Tipos de tecidos

O que é crimplen e onde é usado?

O que é crimplen e onde é usado?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Características de produção
  4. Visão geral dos fabricantes
  5. Formulários
  6. Dicas de cuidados

Crimplen é um tecido muito popular na União Soviética. Agora ela está experimentando um segundo vento. O material prático e atraente é usado para criar não apenas roupas de estilo retro, mas também saias e casacos de aspecto bastante moderno.

O que é isso?

Crimplen é um tipo de tecido feito de fios sintéticos. O material é fácil de limpar e não enruga por muito tempo. Crimplen também pode ser chamado de fibras e tecidos sintéticos de poliéster, nos quais são baseados. O tecido recebeu um nome incomum devido à área do Rio Crimple e do Vale do Crimple - local do laboratório em que o crimplen foi desenvolvido.

O material possui várias características positivas e negativas. Distingue-se pela durabilidade e resistência devido à utilização do método de falsa torção, pelo que pode servir durante muitos anos sem perder o seu aspecto original. A tela não difere em rugosidade, mas ao mesmo tempo mantém bem a sua forma e não estica.

Uma grande vantagem é que as coisas do crimplen não enrugam: mesmo depois de uma longa permanência dobrada no armário, dá para passar sem o ferro. O tecido tem boa condutividade térmica e, portanto, não permite a passagem de ar frio e retém o calor do corpo humano.

Apesar do fato de que cuidar do crimplen tem suas próprias especificidades, não pode ser chamado de particularmente difícil. Mesmo no caso de poluição significativa, será possível sobreviver com recursos orçamentários.

O tecido não desbota ao sol, não encolhe após a lavagem, não fica irregular ou deformado. Uma vantagem significativa é sua antibacterialidade, uma vez que as bactérias simplesmente não permanecem na superfície.

No entanto, o material ainda tem uma série de desvantagens significativas. O tecido não absorve bem a umidade, mas ao mesmo tempo seca por muito tempo. As telas são tão eletrificadas que requerem agentes antiestáticos e atraem a sujeira. O material pode ser difícil de trabalhar, pois se esfarela nas bordas durante o corte. Além disso, é quase impossível armar roupas amarrotadas com belas dobras, o que limita significativamente a escolha de estilos. Também deve ser levado em consideração que o tecido, sendo sintético, é muito pouco permeável ao ar, sendo extremamente desconfortável permanecer nele em climas quentes. O uso em pessoas com pele sensível pode provocar coceira, irritação e outras reações alérgicas. Deve-se mencionar também que o acerto de qualquer faísca provoca o aparecimento de um buraco perceptível que estraga a coisa.

Krimplen é feito em cores lisas ou decorado com um padrão impresso. O verso da tela é caracterizado pela suavidade, e a frente tem uma aspereza, muitas vezes com um padrão texturizado. A espessura e a estrutura da amostra podem variar. Para tecidos sintéticos, um método de impressão por sublimação é usado, devido ao qual os pigmentos penetram profundamente na estrutura do tecido. A imagem finalizada permanece inalterada por um longo tempo, sem desintegrar ou esmaecer.

História

Acredita-se que o tecido crimplen apareceu em um dos laboratórios têxteis britânicos em 1946: foi então que foi emitida uma patente oficial para a tecnologia de sua fabricação. Seu análogo denominado lavsan foi criado na URSS um pouco mais tarde, em 1949. Inicialmente, as telas eram utilizadas apenas para fins do ministério da defesa, mas rapidamente passaram a ser utilizadas em outras áreas. As roupas Crimplen começaram a ser criadas na Europa na década de 50 do século passado. A princípio, ela não conseguiu chamar a atenção do público, mas a demonstração em um dos desfiles de um minivestido feito com esse tecido mudou radicalmente a situação.

Na URSS, o crimplen apareceu no final dos anos 60, e o auge de sua popularidade veio na década de 70 do século passado. O material tem sido usado em tudo, desde roupas íntimas a casacos. A demanda por roupas sintéticas semelhantes foi observada em todo o mundo. O Crimplen permaneceu no topo por algumas décadas, e então outros designs sintéticos com características mais atraentes tomaram seu lugar. Tecidos naturais e mistos também foram adicionados à lista de concorrentes.

Acredita-se que a perda de popularidade do tecido sintético pode ser influenciada por sua resistência ao desgaste. Coisas que nunca estragavam não eram apenas um problema para a indústria, mas também uma frustração para as mulheres que buscavam constantes mudanças de guarda-roupa.

Características de produção

No coração do tecido crimplen estão os polímeros, mais precisamente, as fibras lineares de poliéster lavsan e poliéster, o que determina as peculiaridades de sua produção. Além disso, elastano, poliamida, viscose e outros componentes de origem artificial podem ser adicionados à composição. Viscose tem como objetivo melhorar a permeabilidade ao ar, elastano para aumentar a elasticidade e poliamida para tornar os tecidos mais lisos.

A matéria-prima sintética, aquecida à temperatura de transição vítrea, é puxada através das matrizes, o que permite sua modelagem. Além disso, um método de torção falsa é usado para transformar fibras sintéticas em fios. Os fios resultantes não apenas ganham força significativa, mas também se tornam volumosos, permanecendo finos. Na etapa seguinte, as peças são tratadas termicamente. Como resultado, eles se tornam macios e até mesmo externamente começam a se parecer com viscose ou lã. Na fase final, tecidos de diferentes espessuras e estruturas são tecidos a partir de fibras individuais.

Visão geral dos fabricantes

Como a popularidade do crimplen hoje não é comparável à observada no século passado, o material não é encontrado em todas as lojas. Amostras vintage da URSS são encontradas apenas em mercados de pulgas online e em butiques especializadas. Ao adquirir material nesses locais, você pode ter certeza da qualidade e autenticidade das pinturas. O custo de um medidor em funcionamento de um crimplen antigo chega a 1.000 rublos.

Países como Índia e China, Turquia e Síria, Ucrânia e até Alemanha e Itália estão envolvidos na produção moderna de tecidos sintéticos. O preço de tal crimplen leva em consideração a relevância das cores e o custo de produção.

Por exemplo, a versão mais barata pode custar 250 rublos por metro de corrida, e uma de qualidade superior pode custar 500-600 rublos.

Formulários

Hoje, o material é usado ativamente para criar casacos. As amostras mais densas e com uma textura interessante são transformadas em jaquetas, gabardinas e casacos semi-temporada masculinos e femininos. O corte livre de tais produtos crimplen permite que você use roupas íntimas quentes por baixo deles. Também lindos ternos, jaquetas, calças e saias são feitas de crimplen. O baixo vinco evita a deformação das jaquetas, e uma ampla gama de cores permite que você escolha uma opção para cada gosto. O tecido é utilizado como enchimento para jaquetas quentes, bem como uma alternativa às malhas para a produção de jumpers e cardigans.

No entanto, na maioria das vezes os vestidos são criados a partir de telas: tanto no estilo moderno quanto homenageando o estilo retro.

Os designers que escolhem o crimplen como base geralmente preferem modelos lacônicos com um mínimo de detalhes. Para a temporada de verão, é recomendável comprar apenas aqueles crimpadores que contenham fibras de viscose que reduzem a condutividade térmica. De referir ainda que o material tem vindo a ser cada vez mais utilizado na decoração de interiores. As telas tornam-se a base para cortinas, coberturas de móveis, colchas de retalhos, painéis decorativos e outros têxteis.

As roupas íntimas e de banho Crimplen, tão populares na era da URSS, não estão mais sendo criadas, à medida que alternativas menos rígidas e mais higroscópicas foram surgindo.

Dicas de cuidados

O poliéster texturizado, base do crimplen, é eletrificado e atrai poeira, por isso requer cuidados especiais. Então, a lavagem é muitas vezes necessária, mas só é possível a uma temperatura não superior a 30 graus. Os produtos podem ser processados ​​manualmente ou em dispositivos automáticos nos programas "sintéticos" ou "lavagem à mão". É importante levar em consideração que o pó sai mal dos panos e, portanto, as roupas precisarão de um enxágue adicional com bastante água. Krimplen não deve ser processado junto com outros tecidos. Sua imersão preliminar não deve exceder 30 minutos, e a lavagem direta não deve exceder 0,5-1 horas.

O tecido reage bem a qualquer detergente, exceto alvejantes e pós contendo ingredientes agressivos. É melhor usar um gel, pois é mais fácil de remover as fibras sintéticas e não deixa marcas. Girar as telas é considerado categoricamente inaceitável. A secagem do crimplen é realizada longe de dispositivos de aquecimento e luz solar direta. A secagem ao ar livre à sombra de árvores é considerada ideal.

As roupas ficarão bem mesmo sem passar, mas se você realmente quiser, pode passá-las do lado errado escolhendo o modo "sintético".

A temperatura neste caso não deve ultrapassar 180 graus e é melhor usar gaze úmida. Não é proibido espremer coisas a vapor.

O material acumula poeira rapidamente e, portanto, deve ser armazenado em uma bolsa protetora de polietileno. Antes, as coisas precisam ser dobradas com cuidado ou penduradas em um cabide.Também vale a pena mencionar que manchas de roupas amarrotadas podem ser removidas com sabão em pó comum. Nesse caso, a área contaminada é umedecida com água, depois esfregada com sabão e enxaguada. As manchas teimosas são removidas com bastante sucesso na lavagem a seco.

sem comentários

Moda

a beleza

casa