Tipos de tecidos

Tudo sobre tecidos brilhantes

Tudo sobre tecidos brilhantes
Contente
  1. descrição geral
  2. Visualizações
  3. Paleta de cores
  4. Áreas de uso
  5. Nuances de cuidado

Roupas brilhantes, iridescentes com todos os tipos de cores, irão absolutamente atrair a visão de outras pessoas. Portanto, não há dúvida de que o dono desse vestido estará sempre no centro das atenções de todos.

descrição geral

Existem muitos tipos de materiais brilhantes, portanto, eles podem ser classificados em 5 subgrupos:

  • a superfície de tipo brilhante sai devido a uma trama especial de fios;
  • o brilho do tecido pode ser obtido devido à composição das matérias-primas (por exemplo, seda, poliéster ou urtiga);
  • um efeito cintilante é obtido devido ao entrelaçamento de fios metálicos brilhantes;
  • um revestimento especial dá brilho ao tecido: liso ou com estampas (aqui o poliéster faz o papel de base);
  • um efeito iridescente é criado usando strass ou lantejoulas.

O tecido brilhante tem características próprias. A principal vantagem dos tecidos com superfície brilhante é o visual cativante. Essas telas parecem realmente luxuosas. Outros aspectos positivos dependerão diretamente da composição:

  • tecidos naturais como a seda caracterizam-se por excelentes qualidades higiênicas, pois não irritam a pele;
  • modelos de lã com a inclusão de fios de lurex serão capazes de reter perfeitamente o calor, manterão sua forma perfeitamente, não esticarão com o uso constante;
  • jérsei com um brilho iridescente é caracterizada por maior elasticidade, essas roupas vão caber bem em uma figura esguia;
  • os materiais artificiais têm características de resistência, alongam-se bem, mas não se deformam e são capazes de manter sua aparência original por muito tempo.

Para roupas feitas de materiais iridescentes, a principal desvantagem é a dificuldade com os seus cuidados, pois exigem atitudes mais cautelosas.... Se forem telas artificiais, têm uma capacidade bastante baixa de absorver umidade.

Também às vezes é muito difícil, com a ajuda de tais tecidos, compor a imagem mais harmoniosa e não vulgar. Você deve se distinguir por um senso especial de gosto e estilo, para não exagerar acidentalmente com decorações ou escolher os tecidos adequados para acompanhá-los. Além disso, coisas leves e brilhantes podem adicionar volume extra, e é melhor para mulheres com uma figura luxuosa recusá-las.

Visualizações

A seda tem um belo brilho natural. No entanto, esse não é o único tipo de matéria-prima com a qual são produzidos os tecidos transfusionais. De acordo com a sua composição, são dos seguintes tipos.

  • Natural (algodão, linho ou seda). Eles são feitos com uma trama: cetim ou cetim.
  • Sintético (isto é poliéster, acetato ou lavsan). Essas fibras brilham lindamente, os tecidos a partir delas são obtidos usando qualquer trama.
  • Com inclusão de fios espumantes... Os melhores fios metálicos de lurex são freqüentemente encontrados em tais tecidos.

Cetim e cetim

A palavra "atlas" na tradução do árabe significa "suave". Esse tecido é usado para fazer vestidos de noite chiques e vestidos de noiva, blusas elegantes, lindas roupas de cama, elegantes toalhas de mesa e cortinas. A superfície acetinada do cetim é obtida graças ao especial tecido de cetim dos fios. Fibras misturadas são freqüentemente usadas na estrutura do tecido.

A superfície frontal da tela, neste caso, é sedosa, e o avesso é sintético ou algodão.

Outra trama comum, o cetim, pode dar aos materiais um brilho único. O cetim é um lindo tecido de algodão brilhante, considerado um dos mais caros tipos de materiais modernos. O mais forte e durável é o cetim mako. Para sua produção, são utilizados tipos especiais de algodão egípcio e indiano.

Organza e tafetá

Os produtos Organza adicionam um toque oriental a qualquer produto. Este tecido lindamente cintilante com lantejoulas visíveis é feito de poliéster. Para deixar o tecido ainda mais iridescente e brilhante, inclui viscose e fibras de seda natural.

Os fabricantes oferecem vários tipos de tecido semelhante:

  • ceifeiro - com o efeito de "dobrar" e "corredor", talvez com um pouco de pó;
  • batida - com o efeito de "estalo no vidro".

Outro tipo de organza - shangjan ("Camaleão"): aqui a superfície da tela obtém o efeito de overflows brilhantes e brilham apenas em um ângulo especial.

Tafetá - uma subespécie de poliéster, criada com fios de trama plana para dar mais brilho a este tecido. A área de uso do tafetá é muito ampla: vestidos elegantes luxuosos, xales e estolas espetaculares, fantasias de carnaval e ginástica são costuradas a partir dele. Cortinas e toalhas de mesa, guardanapos e elementos decorativos, travesseiros são produzidos a partir do tecido. E o estofamento espetacular em cadeiras luxuosas e grandes sofás não vai deixar ninguém na rua completamente indiferente.

Pulverizado

As telas lisas são às vezes revestidas com uma camada especial de pulverização catódica com efeito metálico.... Pequenas partículas durante o processo de produção devem se depositar suavemente na superfície do material. A base deste tecido será 100% poliéster. Existem telas com um tipo de spray monocromática, também é possível encontrar tecidos com motivos ou desenhos inusitados. O brilho do estouro também pode ser diferente: muito fraco, altamente saturado, macio.

Se você precisa diversificar seriamente o entediante interior de sua casa, você pode sempre voltar sua atenção para os têxteis revestidos, porque podem ser perfeitamente combinados com qualquer tipo de decoração moderna. Este pano não acumula poeira. Este efeito é obtido com a ajuda de impregnações especiais.

Com lurex

Lurex na tradução significa "sedução", "tentação". O tecido é utilizado para o lançamento de peças de lingerie elegantes, meias e collants brilhantes, conjuntos de noite espetaculares, saias e blusas estilosas.O material pode dar a qualquer produto um apelo especial. Lurex é um fio bastante fino com efeito metálico, obtido a partir do níquel, assim como cobre ou folha de alumínio... Você pode combinar fios de lurex com todos os tipos de fibras: lã, algodão, sintéticos, seda. A camisa parece muito impressionante, que inclui um tipo de linha metalizada.

Com lantejoulas

Produtos com lantejoulas brilhantes sempre parecem muito originais, mas você deve estar ciente que este tipo de material é muito caprichoso: tanto na produção quanto no uso.... O tecido de algodão é utilizado principalmente como forro, assim como o chiffon e a malha sintética. O forro deve ser o mais leve possível, para não sobrecarregar o produto.

Materiais como plasticlex e metal são usados ​​para criar lantejoulas. Eles são fixados de maneiras diferentes: podem ser costurados ou colados. Vestidos com lantejoulas coladas não ficarão muito caros, mas exigirão uma atitude cuidadosa consigo mesmos para não perder uma parte significativa dos brilhos. Ao criar roupas caras, lantejoulas serão presas com um fio denso, o que significa que tal ornamento não pode ser perdido.

Paleta de cores

Coisas brilhantes são um grande campo para opções de cores. As combinações mais populares são obtidas com tons como preto e cinza (prata), bege (branco). A gama de tons neutros ou restringidos ao máximo pode simplesmente ecoar perfeitamente com brilhos iridescentes e strass cativantes. Pensando nesse tipo de variação, você não correrá o risco de parecer muito vulgar.

Existem outras cores populares também.

  • Vermelho. Ele servirá como uma excelente base para a criação de roupas de noite muito extravagantes e cativantes.
  • Amarelo (ouro), verde, laranja ou coral. Juntas, essas cores ajudarão a criar um conjunto vibrante de verão que pode ser apropriado em quase qualquer situação.
  • Azul, azul claro, roxo. Esses tons calmos são ótimos para uma variedade de ocasiões e eventos. A rica cor índigo é perfeita para uma ocasião especial.

Áreas de uso

Hoje em dia, materiais brilhantes têm sido amplamente utilizados na produção de roupas, têxteis-lar, todos os tipos de fantasias para concertos e apresentações de ginástica. Além disso, tecidos iridescentes são usados ​​para criar:

  • brinquedos criativos;
  • diferentes tipos de linho, tule e cortinas;
  • vários acessórios populares.

Na maioria das vezes, os tecidos brilhantes são usados ​​para criar e decorar roupas.

Lantejoulas cintilantes em vestidos elegantes, estilo delicado de saias de cetim, blusas práticas de tafetá permitirão que qualquer senhora pareça luxuosa todos os dias.

Os vestidos feitos de tecidos iridescentes há muito deixaram de ser apenas vestidos de noite. Se você combiná-los com blazers de estilo clássico ou sobretudos modestos, esses vestidos podem ser usados ​​com segurança no uso diário. O melhor é escolher vestidos na cor prata ou pérola.

O tipo de tecido brilhante também é usado ativamente na decoração de instalações residenciais. Cortinas pesadas, dosséis luxuosos e cortinas muito claras são costuradas a partir delas. Eles também são escolhidos para estofamento.

Nuances de cuidado

Materiais brilhantes, quando usados, exigirão a atitude mais cuidadosa em relação a si mesmos. A maneira mais fácil será cuidar dos tecidos obtidos com uma trama como o cetim. Podem ser lavados à mão (seda) ou na máquina (depende diretamente da composição do material: é algodão ou sintético). Se houver fios brilhantes na tela, é melhor limpar a seco esse produto. Além disso, os tecidos com poeira cativante, strass ou lantejoulas brilhantes precisam de uma limpeza especial.

Os tecidos brilhantes são muito versáteis, pois são escolhidos não só para criar looks únicos, mas também para produzir diversos acessórios têxteis para a decoração do lar.

Motivos cintilantes irão adicionar mais charme a qualquer interior, e o uso correto de texturas iridescentes irá confirmar a presença de gosto estético.

sem comentários

Moda

a beleza

casa