Tipos de tecidos

Descrição do mako satin e seu escopo

Descrição do mako satin e seu escopo
Contente
  1. O que é esse tecido?
  2. História
  3. Características principais
  4. Aplicativo
  5. Como escolher?
  6. Regras de cuidado

O cetim Mako é uma das melhores variedades de tecidos de algodão. Este material há muito conquistou o amor das costureiras, bem como de empresas que se dedicam intensamente à costura. Vale a pena dar uma olhada nas propriedades e características deste material incomum.

O que é esse tecido?

O cetim Mako é um tecido de algodão com um nível de resistência muito elevado. Para sua produção, é utilizado o algodão egípcio, que possui fibras longas e finas. Este algodão é muito caro porque é difícil de cultivar. Ao cultivar tal planta, os agricultores não usam fertilizantes químicos e pulverização, e o rendimento da colheita é baixo. Portanto, cada grama desse algodão vale seu peso em ouro.

Fazer mako cetim consiste em várias etapas. As matérias-primas do algodão são lavadas e penteadas, os fios resultantes são torcidos com força. Quanto mais eles são torcidos, mais eficaz o material se torna. Em seguida, é submetido à mercerização por tratamento com solução alcalina. Este procedimento confere ao tecido um brilho que não desbota mesmo após inúmeras lavagens e passadas. No entanto, existe também um procedimento mais barato denominado calandragem. Depois disso, o brilho também está presente, mas vai desaparecer assim que o produto for lavado pela primeira vez.

As amostras de tecido acabadas são branqueadas e depois tingidas. Para o tingimento, são utilizadas técnicas especiais que permitem que a tinta penetre profundamente nas fibras do tecido. Graças a isso, ele manterá sua tonalidade original por muito tempo.

O cetim Mako é um tecido de elite que não pode ser barato. Às vezes, usuários inexperientes confundem com material sintético, o brilho do mako-cetim é tão forte.Mas não é o caso, o cetim verdadeiro é inteiramente feito de algodão, o que deve estar indicado no rótulo.

Nenhum sintético é permitido como parte do material. Portanto, se você vir a inscrição "polisatina", significa que há aditivos sintéticos no tecido.

História

A primeira menção ao algodão egípcio único data do século XIX. No entanto, a planta foi originalmente usada para decorar jardins privados e não para fazer tecidos. Existem várias versões de como tudo começou. A primeira conta que plantas bizarras cresciam no jardim de um governador do Cairo, cujo nome era Mako. No início do século 19, o francês Louis Jumel visitou este jardim, que percebeu a planta e se dirigiu ao governante egípcio com a proposta de cultivar a variedade industrialmente. Este algodão recebeu o nome de "mako" em homenagem ao proprietário do jardim.

A segunda teoria diz que o algodão foi trazido da Índia, e o governador, junto com Louis, convenceu o chefe de estado a começar a cultivá-lo. Qual dessas histórias é verdadeira não se sabe ao certo. No entanto, em qualquer caso, o nome da variedade de algodão "mako" sobreviveu até hoje. Na França, a planta foi batizada de Jumel em homenagem ao descobridor francês.

Desde então, o algodão foi domesticado e os tecidos foram feitos a partir dele. No final do século, esse material se espalhou por toda a Europa e, em seguida, foi mais longe no mundo.

Características principais

O cetim Mako é um tecido único, extraordinário e extremamente popular. A razão para isso foram as seguintes vantagens e características do material.

  • Limpeza ecológica. O cetim Mako, se natural, é feito inteiramente de algodão. Como a planta é cultivada sem o uso de produtos químicos, as matérias-primas são totalmente naturais. Nenhuma substância prejudicial é adicionada durante o processamento. Portanto, produtos feitos com este material podem ser levados com segurança para uso infantil.

  • Hipoalergênico. O tecido nunca causa alergia, o que é confirmado por centenas de avaliações.

  • Higroscopicidade. O cetim Mako é respirável e permeável à umidade. É por isso que os produtos feitos com ela são agradáveis ​​de usar.

  • Força. O material descrito consiste em fios fortemente torcidos, o que lhe confere uma densidade muito elevada. Graças a isso, os produtos não se deformam, não se rasgam, não perdem sua aparência original. Itens feitos de cetim mako servirão aos seus proprietários por anos.

  • Sem acumulação de eletricidade estática. Este é um indicador muito importante, pois o tecido vai aderir ao corpo. Itens feitos com este material não eletrificam, mesmo se forem esfregados ou lavados sem enxágue.

  • Sensação de toque agradável. O cetim Mako tem uma textura semelhante à seda. É muito agradável tocar nesse tecido, pois é sempre sedoso, macio e fresco.

  • Sem encolhimento. Mesmo após inúmeras lavagens, os produtos não adquirem pílulas. Eles não "cabem", então nunca há problemas em escolher o tamanho.

  • Aparência atraente. O cetim Mako parece muito impressionante. Seu brilho sutil e leve imediatamente atrai a atenção. Além disso, sobre esse material, acaba-se por criar desenhos tridimensionais com efeito 3D. A maioria dos outros materiais não pode ser usada para esta finalidade.

O cetim Mako tem apenas uma desvantagem - um custo muito alto. No entanto, esse tecido de elite simplesmente não pode ser barato, porque muito trabalho foi feito para torná-lo. Além disso, alguns clientes têm dificuldade em se acostumar com a extraordinária sensação de toque. Estamos falando aqui de roupa de cama. A superfície lisa e sedosa não aquece bem, por isso é melhor usar pijama para dormir no inverno. Mas no verão, um lençol frio será útil. Às vezes, graças à mesma maciez, os lençóis podem escorregar para fora da cama.

Aplicativo

O cetim Mako é um tecido que pode ser usado universalmente. Por ser muito semelhante à seda, é frequentemente usado para fazer vestidos de noite deslumbrantes para mulheres. Lindas blusas, camisas e camisas, saias para o verão são costuradas com o material. Além disso, o cetim mako é usado na produção de acessórios espetaculares. Por exemplo, uma artesã habilidosa pode fazer um lenço delicado, lenço e até mesmo uma gravata com eles. Às vezes, até cintos leves de verão são feitos do material descrito.

Na maioria das vezes, no entanto, o cetim mako é usado para fazer roupas de cama. Lençóis, capas de edredão e fronhas podem ser de cor sólida ou com padrões volumosos e muito diferentes. O tecido é incrivelmente agradável ao corpo. Ele cria o efeito de luxo. Além disso, é adequado até mesmo para pessoas com pele hipersensível, nas quais qualquer aspereza e caroços na cama podem causar vermelhidão.

Eles também costuram lindas colchas de cetim mako. Ficam muito bem em quartos com qualquer design de interior.

Como escolher?

Para que um produto feito de mako-cetim sirva por muitos anos e cumpra totalmente as funções declaradas pelo fabricante, a compra deve ser abordada com responsabilidade. Aqui estão algumas diretrizes para comprar um produto que valha a pena.

  • A densidade do tecido. O cetim mako natural sempre tem uma alta densidade. Tem pelo menos 130 gramas por metro quadrado. m. Se a densidade for menor, na sua frente é um produto de baixa qualidade.

  • Força. Bom material não estica. É fácil verificar na própria loja. Além disso, não haverá nenhum som crepitante ao tentar esticá-lo. As costuras devem ser bem acabadas, o tecido não pode esfarelar nas bordas.

  • Composição natural. Sempre preste atenção às informações do rótulo. Os fabricantes costumam se enganar escrevendo “mako-satin” em uma fonte grande e informações adicionais em uma pequena e em algum lugar em uma etiqueta diferente. Examine bem o produto, pois naquele outro rótulo pode-se dizer que há presença de sintéticos no tecido.

  • Ausência de odores estranhos. O linho de cetim Mako não tem cheiro de tinta ou produtos químicos. Mesmo a suspeita de um perfume específico deve fazer você se recusar a comprar.

  • Preço. O cetim Mako é muito mais caro do que o cetim normal, e você não ficará feliz se os materiais forem oferecidos a um preço baixo. Aqui o custo justifica plenamente a qualidade, e você precisa estar preparado para isso.

  • Sem vincos. O cetim mako real praticamente não enruga. Tente amassar o tecido em sua mão - e você verá como em alguns segundos ele voltará ao seu estado original.

Regras de cuidado

Os produtos de algodão egípcio têm outra grande vantagem - eles não requerem nenhum cuidado complicado. Mas é melhor lembrar algumas regras simples para fazer a coisa durar mais tempo.

  • Quaisquer manchas nos tecidos devem ser removidas antes de mergulhar a roupa na máquina de lavar. Para materiais brancos como a neve, você pode usar um alvejante, mas não agressivo; para materiais coloridos, você pode usar um removedor de manchas como o Vanish. É melhor não usar métodos populares.

  • Antes de colocar os itens no tambor, eles devem ser virados do avesso. Embora os produtos não tingam outras linho, é melhor lavá-los separadamente dos mesmos sintéticos, pois só é capaz de tingir tudo o que estiver na máquina.

  • Todos os itens, incluindo roupa de cama, são lavados a uma temperatura de 40 graus. O excesso pode iniciar o processo de destruição da fibra. Os pós, em princípio, podem ser tomados, mas é importante que sejam produtos de limpeza suaves. A melhor opção são cápsulas e produtos líquidos de marcas confiáveis. No final da lavagem, você pode usar um abrilhantador.

  • Depois que o item estiver seco, você pode colocá-lo no armário imediatamente. Para produtos mako-cetim, não é necessário engomar, mas se quiser dobrar bem, você pode passá-lo.

O principal é definir o modo "algodão" no ferro e nas coisas de ferro enquanto estão molhadas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa