Tipos de tecidos

Tudo o que você precisa saber sobre tecidos adesivos

Tudo o que você precisa saber sobre tecidos adesivos
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Fabricantes populares
  4. O que considerar ao escolher?
  5. Como usar corretamente?

Qualquer costureira conhece os benefícios do tecido adesivo. Quando é necessário manter uma forma clara ou dar rigidez adicional na fabricação de produtos de tecido, as costureiras usam uma almofada especial de duplicação. Para diferentes fins, diferentes tipos são usados, os quais são colocados entre a base e o material de revestimento.

Peculiaridades

Tecido duplicado é um material com uma camada adesiva aplicada a ele. A base adesiva pode ser localizada em um lado da base e em ambas as superfícies do tecido. A peculiaridade do uso de tecido com cola é a ausência de vestígios de cola no produto acabado. O tecido de apoio é baseado no material de acolchoamento, necessário para costurar jaquetas, casacos, jaquetas e outras roupas externas. O forro de tecido é usado para manter o formato das lapelas, punhos, colarinhos.

Os produtos adesivos são usados ​​para diferentes fins. Ao costurar roupas, uma almofada de reforço é usada para:

  • dar forma a colarinhos e bolsos;
  • processar a borda do pescoço;
  • reforço do cinto ou aba no bolso;
  • o desenho da parte inferior das calças ou saias.

Às vezes, um tecido adesivo é usado para consertar roupas, especialmente quando você precisa aplicar um remendo em um local bem visível para que não fique visível.

Outra área de aplicação do tecido com uma camada de cola é na fabricação de peluches. Orelhas eretas, patas, sapatos de boneca e muito mais, para os quais o autor do brinquedo tem bastante imaginação, também se realizam com o auxílio de um pano adesivo.

Freqüentemente, uma gaxeta autoadesiva é usada para decorar várias caixas de joias, sapatos, móveis, paredes ou outros itens de interior usando tecido.E também com a ajuda de uma almofada de cola, as costureiras podem fazer grampos de cabelo ou joias.

Visualizações

Hoje, as artesãs têm acesso a diversos tipos de tecidos adesivos. Eles diferem na densidade da base, na localização do adesivo no material, no adesivo usado e no campo de aplicação.

De acordo com a composição da base, os modelos de adesivos são divididos em:

  • tecido;
  • não tecido;
  • tricotado.

Base de tecido para a entretela é obtida tecendo um fio lobular e uma trama. A direção da rosca compartilhada deve ser levada em consideração ao cortar.

Base adesiva não tecida obtido por prensagem de uma mistura de fibras sintéticas. Este material não desagrega nas bordas e não possui guia de compartilhamento, o que facilita o trabalho. Mas deve-se ter em mente que mesmo um tecido não tecido estica mais em algumas direções. Portanto, é necessário estar atento a esse fato durante o trabalho.

Tecido autoadesivo à base de fibra tricotada, que se estende facilmente em diferentes direções. Essa característica da base de cola tricotada amplia as possibilidades de seu uso.

Deve-se ter em mente que os modelos duplicados em uma base de tecido apresentam uma série de vantagens sobre os não tecidos. São mais duráveis, têm um bom caimento, não criam vincos e são muito mais resistentes. Além da base para a aplicação da cola, a cola utilizada também é diferente. Três tipos de cola são usados ​​com diferentes pontos de fusão:

  • poliamida (ponto de fusão - 135⁰C);
  • poliéster (ponto de fusão - 200-220⁰C);
  • polietileno (ponto de fusão - 110-120⁰C).

A cola pode ser aplicada na base de um lado, ou a variação de reforço tem uma camada adesiva nos dois lados, então é chamada de dupla face. Ao usar a variação de adesivo unilateral, o material de suporte é aderido à folha de base, enquanto a folha de suporte permanece livre. Se for usado um modelo de adesivo dupla-face, então, sob a influência de altas temperaturas, ambos os tecidos são colados, entre os quais a vedação é colocada.

O método de aplicação do adesivo ao substrato também é diferente. O adesivo pode ser aplicado em uma tira contínua, mas a aplicação localizada é mais comumente usada. Todos os tipos de tecidos adesivos são divididos em elásticos e inelásticos, o que determina o âmbito de aplicação.

Elástico

Produtos de duplicação elástica são criados com base em fibras têxteis. Existem modelos sem fiapos finos que são usados ​​para trabalhar com materiais delicados. Para produtos feitos de tecidos macios e densos, é utilizado um tecido adesivo em base de malha com pelo. A presença de vilosidades permite ocultar vestígios de cola.

Inelástico

Os produtos adesivos inelásticos são feitos de tecidos ou não tecidos. Eles não esticam, não deformam e dão aos produtos uma boa quantidade de rigidez e resistência. O fundo de chiffon duplicado é usado para definir blusas e vestidos transparentes. Modelos de adesivos de chita são usados ​​para criar espartilhos. Tecido denso termofusível é usado para fortalecer peles e produtos de couro.

Existe também um tecido especial para colarinho térmico. É coberto com uma camada contínua de cola e não dobra bem.

Uma almofada de cola à base de papel é usada para costurar a decoração das roupas, quando é necessário proteger o tecido da base do esticamento. Após o término da obra, ele é retirado.

Os seguintes materiais autoadesivos podem ser encontrados no mercado.

  • Dublerin... Tecido de malha ou algodão com aplicação de cola unilateral.
  • Não tecido... Tecido não tecido. Pode ser bilateral e unilateral.
  • "Teia de Aranha". Material de fibra sintética fina. À venda, encontra-se na forma de uma fita estreita, mas também pode ser uma tela. Em forma de fita, a "linha de aranha" pode ficar na capa do papel ou sem ela.
  • Sintepon... Selante com adesivo especial.
  • Dekovil... Material semelhante ao couro. Usado para fortalecer cintos, bolsas.
  • Selo lateral. Utilizado na fabricação de bolsas. Exteriormente se assemelha a feltro.
  • Tecido de algodão térmico de colarinho... Surgiu no mercado há relativamente pouco tempo, mas já encontrou reconhecimento entre as costureiras.

Fabricantes populares

O processo de fabricação do tecido adesivo é simples e barato, portanto, quase todas as fábricas de fiação e tecelagem produzem tecidos de duplicação colados.

Os mais famosos fabricantes de tecidos e, consequentemente, de cola, são fábricas localizadas nas regiões de Ivanovo e Ivanovo:

  • planta "Rodniki-Textile";
  • fábrica de fiação e tecelagem "Shuiskie chintz";
  • Fábrica de têxteis de Ivanovo.

Além disso, você pode observar os seguintes fabricantes:

  • Manufatura de donetsk - uma das melhores empresas da Europa;
  • OJSC "Trekhgornaya Manufactory" - um dos mais antigos da Rússia.

Esta não é uma lista completa dos fabricantes de tecidos famosos na Rússia, cujos produtos podem ser encontrados no mercado.

O que considerar ao escolher?

A área de aplicação é um fator importante na seleção da fita adesiva. Se você tiver que trabalhar com materiais para costurar produtos de tecido denso, como casacos, jaquetas ou casacos de pele, deverá usar um modelo duplicado com alta densidade, por exemplo, dublerina. Para produtos de costura em tecidos finos, vários tipos de tecido adesivo não tecido são usados. Para fortalecer as camisetas, você precisa de um tecido adesivo de malha.

Para processar a parte inferior de um vestido ou de uma calça, uma "teia de aranha" é adequada - uma fita fina de fibra isotrópica com uma camada adesiva. A regra básica para escolher uma variação de adesivo: a densidade da folha de trabalho e o material de duplicação usado devem coincidir. As diferenças só podem ser na rigidez.

Como usar corretamente?

Antes de começar a trabalhar com a almofada de cola, você precisa fazer um teste de verificação no tecido subjacente. Para fazer isso, você precisa pegar um pedaço de material de trabalho e o material duplicado selecionado. Fixe o tecido selecionado com o lado adesivo no lado avesso da aba e passe a ferro com gaze ou papel. Verifique o resultado final para conformidade com os requisitos. Se tudo for adequado para você, você pode continuar a trabalhar com o produto.

sem comentários

Moda

a beleza

casa