Tipos de tecidos

O que é acetato e onde esse tecido é usado?

O que é acetato e onde esse tecido é usado?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Visualizações
  4. Aplicativo
  5. Regras de cuidado

Os tecidos feitos de fibras de acetato são muito populares. Possui alto desempenho, bela aparência. Hoje vamos falar sobre as peculiaridades do acetato, analisar sua breve descrição.

O que é isso?

Este material é um tecido feito à base de celulose por meio de um tratamento especial. Na fabricação desse tecido, quase 98% da fibra é utilizada. Ele é criado a uma temperatura de cerca de +15 graus.

O acetato tem muitas propriedades importantes. É caracterizado por maior elasticidade e excelente retenção de forma. Este material praticamente não está exposto aos efeitos negativos do mofo, é facilmente apagado, possui propriedades repelentes de sujeira. Se necessário, os produtos feitos a partir dele podem ser lavados à mão ou na máquina de lavar em um ciclo delicado. Eles podem secar rapidamente após a lavagem. A superfície lisa do acetato praticamente não atrai poeira e outros detritos, por isso não ficará sujo por muito tempo.

Mas deve ser lembrado que tal tecido não tolera os efeitos de altas temperaturas e, com movimentos descuidados, a tela pode quebrar facilmente. Em climas quentes, as roupas de acetato grudam no corpo. Sob a influência da radiação ultravioleta, ele queima.

O material permite criar lindas cortinas. É fácil pintar. Em lojas especializadas, você encontra tecidos nos mais diversos tons. Mas, ao mesmo tempo, pigmentos especiais são usados ​​para colorir. Corantes adequados para outros tecidos não serão absorvidos pelo acetato.As fibras de acetato têm baixa condutividade térmica, de modo que as roupas feitas com elas serão capazes de reter o calor por muito tempo.

As roupas feitas com este tecido não causam reações alérgicas, não enrugam durante o uso. A superfície lisa e bonita do material brilhará levemente. É bastante resistente aos efeitos de fungos nocivos, microorganismos, portanto, com o tempo, os produtos não serão danificados por mofo e insetos nocivos.

Deve-se notar que o tecido é bastante fraco para rasgar. Para torná-la mais durável e resistente ao desgaste, vários componentes sintéticos são adicionados à composição, o que a torna rígida e começa a deixar o ar ainda pior. Além disso, o material acumula eletricidade estática rapidamente.

História

Inicialmente, os fios de acetato foram obtidos na Inglaterra no início do século 20 como resultado de um experimento. As matérias-primas eram feitas de cotão de algodão e material de celulose. Eles foram processados ​​com ácido acético. O material ganhou maior popularidade no início dos anos 50 do século passado. As roupas feitas com essa base pareciam muito atraentes e, ao mesmo tempo, eram baratas.

No início, o processo de confecção desse tecido era complicado pelo fato de não haver corante adequado para ele. Após sua criação, o acetato passou a ser usado com muito mais frequência. Eles o usaram tanto como um material independente quanto como um misto.

Visualizações

Vários tipos de acetato estão disponíveis atualmente. Tudo vai depender da composição do material.

  • Lã com acetato. Hoje, são produzidos fios especiais que, além das fibras de lã, também contêm fios de acetato. Esse material não rola, encolhe. Às vezes o fio é feito com fibras de acetato e com algodão ou mohair.
  • Viscose com acetato. Esta combinação possibilitará a obtenção de tecidos com alta higroscopicidade e elasticidade.
  • Acetato com elastano. Este tecido é mais frequentemente usado para costurar roupas que devem caber exatamente na figura.
  • Acetato e seda, algodão. Essa combinação pode reduzir significativamente o custo do material acabado resultante. A base resultante pode ser utilizada na fabricação de diversas peças de vestuário.
  • Acetato e poliéster. O tecido desses componentes é mais frequentemente usado para a produção de materiais de revestimento.

Devemos também mencionar o tecido de triacetato. Também é feito de celulose. As matérias-primas passam por um tratamento químico completo. Este material tem um custo relativamente baixo. O triacetato tem menos força, baixa resistência à abrasão e elasticidade média. O material também é ligeiramente higroscópico. Mas, ao mesmo tempo, as fibras são bastante resistentes aos efeitos de vários componentes químicos. O tecido rapidamente acumula eletricidade estática.

O triacetato é permeável ao ar, o material não cria efeito estufa. Ele mantém sua forma bem. Em sua aparência, esse tecido é muito parecido com a seda. Além disso, o material se presta facilmente a vários tratamentos, incluindo imersão, secagem natural (na ausência de altas temperaturas). Roupas feitas com ele não provocarão reações alérgicas, irritações na pele. Ela será agradável para o corpo.

Aplicativo

O acetato é usado principalmente na produção de roupas leves, incluindo vestidos, vestidos de verão e camisetas. Também é ótimo para fazer roupas íntimas que podem manter sua forma perfeita por muito tempo. O material pode ser usado para criar toalhas de mesa, uma variedade de itens decorativos, camisolas, pijamas, roupões, capas de automóveis. A seda de acetato é frequentemente usada para a produção de roupas de cama, cortinas, porque cobre perfeitamente. Além disso, este material é usado na decoração de vários designs de móveis, criando fantasias interessantes.

O acetato também pode ser usado para fazer forro de casacos. Os fios de acetato repelem facilmente a humidade, secam rapidamente, pelo que é permitido utilizá-los para criar guarda-chuvas, cortinas de protecção para casas de banho, fatos de banho diversos. Ao misturar fibras de acetato e lycra, um material bastante elástico é obtido. Muitas vezes é usado para fazer roupas que se encaixam perfeitamente na figura.

Os acetatos podem ser encontrados em estofados de móveis. Os materiais graduados são perfeitos para a decoração de interiores, criando fantasias inusitadas.

Regras de cuidado

Para que os produtos de acetato durem o máximo possível, você deve se lembrar das regras importantes para cuidar deles.

  • Lavando. É melhor lavar esses produtos à mão, enquanto a temperatura da água não deve ultrapassar os 30 graus. Mas é permitido enviá-los para o carro em modo delicado. Roupas feitas de fios de acetato não devem esfregar muito, então você pode simplesmente mergulhar em um recipiente com água, amassar levemente e apertar suavemente. Deve-se usar uma pequena quantidade de detergente para a lavagem. Você não deve adicionar alvejantes. Se você ainda precisa de clareamento, então é melhor preparar uma solução com água oxigenada.
  • Secagem. Para produtos feitos de fios de acetato, é absolutamente impossível usar a secagem na máquina. Devem ser secos sobre uma superfície plana, sendo também permitido pendurá-los em cabides. Durante este procedimento, os raios solares não devem incidir sobre o tecido.
  • Passar roupa. As roupas feitas de fibras de acetato requerem pouco ou nenhum engomadoria. Se ainda for necessário, você pode usar um ferro, mas você precisa passar o material com o máximo de cuidado possível, e isso deve ser feito imediatamente do lado errado. A temperatura não deve exceder 170 graus. Caso contrário, o material derreterá rapidamente e grudará no ferro. Com cuidado adequado e cuidadoso, os produtos de acetato podem durar muito tempo, enquanto permanecem brilhantes. Recomenda-se passar o tecido com gaze ou outro material fino.

Deve-se notar que o triacetato é considerado mais resistente à lavagem e passagem a ferro. Pode ser passado nos modos de lã e seda. Além disso, sob a influência de ar quente, podem ser feitas dobras.

sem comentários

Moda

a beleza

casa