Tipos de tecidos

Tudo sobre a largura do tecido

Tudo sobre a largura do tecido
Contente
  1. O que é isso?
  2. Qual é a largura?
  3. Como medir corretamente?

Costureiras e costureiras novatas às vezes têm que escolher de qual rolo tirar o corte. Equivoca-se igualmente quem olha apenas a etiqueta de preço e quem leva em conta a área total, calculando o custo por metro quadrado de tecido. Em cada caso, o cálculo será único, é a largura da tela que desempenha um papel importante nele.

O que é isso?

Os livros de costura referem-se a esse termo por unanimidade como a distância medida em uma linha reta entre as bordas do tecido perpendicular à linha longitudinal. Neste caso, o cálculo pode ser executado levando em consideração a aresta da aresta e sem ela. A largura permite que você entenda quais opções de corte você tem. Por exemplo, se há corte suficiente para trabalhos de grande volume com alto consumo de material, se há estoque suficiente para subsídios.

Focando no tamanho transversal, você pode entender o quão economicamente o tecido será consumido. Isso será facilitado pela impressão no tecido e pela consideração da direção do fio e pela preparação do corte. Mas é a largura que define a condição inicial para todos os cálculos. Portanto, pode ser considerado o segundo indicador mais importante depois de fazer as medições.

Tecido de alta qualidade terá largura uniforme no rolo, diferenças frequentes e significativas - um sinal claro de que podem surgir problemas durante o corte e uso. Por exemplo, as bordas serão costuradas ou as costuras ficarão oblíquas após a lavagem. Tudo isso é resultado da tensão desigual do fio no processo de formação do painel.

Qual é a largura?

Materiais de diferentes qualidades e finalidades podem diferir em largura. Essa medida depende da máquina na qual o tecido foi montado e acabado. No processo de acabamento e processamento do tecido, ocorre o encolhimento, logo as dimensões podem variar. Para a maioria dos materiais, o processamento "come" 10-15% da largura, a secagem (caimento, tecido no casaco) permite uma redução na largura em 30%.

No entanto, por uma questão de conveniência, também existem valores padrão: 61, 71, 100 e 133 cm. Os valores extremos são definidos como 40 cm e 220 cm:

  • rolos de linho - 40-50 cm;
  • materiais de cama e mobiliário - 160-220 cm;
  • opções de vestido - 90-100 cm;
  • terno - 142-152 cm;
  • pano para casacos - 130-150 cm.

Como medir corretamente?

Na produção, são utilizadas máquinas especiais que rejeitam e medem os desvios, ajudando a ver a largura irregular da teia. Essas máquinas usam medição sem contato com fotocélulas. Para fins de controle, a largura da teia é fixada em vários lugares. A norma prevê a verificação de tecidos enrolados em pelo menos 5 locais com mais de 50 m de comprimento, de modo que as medições sejam feitas aproximadamente à mesma distância um do outro. É impossível estimar a largura ao longo da borda do rolo, a largura é levada em consideração a pelo menos um passo de 1,5 m do corte. Se o rolo for menor que 50 m, é suficiente fazer 3 medições de controle.

Em pequenas oficinas e oficinas caseiras, uma régua reta especial feita de metal ou madeira é usada. Até mesmo um iniciante pode lidar com tal ferramenta. O material é desenrolado em uma camada sobre a mesa, nivelado, evitando dobras e tensões. Aqui, para economizar tecido, é necessária uma maior precisão, portanto, a cada 3 metros de comprimento, é feita uma medição transversal, aplicando-se uma régua na borda da borda em ângulo reto.

Isso deve ser feito com cuidado, procurando não movimentar o material ao deslocar a régua. A largura no processo de medição é especificada para 1 milímetro e, no cálculo, é arredondada para 1 cm. A largura da alma é calculada como a média aritmética dessas medidas.

Se a diferença de largura no rolo ultrapassar 1 cm, então o menor valor de +1 cm é considerado para o cálculo.Este valor é chamado de valor real. A largura real é de particular importância para o corte de tecidos caros, por exemplo, com lã ou terno. Então, a largura real é a medida que foi encontrada com mais frequência durante a medição.

Essas manipulações são necessárias não apenas por amor à precisão. É uma oportunidade para verificar o estado da tela, para identificar defeitos antes do início do corte. Sabendo a largura exata do tecido, será mais fácil calcular o consumo e pensar no corte de maneira econômica e correta, observando o sentido dos fios longitudinais e da trama. Com efeito, é num corte tão competente que reside um dos principais segredos das linhas retas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa