Tipos de tecidos

Tudo sobre tecido cupra

Tudo sobre tecido cupra
Contente
  1. O que é isso?
  2. Propriedades básicas
  3. Tecidos Cuprofiber
  4. Aplicativo
  5. Regras de cuidado

Embora a matéria cupra seja de origem artificial, em alguns aspectos não é inferior aos tecidos naturais. Um tecido bonito e macio, fácil de processar, é usado para criar todos os tipos de produtos.

O que é isso?

Cupra, ou cupro, é um tecido não natural que se parece muito com a seda, mas contém viscose como base. A composição do material também contém cuprofibras - fibras de cobre-amônia extraídas da celulose pura. Este, por sua vez, é obtido quimicamente a partir de matérias-primas naturais, nomeadamente madeira e algodão.

Para a produção do cupra, são utilizados cavacos de celulose, extraídos da madeira de várias árvores e da casca do coco, além das fibras que recobrem o caroço do algodão, o chamado estopa. Às vezes, penugem de algodão é adicionada às matérias-primas. As partes resultantes da planta são dissolvidas com uma mistura de sulfato de cobre e amônia, formando uma substância pegajosa de cor escura.

A massa é moída em uma peneira de filtro, ao mesmo tempo em que é exposta ao ácido sulfúrico. Este processo resulta em fibras transparentes perfeitas com brilho, suavidade, diâmetro pequeno, mas comprimento considerável. Essa tecnologia foi dominada em 1918.

No entanto, hoje muitos países estão introduzindo uma proibição devido ao fato de que as soluções de processamento de matérias-primas são bastante tóxicas, o que significa que a própria produção do tecido é prejudicial ao meio ambiente. Uma alternativa para abandonar completamente a produção de cupra é a instalação de sistemas de purificação caros e a conformidade com os requisitos de segurança.

O tecido resultante é dotado de um belo brilho inerente aos tecidos sintéticos, além de absorver a umidade de forma bastante satisfatória e permitir a passagem do ar. Este tecido tem um nome incomum em homenagem à palavra latina cupro, que significa "cobre". O primeiro tipo de material contendo fibra de cobre foi seda de cobre-amônia.

Propriedades básicas

Cupra tem muitas características notáveis. A tela muito macia é agradável ao toque e não irrita a pele. Assim como os materiais de origem natural, possui boa higroscopicidade, não inferior ao algodão, ou seja, absorve perfeitamente os líquidos.

O tecido deixa passar o ar, aquece no frio e refresca nos dias quentes, o que permite usar essas roupas o ano todo. A elasticidade da cupra permite criar looks que se encaixam perfeitamente na figura e têm lindas cortinas. O material é famoso por sua boa resistência ao desgaste, resistência à tração e capacidade de manter sua aparência por muito tempo.

A cuprofibra presente na composição permite que as coisas mantenham a sua forma, recuperem do estiramento e não se enrugem. Após a lavagem, você não pode ter medo do encolhimento do tecido, seu derramamento ou qualquer dano. Vale ressaltar que os produtos pintados com um corante de alta qualidade não desbotam. As roupas cupra são bastante leves e finas, e essa, de fato, a leveza também é sua vantagem. Nas lojas, os cortes são apresentados em uma ampla gama de cores, inclusive em tons vivos. Não devemos esquecer o aspecto estético das telas lisas e brilhantes, cujo brilho nobre as torna verdadeiramente luxuosas.

No entanto, o material de origem artificial apresenta algumas desvantagens. Assim, a resistência e a elasticidade das roupas desaparecem quase completamente depois de serem molhadas. A partir daí podemos concluir que as roupas devem ser cuidadas de uma certa forma - devem ser levadas para a lavagem a seco ou pelo menos lavadas delicadamente. No entanto, após a secagem, todas as propriedades perdidas são restauradas.

Se, além dos cuprofibros, viscose estiver presente na composição, então com o tempo a superfície começa a ser coberta com pellets. Finalmente, este material não pode ser considerado ecologicamente correto de forma alguma, e seu custo pode parecer superfaturado.

Tecidos Cuprofiber

Via de regra, a cuprofibra é usada como suplemento da viscose. O tecido obtido com a sua ligação torna-se mais durável e elástico, e a peça acabada adquire uma silhueta voadora. A adição de fibras de cobre-amônia ao algodão ou acetato torna possível criar um forro bonito, higiênico e praticamente sem rugas.

Cupra, que contém lã, é ideal para costurar um guarda-roupa empresarial: ternos, jaquetas, casacos e calças. Dependendo da tecnologia escolhida, esse tecido é denominado boucle, jacquard ou tweed. É comum escolher uma combinação semelhante de componentes para a fabricação de têxteis-lar de alta qualidade.

Cupra é frequentemente complementado com dilon - fibras especiais, cuja presença tem um efeito benéfico na resistência ao desgaste e na elasticidade da matéria. As variedades desse tecido, além das citadas, incluem cetim, brocado, veludo e malhas. O fio cortado pode ser adicionado ao tafetá, à seda e até ao algodão com linho.

Dependendo da composição, a superfície desses cortes de origem química é recoberta de vilosidades, permanece absolutamente lisa ou ganha relevo.

Aplicativo

Em geral, o uso de cupra é limitado a três áreas: roupas e forros, têxteis para o lar e estofamento de móveis. Os guarda-roupas de verão são geralmente criados com materiais leves e suaves: saias, vestidos, vestidos de verão e blusas. É usado como tecido de forro na costura de casacos, jaquetas e coletes semi-temporada. Ela se mostra muito bem nesse "papel", pois não se enruga nem perde a forma.Por exemplo, um gigante do mundo da moda como Dolce & Gabbana se dedica à produção de cupra para forro jacquard.

Esse tecido tem a capacidade de permear moléculas de ar e uma estrutura plástica, e até supera a seda nesses indicadores. O tipo diagonal de conexão de fibra garante resistência ao desgaste do tecido e operação a longo prazo.

Cupra também pode ser útil para decorar um espaço: faz excelentes cortinas, capas e coberturas para poltronas e sofás. Em princípio, também é adequado para estofar móveis, bem como costurar almofadas decorativas e criar tapetes.

Recentemente, o material tem sido cada vez mais usado por designers de ponta para criar looks noturnos sofisticados.

Regras de cuidado

Itens feitos com este material incomum requerem cuidados especiais. Eles são virados do avesso antes da lavagem e todos os botões, zíperes e fechos são cuidadosamente fechados. Esta etapa evitará o aparecimento de baforadas ou orifícios, pois uma cupra úmida perde rapidamente sua resistência. Aliás, ele deve ser imerso em uma máquina de lavar separadamente dos tecidos sintéticos e naturais.

A temperatura na máquina é regulada ao nível de 30-40 graus, e o programa deve ser selecionado "Lavagem delicada" ou "Seda". A rotação é executada apenas na velocidade mínima. Caso opte por lavar à mão para o produto, então deve ser feito com cautela: não torça, não esfregue com pincel, não molhe se houver impressões.

Em ambos os casos, apenas agentes líquidos não agressivos de fabricantes confiáveis ​​são adequados para o material, que enxágue bem. O uso de compostos contendo cloro e alvejantes é estritamente proibido. Se as cortinas, capas de móveis ou coberturas forem feitas de cupra, muitas vezes não devem ser lavadas. - bastará sacudir, aspirar e ventilar ao ar livre de vez em quando.

Para cortinas lisas, a opção de imersão em uma solução de detergente e enxágües subsequentes em água em temperatura ambiente por 2 a 3 vezes também é adequada. Tapetes e itens de guarda-roupa caros são sempre recomendados para serem lavados a seco.

As coisas com cuprofibra devem ser secas naturalmente em local protegido da luz solar direta e da exposição a aparelhos de aquecimento. Antes de colocar a coisa na corda, ela deve ser endireitada. Uma máquina de secar não é adequada para tecidos delicados. A engomadoria deve ser efectuada sem vapor, caso contrário a estrutura da tela ficará danificada e a superfície ficará coberta com manchas que não desbotam.

Passe a roupa do lado avesso, à temperatura mínima e apenas após a secagem. Para maior segurança, faz sentido utilizar gaze úmida e selecionar o programa "seda". É comum guardar roupas de cupra dobradas. Você não deve pendurar roupas em um cabide, caso contrário, elas ficarão esticadas depois de um tempo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa