Tipos de tecidos

Flanela: o que é, propriedades e variedades

Flanela: o que é, propriedades e variedades
Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição
  3. Propriedades
  4. Variedades
  5. Comparação com outros materiais
  6. Como isso é usado?
  7. Como cuidar bem dele?

Entre a impressionante quantidade de tecidos existentes no mercado, a flanela, que já é utilizada com sucesso há vários séculos, ocupa um lugar de destaque. Isso se deve não apenas às propriedades positivas desse material, mas também às muitas variedades oferecidas pelos fabricantes. Esta combinação atrai naturalmente a atenção de potenciais compradores, que regularmente encontram a sua confirmação prática.

O que é isso?

O material em questão é um tecido de lã, meia lã ou algodão, que se caracteriza pela presença de um raro pêlo de lã. O último pode ser unilateral ou bilateral, mas seu primeiro tipo é muito mais comum. As primeiras menções à flanela datam do século 17 - época em que ela se espalhou pelo País de Gales. Antigamente, esse tecido era feito de fio de lã e, posteriormente, fios de algodão grosso e outros componentes foram usados ​​em sua fabricação.

Quanto ao nome do material descrito, os pesquisadores interpretam sua origem de diferentes maneiras. Alguns apontam para a palavra francesa antiga "flaine" que significa "cobertor", enquanto outros preferem a explicação de que o termo "flanela" é emprestado do idioma galês e é traduzido como "tecido de lã". É fácil perceber que ambas as opções têm o direito de existir, cada uma delas associada a suavidade, aconchego e conforto.

Independentemente das especificidades de sua composição, a flanela é caracterizada pelas seguintes características principais:

  • o uso de uma variedade de sarja ou tecido simples;
  • densidade significativa, que não prevê a presença de folga entre os fios;
  • cerdas fofas de toque agradável.

No início, os produtos feitos com o tecido em questão não eram baratos e, portanto, estavam disponíveis apenas para pessoas ricas. O desenvolvimento da produção de máquinas reduziu significativamente seu custo, graças ao qual a maioria dos interessados ​​pôde costurar roupas de flanela. Na Rússia, porém, esse material ganhou popularidade no século 18 sob Pedro I, que decidiu usá-lo para equipar soldados de seu exército.

Composição

Dependendo das especificidades dos componentes usados, existem 3 tipos principais de tecido descritos - lã, semi-lã e algodão. A primeira apareceu antes das demais e dominou o mercado até o final do século XIX, sendo a lã de ovelha doméstica utilizada como matéria-prima para sua produção. No século XX, a flanela passou a ser obtida a partir de outra matéria-prima popular - o algodão, acrescentando-se componentes sintéticos se necessário.

Atualmente, o tipo de algodão do tecido descrito é o mais comum. Opções combinadas também estão em demanda, prevendo a presença de aditivos de origem artificial. Um exemplo é a fibra de viscose, que é um produto do processamento natural da celulose. A presença desse componente confere aos produtos um brilho eficaz, e seu teor pode chegar a 20% (o valor específico é determinado pelo fabricante).

Além disso, a flanela é feita de semi-lã. O primeiro componente deste material está claro pelo nome, e o segundo na maioria das vezes é o já mencionado algodão. Muitos trabalhadores têxteis preferem outros aditivos - por exemplo, uma combinação de seda e viscose, para um tecido durável com uma ótima aparência.

Propriedades

O material em questão possui uma série de qualidades notáveis.

  • Superfície agradável ao toque. A flanela é um dos tecidos mais delicados devido ao seu pelo macio e fofo. Esta vantagem é especialmente verdadeira para crianças pequenas, que menos gostam de materiais "cortantes".
  • A capacidade de reter calor. Os produtos de flanela permitem que você se mantenha aquecido com custos mínimos de tempo, protegendo de forma confiável seus proprietários da hipotermia. Dada a qualidade do material descrito, os especialistas classificam-no como uma categoria de inverno, o que é confirmado pela tradicional classificação dos tecidos.
  • Força elevada. Essa propriedade é explicada pela composição da flanela e pela densidade da trama de seus fios (de 170 a 260 g / m²), que conferem resistência a fortes esforços mecânicos.
  • Boa respirabilidade. Este tecido pertence aos materiais "respiráveis" que fornecem uma composição ideal de gás e umidade do espaço da roupa íntima. Por esse motivo, os produtos de flanela são adequados para trocar bebês cuja pele é mais sensível.
  • Resistente ao desgaste. A experiência mostra que o tecido em questão não tem medo de dobras, fricções e alongamentos frequentes e, portanto, pode ser usado por muitos anos.
  • Despretensão. Cuidar dos produtos de flanela é bastante simples, o que é importante principalmente pela variação do algodão. A presença de lã no tecido requer mais cuidado, mas também não é particularmente difícil.
  • Saúde e Segurança. O material descrito não provoca o desenvolvimento de reações alérgicas e outras irritações cutâneas.

    Quanto às deficiências da flanela, sua lista é a seguinte:

    • abrasão da pilha, que se manifesta com o tempo (não afeta a resistência do material);
    • alta higroscopicidade, devido à qual o tecido seca por mais tempo do que a maioria dos consumidores gostaria;
    • a tendência de enrugar certos tipos de flanela (embora sejam facilmente alisados).

    Além disso, o material apresentado encolhe após a lavagem em água quente (desde que seja natural).

    Variedades

    Existem vários tipos de flanela, que diferem entre si no método de coloração utilizado.

    • Severo. Um tipo de tela sem pintura, mais frequentemente usado para necessidades técnicas.
    • Tingido. Um tecido feito de fios pré-tingidos.
    • Impresso. Material caracterizado pela presença de um padrão em uma das faces.
    • Branqueado. O tipo mais popular de flanela, usado sem corantes e para posterior impressão.

    Atenção especial deve ser dada às variações de lã e semilã do tecido em questão, que podem ser penteados e penteados. A produção da primeira envolve o pentear das fibras curtas, enquanto a segunda passa por um processamento adicional, o que lhes confere maciez especial.

      É necessário citar ainda dois outros tipos populares do material descrito - a camisa, de padrão xadrez ou listrado, e a negligente, que permite diversas opções de design externo. A flanela de terra branca também é muito procurada, cuja característica é a presença de uma pequena impressão - brinquedos infantis, personagens de contos de fadas, flores, inscrições em miniatura sobre um fundo branco principal.

      Comparação com outros materiais

      Apesar de às vezes a flanela ser equiparada a uma bicicleta, há uma diferença muito significativa entre esses tecidos. O primeiro material é mais fino e macio, e o segundo apresenta uma pilosidade e densidade superficial do tecido muito maiores. O valor deste último para a flanela é de cerca de 215 g / m², enquanto para a bicicleta ultrapassa 350 g / m². Além disso, o segundo tecido em questão apresenta sempre pelo dos dois lados, o que é um dos seus traços característicos.

      Outro material pertencente à categoria de isolados é o boomazey. Em termos de propriedades, esse tecido de algodão se aproxima muito da flanela, mas se diferencia pela espessura e densidade um pouco maiores. Além disso, uma característica do bumazeye é a lã de um dos lados - via de regra, o lado sujo.

      O velo também merece atenção, cuja principal diferença da flanela está na sua origem: é feito de fibras de poliéster, portanto pertence à categoria dos sintéticos. Outra característica é a ejeção de umidade para fora, e não sua absorção, o que o torna especialmente popular entre atletas, turistas, pescadores e caçadores.

      O quarto material, que tem características muito semelhantes à flanela, é a flanela, também chamada de winsiette - a mesma fofa, mas um pouco mais leve e macia. Por origem, pode ser meia lã ou algodão, e os produtos que mais frequentemente são feitos a partir dele são conjuntos de cama. Combinam organicamente a suavidade e a capacidade de se manter aquecidos, sendo por isso ideais para noites frias, garantindo o máximo conforto aos seus utilizadores.

      Como isso é usado?

      Uma daquelas tarefas para a qual a flanela é usada com mais frequência é a fabricação de roupas íntimas infantis. Na maioria das vezes, utiliza-se para isso uma versão impressa desse material, o que permite anular o efeito das tinturas na pele da criança.

      Se destacarmos os produtos infantis em que o uso de flanela é mais relevante, então serão as fraldas. Graças às propriedades do tecido em questão, tornam-se muito quentes e macios, o que é de suma importância para qualquer bebé.

      Além disso, dependendo do tipo de flanela, muitos outros produtos populares são costurados a partir dela:

      • alvejado - em primeiro lugar, roupa de cama;
      • tingido - casacos, ternos e outras roupas simples;
      • camisa - produtos de isolamento que são procurados pelos amantes do estilo informal (as camisas xadrez são as mais populares);
      • negligente - em regra, robes e vestidos de senhora;
      • áspero cru - itens para limpar, bem como produtos usados ​​para colar martelos de piano e outras partes de percussão de instrumentos musicais.

      Quanto à composição da flanela utilizada, saias, vestidos, calças, cachecóis e capas são, na maioria das vezes, feitos de lã e semiolã, e a roupa de cama e as roupas para casa são feitas de algodão.

      Como cuidar bem dele?

      Para que os produtos de flanela façam as delícias dos seus proprietários o máximo possível, estes devem prestar a devida atenção aos seus cuidados. Para a variedade de algodão deste tecido, ele fornece as seguintes recomendações.

      • É aconselhável fazer a primeira lavagem em água fria e a seguinte à temperatura de 60-90 ° C.
      • Para tornar os produtos o mais macios possível, enxágue-os com a adição de glicerina (a concentração ideal é 1 colher de sopa. L. Por 10 l de água).
      • É razoável recusar o uso de cloro e outros ingredientes de branqueamento agressivos para evitar o enfraquecimento das fibras do tecido.
      • Esfregar as manchas pode fazer com que os fiapos rolarem prematuramente. A melhor solução em tais situações é a utilização de agentes delicados que removem a sujeira sem forte estresse mecânico.
      • É aconselhável secar os produtos à sombra, evitando a luz solar direta. Além disso, vale a pena recusar o uso de toalheiros aquecidos e radiadores de aquecimento.
      • Ao passar o tecido, comece pelo avesso, colocando a base do ferro em uma temperatura moderada.

      Se o material do produto for flanela de lã, as seguintes condições devem ser observadas:

      • lavagem com amaciantes em temperaturas de até 40 ° C;
      • rejeição de atrito e torção;
      • enxágue com a adição de 1 colher de sopa. eu. vinagre;
      • secar de forma bem endireitada;
      • passar a ferro com vapor ou esponja embebida em água.

      Além disso, o proprietário deve se familiarizar com as informações sobre cuidados com o produto fornecidas na descrição do fabricante.

          Em conclusão, resta afirmar que a popularidade consistentemente elevada da flanela é justificada pela massa de vantagens deste material, muitas vezes excedendo o número de suas desvantagens. Este tipo de tecido terá sempre uma procura, o que se explica pela sua relevância para a maioria dos potenciais consumidores.

          Para uma análise em vídeo do tecido, veja o vídeo abaixo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa