Tipos de tecidos

Tudo sobre a densidade do tecido

Tudo sobre a densidade do tecido
Contente
  1. O que é isso?
  2. Como determinar?
  3. Indicadores para diferentes tipos de tecido

Previsivelmente, ao adquirir este ou aquele material, bem como produtos em tecido, a grande maioria dos compradores se interessa pela sua qualidade. Aqui vale a pena focar nas características chave, por isso é recomendável saber tudo sobre a densidade do tecido. O indicador correspondente se torna um dos critérios-chave para escolher qualquer coisa. No entanto, na maioria das vezes, a densidade é focada no momento da compra da roupa de cama ou do material para prepará-la.

O que é isso?

A densidade de um tecido é entendida como o peso de um fragmento de uma determinada área. Na esmagadora maioria dos casos, esse indicador é expresso em gramas por metro quadrado de tela, ou seja, em g / m2. Isso significa que a densidade afeta diretamente a quantidade de matéria-prima utilizada na fabricação do tecido, bem como sua resistência. No mercado moderno existem amostras de roupa de cama em material com densidade na faixa de 75 a 150 g / m2. No entanto, é recomendado dar preferência a tecidos com indicadores de pelo menos 100.

No processo de escolha de uma tela ou de um produto pronto, muitos compradores, não tendo informações sobre a densidade, procuram avaliar a qualidade e até mesmo a vida útil potencial pelo toque. É importante levar em consideração que o parâmetro descrito determina as principais características de desempenho do tecido, a saber:

  • força;
  • resistência ao desgaste;
  • durabilidade;
  • higiene (relação inversa);
  • higroscopicidade;
  • ventilação (relação inversa).

A densidade em si é o número de fios de urdidura e trama, que caem em 10 metros quadrados. veja telas. Deve-se notar que existem dois significados correspondentes. Para compreender as características da densidade de um material, é necessário destacar conceitos-chave.

  1. Densidade absoluta - o número real de fibras dentro de sq. veja telas. Deve ser lembrado que na mesma área de fios de grande diâmetro pode haver visivelmente menos fios, mas eles estarão localizados mais densamente. Por outro lado, mais filamentos finos serão colocados em intervalos significativos.
  2. Taxa máxima - o número limite de fios que cabem em um quadrado. ver É importante levar em consideração que todos têm o mesmo diâmetro e estão localizados sem deslocamentos, em intervalos iguais.
  3. Densidade relativa - a relação entre os valores máximos e reais, refletida, é claro, como uma porcentagem.

Além de tudo já listado, é importante focar em dois tipos de densidade, a saber:

  • linear;
  • superficial.

No primeiro caso, estamos a falar do já referido número de threads que, segundo as normas mundiais, é medido em "Thread Counts" (TC). Os tecidos mais populares têm os seguintes indicadores lineares:

  • cambraia - baixa densidade (de 50 a 75 TC);
  • chita grossa - valor abaixo da média (de 80 a 100 veículos);
  • linho - densidade média (de 120 a 140 TS);
  • popelina e ranforce - acima da média (de 160 a 200 veículos);
  • percal e cetim - alta densidade (de 200 a 300 TC);
  • jacquard é um valor muito alto (de 320 a 700 TS).

A densidade da superfície é exatamente o parâmetro indicado nas etiquetas de preço. É medido no já mencionado g / m2 e é determinado pela fórmula: P = m / L * B. Aqui m é a massa, e L e B são o comprimento e a largura do tecido, ou seja, para encontrar o indicador desejado, a massa é dividida pela área.

É importante notar que este é o parâmetro chave e é regulado pelo GOST atual.

Como determinar?

Hoje, a maneira mais simples e econômica de verificar a densidade de um determinado tecido é a contagem visual dos fios. Nesse caso, uma lupa comum será um dispositivo para determinar os indicadores necessários. Outro método para descobrir as características de um material para entender o quão adequado é o uso de um projetor. Nesse caso, o aparelho, por conta de um sistema de lentes e espelhos, exibe na tela uma imagem multiplicada e ampliada de um fragmento da tela com as devidas divisões.

É importante notar que ambos os métodos de cálculo da densidade do tecido, apesar das diferenças significativas, exigirão custos de tempo significativos. Será muito mais fácil usar kits especiais, que incluem:

  • balança digital com passo de medição de 0,01 g, cuja principal característica é o aumento da precisão;
  • peso para calibrar o dispositivo de medição;
  • Cortador circular concebido para cortar círculos do material de ensaio com uma área de 1 decímetro quadrado;
  • área para corte de amostras.

Para calcular a densidade da superfície, você precisará de:

  • recortar uma amostra em forma de círculo usando o dispositivo acima mencionado;
  • pesar um pedaço de tecido em uma balança eletrônica;
  • o parâmetro resultante é multiplicado por 100.

O cálculo do valor descrito pode ser feito de acordo com a fórmula: MSp = (To * Po + Tu * Pu) * 0,01. Aqui, To e Tu são indicadores lineares medidos em fibras tex, urdidura e trama, respectivamente, Po e Pu são o número de fios por 100 mm de tecido.

Indicadores para diferentes tipos de tecido

Para comparar as principais características dos materiais feitos de fibras de diferentes espessuras, conceitos como densidade relativa e máxima foram introduzidos. E neste caso não se trata apenas de tecidos para cortinas, tule e roupa de cama. Por exemplo, a densidade do denim clássico é de 13 a 14,5 onças por jarda quadrada. Indicadores de espécies mais pesadas chegam a 15,5.

Se considerarmos os materiais mais densos, vale a pena mencionar o tecido para banner. Trata-se de um meio publicitário moderno, cuja densidade determina diretamente o alcance de sua aplicação. A densidade padrão do material para publicidade externa e interna é 280, 340, bem como 440 e 510 g / sq. m.

Cetim

Uma das principais características neste caso é a utilização de tecelagem do tipo sarja, que permite dupla torção. Essa abordagem fornece a superfície mais lisa possível. Além disso, o material é caracterizado por boa densidade e brilho.

A superfície lisa do cetim é mais opaca. Pode empilhar e às vezes parecer flanela. O cetim padrão tem gramaturas de 115 a 120 g / m2. O material da classe De Luxe é feito com tingimento ativo, o que aumenta o indicador analisado. Nesse caso, o último chega a 130 g / m2.

Satin Jacquard

Este material possui um padrão em relevo, que é o resultado de uma trama especial de fibras. Hoje, o jacquard é usado para criar produtos pertencentes à classe elite. Essas coisas são caracterizadas por:

  • suavidade máxima;
  • falta de eletrificação;
  • absorção intensiva de umidade;
  • aparência apresentável.

A densidade dos tecidos jacquard varia de 135 a 140 g / m2. Deve-se ter em mente que enruga muito.

É necessário passar a ferro meio úmido e do lado reverso (sujo).

Chita

De acordo com os padrões GOST em vigor na Federação Russa, estamos falando de 100% algodão. Esses conjuntos de roupas íntimas estão em demanda recorde nos dias de hoje. Uma característica do material é a tecelagem de tramas planas de grande diâmetro. Dependendo da espessura das fibras, chita grossa é distinguida com as seguintes classes de densidade:

  • baixo - 80 g / m2;
  • médio - de 90 a 100 g / m2;
  • bom (mais popular) - de 110 a 125 g / m2;
  • alto - de 130 a 160 g / m2.

O último tipo de tecido agora é menos comum. Isso se deve à rigidez comparativa da teia, que é o resultado de múltiplas fraturas nas interseções das fibras.

Popeline

A tecelagem lisa também é usada na produção desse material. No entanto, ao contrário da chita grossa, fios de diferentes espessuras são usados ​​aqui. Formam-se pequenas cicatrizes na superfície pelo fato de fibras mais finas servirem de base, e um fio maior é levado para a trama. Outra diferença importante é a ondulação maior, que por sua vez proporciona maciez.

A densidade média da popelina varia de 110 a 120 g / m2. É importante notar que o próprio tecido e, portanto, os produtos feitos com ele são um pouco mais caros do que a chita grossa.

Como mostra a prática, a melhor escolha na esmagadora maioria dos casos é o material de produção nacional, que se caracteriza pela qualidade e maior densidade em comparação com muitos análogos estrangeiros.

Tencel

Neste caso, estamos falando de um material sedoso que é produzido com tecnologias avançadas. Nesse caso, a matéria-prima é a celulose de alta qualidade (na esmagadora maioria dos casos, utiliza-se o eucalipto). Estamos a falar do material mais amigo do ambiente, macio, hipoalergénico e com efeito bacteriostático.

Um tencel de alta qualidade é capaz de se adaptar a uma determinada temperatura, além de absorver bem a umidade e permitir a passagem do ar. No entanto, deve-se ter em mente que quando molhado, o material pode deformar-se visivelmente (sentar ou, ao contrário, esticar). Atendendo a todas as características, o tecido deve ser protegido dos raios ultravioleta diretos, lavado exclusivamente com detergentes líquidos (recomenda-se lavagem a seco) e passado apenas na parte de trás. A densidade do tencel e dos tecidos mistos varia de 120 a 130 g / m2.

Linho

A roupa de cama pode ser merecidamente considerada uma das mais ecológicas. Essa avaliação será mais relevante para coisas feitas de tecido sem pintura.

Ressalta-se que, em comparação com o algodão, o linho é menos caprichoso e, portanto, seu cultivo dispensa o uso de agrotóxicos.

Neste caso, a cor natural do tecido é bege acinzentado, podendo também ser tons de "marfim".

Um bom indicador da densidade do material de linho é considerado na faixa de 125 a 150 g / m². m. Mas é importante levar em consideração que esse tecido se deforma rapidamente (amassa) e é relativamente difícil de alisar. Também é bastante resistente ao toque quando comparado aos lençóis de algodão. Aliás, amostras de tecidos mistos, em que as proporções de linho e algodão são de 30 e 70%, respectivamente, são muito populares.

Ranfors

Neste caso, estamos falando de 100% algodão com gramagem de 120 g / m2. Este tecido pertence ao segmento premium e para sua produção são utilizados fios de alta qualidade. As principais vantagens competitivas da chita grossa Ranfors incluem durabilidade, resistência e densidade linear aumentada. Vale ressaltar que esse tecido no processo produtivo é tratado com soluções alcalinas, que lhe conferem, além de resistência ao desgaste, maciez e higroscopicidade.

Biomatina

O tecido, à base de algodão, é feito com fios impregnados com medicamentos hipoalergênicos com tecnologia especial. A densidade da biomatina não excede 130 g / m2. Ao mesmo tempo, o tecido é em muitos aspectos semelhante ao da chita, que pertence ao segmento premium.

Bambu

No momento, esse tecido está se tornando cada vez mais popular na Rússia. É feito com massa de bambu utilizando tecnologias modernas, que determinam as características adequadas. Bastante macio e agradável ao toque, tem densidade de no mínimo 90 g / m2.

Seda

Tecido lendário originalmente do "Império Celestial". No entanto, deve-se destacar que hoje as amostras da mais alta qualidade do material são resultado do trabalho manual e são produzidas na "Terra do Sol Nascente". Vale ressaltar que a unidade para medir a densidade dos tecidos de seda é Mommi, e é denotada por mm. Os indicadores variam de 6 a 30 mm.

Mako

Este é um material que se originou no Egito. O indicador descrito neste caso é 220 g / m2. Esse tecido se parece muito com a seda e os fabricantes usam a chamada impressão reativa para imprimir nele. É bastante suave ao toque e se estende bem.

Percal

Externamente, este tecido se parece com popelina, enquanto sua parte externa é visivelmente mais brilhante do que a interna. O material feito de algodão de fibra longa usando tecido simples é caracterizado por maior resistência ao desgaste, brilho e maciez. O percal era originalmente um tecido 100% algodão, mas com o tempo, os fabricantes começaram a adicionar poliéster, poliéster e seda. A densidade do material varia de 100 a 160 fios por centímetro quadrado de tecido.

De outros

Além de todos os tecidos já considerados, vale a pena dar atenção a uma série de outros materiais populares. Por exemplo, deve-se destacar o tecido mais leve utilizado na confecção de jaquetas. Isso se refere ao material denominado Duspo. Sua densidade varia de 80 a 90 g / m2. No mesmo contexto, é oportuno referir também o tecido do forro. Este, por sua vez, está dividido em três categorias, levando em consideração o indicador descrito:

  • luz - até 90 g / m2;
  • médio - 90-100 g / m2;
  • pesado - de 111 g / m2.

Além de todos os tecidos considerados, cambraia e cetim são populares, cuja densidade é de 20-30 e cerca de 240 g / m2, respectivamente.

sem comentários

Moda

a beleza

casa