Tipos de tecidos

Qual é a aparência do chenille e onde é usado o tecido?

Qual é a aparência do chenille e onde é usado o tecido?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Visão geral da espécie
  4. Resistência ao desgaste
  5. Áreas de uso
  6. Critérios de escolha
  7. Regras de cuidado

Chenille é um tecido moderno com ótimas características de desempenho. A partir do material deste artigo, você vai descobrir quais são suas propriedades e descrição, quando apareceu, como acontece, onde é utilizado, que cuidados exige.

O que é isso?

O chenille é um tecido de textura densa utilizado em móveis e decoração de interiores. É constituído por fibras naturais e artificiais, podendo ser combinadas e sintéticas. É chamado de alternativa ao rebanho e esteiras.

Porém, em comparação com eles, o material é mais espesso e pesado. É uma espécie de jacquard, diferenciando-se dele pela qualidade superior. Possui uma tecelagem peculiar, caracteriza-se pela resistência, durabilidade, agradáveis ​​sensações tácteis.

Quente e aveludado ao toque, lembra uma tela com um pelo extra curto. Quando é direcionado para uma direção ou outra, muda ligeiramente de tom. O chenille moderno é resistente ao desbotamento, fricção e vincos. Não desbota durante o uso e pode ser dobrado em grandes dobras.

Ele se molha rapidamente quando exposto à água. Não resistente a pistas.

Ecológico, higiênico, respirável, mais barato que outros materiais. Resistente à absorção de odores estranhos, distingue-se pela estética do seu aspecto. Junto com isso, o material é exigente em termos de cuidado.

Sua textura na frente e atrás é diferente. Na superfície frontal existem vilosidades mais fofas e mais pronunciadas. De dentro para fora, o material é menos texturizado.

História de origem

Não se sabe ao certo quando o primeiro tecido de chenille apareceu. Segundo uma hipótese, seu nome tem raízes latinas.De acordo com outra versão, foi feito pela primeira vez há cerca de 200 anos.

Foi produzido manualmente com uma tecnologia complexa e, portanto, caro. Somente representantes de propriedades ricas podiam pagar por isso. Ele diferia dos materiais conhecidos na época em sua tecelagem e textura especiais.

Os EUA são considerados sua pátria. O nome pode ter vindo da palavra francesa chenille, que significa lagarta. Para obter um fio macio, a fibra foi fiada e depois torcida. Depois disso, o fio de urdidura foi enrolado nele.

O resultado foi um fio que lembra uma lagarta, a tela adquiriu uma textura inusitada. A tecnologia de fabricação envolvia pintura. A densidade do material natural era diferente.

As características gerais eram volumosas, aveludadas, semelhanças com veludo. No entanto, esses tecidos eram mais macios. Com o desenvolvimento da indústria, as obras passaram a ser realizadas em equipamentos especializados.

Hoje, os têxteis chenille são criados entrelaçando um ou mais fios. Os fios da trama passam entre os principais ao longo de um caminho sinuoso. Devido à falta de fixação nas laterais, forma-se uma tela de textura macia. Os fabricantes modernos, além da base de chenile, podem utilizar fios de outras matérias-primas, aumentando assim as características de resistência do material.

Visão geral da espécie

O chenille pode ser classificado por cor, composição, densidade, tipo de tecelagem. Baseia-se em dupla tecelagem ou fios fofos, obtidos de diferentes formas.

Eles podem ser tecidos na base, fixados a ela por meio de um jato de ar quente (colados). A base da tela é feita de fibras não fofas.

A base de cola é boa porque não permite que os fios sejam puxados para fora da trama comum devido a um estresse mecânico acidental. O vime é pior nesse aspecto. Apesar da qualidade, seus fios escapam das baforadas.

De acordo com o método de tecelagem, as telas são divididas em vários tipos:

  • tapeçaria;
  • cetim;
  • sarja;
  • jacquard.

O tipo de tecelagem determina não só a aparência, mas também as características do consumidor. Cada tecido tem seu próprio padrão. Por exemplo, a sarja tem listras diagonais. Jacquard tem um padrão complexo. O cetim é caracterizado por um raro entrelaçamento de fios de urdidura e trama. A tapeçaria varia e pode ser esparsa ou feita em técnica de cetim.

A melhor opção é a forma jacquard. Este tecido tem uma base de textura macia e um padrão plano em relevo.

Para melhorar as características do tecido, eles são impregnados com compostos que tornam o material resistente ao mofo e ao fogo. O número de fios no tecido pode ser de até 18. Quanto mais fios houver, maior será o peso do tecido. O tecido é tingido pré-fabricado ou antes da tecelagem.

Por composição

Os tecidos chenille modernos variam em composição. Os materiais naturais são feitos de algodão. Graças a isso, o tecido é respirável e não irrita a pele. Não é eletrificado, mas menos durável em uso.

Os tecidos sintéticos são feitos de poliéster e viscose. A adição de fibras de rayon reduz a proteção ambiental da chenille. No entanto, isso é compensado por uma maior resistência, brilho atraente e praticidade.

As variedades de poliéster são consideradas as mais duráveis ​​e duráveis. Eles podem ter um brilho característico, mais resistente ao desbotamento do que outros.

Além das inclusões básicas, a composição do material pode incluir acrílico, o que melhora as propriedades do tecido. É sempre brilhante, por vezes mate e com um ligeiro brilho.

Por cor e design

As soluções de cores de materiais podem ser muito diversas. A paleta de tons contém muitos tons neutros, brilhantes, suaves e escuros. As cores populares são bordô, rosa-acinzentado, terracota, marrom, cinza.

Cada cor de base possui vários tons com diferentes temperaturas e graus de saturação. As tintas populares são azul, azul, lilás, mosqueado, azul arenoso.

O design dos têxteis também varia. Além das telas monocromáticas, as marcas oferecem aos compradores materiais em listras, quadrados, com ornamentos de monogramas, motivos florais e vegetais e um padrão em forma de diamante.

As opções de cores populares dos principais fabricantes são damasco, desenhos geométricos e abstratos.

A solidez das cores das telas é diferente. Na produção, é testado esfregando em uma base seca e úmida. Os valores ideais são 5 ou mais. Se eles forem menores, os tecidos irão manchar rapidamente durante o uso.

Por densidade

Chenille tem vários graus de resistência ao estresse mecânico. Sua densidade é padrão e baixa. Quanto mais complexa a tecelagem, mais densa é a matéria.

As opções mais densas têm menos higroscopicidade e respirabilidade. Além disso, eles servem por mais de 6 a 7 anos. O valor ideal para tecidos decorativos é 200 g / m2.

A chenila de fibra sintética extra densa atrai poeira. Cria um ambiente favorável ao aparecimento de fungos e bactérias nocivas.

A alta densidade pode causar a ruptura dos produtos nas costuras sob alta tensão. Isso pode ser devido à baixa capacidade de ar.

Resistência ao desgaste

Devido à estrutura e tipo de fios de chenille usados, a intensidade de operação varia. Quanto mais baixos os indicadores, menos estresse ele pode suportar.

O British Standards Institute desenvolveu sua própria classificação. Segundo ela, o material é destinado ao uso intensivo, delicado e cotidiano. Existem diferenças significativas entre eles.

Este critério é determinado pelos testes de Martindale e Wiesenbeck. No decorrer da sua execução, a lona é fixada na plataforma, sujeitando-a à fricção por meio de um disco abrasivo ou pano de lã preso a um disco metálico. 1 círculo é igual a 1 ciclo.

Os tecidos do primeiro grupo são projetados para ciclos de abrasão de 5000-15000. Os indicadores de análogos para uso diário variam de 15.000 a 20.000 ciclos. As versões particularmente robustas podem suportar mais de 20.000 ciclos.

Quanto maior a pontuação, melhor. Tecidos com valores altos são adequados para uso em locais com maior congestionamento de pessoas. Por exemplo, eles são usados ​​em salões de beleza, hospitais privados, edifícios de escritórios. Esses materiais são resistentes à deformação e perda de atratividade de sua aparência original.

Áreas de uso

O chenille é usado para estofar móveis e para fazer tecidos para cortinas. Os tecidos para móveis funcionam como coberturas não removíveis. As modificações do sofá são usadas para assentos, costas e braços.

Este material possui baixa elasticidade e diferentes espessuras, o que determina a estrutura do painel. Sua cor depende do estilo do móvel. Além das capas básicas, é utilizado para estofamento das almofadas incluídas.

Além do mais, cobertores macios, toalhas, toalhas de mesa são feitas de chenile. Esses acessórios são específicos, mas complementam perfeitamente o interior em diferentes estilos. Os têxteis caseiros de chenille têm uma densidade mais baixa.

Colchas e cobertores são feitos com ele sem costura. Eles complementam o interior, junto com móveis e cortinas. Esses produtos têm uma aparência sólida e um peso muito tangível.

O material pode ser usado como uma espécie de divisória. Devido à sua textura e densidade, possui propriedades de isolamento acústico. Além disso, é utilizado como decoração em diversos projetos de design. As paredes são forradas com tecido para cortinas, é utilizado como painel, cortinas.

Nas mãos de artesãs, o chenille torna-se um material para o artesanato. Costureiras costuram roupas fofas e quentes com ele. Com menos frequência, os aventais são costurados a partir dele.

A chenille pode ser usada em salas de diferentes tipos e finalidades. Fica bem nas janelas da sala de estar, nos tecidos do quarto e do berçário, nos móveis de escritório e de estudo. Adequado para decorar apartamentos tipo estúdio (abertos).

Critérios de escolha

Para comprar um chenille de qualidade, é necessário levar em consideração uma série de nuances. Os principais são composição, densidade, abrasão e permeabilidade ao ar.

Alguns tecidos tendem a formar pílulas. A superfície superior de materiais de alta qualidade é inerte ao pilling. Você precisa escolher opções resistentes ao fogo de matérias-primas de alta qualidade.

Variantes para uso delicado começam a desaparecer após 5000 ciclos. As modificações para uso diário e intensivo são consideradas não pilling.

Ao escolher uma opção específica, eles levam em consideração a finalidade do tecido. O chenille denso é adequado para estofamento. Será uma excelente capa volumétrica para um assento de cadeira, sofá, poltrona, banquete.

No entanto, o tecido para estofamento de sofá, poltrona ou pufe não é adequado para decoração de janelas. Têxteis leves podem criar dobras suaves. Tem capacidade de absorção de luz suficiente.

Ele será capaz de esconder a sala do sol de forma confiável e de olhos curiosos da rua. Ao mesmo tempo, seu desempenho estético, com os devidos cuidados, será compatível com os tecidos de uso intensivo.

Se um cão ou gato mora em casa, você não deve escolher opções com uma estrutura solta. Muito rapidamente, tal superfície será coberta com baforadas e agarres. Ela ficará exausta no lugar de sentar-se frequentemente com o animal.

Regras de cuidado

Você precisa cuidar do chenille corretamente. De acordo com as recomendações desenvolvidas dos fabricantes, os materiais de estofamento são limpos sem o uso de produtos químicos agressivos.

O material não é lavado, portanto, durante a operação, é necessário monitorar sua limpeza. Para manter sua aparência e estética de cor o máximo possível, a superfície é aspirada e escovada. Isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana.

Eles eliminam as manchas com um removedor de manchas, desenvolvido especificamente para tecidos de estofamento. Isso deve ser feito imediatamente para que a mancha não entre na imagem. É quase impossível se livrar das manchas de cera e do chá.

Em casos extremos, as manchas são removidas com uma solução de sabão neutro preparada com água e sabão líquido. A área tratada deve secar naturalmente. Depois disso, é aspirado.

Cortinas sujas e empoeiradas podem ser lavadas a seco. O material não é passado a ferro. Não é colocado perto de fontes de calor. Se possível, ele está protegido contra umedecimento acidental. Isso pode deixar riscos e manchas na superfície. Se o tecido estiver molhado, um pano absorvente, toalha enrolada de algodão é aplicado na área e pressionado para absorver o máximo de água possível.

Esfregar a superfície não é recomendado. Se a base estiver solta, a estrutura pode ser danificada. O tecido deve ser protegido do contato com objetos pontiagudos e cortantes. A superfície pode ser tratada com uma esponja macia. Se um animal de estimação com garras afiadas mora em casa, você terá que economizar têxteis aparando as garras ou pregando unhas especiais nelas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa