foi associada à fertilidade e à colheita e, com o tempo, tornou-se um atributo das vestimentas da rica aristocracia.

No estilo de ornamento do Azerbaijão, essas imagens são um símbolo do fogo e adornam tapetes, pratos, tecidos, bem como fachadas de edifícios. Essa interpretação se deve ao fato de que a forma do pepino é inerente às folhas do arbusto da estepe ou buta, que era queimado nas têmporas por seu efeito narcótico. Os seguidores da religião do Zoroastrismo usavam amplamente o simbolismo do buta para o culto da pintura e objetos do cotidiano. Outra interpretação do ornamento do pepino é sua comparação com o antigo símbolo chinês yin-yang. Durante as escavações arqueológicas na Inglaterra, objetos de metal da cultura celta foram encontrados com padrões orientais gravados neles, idênticos em forma ao paisley.

Talvez a disseminação do misterioso ornamento por um grande território, incluindo Europa, Ásia e África, possa ser explicada pelo comércio bem desenvolvido que existe desde os tempos antigos.

O significado do ornamento

O padrão dinâmico em utensílios domésticos e tecidos na forma de imagens repetidas de pepinos orientais há muito tempo atrai o interesse do consumidor. Xales e roupas com símbolos da moda trazidos das colônias ou tecidos nos teares da Escócia tornaram-se um sinal da riqueza dos proprietários. Mas então a estampa original, amada por muitos europeus, começou a ser impressa em tecidos simples de algodão, e as coisas decoradas com ela deixaram de ser um item de luxo. Qualquer membro da classe trabalhadora podia pagar um xale chique decorado em estilo oriental.

As cores intrincadas dos tapetes e outros acessórios no oriente eram feitas de padrões repetidos de buta ou pepino. Em alguns casos, todos eles foram direcionados em uma direção, enquanto em outros eles foram refletidos, como em um espelho. Uma certa ordem ou arranjo arbitrário de elementos individuais deixava um espaço livre entre eles, que era preenchido com motivos gráficos decorativos. Das muitas interpretações do significado do padrão "pepino oriental", as mais comuns são as seguintes:

  • o contorno do cipreste;
  • formato do caju;
  • sementes de manga;
  • germe de leguminosas.

Folhas da planta de culto buta, cuja fumaça aromática inebriante era usada durante os rituais associados às deusas do reino das plantas - Mitra e Ahura Mazda.

Pétalas de flores estilizadas ou frutas com espinhas que se tornaram um símbolo de fertilidade.

Penas de caudas exuberantes de faisões ou galos, que na Ásia Central eram reverenciados como pássaros sagrados.

Faíscas de chamas associadas a ideias de coragem e eternidade, presentes no brasão do Azerbaijão.

Espiga de trigo egípcia associada ao sinal da imortalidade.

Na primeira metade do século XX, o ornamento paisley saiu das tendências da moda e às vezes era usado para decorar casacos para o uso diário. As cores vibrantes dos padrões do pepino podem ser encontradas em robes ou pijamas. O pepino turco ganhou vida nova na década de 1960 com o surgimento do movimento hippie, cuja base ideológica se baseava na filosofia e na cultura indianas.

O uso do design oriental para a moda jovem da época significava apoiar o espírito rebelde, uma forma de expressar o desacordo com os valores tradicionais da velha sociedade.

O bob ou buta oriental atraiu muitos representantes do multiculturalismo, como os Beatles e Rolling Stones. Muitos artistas voltaram sua atenção para a filosofia e artes decorativas da Índia, visitando o país e trazendo ornamentos esquecidos para o design ocidental. O exótico motivo do pepino voltou a ocupar o primeiro lugar nas primeiras páginas das revistas de moda, passaram a decorar utensílios domésticos, carros e artigos de guarda-roupa.O exemplo das estrelas do rock and roll rapidamente se espalhou entre os formadores de opinião, e vários adeptos da revolução sexual receberam roupas com uma estampa oriental simbólica. Durante um dos maiores festivais hippie de São Francisco, o padrão paisley ajudou a sustentar a rejeição de uma nova geração da corrente principal do consumismo.

Aplicativo

O retorno periódico da moda ao tema "pepino indiano" confirma a natureza cíclica de seu desenvolvimento. Muitos designers de moda usam este ornamento antigo e atemporal para criar looks coloridos e criativos, dando vida novamente à popularidade cada vez menor do estilo paisley. O pepino, que simultaneamente se assemelha a sementes de leguminosas, penas e pétalas de flores, inclui muitos detalhes gráficos menores. Na versão oriental, o ornamento é sempre associado a padrões multicoloridos brilhantes, mas nas versões europeias, há um desenho monocromático de tecidos e utensílios domésticos.

Em roupas e acessórios

Nas tendências da moda moderna, você encontra a decoração de roupas e sapatos no estilo oriental. Uma nova onda de interesse no padrão paisley desde o início do século 21 surgiu graças ao famoso costureiro Girolamo Etro, que começou a usá-lo amplamente em suas coleções depois de viajar para a Índia. Muitos formadores de opinião adotaram esse motivo e as novas tecnologias tornaram possível realizar muitas experiências com a imagem do enfeite, não só em tecidos, mas até em jaquetas de couro.

O padrão oriental universal é freqüentemente encontrado não apenas em roupas femininas, mas também em camisas ou lenços masculinos, uma reminiscência de roupas de cowboy dos séculos passados. Com vestido, xales e calças com enfeite de pepino, você pode passear em casa ou participar de um evento festivo. Os residentes de qualquer país, idade, sexo e constituição podem escolher peças de roupa ou acessórios adequados decorados com um padrão oriental. As famosas tecelagens da cidade de Ivanovo já se tornaram tradicionais fabricantes de tecidos de chita estampados e lenços decorados com pepinos turcos.

Um tipo peculiar de cocar, denominado bandana por causa de seu uso por gangsters americanos na década de 70 do século XX, não sai de moda.

Um pequeno lenço com estampa de pepino é usado por homens e mulheres de todas as idades, e acessórios individuais decorados com pepinos turcos combinam bem com jeans ou roupas de pele.

No interior

De tapetes e louças, o ornamento paisley mudou para muitos detalhes de interiores. Cortinas de tecido contra o fundo de materiais de acabamento e móveis modernos parecem uma adição arejada de pétalas voadoras. Estofos de móveis estofados, colchas ou roupas de cama em estilo indiano trazem o sabor dos contos de fadas orientais ao ambiente da casa. O papel de parede com um padrão de pepino adicionará um motivo de luxo colonial ao design de instalações para diversos fins.

O ornamento de Paisley é muito popular devido à sua capacidade de ser usado para design universal de vários objetos. Parece organicamente em designs pequenos e grandes em roupas, acessórios e elementos de interior.

sem comentários

Moda

a beleza

casa