Tipos de tecidos

Pique: recursos, tipos e aplicativos

Pique: recursos, tipos e aplicativos
Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição
  3. Propriedades
  4. Variedades
  5. Formulários
  6. Sutilezas de escolha
  7. Dicas de cuidados

Cada tecido tem sua própria história única, às vezes remontando ao passado. Lembre-se da seda ou da caxemira - tecidos com uma estrutura única e requintada, cuja receita nos surgiu mais de cem anos depois. Mas e se você pensar em tecidos mais modernos? Hoje vamos falar sobre o tecido com o apelido de "pique", mergulhar na interessante história da origem deste material, considerar os tipos e áreas de sua aplicação.

O que é isso?

O piquet, ou como alguns costumam chamar, "lacoste" (nome da casa de moda), apareceu no mercado mundial no início do século passado. A roupa esportiva da época era feita de flanela, que em sua forma original nem sempre era confortável e dificultava os movimentos rápidos. A camisa de piqué foi desenhada pelo tenista francês Rene Lacosteque é mais conhecido como o homem que inventou a famosa camisa pólo.

O primeiro dia da aparição de um tenista com esta mesma camisa (de um material até então desconhecido) em um dos torneios deixou uma impressão indelével no público. Hoje, cada um de nós já ouviu falar muito sobre a grife Lacoste, cujas camisas polo originais são reconhecidas em todo o mundo.

O piqué é uma jersey em forma de tecido de algodão trançado com um padrão e estrutura únicos. Na aparência, a estrutura do tecido piqué lembra um pouco as famosas toalhas waffle; no entanto, o padrão pode ser significativamente diferente. A peculiaridade de costurar esse tecido está na própria estrutura de produção. Portanto, muitas vezes você pode encontrar padrões na forma de favos de mel, quadrados e elementos em forma de diamante - não há linhas retas na textura do pico.Até certo ponto, a popularidade do tecido piqué veio precisamente devido à textura original - por um lado, as roupas e outros acessórios feitos com este material parecem sólidos e simples ao mesmo tempo, e por outro lado, eles são atraentes e modernos .

Essas roupas são adequadas para o dia a dia, bem como para a prática de esportes, reuniões de negócios e até mesmo para recreação.

Composição

Como já escrevemos, o piqué é o jersey na forma de um tecido de algodão. A fabricação de tal tecido é caracterizada por uma trama certa e bastante complexa. O material é baseado em dois fios de trama e teia transversal, razão pela qual os modelos deste tipo são chamados de acolchoados. Aqui você também pode relembrar a origem da palavra "piquer", que veio até nós da língua francesa (piquer), que na verdade significa "costurar, prender a matéria".

Se falamos sobre a composição do tecido de piquê, então o tecido original era 100% algodãoentretanto, hoje em dia você encontra muitas vezes apenas proporção de 50% algodão nos modelos, e mesmo isso já é considerado a norma. Existem, é claro, fabricantes mais radicais que trazem este indicador para valores mínimos (20-30%), reduzindo assim o valor geral do tecido. Também vale a pena mencionar outros materiais e fibras que muitas vezes podem ser encontrados em malhas de piquê. São tecidos de algodão, lã, semi-lã, seda, elastano e alguns outros. A adição das fibras e tecidos acima permitiu que o pico ganhasse popularidade, mas a própria singularidade desse tecido tornou-se cada vez menos apreciada e, gradualmente, o material se perde em sua forma original.

Propriedades

Claro, o tecido piqué é famoso não apenas por sua aparência agradável e rica história. Muitas casas de moda o escolhem para costurar roupas justamente pelas características únicas desse material.

  • Flexibilidade e estabilidade. A vantagem mais óbvia desse tecido é que ele não enruga tanto quanto, por exemplo, a maioria dos materiais naturais e alguns sintéticos. A vantagem é muito séria e é um concorrente tangível de muitos tipos modernos de tecido.
  • Higroscopicidade. Outra vantagem séria do tecido de piquê é que ele absorve perfeitamente a umidade e, ao contrário dos sintéticos, permite a passagem do ar. A primeira dessas características permitiu que o pique entrasse no mercado de acessórios de banho - toalhas e roupões de banho excelentes eram feitos com o material. A segunda característica finalmente trouxe o tecido para o grande mercado - afinal, todos nós buscamos não só roupas bonitas, mas também informais que respirem.
  • Força. Todo mundo sabe como os tecidos naturais são frágeis - especialmente seda, lã, microfibra. O piqué, devido à estrutura especial de fabrico e à possibilidade de aí adicionar fibras sintéticas e outras, pode durar muitos anos.
  • Autonomia. Se outros tipos de tecido precisam de cuidados constantes: lavar, passar a certas temperaturas, o ressecamento quase não precisa de cuidados. No final das contas, essa é a camisa que foi, será e continua sendo o material mais despretensioso.
  • Resistente à luz solar. Se a maioria dos materiais perdem suas características de cor com o tempo, então as coisas ressecadas permanecem as mesmas ricas e brilhantes por muitos anos.
  • Limpeza e saúde. Como a maioria dos tecidos de piquê é 100% algodão natural, a probabilidade de provocar reações alérgicas ou de afetar sua pele é mínima. Provavelmente, esse item não será o menos importante entre as vantagens do tecido.

A única desvantagem de irritar é que é caro. Além disso, existem algumas falsificações no mercado, cuja compra pode dar ao consumidor uma ideia errada sobre o tecido.

Variedades

No que se refere às variedades de tecido em piquê, vale a pena entender que elas foram formadas graças a uma década de adoção da experiência de sua fabricação.Como lembramos do que foi escrito acima, inicialmente o piquê era 100% algodão. Rene Lacoste cuidava da qualidade de seus produtos, porque ele mesmo tinha que usá-los. O resultado foi uma verdadeira obra de arte - o tecido respirava, absorvia a umidade perfeitamente e não atrapalhava o movimento.

Com o tempo, fabricantes que adotaram com sucesso a tecnologia para a produção de camisas pólo, passaram a "economizar" com o conteúdo de algodão em uma unidade de confecções (afinal, o material natural de alta qualidade é muito caro), o que levou a um aumento do teor de elementos sintéticos no pico. O resultado é previsível - diminuição da qualidade e surgimento de variedades mais baratas de malhas de piqué.

Considere os tipos tradicionais de material abaixo.

  • Pique tricotado ou francês original. É esse material que está na base da fabricação das camisas pólo que já conhecemos.
  • Ressentimento das crianças. Versão de algodão quente e espesso do tecido com uma pilha sutil. Além disso, este tipo é usado na fabricação das roupas de cama mais delicadas e as colchas mais finas. Esta variedade possui o maior teor de algodão, o que a torna não só a mais agradável, mas também a mais cara.
  • O chamado pique bumazey ou tecido com uma pilha densa no lado sujo da tela. Esta versão do tecido piqué é às vezes usada para costurar roupas, estofados, cobertores e colchas quentes.

Alguns distinguem várias outras variedades de tecido de piquê, mas dependendo da densidade da trama e da aparência, são:

  • cru;
  • plano;
  • multicolorido.

A versão mais comum do piqué francês de malha, porém, com mudanças significativas - por exemplo, com uma proporção de algodão de 30%, o que, é claro, afeta a qualidade das roupas.

Formulários

Talvez a história do tecido piqué não tenha parecido tão emocionante para você quanto a história do surgimento da mesma seda, mas depois de ler este artigo você vai entender que neste momento esse tecido foi muito além da quadra de tênis e se enraizou em todas as áreas da sociedade têxtil moderna. Portanto, hoje podemos encontrar elementos de tecido piqué nos seguintes tipos de roupas e outros acessórios domésticos.

  • Roupas para sair e para todos os dias. Em primeiro lugar, isso se aplica a camisas, camisetas, ternos de negócios.
  • Artigos de acessórios de casa de banho: roupões de banho, toalhas.
  • Opções para roupas isoladas de uso diário em forma de espátulas e moletons.
  • Vestuário de criança: macacões, t-shirts, collants, chapéus.
  • Algumas variedades de tecidos de piquê podem ser encontradas no mercado na forma de colchas, cobertores e até guardanapos de cozinha. Isso também se aplica às opções de camas isoladas. Aqui, é importante notar a grande popularidade dos colchões de vários graus de rigidez, que são baseados no tecido de piquê.
  • O último e menos comum uso desse tecido em itens decorativos de roupas são várias listras, padrões e semelhantes.

Sutilezas de escolha

O mundo moderno dos tecidos não pára e oferece-nos uma grande variedade de tecidos diferentes. Alguns deles são originais que preservaram todas as coisas boas de seus antecessores. Esses modelos custam muito, mas também servem por muito tempo, não perdem a cor na primeira lavagem. Outros modelos, embora às vezes bem-sucedidos, ainda são falsos, e os falsos em seu auge não são exceção. Vejamos os sinais pelos quais você pode determinar a autenticidade de malhas em piquê.

  • O primeiro sinal claro de ressentimento é uma estrutura flexível. Basta pegar o material (roupa, toalha ou cobertor) e tentar puxá-lo. Se o material se esticar ligeiramente e assumir imediatamente a sua forma original, esta é a camisola piquê.
  • A segunda característica é a textura única de piquê. Qualquer roupa desse tipo tem um certo padrão padronizado, que às vezes pode ser confundido com a textura das toalhas waffle.
  • A terceira e menos característica distintiva deste tecido é a saturação da cor. Se você olhar o material de longe, parece muito rico e brilhante. No entanto, se você olhar mais de perto, poderá notar um leve borrão na cor e tons pastéis.

Pois bem, não se esqueça que o sinal mais seguro da malharia em piquê são os modelos produzidos pela grife Lacoste - só que neste caso você tem a garantia de receber um material de alta qualidade e durabilidade.

Na hora de escolher um tecido, tudo em geral depende do porquê exatamente você precisa deste ou daquele item. Se for esporte, vale a pena escolher um tecido mais fino e com alto teor de algodão, se falamos de roupas para a estação fria, então é preciso cuidar das opções de tecidos mais resistentes com isolamento e lã. No entanto, existem vários indicadores principais pelos quais você pode escolher uma opção de malhas de piquê de qualidade.

  • A condição principal é o algodão natural na base do linho com uma porcentagem de pelo menos 50%. Se houver menos algodão, o tecido ficará resistente, não será tão bom respirar e esticar. Ao mesmo tempo, se houver mais algodão, as roupas, se não forem bem cuidadas, podem logo perder a aparência, mas será melhor absorver a umidade e respirar.
  • Adicionar tecidos sintéticos à tela, por exemplo, do mesmo náilon, dará ao tecido mais flexibilidade e resistência. Conseqüentemente, ele vai guardar as roupas por mais tempo. Além disso, os produtos sintéticos reduzem muito a probabilidade de danos às roupas com lavagem eficiente e altas temperaturas. Sem falar que os modelos com sintéticos são muito mais baratos.
  • Inicialmente, preste atenção às tags e tags na tela, alguns modelos podem exigir uma manutenção muito cuidadosa.
  • Se você precisa de roupas e materiais mais quentes e densos, escolha opções de fibra de lã.

Dicas de cuidados

Como já escrevemos, o pique é um tecido absolutamente despretensioso, porém, como qualquer jersey, tem suas próprias regras de cuidados mínimos, a partir das quais você manterá sua roupa bonita, macia e bem cuidada por muito tempo.

Aceita-se que a principal forma de cuidar das roupas ou tecidos domésticos é lavá-los; portanto, a parte principal do conselho estará relacionada à lavagem adequada.

  • Não tenha medo de colocar roupas de jersey 100% algodão piqué na máquina de lavar. Devido ao tecido denso, o material é capaz de suportar cargas pesadas e ao mesmo tempo não perder suas propriedades. Além disso, não siga o exemplo dos detergentes para uma lavagem suave - o piquê é perfeitamente lavado com detergentes sintéticos comuns.
  • Quanto à temperatura de lavagem, tudo é muito simples aqui - o modo ideal para este tecido, assim como para muitos outros, é de 40 graus.
  • Se preferir roupas engomadas, esta última deve ser realizada com o tecido após a própria lavagem (trata-se principalmente de tecidos resistentes).
  • Se você precisa urgentemente de roupas ou linhos, e geralmente isso significa passar, você deve considerar cuidadosamente a composição do material. Normalmente, a etiqueta (em camisas e camisetas tipo pólo) indica a porcentagem de algodão no material e as temperaturas e condições de engomar recomendadas. As roupas são passadas do avesso e ligeiramente úmidas. Porém, novamente, observe que o piquê é um material que praticamente não enruga, e se você tiver tempo extra para deixar o material secar, será melhor apenas esperar do que submetê-lo a um tratamento térmico desnecessário.
  • As manchas persistentes nas roupas também não são um problema para os tecidos em piqué. Ele tolera o uso de quase qualquer tira-manchas, porém, sem cloro na composição. Este elemento é muito agressivo e pode danificar significativamente a base do tecido.
  • Não há necessidade de se preocupar em secar a roupa, pode ser uma versão à máquina ou tradicional.

Porém, se se trata de peças de linho com tecelagem solta ou velo, recomenda-se a tradicional secagem horizontal.

Vamos nos concentrar em alguns pequenos truques que ajudarão a manter a aparência de suas roupas por muito tempo.

  • Via de regra, nas camisas pólo originais, existem elementos de fixação especiais (ou adesivos) próximos às golas que permitem evitar deformações indesejadas do tecido durante a lavagem.
  • Se se trata de camisas pólo com botões ou inserções e estampas adicionais nas roupas, recomenda-se lavar a roupa virando-a do avesso e abotoando todos os botões. Desta forma, você não só preservará a integridade do modelo, mas também preservará o tambor da sua lavadora por muito tempo.
  • Se você não confia nas soluções de engomagem adquiridas, você mesmo pode preparar facilmente essa composição. Para fazer isso, você precisa de duas colheres de sopa de amido e três litros de água. Imediatamente após a lavagem, as roupas ou linhos são colocados em água quente com uma solução de amido pré-misturada. Em seguida, as roupas são gentilmente torcidas e secas. Claro, também existem soluções especiais em aerossóis, eles são mais convenientes de usar e não são particularmente caros.

Esperamos que o nosso artigo o tenha ajudado a compreender a história e os campos de aplicação do tecido de piquê único, e as pontas lhe permitirão tratar as peças do seu guarda-roupa de forma correta e cuidadosa.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral do piqué de algodão com estampa brilhante.

sem comentários

Moda

a beleza

casa