Tipos de tecidos

Tudo sobre laca de tecido

Tudo sobre laca de tecido
Contente
  1. descrição geral
  2. Visualizações
  3. Aplicativo
  4. Recursos de cuidados

A moda moderna, especialmente a alta costura, pode parecer estranha para alguns. Apesar disso, as tendências da moda estão ganhando atividade e passam a fazer parte do guarda-roupa de quase todas as pessoas. Uma dessas novas tendências são as roupas laqueadas. A maioria dos produtos desse tipo é costurada com um tecido chamado verniz. Tudo sobre o que é esse tecido, contarei no próximo artigo.

descrição geral

Lake é um tecido de origem artificial que se assemelha ao couro envernizado ou envernizado. Do francês, "verniz" é traduzido como "tela lisa e brilhante". Sua principal vantagem, é claro, é sua aparência característica. Mas o tecido também é bastante acessível (pode ser encontrado comercialmente e a um preço bem orçamentário). Possui frente e verso pronunciados. O lado sujo geralmente é coberto com uma camada de algodão ou viscose. Isso é feito principalmente para o tecido com o qual as roupas serão costuradas. Isso resolve parcialmente o problema do "efeito estufa".

O material é uma base tecida coberta por uma película. Às vezes, o tecido é simplesmente encharcado com uma solução que torna sua superfície lisa e brilhante. O revestimento de laca é geralmente aplicado à base sob alta pressão, mas falaremos em mais detalhes sobre a tecnologia de fabricação de laca a seguir.

Vale ressaltar que após o envernizamento o material estica bem, difere na elasticidade, praticamente não enruga.

Na maioria dos casos, as malhas sintéticas são utilizadas como base para o verniz. Como qualquer tecido, o verniz pode ser de várias cores. O pigmento é geralmente adicionado imediatamente ao revestimento de laca, antes mesmo de ser aplicado ao tecido. As opções mais comuns são tecido laqueado preto, vermelho, bege.Pode-se encontrar exemplares com cintilância, brilho perolado, assim como várias tonalidades (degradação), vislumbres metálicos passando uns para os outros. Uma ocorrência rara é o verniz com um ornamento ou padrão em relevo. Existem tecidos com estampas diferentes. O material é utilizado como substituto do couro genuíno. Mas vale lembrar que, em termos de suas características, ainda está longe dela.

O verniz tem densidade de 85 a 130 gramas por metro quadrado. m. Obviamente, o tecido é à prova d'água. Apesar do revestimento, ele permanece macio. Mas, ao mesmo tempo, o material é relativamente durável, pode servir por muito tempo. O tecido não permite que o ar passe bem, portanto, ao usar produtos de verniz, a troca de ar é interrompida. Como resultado, é impossível usar essas coisas ou estar em contato direto com elas por muito tempo. No entanto, o tecido não se torna habitat para microorganismos ou fungos, por isso é considerado uma das variedades higiênicas dos têxteis. Resistente ao frio.

Visualizações

Em primeiro lugar, o tipo de tecido depende da base. Além de malhas, são usados ​​tecidos de náilon e semi-kapron. Viscose também pode ser usada. Essas bases são divididas em três grupos: tecidos constituídos apenas de fibras sintéticas, tecidos de fibras sintéticas e artificiais, soluções de fibras sintéticas com adição de lã e algodão.

Os tecidos podem ser divididos em diferentes grupos em termos de revestimento e impregnação. O mais comumente usado é o chamado filme liso. Geralmente é feito de poliamida, mas outros compostos também são usados. O tecido pode ser recoberto com um filme de látex ou com uma impregnação especial do próprio fabricante. No momento, o mais comum é o filme de poliuretano.

Existem vários tipos de revestimento no tecido de base. Os principais são dois.

  • Pulverização. Neste caso, o tecido é impregnado com uma solução de uma máquina que funciona segundo o princípio de um borrifador. Agora, a tecnologia não é a mais popular. Mas inicialmente essa técnica foi usada para criar verniz.
  • Derramamento. A tecnologia a seguir é muito mais exigida. É instalada uma cuba com o líquido de revestimento e, por baixo dela, um transportador com um pano. Conforme o tecido se move, o líquido é derramado sobre ele, criando a aparência de uma cachoeira.

Vale ressaltar que o tecido é então enviado para secar. Para isso, é colocado em uma sala ou câmara aquecida.

A produção não se limita a aplicar apenas uma camada, normalmente são três. Se a primeira camada for apenas um poliuretano ou outro líquido semelhante, a segunda já contém pigmentos e a terceira é uma composição transparente ligeiramente diferente da primeira.

Aplicativo

Na maioria das vezes, não são costurados vestidos de verniz, mas jaquetas ou outras roupas externas. Este número inclui jaquetas, casacos, gabardinas, gabardinas e até jaquetas. Freqüentemente feito de verniz e macacão. Basicamente, as roupas para o período de entressafra são costuradas em tecido.

Às vezes saias, looks, suéteres, blusinhas, calças são feitas com o aproveitamento do material, mas muitas vezes esses produtos não chegam às prateleiras em grande quantidade. Devido à baixa permeabilidade ao ar, raramente você encontra vestidos de verão feitos de verniz à venda livre. Normalmente esses itens sempre possuem um forro sintético. Agora a laca é usada na costura de trajes cerimoniais e de palco junto com tecidos brilhantes.

Muitas vezes você pode ver bolsas e luvas feitas de verniz. Cintos e carteiras também são costurados. O material é freqüentemente usado para decorar roupas. Uma produção separada é a costura de capas e estofados para móveis com esse material. O estofamento para carros também pode ser costurado com verniz. Alguns conhecedores de design criativo costuram cortinas com este tecido.

Devido ao fato de o verniz ser inferior ao couro natural e artificial em várias características, os sapatos não são costurados a partir dele, mas podem ser usados ​​em sua fabricação para decoração.

Recursos de cuidados

O material é um dos mais fáceis de manter: uma superfície lisa e praticamente impermeável tem várias vantagens. O tecido tolera a lavagem relativamente bem. Produtos feitos de verniz podem ser lavados a seco. Se aparecer uma mancha no material (não de alvejante ou outro líquido químico), você pode removê-la simplesmente enxugando-o com um pano úmido.

Manchas de maquiagem ou graxa podem ser removidas esfregando a área com uma solução de álcool. Você pode lavar as coisas na máquina de lavar, mas é melhor fazê-lo em um ciclo delicado. Recomenda-se girar com o menor número de revoluções. A temperatura máxima da água é de 30 graus. É melhor usar contrapartes líquidas suaves em vez de pó. A lavagem das mãos também é permitida.

É indesejável torcer o produto enquanto o torce com força. É aconselhável deixar escorrer sozinho e pendurar em um cabide. Uma das vantagens do material é que ele não desbota. Mas, apesar da superfície brilhante e impermeável, o material não tolera exposição constante à água. Devido à frequente molhamento ou lavagem, o verniz começará a perder o brilho e desbotar com o tempo.

Você não pode esfregar a superfície e, especialmente, não pode fazer isso com objetos pontiagudos que podem arranhar a coisa. A incisão no tecido pode aumentá-lo ainda mais. Também é indesejável passar o verniz. Em alguns casos, a cor do tecido pode mudar. Em raras situações, engomar só pode ser feito do lado errado. A temperatura do ferro não deve ser superior a 130 graus. Engomar com um ferro a vapor é indesejável.

Deve-se notar que o verniz não encolhe. Portanto, uma lavagem ou passagem inadequada não pode causar um encaixe, mas pode deformar o verniz de outra forma.

Se houver dobras no verniz que você deseja remover, o produto pode ser colocado sob algum objeto pesado, criando assim o efeito de uma prensa. Coloque um pano entre a peça e o pano (é mais conveniente usar gaze). Após algumas horas, as dobras definitivamente diminuirão e se tornarão menos perceptíveis. Ajudará a se livrar das rugas e borrifar de um borrifador. Se neste caso não alisarem, deve-se tirar água quente do banheiro e pendurar o produto sobre ele até molhar. Após a secagem, o produto não deve ficar tão enrugado quanto antes.

Se você mesmo quiser costurar algo com o verniz, lembre-se de que o tecido não pode ser perfurado com uma agulha grossa, você precisa costurá-lo com a agulha mais fina e menor. O orifício formado pela agulha grande ficará maior com o tempo. Por causa disso, os fabricantes costumam aplicar cola nas costuras.

sem comentários

Moda

a beleza

casa