Tipos de tecidos

Revisão de tecidos para vestidos

Revisão de tecidos para vestidos
Contente
  1. Tipos por composição
  2. Tipos por método de tecelagem
  3. O que considerar ao escolher?

Hoje, uma variedade de materiais tecidos são usados ​​para costurar vestidos bonitos e de alta qualidade. Eles são caros e baratos, densos e leves, regulares e fluidos. Neste artigo, forneceremos uma visão geral detalhada dos melhores tecidos para vestidos.

Tipos por composição

Absolutamente todos os tecidos usados ​​para costurar vestidos modernos e atraentes são divididos principalmente de acordo com sua composição. Na venda, os compradores podem encontrar produtos naturais, sintéticos e mistos de boa qualidade.

Cada tipo de material tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas antes de comprar um determinado item.

Natural

Os tecidos naturais são os melhores para a confecção de vestidos de alta qualidade. Esses tecidos são caracterizados por excelentes características higiênicas. Via de regra, são opções hipoalergênicas e respiráveis, muito confortáveis ​​de usar. Além disso, não há aditivos químicos prejudiciais em materiais naturais, o que indica que o produto acabado é ecologicamente correto.

Vamos conhecer a lista dos tecidos naturais mais populares que hoje são amplamente utilizados na confecção de vestidos.

  • Linho. Esta tela natural possui um alto nível de durabilidade. A roupa de linho tem muitas vantagens. Eles são higroscópicos, nos quais a pele humana respira, não sente desconforto. Além disso, o linho não acumula eletricidade estática e impede o surgimento e o desenvolvimento de bactérias. Na maioria das vezes, os modelos mais simples de vestidos do dia a dia são costurados com o tecido em questão.Eles não são quentes no verão e nem frios no inverno.
  • Algodão. Tecido de algodão barato que pode ter diferentes gramaturas. A cor e a textura dos itens de algodão também variam. Os vestidos modernos de algodão absorvem muito bem o excesso de umidade, são respiráveis ​​e não acumulam eletricidade estática. As variedades de vestidos da moda de verão e inverno são costuradas de algodão.

O tecido em questão é caracterizado por fraca extensibilidade e alto enrugamento.

  • Seda. A seda natural é um tecido muito bonito e caro. Este material tem uma superfície brilhante característica. Feito de casulos de bicho-da-seda, é leve. Os vestidos de seda podem ser lindamente drapeados e têm excelentes propriedades higiênicas. Essas coisas absorvem facilmente a umidade e, em seguida, evaporam com a mesma facilidade. No calor, um vestido de seda vai te dar frescor e, no frio, pode aquecê-lo.
  • Chiffon. Este nome pertence à seda fina. O material é transparente e muito leve. Os vestidos de chiffon são leves, arejados, incorporando feminilidade e ternura.
  • Lã. Existem muitas variações deste tecido natural. Para a confecção de vestidos modernos, utilizam-se não apenas lãs finas, mas também mais densas. Os produtos acabados são caracterizados por um alto nível de maciez e são fáceis de armar. A lã é um tecido sem rugas com excelente isolamento térmico e propriedades higiênicas. Infelizmente, os vestidos de lã são caracterizados pela baixa resistência ao desgaste e tendem a encolher.
  • Tafetá. É um material denso, que pode conter fibras de seda, linho e algodão. Existem opções com fios sintéticos ou mistos. O tafetá não absorve bem a água, é caracterizado por uma bela aparência, mantém perfeitamente a forma correta. Além disso, os vestidos de tafetá são duráveis ​​e resistentes ao desgaste. Infelizmente, a matéria enruga-se facilmente e pode formar vincos desordenados.
  • Couro camurça. Modelos modernos de vestidos de camurça parecem incomuns e esteticamente agradáveis. Este material é uma das variedades de tecidos de algodão, distingue-se por uma aparência nobre, mas ao mesmo tempo é bastante caro. A camurça pode ser não apenas natural, mas também artificial.

Sintético

Muitos modelos de vestidos hoje são costurados em materiais sintéticos. Vamos considerar os recursos do mais popular deles.

  • Barbie. Um tipo de tecido fluido, mas denso. Em primeiro lugar, a barbie apresenta-se como um moderno traje têxtil, ideal para confeccionar roupas de estilo empresarial. O tecido é caracterizado por uma textura áspera, é muito delicado e agradável ao tato. A superfície dos vestidos barbie é mate. A própria composição do tecido em questão é composta por poliéster, viscose e spandex. O elastano é adicionado em certas quantidades. Os têxteis podem ser monocromáticos ou complementados com diferentes padrões.
  • Elastano. Um material sintético muito popular que pode ser facilmente esticado até 8 vezes. Depois disso, o tecido retorna facilmente ao seu estado original. O elastano é resistente à umidade - ele absorve mal a umidade, mas, ao mesmo tempo, a sujeira não penetra muito fundo em suas fibras. O material é leve e fino, bastante denso.

As coisas feitas de elastano não sofrem vincos fortes, não perdem o brilho original das cores e são agradáveis ​​ao toque.

  • Poliéster. A matéria especificada é atualmente uma das mais exigidas e práticas. Tecido sintético é adequado para a produção de uma variedade de coisas, tem muitas características positivas. O poliéster é leve e flexível, não sujeito a vincos fortes e fácil de limpar. Além disso, o tecido não tem medo da exposição à radiação ultravioleta, não estica, não encolhe.Os vestidos de poliéster são muito fáceis de cuidar.
  • Supplex. Tecido que se estica facilmente. É baseado em fibras sintéticas. Supplex é produzido por meio de um processo de tecelagem. As coisas de alta qualidade feitas com este material são caracterizadas pela praticidade e um ótimo nível de densidade, são agradáveis ​​ao tato, respiráveis.
  • Brokat. Material sintético de alta qualidade produzido com a mesma tecnologia do brocado. As matérias-primas são muito exigentes em termos de cuidado. Vestidos Brokate geralmente não são feitos para modelos casuais. Via de regra, vestidos de noiva ou vestidos formais chiques são costurados a partir dele. Para uma tela mais acessível, são usados ​​fios de poliéster com adição de viscose e, às vezes, seda natural. Fibras de Lurex são adicionadas para dar brilho.

Misturado

Materiais misturados de alta qualidade são amplamente usados ​​nas indústrias têxteis modernas. Vamos examinar mais de perto as características de alguns deles.

  • TiSi. Um tecido muito prático e de alta qualidade à base de fibras mistas. O tecido é feito de uma combinação de poliéster, rayon e algodão. O tecido é leve, com excelentes características de resistência. Além disso, os itens TiCi são duráveis, resistentes ao desgaste e respiráveis. Trajes de alta qualidade sempre mantêm a forma correta, não atraem poeira.
  • Openwork. Pode ser apresentado como um material mesclado. Openwork é geralmente uma renda atraente que tem um padrão de malha ou através. Na produção deste tecido, são frequentemente usados ​​fios de vários tipos.

As coisas mais fiáveis ​​e densas são obtidas a partir de aberturas mistas.

  • Greta. O material, que praticamente não enruga, não forma dobras feias e não encolhe após a lavagem. As coisas da Greta não perdem o brilho das cores mesmo depois de muitas lavagens, não desbotam sob a influência dos raios solares. O próprio tecido permite uma tecelagem do tipo sarja e contém proporções iguais de poliéster e algodão.
  • Sisu. Tecido misturado popular. Sua produção foi estabelecida em fábricas da Bielorrússia. Os têxteis em questão são frequentemente utilizados na produção de vestuário para a indústria médica, bem como para a restauração. Apesar disso, alguns fabricantes produzem modelos muito bonitos de vestidos e saias em sisu. Este tecido contém 23% algodão e 77% poliéster.

Tipos por método de tecelagem

Hoje à venda você pode encontrar uma grande variedade de vestidos diferentes, para a produção dos quais são usados ​​tecidos translúcidos e rendas, e forro e ataduras e blusas de vários tipos. Mas, na hora de escolher uma opção específica, vale considerar a forma de entrelaçar as fibras em sua composição. Vamos analisar os principais tipos de tecelagem de fios de tecidos modernos para vestidos.

Simples

As opções de trama simples também são chamadas de opções principais. Esses tipos de tecidos incluem os seguintes tipos de tecelagem:

  • linho;
  • sarja;
  • cetim (ou cetim).

Portanto, a tecelagem do tipo linho é mais frequentemente usada na fabricação de coisas de alta qualidade a partir de materiais de algodão, bem como tecidos de linho, lã e seda. Nesse tipo de criação, cada um dos fios de urdidura é entrelaçado com a trama. Tudo isso de acordo com o tipo de pedido em tabuleiro de damas.

Os tecidos com trama lisa são caracterizados por baixo nível de rigidez e resistência. Já a tecelagem em sarja é utilizada na fabricação de tecidos do tipo forro. Estamos falando de tecidos para vestidos de algodão, sarja, forro de seda. A sarja pode ser básica ou trama.

A tecelagem de cetim também é chamada de cetim. É esta forma de processamento que confere às telas uma suavidade e um brilho atractivo. Isso forma sobreposições de tecido alongadas, bem como sobreposições de trama.Os tecidos caracterizados pela tecelagem em questão são resistentes à abrasão, bastante macios.

Sua principal desvantagem é o aumento do desmoronamento na área das seções abertas. Este problema ocorre devido à baixa fixação dos fios em questão.

Com padrão pequeno

A tecelagem deste tipo cai em 2 categorias principais:

  • derivados de tecidos básicos;
  • opções combinadas.

O primeiro tipo de trama corresponde a tecidos como esteiras, reps, sarja reforçada (e muitos outros tipos de tecido), cetim reforçado. Quanto às opções combinadas, nelas a tecelagem se forma distribuindo ou combinando alternadamente os fios de urdidura.

Com padrão grande

As variações indicadas da trama dos fios podem ser imediatamente reconhecidas pelo padrão não trivial. Podem ser composições interessantes de um tipo geométrico, ornamentos de uma direção florística ou histórias completas em cores. Usualmente, os tecidos em que é fornecida uma trama com um padrão largo são produzidos em teares jacquard especiais.

Complexo

Este nome pertence a tramas formadas a partir de 3 ou mais sistemas de fios. Normalmente, essa variação na produção envolve tecidos de duas camadas, dupla-face e aveludado. Modelos modernos de vestidos, feitos com a ajuda de intrincadas tramas de fios, acabam sendo muito atraentes. Vejamos as principais vantagens desta opção para a confecção de tecidos:

  • quase todos os tecidos complexos são duráveis, são difíceis de quebrar;
  • tramas complexas de fios podem suportar tensões mecânicas mais severas.

Infelizmente, os tecidos com uma trama complexa revelam-se caprichosos em matéria de corte. Eles são propensos a derramamento. Além disso, as variações do entalhe na conexão dos fios não são muito densas e o tecido feito com a sua utilização pode brilhar muito.

O que considerar ao escolher?

Você precisa selecionar cuidadosamente o tecido para o vestido. Existem muitas nuances importantes a serem consideradas. Vamos analisar o mais significativo deles.

  • Em primeiro lugar, deve-se decidir sobre o papel do vestido, já que os mesmos materiais não serão adequados para produtos do dia a dia de verão, casamento e dança de salão. Com base na finalidade da roupa, será muito mais fácil escolher um tecido específico.
  • Deve-se ter em mente que os mais elevados requisitos de higiene são impostos aos tecidos com os quais os vestidos serão usados ​​no uso diário. Uma vez que essas coisas têm que ser usadas por várias horas seguidas, elas devem ser feitas de material respirável e higroscópico. A tela deve absorver a umidade com eficácia e, em seguida, removê-la. Ao mesmo tempo, a pele humana deve respirar.
  • Um papel muito importante é desempenhado pela estação, tendo como pano de fundo o uso de um vestido de qualidade. Então, as coisas para o verão e inverno são muito diferentes uma da outra. Não estamos falando apenas de estilos diferentes, mas também de diferentes composições de telas. Portanto, para fazer vestidos quentes, tecidos como lã natural, malhas ou viscose de baixo custo são os mais adequados.
  • Atualmente, há uma variedade muito rica de lindos vestidos de noite e de coquetel. Como regra, essas coisas são usadas para uso de curto prazo (cerca de 4 horas). Não as exigências higiênicas mais sérias se impõem a tais tecidos. Aqui, o estilo da roupa, a sua roupagem e o design vêm à tona. Coisas espetaculares podem ser complementadas por lantejoulas e muitos outros componentes decorativos. Os melhores tecidos para vestidos de noite são cetim, seda, brocado, tafetá, veludo e renda.
  • Se o tipo de tecido ideal for selecionado para um vestido infantil de alta qualidade, é melhor prestar atenção ao algodão, rayon e linho.Os lençóis devem ser hipoalergênicos e de origem natural. Os vestidos infantis elegantes costumam ser complementados por belos bordados ou outras decorações bonitas. Qualquer coisa deve ser amiga do ambiente, o mais confortável possível.
  • Outro tecido natural, a seda, é perfeito para fazer vestido de criança.

O tecido é leve e muito bonito, mas exigirá os mais cuidadosos e delicados cuidados. Isso deve ser levado em consideração, pois as roupas das crianças se sujam com rapidez e frequência.

sem comentários

Moda

a beleza

casa