Tipos de tecidos

Características do tecido voile e seu uso

Características do tecido voile e seu uso
Contente
  1. O que é isso?
  2. Características de produção
  3. Áreas de uso
  4. Regras de cuidado

Marquês é um tecido com um nome quase intitulado, o que não é tão comum hoje como era há meio século. Este material incrivelmente belo parece incrivelmente estiloso tanto em fotografias quanto na realidade. A tela é capaz de reter suas características positivas pelo maior período possível, diferencia-se pela despretensão na manutenção.

O que é isso?

De acordo com a descrição, marquise é uma estrutura bastante fina e quase sem peso, que tem uma superfície sedosa magnífica e tem um brilho claro distinto. Para a produção dessa tela, são utilizadas fibras vegetais. Graças à tecelagem de malha especial, o tecido pode ser facilmente dobrado em lindas dobras. As primeiras informações sobre o material da marquesa surgiram na era Rococó. No início, esse tecido foi escolhido para criar cortinas e cortinas luxuosas. O tecido semi-transparente garante a dispersão dos raios solares, ajudando a criar o máximo conforto na divisão.

Um pouco mais tarde, luxuosos vestidos de baile para representantes da alta sociedade começaram a ser feitos de matéria. No início, apenas fibras naturais eram usadas como parte do tecido do toldo: seda ou algodão. As telas modernas passaram a ser produzidas com materiais sintéticos para reduzir o custo dos produtos. O marquiset certamente vai agradar a quem prefere os materiais naturais. Os especialistas consideram este tecido multifuncional e versátil: ele pode ser usado para costurar qualquer roupa, para decorar o interior de qualquer casa e até mesmo para criar conforto em gazebos de verão e em terraços.

Galpões para gazebos costumam ser feitos desse material.

Na maioria das vezes, esse material pode ser encontrado com um lindo padrão impresso, mas também pode ser tingido liso (cor sólida) ou branqueado. O toldo, se for feito de fibras naturais, tem todas as características padrão de um tecido natural:

  • respeito pelo meio ambiente: o material não conterá componentes prejudiciais;
  • hipoalergênico: se o tecido for feito de fibras naturais, elas não causarão alergia;
  • higroscopicidade: o tecido é bom em absorver e reter vários tipos de umidade, por exemplo, suor;
  • antibacteriano: devido à origem natural dos fios, o material não atrai bactérias;
  • respirabilidade: as roupas feitas com esse material não serão quentes, pois permeia perfeitamente os fluxos de ar;
  • facilidade de atendimento: a coisa pode ser facilmente lavada e passada;
  • a durabilidade da cor existente;
  • Toque agradável: O material é macio, mas muito denso.

A tela não estica com o uso prolongado, quase não encolhe, não desbota e é capaz de manter qualquer formato. Não há muitas desvantagens em um tecido tão luxuoso. Mas devido à presença de fios fortemente torcidos, o material apresenta uma borda esfarelada, portanto, ao costurar peças, às vezes o produto diverge nas costuras. Também vale a pena considerar o fato de que a marquise natural é bastante cara.

Características de produção

Uma marquise é um tecido obtido a partir de fibras de seda ou algodão fortemente entrelaçadas. As fibras passam primeiro por um procedimento especial denominado mercerização (tratamento com soda cáustica), para depois serem bem lavadas em água corrente fria. Só depois de todas essas manipulações é que o tecido pode ser tingido na cor desejada. A mercerização ajuda a tornar o material durável, além de suave e o mais sedoso possível ao toque.

Graças a este procedimento, o toldo ganha a capacidade de ficar livre da radiação ultravioleta. Quando o material é liberado, uma trama simples do tecido é usada, o que permite que você termine com uma estrutura de malha tipo solta. Graças a isso, o material acaba sendo tão denso e ao mesmo tempo delicado e muito macio.

Áreas de uso

O marquês já foi escolhido de forma bastante ativa para criar roupas femininas. Este tecido teve maior demanda no distante século 19: especialistas consideram a marquesa o melhor material para costurar roupas de verão, leves e elegantes para mulheres e crianças. Além disso, roupas íntimas delicadas também eram costuradas com um tipo de linho fino. Hoje, a variedade de algodão desse tecido também é muito popular entre os amantes dos materiais naturais. O toldo é usado para criar blusas e camisas elegantes, saias de negócios e vestidos de verão, e é usado para roupas infantis versáteis. Os vestidos marquise modernos são perfeitos para usar na estação quente. Não vai ficar quente com eles, pois o tecido vai deixar passar perfeitamente o ar de verão.

Cortinas muito elegantes e luxuosas com cortinas lindamente projetadas são criadas a partir do toldo. Para criar este tipo de produtos, telas artificiais ou mistos de baixo custo são mais frequentemente escolhidas. No entanto, para o design de dosséis modernos, eles continuam selecionando materiais com uma composição de fibras naturais. Assim, eles não desaparecerão sob os raios diretos do sol ativo e serão capazes de garantir proteção de alta qualidade contra a radiação ultravioleta prejudicial.

O toldo também pode ser usado como pano para costurar roupas de cama luxuosas. Para tal, é utilizado um tecido fino mas muito resistente. Nesse caso, os kits permanecem bonitos por muito tempo.

Regras de cuidado

O Marquisette se distingue pelo fato de ser completamente despretensioso ao sair. Não é muito difícil preservar as qualidades originais do material.

  • É melhor lavar este material à mão. A lavagem à máquina também pode ser usada, mas apenas no ciclo mais delicado. Em qualquer caso, a temperatura da água não deve exceder 30 graus.
  • Você só pode torcer o tipo de toldo de algodão na máquina de lavar. O tecido de seda é seco com uma toalha de algodão comum. É estritamente proibido torcer esse tecido.
  • O ideal é que as roupas feitas com esse tecido sejam secas ao ar livre., tanto quanto possível de fontes de calor naturais ou artificiais. Antes de pendurar as coisas, sacuda-as um pouco e coloque-as na posição vertical.
  • É melhor passar roupas ou cortinas de toldoquando o tecido ainda retém um pouco de umidade. O modo deve ser selecionado dependendo do tipo de tecido em si.
  • As roupas devem ser guardadas em uma prateleira separada, protegida com uma boa capa.

O fabricante fará uma recomendação completa sobre o cuidado adequado da tela no rótulo do produto: é lá que você saberá em que modo a peça pode ser lavada e se pode confiar na lavagem a seco para cuidar dela.

sem comentários

Moda

a beleza

casa