Tipos de tecidos

Rodapé de dois fios: o que é esse tecido?

Rodapé de dois fios: o que é esse tecido?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Prós e contras do material
  4. Onde é usado?
  5. Como cuidar?

Na hora de escolher a roupa é muito importante prestar atenção não só na aparência e na beleza da coisa, mas também no material com que ela é feita. Um dos tecidos que poucas pessoas conhecem é o rodapé. Produtos que contêm esse material são incrivelmente agradáveis ​​de usar e o rodapé tem poucas desvantagens. Vamos examinar em mais detalhes as características do tecido, suas subespécies, bem como as sutilezas do cuidado domiciliar.

O que é isso?

Infelizmente, é quase impossível rastrear a história da aparência do rodapé. Existem apenas alguns palpites. Por exemplo, alguns acreditam que o material pode ter se originado onde o algodão é cultivado há muito tempo. São países como Índia e México. No entanto, essa teoria não parece muito bem fundamentada, já que raramente o rodapé é de algodão puro. Além disso, máquinas de tricô são necessárias para sua produção. Isso significa que a tecnologia de fabricação do rodapé apareceu bem tarde.

O tecido em si é um material macio derivado do algodão. Esta planta única é famosa pelo facto de, quando madura, abrir a caixa de sementes, onde se situam os finos elementos fibrosos. Eles são coletados e, em seguida, enviados para a produção com a finalidade de fazer fios. Na tecelagem de tecidos, geralmente são usados ​​dois tipos de fios: lisos e macios. Isso permite que você obtenha material com dois lados diferentes. A parte da frente do tecido é macia, dá para ver o entrelaçamento dos fios nele, mas o avesso é fofo, com vilosidades claras.

O rodapé original era, naturalmente, exclusivamente de algodão. Hoje, é difícil encontrar tal tecido, já que os fabricantes adicionam outros componentes à composição:

  • lã - graças a isso, o material é muito quente;
  • lycra, poliéster - esses componentes aumentam a elasticidade do rodapé, conferindo-lhe um aspecto elegante.

Variedades

Existem vários tipos de rodapé, esta classificação é baseada no número de fios na tecelagem.

  • Cabo único - as subespécies mais leves e finas, é absolutamente hipoalergênico, portanto, é utilizado principalmente na confecção de roupas para bebês.
  • Fita dupla (fita dupla). Esse material já é bem mais denso, junto com o algodão costuma haver poliéster. Na parte da frente, esse tecido é liso, mas por dentro há uma leve pelo. Roupas casuais leves e bonitas e roupas íntimas costuradas a partir de 2 fios: blusas, agasalhos, roupões, conjuntos de dormir, produtos infantis.
  • Três fios (três fios). Este é o tipo de tecido mais denso em questão, que geralmente contém veludo ou uma bicicleta. A diferença entre o fio de três fios e o material anterior é que o avesso do tecido possui um pelo grosso. Além disso, as roupas feitas com rodapé de três fios são incrivelmente quentes, economizam até nas geadas mais severas. São feitas roupas íntimas térmicas, macacões com isolamento para bebês e agasalhos.

Prós e contras do material

Tecidos como o rodapé duplo têm recebido boas críticas de forma esmagadora. É muito quente, agradável ao toque e confortável para o corpo. No entanto, além disso, o material tem uma série de outras vantagens mais importantes.

  • Resistência ao desgaste. O rodapé pode servir por muito tempo, com os devidos cuidados o tecido não "cai", não tem carretéis nem hematomas.
  • Hipoalergênico. Como até roupas para bebês são costuradas com este material, podemos dizer com segurança que é absolutamente higiênico e não causa reações negativas.
  • Resistente à deformação. O rodapé não perde a forma mesmo após várias temporadas de uso, não estica nos locais mais "perigosos" - cotovelos e joelhos.
  • Boa absorção. Às vezes acontece que mesmo no inverno faz calor em todo o conjunto de suéteres e jaquetas, vestidas antes de sair. Mesmo que a pessoa sue, o material absorve perfeitamente todo o excesso de umidade, permitindo que a pele respire.
  • Naturalidade. O rodapé é feito de algodão natural e a porcentagem de impurezas geralmente não é superior a 10 do material total. Por isso, o footer é considerado um dos tecidos mais sustentáveis.
  • De fácil cuidado. É fácil cuidar do rodapé, esse tecido não é muito exigente quanto à composição dos agentes de limpeza e as roupas lavadas mantêm sua forma mesmo quando você não tem tempo suficiente para passar por semanas.

No entanto, antes de comprar tecido, existem várias desvantagens a considerar:

  • os produtos feitos com esse material não podem ser lavados em água quente, pendurados em baterias e aquecedores;
  • o rodapé não resiste aos efeitos agressivos do sol, portanto, é impossível colocar os itens secos na varanda ou em um local bem iluminado.

Onde é usado?

Via de regra, um rodapé de dois fios é amplamente utilizado na fabricação de vários tipos de roupas. Os itens obtidos são caracterizados por sua qualidade e longa vida útil. Considere que tipo de produtos você pode comprar hoje:

  • casa: roupão, pijama, conjuntos para casa e descanso;
  • para as crianças: macacões, "homenzinhos" para crianças até um ano, camisetas, suéteres, calças, chapéus leves para o outono e a primavera;
  • esportes: agasalhos, leggings, leggings, ternos;
  • casual: blusas, gola alta, moletons, calças com isolamento térmico, vestidos quentes.

Como cuidar?

O rodapé é um material bastante despretensioso de manter, mas também pode perder a forma, se você não prestar atenção às regras recomendadas por especialistas.

  • Itens feitos com este tecido não devem ser lavados em altas temperaturas. O modo ideal é 30 graus. Esta regra também é válida para a lavagem das mãos.
  • Vire as roupas do avesso e certifique-se de que nenhum botão permaneça aberto antes de colocá-las na máquina. Essas precauções ajudarão a manter a qualidade da pilha no futuro.

Se suas roupas são coloridas, é melhor comprar um pó para tecido de cor líquida. Detergentes brancos e, além disso, sabão em pó são adequados apenas para modelos sem pintura.

  • Depois de lavar seus itens de 2 fios, deixe-os escorrer naturalmente. É proibido torcer o tecido com esforço, bem como colocar a máquina no modo "Spin".
  • É melhor organizar os itens prontos para secar longe da luz solar, radiadores e fontes de calor artificiais.

Você também pode usar o antigo método da "avó", quando a água escoa da coisa, coloque um lençol ou fralda no chão e coloque a coisa sobre ela endireitada. Isso preservará completamente a aparência do produto e evitará deformações.

Para os tipos de tecidos de malha, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa