Tipos de tecidos

Tudo que você precisa saber sobre tecidos drapeados

Tudo que você precisa saber sobre tecidos drapeados
Contente
  1. O que é isso?
  2. Que materiais são usados?
  3. Aplicativo
  4. Belos exemplos

Têxteis têm sido usados ​​em interiores há séculos, e hoje os designers os usam para criar uma atmosfera especial em residências, restaurantes e salas de concerto. O material pode ser usado para decorar qualquer superfície da sala, o principal é escolher o tipo certo de tecido.

Para isso, utiliza-se uma técnica como a cortina, que apresenta várias vantagens. À sua atenção são oferecidas informações mais detalhadas sobre como fazer uma cortina com as próprias mãos, que tecido escolher para isso e o que pode ser feito no interior.

O que é isso?

A essência da cortina de tecido é em dar volume ao material, puxando-o em dobras... Este desenho pode ser muito diferente: por exemplo, os iniciantes podem usar uma montagem simples em fitas ou cordões, para isso pode usar um fixador, fazer uma pick-up em diferentes pontos. É muito interessante criar dobras regulares, que podem ser multifacetadas ou arqueadas, na posição horizontal. Parece esteticamente agradável e elegante. Os especialistas fazem isso usando um padrão, dessa forma, você pode fazer belos padrões de cortinas. Para fazer isso, você precisa calcular o valor, determinar os locais dos cortes inferiores, preparar as ferramentas e peças adequadas.

Nem todos os tipos de tecido são adequados para cortinas espetaculares, alguns deles esticam fortemente, por isso não funcionará para criar a forma desejada. Isso significa que antes do trabalho é necessário preparar o material adequado, do qual sairá a cortina concebida. O primeiro passo é decidir para que exatamente está sendo criada a decoração, já que é melhor escolher um tipo arejado e claro para cortinas, e um tipo de tecido pesado para cortinas.

As principais vantagens da cortina incluem o seguinte. Nenhum material de acabamento para paredes e tetos é capaz de criar o mesmo conforto que o tecido. Além disso, o material é capaz de suavizar a iluminação brilhante e fazer alterações na textura. Vale destacar que a cortina é adequada para qualquer estilo, o principal é escolher o tecido certo que irá esconder praticamente qualquer desnível na superfície do teto ou das paredes, o que é uma grande vantagem. Em comparação com o papel de parede, o material tem uma taxa de absorção de som mais alta.

Nesse caso, não é necessário gastar tempo e dinheiro preparando as paredes. Uma camada de espuma de borracha é freqüentemente colocada entre o tecido e a superfície para melhorar o isolamento térmico. O encolhimento do edifício ou vários danos não afetarão o acabamento têxtil de forma alguma. O procedimento é simples, tudo pode ser feito de forma independente, sem rica experiência, basta estudar as instruções.

Outra vantagem da cortina é a segurança e a compatibilidade ambiental do material.

Que materiais são usados?

Um bom caimento não é observado em todos os tipos de tecidos, portanto, esse assunto precisa ser estudado em detalhes. Vale ressaltar que tanto os materiais sintéticos quanto os naturais são adequados para o procedimento, porém, os primeiros são considerados mais práticos, além disso, são mais fáceis de cuidar e não criam problemas durante a colagem. Para cortinas, você pode escolher um tecido denso, então o resultado será de alta qualidade.

Os especialistas recomendam prestar atenção ao estofamento projetado para móveis: é durável, acessível e fácil de limpar. Entre os naturais, é preferível escolher a juta, o sisal ou o jacquard, enquanto os sintéticos incluem o poliéster, a poliamida e a viscose. As últimas opções são resistentes à umidade, não perdem a forma, não cedem nem acumulam umidade, mas tudo depende do local onde será colocado o tecido drapeado.

Aplicativo

Como acima mencionado, A técnica de drapeamento em tecido é utilizada em vários aspectos do interior, que podem ser encontrados a seguir. Esta é uma verdadeira decoração para cornijas, mesas, janelas, além disso, os têxteis podem ser usados ​​como pano de fundo em casamentos e noutras situações.

Em roupas

O drapery no design de roupas é usado como elemento de modelagem, com o qual você pode enfatizar todas as vantagens de uma figura ou esconder falhas. Muitos profissionais estão se inclinando para essa técnica, então ela pode ser vista nas mais variadas coleções.

Nesse caso, os profissionais usam materiais leves e finos, por exemplo, musselina, chiffon ou cambraia, mas você encontra dobras em roupas feitas de seda, malhas ou tecidos texturizados, que impressionam.

Paredes

Este tipo de acabamento é muito procurado e, além disso, é a melhor solução para esconder todas as desvantagens de um revestimento irregular. Esta opção é indicada para quem pretende renovar o interior, mas não tem experiência em construção. Além disso, o tecido cria uma camada de isolamento acústico; durante a instalação, você não precisará estragar as paredes. Mas aqui é importante lembrar um inconveniente como o acúmulo de poeira em tecidos com pelo, além disso, essa opção de acabamento não é adequada para ambientes com alta umidade.

Essa decoração é mais usada em salas de estar e quartos, mas também pode ser encontrada em salas de concerto e restaurantes. O tecido é preso a uma base de madeira ou metal, facilitando a remoção e limpeza.

Cortinas

Para um design de janela interessante, você pode escolher com segurança uma cortina de tecido, porque é difícil imaginar um espaço de estar sem cortinas. Será o elemento de design perfeito que terá uma boa aparência e criará um ambiente aconchegante. Cortinas drapeadas são adequadas para estilos como o barroco, clássico e neoclássico, são luxuosas e parecem caras. Para isso, utiliza-se seda, veludo e moiré, que podem ser decorados adicionalmente com cordões e rendas.

Para tecidos modernos, cortinas em cores claras também são adequadas.Os estilos americano e francês, que utilizam cortinas com pequenas dobras, são da máxima simplicidade e praticidade. Algodão, seda e linho são ideais aqui.

Tetos

Este tipo de decoração é considerada uma das mais antigas, ainda hoje é usada e parece uma verdadeira obra de arte. O tecido pode ser disposto em linhas retas, ou feito de cones retangulares, cobrindo todas ou apenas algumas áreas da superfície. As principais vantagens do tecido drapeado para o teto são esconder defeitos e o efeito de luxo. No entanto, esta opção só é adequada para salas com tectos altos, uma vez que a divisão ficará visualmente muito mais baixa. A edição vai demorar mais do que o normal, mas o resultado valerá a pena.

Portas

Têxteis para decoração de portas começaram a ser usados ​​nos séculos passados, mas ainda hoje são relevantes em interiores com um certo estilo. É importante observar que a forma, a cor e o tipo de tecido devem combinar perfeitamente com as cortinas. Os elementos feitos do material são adequados para portas de armários e portas interiores.

Arcos

Na maioria das vezes, não há portas nessas aberturas, mas para dividir o espaço, você pode usar têxteis depois de dobrá-lo. Você pode fazer a capa na cornija ou, ao contrário, fixá-la embaixo da dobra para enfatizar a forma do arco. O estilo deve ser igual ao da porta.

Tendas

A cerimônia de casamento requer decoração especial. Se a sala for grande, com tetos altos, o tecido pode ser drapeado para criar uma forma semelhante a uma tenda, onde listras flácidas se estendem do centro a todas as bordas. A mesma técnica pode ser usada para equipar um dossel acima da cama, embora seja importante considerar a altura do teto e selecionar um tecido que combine com o resto dos tecidos do quarto. Em qualquer caso, a tenda cria uma atmosfera romântica e festiva. Em eventos festivos nos últimos anos, a disposição de sites com este método está em grande demanda. Embora não seja barato, pois exige muito tecido para armar, o resultado é deslumbrante.

Mas até em casa você pode fazer tamanha beleza se seguir dicas simples. Por exemplo, para decorar uma parede, basta preencher uma grade em todo o perímetro, à qual será fixado o tecido. No decorrer do trabalho, você precisará de pregos com chapéus decorativos, eles podem ser substituídos por grampos de móveis. É necessário prender o tecido drapeado pelo canto superior, observando a tensão da tela. A colagem também pode funcionar, exigindo cola de móveis e um ferro. O trabalho deve começar de cima: untar a superfície, depois fixar o canto da tela e alisar com ferro para que a cola seja absorvida pelo avesso.

A largura das dobras pode ser escolhida à vontade, o principal é que se adaptem ao interior.

Belos exemplos

A cortina de tecido pode se tornar um dos elementos importantes do design de interiores, com a ajuda da qual o estilo individual dos proprietários é enfatizado. Se você escolher o tipo certo de material e fizer dobras perfeitas, o resultado será apropriado. Aqui estão alguns exemplos de como você pode usar cortinas de maneiras diferentes.

  • É assim que as tapeçarias do quarto se parecem.
  • A sala de estar ficará elegante com tapeçarias em tecido leve de chiffon.
  • Este quarto parece um rei.
  • Esta opção de design é adequada para o interior de restaurantes.
  • A cerimônia de casamento sob essa tenda será lembrada por todos.
  • A combinação de um lustre luxuoso com paredes drapeadas em tecido parece elegante.
  • É assim que um arco pode se parecer.
  • Uma janela comum se transformará em uma obra de arte.
sem comentários

Moda

a beleza

casa