Tipos de tecidos

Veludo cotelê: características, composição e propriedades

Veludo cotelê: características, composição e propriedades
Contente
  1. Descrição e composição do material
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades e suas propriedades
  4. Uso
  5. Cuidado
  6. Lavando e secando

Muitas pessoas se lembram de como as calças de veludo cotelê eram na moda algumas décadas atrás. Calças de micro-veludo cotelê eram consideradas especialmente populares. Todas as fashionistas sonham em usar essas coisas. Agora o veludo cotelê perdeu ligeiramente sua popularidade. Foi substituído por novos materiais. Mas o tecido ainda tem muitos leques. Além disso, não é usado apenas para costurar roupas de boa qualidade.

É um excelente material para estofar sofás, poltronas e outros móveis. O veludo cotelê é usado para estofamento de assentos de automóveis, lindas cortinas são costuradas a partir dele.

Descrição e composição do material

O veludo cotelê é um tecido denso e de textura aveludada. Inicialmente, o veludo cotelê era feito apenas de tecido de algodão, mas agora essa composição já é rara, pois contém aditivos sintéticos na forma de viscose ou poliamida. Ele pode conter apenas fibras sintéticas.

Esse tecido é difícil de confundir com qualquer outro, parece rico e nobre. O material possui listras longitudinais revestidas de pelo e um brilho agradável que aparece entre as fileiras quando a luz brilha. O tecido parece veludo, mas possui nervuras no revestimento, graças às quais o tecido fica atraente e é mais resistente à abrasão. Por dentro, parece uma tela. Para tingir, normalmente são usados ​​tons suaves, com menos frequência você pode encontrar cores mais brilhantes no tecido.

As primeiras menções ao veludo cotelê surgiram na Idade Média. Segundo algumas fontes, o país de origem é a França. Mas os ingleses discordam disso e acreditam que foi na Inglaterra que os primeiros tecidos começaram a ser produzidos.Lá eles ainda chamam esse tecido de "Manchester", considerando que o veludo cotelê foi o primeiro a ser produzido em Manchester. Pode-se discutir muito sobre a origem do tecido, é importante que ainda seja muito popular.

O tecido foi produzido com uma tecnologia que durante muito tempo foi mantida em estrito sigilo e que foi transmitida das gerações mais velhas às mais novas. O veludo cotelê era usado para costurar capas para nobres e membros da realeza, e o tecido era usado para costurar cocares chiques para cavalheiros. A partir daí, o material passou a ser produzido em maior quantidade, mas os primeiros lotes eram fornecidos apenas para palácios, e com eles eram feitas cortinas. Para a nobreza e reis, vestidos cor de vinho foram costurados. Pessoas comuns eram proibidas de usar roupas feitas desse material caro.

Na Rússia, o material surgiu no final do século XIX. Mais frequentemente, cortinas eram costuradas a partir dele, e tecidos também eram usados ​​como elementos decorativos. Mas, em meados do século 20, o tecido se tornou muito popular, designers de moda e designers deram atenção especial a ele e começaram a tomá-lo com mais frequência para produtos de costura.

O veludo cotelê é frequentemente usado para esticar móveis antigos e na fabricação de novos produtos. Os têxteis usados ​​para móveis podem ser feitos de tecidos naturais ou artificiais feitos por um método químico, bem como de materiais sintéticos. Todos esses materiais têm suas próprias vantagens e desvantagens. Os tecidos compostos são feitos pela combinação de diferentes tipos de fibras.

Os têxteis para móveis devem atender a certos critérios:

  • deve ser de boa qualidade de fibra;
  • cores persistentes;
  • boa respirabilidade;
  • alta segurança contra incêndio;
  • força elevada.

E também os produtos devem ser fáceis de limpar e pouco exigentes para cuidar. O veludo cotelê também tem todas essas qualidades.

Vantagens e desvantagens

O veludo cotelê é escolhido para a fabricação de roupas e outros têxteis, pois o material apresenta uma série de vantagens.

  • Resistência à abrasão. Os produtos feitos com este material são desgastados por muito tempo e não se desgastam.
  • A tela é bastante durável não deforma nem estica.
  • Material agradável ao corpo. Possui uma superfície macia na frente e no verso.
  • Possui alta condutividade térmica e densidade. Coisas boas o manterão aquecido em um dia frio.
  • O material quase não está enrugado. Não há necessidade de passar as roupas após a lavagem.

Ao mesmo tempo, o veludo cotelê combina perfeitamente com outros materiais, graças ao qual você pode criar várias combinações de roupas.

Existem algumas desvantagens neste material. Em primeiro lugar, é que:

  • poeira e pequenos detritos são atraídos pelo veludo cotelê;
  • se o material contiver algodão, após a lavagem o produto pode encolher.

Mesmo com suas desvantagens, o veludo cotelê é popular. O material é prático, tem preço acessível, mas parece rico e sofisticado. Ele é escolhido não apenas por costurar lindas roupas. A indústria moveleira também faz sucesso com esse tecido. De um material tão denso, cortinas pesadas chiques, almofadas de sofá são costuradas, usadas como forro de móveis estofados.

Variedades e suas propriedades

Os tecidos de veludo variam em comprimento e aparência.

Cordão

Uma das subespécies de veludo cotelê é chamada de cordão. O cordão é um tecido denso de algodão ou sintético com nervuras felpudas na parte da frente. Neste caso, a largura da nervura da corda é um pouco maior e atinge cerca de 5 mm. A pilha desse tecido é bastante alta. Muitas pessoas pensam que cicatrizes tão largas parecem um pouco antiquadas, por isso preferem materiais com cicatrizes de até 3 mm.

Produtos feitos de cordão são mais adequados para uso na estação fria. As coisas feitas a partir dele são sólidas, densas e duráveis. O cordão vai bem com outros materiais e também com tecidos semelhantes. Portanto, você pode escolher uma jaqueta para calças com cordão, mas é importante que elas não tenham a mesma cor, caso contrário a roupa ficará parecida com um macacão.Uma excelente opção para esse tipo de roupa seria uma combinação de calças mais escuras com um casaco claro. É melhor combinar coisas feitas de cordão com sapatos de camurça de tom semelhante.

O Corduroy Appreciation Club, uma organização de amantes do tecido de veludo cotelê, ainda existe em Nova York. Os membros desta sociedade aderem a regras especiais. Ao mesmo tempo, cada um dos amantes do veludo cotelê deve ter em seu guarda-roupa pelo menos duas coisas, costuradas com cordão. Todos os anos, no dia 11 de novembro, eles celebram o Dia do Veludo, transmitindo para o mundo todo o seu amor por este material. A data 11,11 não foi escolhida por acaso, pois os números parecem cicatrizes neste tecido. Bolsas, agasalhos são costurados de cordão, o material é escolhido para estofamento de móveis.

Bainha

Este tipo de veludo cotelê tem um toque semelhante ao veludo. É muito macio, com vilosidades curtas e uma cicatriz de tamanho médio de 1-3 mm de largura. A cicatriz é considerada o tecido mais funcional, é usada para costurar roupas infantis e roupas para adultos. Esse material pode ser usado para costurar peças lindas e delicadas. O tecido é produzido com estampa ou com superfície tingida de forma simples.

Moldado

Nesse tipo de veludo cotelê, o pelo é cortado de forma que padrões originais semelhantes ao jacquard sejam obtidos na parte frontal da tela. É usado para costurar roupas e têxteis-lar. Pesadas cortinas e cortinas são costuradas de veludo cotelê moldado. É um tecido ideal para costurar almofadas decorativas, colchas.

Micro-veludo cotelê pode ser distinguido em uma categoria separada. O material possui uma pequena nervura de até 1,5 mm. O tecido fica muito bonito, enquanto os produtos têm alta resistência e não estão sujeitos a desgaste rápido. As bolsas femininas são costuradas de micro-veludo cotelê, tecido é usado para costurar roupas de crianças e adultos.

Para decoração de interiores decorativos, escolha um material com uma pilha que seja mais rígida na estrutura.

Muitas novas variedades de veludo cotelê estão sendo produzidas atualmente.

  1. Isso e veludo, também chamada de "pele de macaco". É um material com pelo grosso, agradável ao toque. É utilizado na fabricação de roupas esportivas para adultos.
  2. E também novos materiais incluem trecho de veludo cotelê. Contém fibras sintéticas, graças às quais se estende. Os produtos feitos com esse material são especialmente populares, pois são usados ​​para costurar roupas para bebês e adultos. Devido à elasticidade, os produtos se encaixam bem na figura, enfatizando a dignidade.
  3. Cotelê diagonal. Este tecido tem uma cicatriz diagonal. Graças a isso, os produtos feitos com ela parecem mais impressionantes e expressivos.
  4. Para estofamento de móveis, eles são usados ​​com mais frequência suite de veludo cotelê. O tecido contém poliéster, graças ao qual o material é mais durável, com maior resistência ao desgaste. A lona tem propriedades repelentes de umidade, o material é menos sujeito a contaminação.

E você também pode encontrar esta tela em forma de listras, árvores de Natal, células ou treliças.

Uso

O veludo cotelê pode ser considerado um material versátil. É usado em vários campos.

  • Para costurar roupas. O veludo cotelê é usado para costurar roupas para crianças e adultos. O material é utilizado na confecção de agasalhos, além de ternos, calças, saias e jaquetas.
  • Para costura cortinas e cortinas.
  • Usar veludo cotelê para estofamento de coberturas, móveis.

Além disso, o material é utilizado na confecção de bolsas e sapatos, além de brinquedos infantis e objetos de decoração.

Cuidado

O veludo cotelê é um material muito confortável, dificilmente se enruga ou se deforma. Mas, com o cuidado impróprio de produtos feitos desse material, eles podem perder sua forma, tornar-se menos atraentes na aparência e mudar de cor. Esse material requer um manuseio delicado. Se você não seguir as regras de cuidado com o tecido de veludo cotelê, o material pode encolher ou deformar.

Após a compra do produto, preste atenção na etiqueta que indica os cuidados com os produtos de veludo cotelê. Nele você encontra informações sobre como e a que temperatura lavar e passar os produtos, de que forma secar a roupa.

Lavando e secando

Os itens de veludo cotelê podem ser lavados a seco ou autolavados. Para que o material não perca suas qualidades, deve-se lavar os produtos à mão.

Para lavar roupas de veludo cotelê, leve água morna com detergente diluído. Além disso, você pode lavar as peças em água com a adição de sabão em pó ralado.

As peças de veludo cotelê são colocadas em um recipiente com detergente e um pouco amassadas. Não esfregue com força, não aperte, torça e aperte. Se houver manchas nas coisas, elas são removidas com uma escova ou esponja. Para remover manchas, um pincel é carregado sobre o tecido ao longo das tiras. É dada especial atenção ao processamento de punhos, colarinho, bem como bolsos e locais nos cotovelos e joelhos.

No caso de os produtos estarem muito sujos, é preferível mergulhá-los em água com sabão. As coisas são mantidas nesta solução por cerca de 20 minutos e depois lavadas com sabão ou outro detergente.

Os produtos após a lavagem são bem enxaguados. Neste caso, devem ser virados do avesso e enxaguados em água fria. Faça isso várias vezes para se livrar das manchas após o pó. Ao enxaguar os produtos, recomenda-se adicionar vinagre à água na proporção de 1 colher de sopa. eu. vinagre de mesa por litro de água.

Não é recomendável lavar os produtos de veludo cotelê na máquina de lavar, pois a estrutura do tecido pode ser danificada durante a lavagem. Nesse caso, os produtos podem deformar.

Se o rótulo indicar que o produto pode ser lavado na máquina de lavar, então a lavagem é delicada. Na máquina, as coisas podem ser lavadas a uma temperatura baixa (não mais de 40 graus) sem girar. Durante a lavagem, recomenda-se adicionar um pouco de vinagre, para isso despeje de 4 a 5 colheres de sopa na cubeta do condicionador. eu. ácido. Você também pode usar condicionador em vez de vinagre.

Para evitar que as peças de veludo se deformem após a lavagem, elas são secas horizontalmente ou penduradas em um cabide. Vamos examinar mais de perto o processo de secagem.

Para secar os produtos, eles são primeiro colocados sobre uma toalha ou lençol e embrulhados em um rolo.

Não embrulhe o rolo com muita força, caso contrário, as coisas podem ficar vincadas ou amassadas.

Em seguida, as coisas de veludo cotelê são colocadas horizontalmente sobre uma mesa ou outra superfície, e você também pode pendurá-las em um cabide para secar. Enquanto os produtos estão secando, recomenda-se alisá-los, dando a forma desejada.

Os produtos feitos com este material não são secos em um radiador ou próximo a outros dispositivos de aquecimento. E você também deve proteger o material da exposição à luz solar ao secar.

Passar roupa

Recomenda-se passar a ferro os produtos de veludo cotelê lavados. Para fazer isso corretamente, você precisa pendurar o produto em um cabide e alisá-lo bem. Em seguida, usando o ferro e optando pelo tratamento a vapor, percorra toda a superfície, tomando cuidado para não tocá-la.

Passe o material pelo lado avesso. Isso é feito a uma temperatura não superior a 100 graus ou de acordo com as recomendações no rótulo do produto. Ao passar, cubra-os com gaze ou pano de algodão. Em seguida, as coisas são viradas do avesso para processar a pilha da frente com um pincel. Isso dará ao produto sua aparência original.

Você pode substituir o ferro por um gerador de vapor. Com sua ajuda, você pode até mesmo se livrar de fortes vincos no tecido sem danificar a tela. Durante o processamento, os produtos são pendurados em cabides e realizados com gerador com água aquecida à temperatura desejada. As coisas são cozidas no vapor, começando com peças maiores, e então os colarinhos, mangas, cintos e outras partes pequenas são cozidas no vapor.

Cuide dos produtos de veludo cotelê:

  • usando lavagem a seco;
  • lavando as coisas à mão e depois cozinhando no vapor.

Com o cuidado adequado e regular dos produtos de veludo cotelê, eles manterão sua forma por muito tempo e não mudarão de cor.

Como recuperar?

Antes de lavar o produto, deve-se limpá-lo. Em muitos casos, você pode se livrar da sujeira simplesmente limpando-a, sem lavar o produto.

Durante a lavagem, é possível deformar o produto, as coisas podem encolher, por isso métodos de limpeza a seco serão preferíveis.

  • Em primeiro lugar, você deve limpar o produto de partículas de poeira, fiapos, fios e outros detritos. Remova com um rolo ou pincel especial, passando sobre a superfície.
  • Para restaurar a aparência do produto, recomenda-se mergulhá-lo em uma solução de amônia. Para fazer uma solução, você precisa pingar algumas gotas de amônia em 5 litros de água. Coisas feitas de veludo são colocadas na solução preparada por 10-15 minutos e depois lavadas à mão.
  • O salmão também é usado para remover manchas em calças, vestidos e tecidos domésticos muito sujos. Para se livrar das manchas, não é recomendado o uso de alvejantes e pós agressivos, detergentes.

Se o tecido de veludo cotelê apresentar manchas que sejam difíceis ou impossíveis de remover, pode-se pintar com tinta ou usar uma tinta especial para tecidos, que é selecionada de acordo com o tipo de tecido.

Ao escolher um corante, é importante saber a composição do material. Portanto, vale a pena estudar o rótulo com antecedência e escolher um corante destinado a esse material. Então, para material de algodão, eles levam tinta para algodão e assim por diante.

Ao tingir um produto, lembre-se que é possível renovar a cor do tecido e revestir novamente.

É difícil restaurar a cor original dos produtos, especialmente se eles não forem cuidados a tempo. Portanto, a lavagem dos produtos deve ser realizada de acordo com os parâmetros indicados na etiqueta. Para tecidos escuros, você pode adquirir detergentes e condicionadores especiais que ajudam a restaurar a cor e manter a tonalidade resultante por muito tempo.

Para tirar manchas, é melhor escolher um pó ou gel de enzima, porque eles vão conseguir lidar com a sujeira mesmo em baixas temperaturas e também vão voltar a forma para as coisas de veludo cotelê.

Você pode retornar o produto à sua cor anterior por meio de coloração. Mas, com o tingimento químico, o afinamento da fibra é possível e, como resultado, a aceleração do desgaste do material.

Outros métodos podem ser usados ​​para restaurar tecidos pretos desbotados.

  • Para restaurar a cor preta, uma solução de tabaco é usada. Para o preparo, pegue 20 g de tabaco e dissolva em 1,5 litro de água. Esta solução é utilizada para tratar o produto com pincel.
  • Esta ferramenta também é adequada para restaurar coisas marrons.
  • Para o tingimento de amarelo, o café é adequado, ele é adicionado durante o enxágue.
  • Para devolver a cor negra perdida, é preparada uma solução composta por água e cascas de nozes trituradas. Para prepará-lo, adicione 30 g de conchas a 1,5 litro de água e ferva por meia hora. Em seguida, a solução é filtrada e os produtos são enxugados com pincel.

Se as coisas perderam sua cor anterior, pode-se adicionar bicarbonato de sódio ao tingir em líquido. Ao enxaguar os produtos, 1 colher de sopa é adicionada à água. eu. vinagre de mesa.

Tingir em casa nem sempre corresponde às expectativas, por isso é melhor entregar as coisas para oficinas especiais. Artesãos experientes saberão atualizar rapidamente a cor dos produtos, farão isso com rapidez, eficiência, sem agredir o material.

Para informações sobre como costurar uma saia de veludo cotelê em uma hora, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa