Tipos de tecidos

Tudo sobre couro ecológico

Tudo sobre couro ecológico
Contente
  1. Origem
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Diferença de outros materiais
  4. Variedades
  5. Aplicativo
  6. Como cuidar?

Há apenas algumas décadas, quando o desenvolvimento da indústria leve deu um grande salto, a opinião da sociedade era de que os materiais artificiais são inferiores aos naturais em todos os aspectos, diferindo apenas no preço mais favorável. Mas as tecnologias para a criação de tecidos sintéticos não pararam todo esse tempo. Hoje, muitos materiais de origem artificial são capazes de superar até mesmo seus equivalentes naturais em qualidade, destruindo gradualmente os estereótipos prevalecentes. Um deles é couro ecológico moderno.

Origem

Pela primeira vez, eles começaram a falar em couro ecológico no final do século 20, quando a questão da conservação do mundo animal e do respeito ao meio ambiente começou a aparecer na agenda. Muitos conservacionistas protestaram contra a criação e a matança de animais cuja pele era usada para fazer roupas e sapatos. Como um análogo, o conhecido couro sintético foi proposto, a baixa qualidade da qual, infelizmente, há muito tempo é conhecida por todos.

Enquanto isso, as pesquisas no Japão e nos Estados Unidos continuaram até que o mercado mundial foi apresentado com o couro ecológico, que era bastante difícil de distinguir do couro natural mesmo para profissionais. A popularidade crescente da composição desenvolvida tornou possível reduzir significativamente o número de mortes de animais em várias fazendas e fazendas e, além disso, reduzir a quantidade de resíduos remanescentes no próprio processo de produção.

O próprio couro ecológico é um material durável e flexível, composto por duas camadas. A primeira camada é uma base de tecido e a segunda é uma composição de polímero especial que é aplicada ao tecido de algodão ou poliéster na forma líquida e pintada na tonalidade desejada.O polímero pode ser borracha, proteína, celulose ou mesmo polietileno comum. Mas não pense que uma jaqueta ou botas de couro ecológico se parecem com uma bolsa.

Mesmo uma camada espessa de polímero aplicado retém sua flexibilidade e é respirável.

Vantagens e desvantagens

Além do respeito ao meio ambiente acima mencionado e da chamada produção ética, que exclui de seu ciclo a matança de seres vivos, o couro ecológico apresenta outras vantagens.

  • Resistência ao desgaste. O material é forte, durável, muito resistente a danos e rasgos, mas não perde sua flexibilidade.

  • Vasta gama de designs oferece uma variedade de texturas e cores que não podem ser imaginadas no habitat natural dos animais. Todas as opções - do clássico marrom aos crocodilos rosa - permitirão que até o fashionista mais mimado pegue uma bolsa ou sapatos.

  • Hipoalergênico. Especialmente importante para quem tem alergia à pele natural e aos pelos de animais, doenças respiratórias ou irritações cutâneas.

  • Estabilidade da forma. As roupas de couro ecológico não esticam nos cotovelos e joelhos, não esfregam nas dobras por muito tempo.

  • O material é respirável e higroscópico. A base de tecido é capaz de absorver uma pequena quantidade de umidade e a livre circulação de ar elimina o efeito estufa.

  • Fácil de cuidar. Os polímeros não absorvem poeira e sujeira, são fáceis de limpar e secar rapidamente. Eles não requerem pós especiais e produtos caros para os cuidados da pele.

  • O couro ecológico não tem medo do gelo ou da luz ultravioleta. Não racha ao sol e não bronzeia, mesmo com geadas fortes.

  • Fácil de cortar e costurar, para que as costureiras possam usá-lo ao criar suas próprias obras-primas.

  • Lucratividade. Obviamente, o couro ecológico é muito mais barato do que o couro animal natural. Mesmo as vestimentas de polímero volumosas têm um preço muito acessível.

A lista de vantagens é bastante impressionante. Dentre as deficiências, consumidores e fabricantes observam apenas três.

  • A superfície artificial fica muito quente quando exposta à luz solar direta. Com uma longa caminhada em clima quente com essas roupas ou sapatos, definitivamente ficará abafado.

  • Apesar de o couro ecológico resgatar animais, ele não se dá bem com animais de estimação. Marcas de garras de gato ou dentes de cachorro são imediatamente visíveis na superfície.

  • Não reparável. Ao contrário do material natural, é impossível selar pequenos danos no polímero com uma "película líquida" comum. Portanto, roupas ou sapatos com uma camada superior removida simplesmente terão que ser substituídos por um novo.

Diferença de outros materiais

Apesar do fato de que distinguir externamente os materiais artificiais modernos dos naturais seja muito difícil, existem vários pequenos truques que o ajudarão a fazer isso na hora da compra.

Couro

Na hora de comprar roupas e acessórios, preste atenção nas costuras do lado avesso. Em couro ecológico, as bordas das costuras ficarão bem uniformes e forradas com tecido na parte superior. Sapatos feitos de couro genuíno terão um cheiro específico, e de couro ecológico eles não terão nenhum cheiro ou cheirem a fragrâncias. E capas de automóveis ou móveis com composição natural são fáceis de verificar com um simples toque.

Se a superfície do sofá estiver quente e a palma da mão ligeiramente suada, ele é feito de couro verdadeiro.

Couro sintético

O couro sintético é geralmente mais espesso e áspero do que o couro ecológico. Roupas, calçados e acessórios de couro sintético serão mais densos e alguns deles serão mais difíceis de prender entre os dedos. Tem um leve cheiro de borracha ou plástico. E se você derramar uma pequena gota de óleo de girassol comum em um substituto de pele, no dia seguinte essa área do revestimento ficará levemente deformada e ficará mais áspera.

Variedades

Dependendo da resistência ao desgaste, resistência, composição e método de acabamento, todos os couros ecológicos podem ser divididos em vários tipos distintos.

Microfibra

A base desse couro ecológico são as fibras de poliéster, que possuem uma estrutura porosa macia.O material é respirável e repelente de água ao mesmo tempo.

Couro PU

O mais próximo possível do couro natural em suas características. Não consiste em duas, mas em três camadas: algodão, couro genuíno descartado, revestimento de poliuretano pulverizado.

Couro pvc

A fibra mais densa, mas ao mesmo tempo bastante elástica e porosa. Não é feito por pulverização, mas por impregnação da base com uma solução de polímero.

Autoadesivo

Esse couro ecológico é baseado em uma camada de cola, que aumenta sua espessura e resistência, tornando-o mais resistente até mesmo aos danos mecânicos.

Couro elástico

O tipo de couro artificial mais fino e elástico, com o qual é fácil costurar tops e camisas finas. No entanto, é composto por três camadas: algodão fino, em ambos os lados do qual é pulverizado um polímero.

Perfurado

Uma característica distintiva do desenho são os muitos pequenos orifícios na tela, que criam um certo tipo de padrão.

Exótico

Este couro ecológico imita a superfície da pele natural de crocodilo ou cobra. Isso é conseguido gravando a camada de polímero com prensas especiais.

Aplicativo

Pelas suas vantagens, o couro ecológico rapidamente assumiu posição de liderança no mercado, substituindo muitos outros materiais artificiais. É usado em muitas indústrias - da indústria leve à engenharia mecânica. Os seguintes produtos são produzidos principalmente com couro ecológico.

Roupas e calçados

Uma variedade de casacos, calças, botas e sapatos. Nos últimos anos, a tendência para as roupas de couro alcançou camisas, tops e até roupas íntimas.

Acessórios

Todos os tipos de cintos, bolsas, carteiras, luvas, pulseiras de relógio, boinas e muitas outras pequenas coisas que não são menos importantes em um guarda-roupa do que uma capa de chuva ou botas. Largas aros de couro de várias cores ou panamá de couro moderno parecem muito incomuns.

Capas de carro

Assentos de couro são freqüentemente encontrados em carros premium e econômicos. Se o equipamento básico assumir a capa de assento de tecido usual, você sempre pode comprar capas especiais e colocá-las por cima.

Estofamento de móveis estofados

Vários sofás, poltronas, sofás, banquetes e outros móveis são frequentemente revestidos de couro ecológico. Este revestimento não tem medo de sujeira e é fácil de limpar. Os clientes gostaram especialmente das camas modernas com cabeceira alta estofada estofada neste material artificial.

Artigos de decoração

Um painel incomum, um buquê artificial de peças de couro no interior, um travesseiro encaracolado - tudo isso pode ser feito de couro ecológico. Aqueles que gostam de fazer uma variedade de artesanatos vão gostar especialmente da facilidade de trabalhar com tal tela: até uma criança pode lidar com ela.

Eco-couro é fácil de combinar com outros tecidos, como metal, madeira, pedras naturais e artificiais. Contrasta perfeitamente com rendas delicadas e pode ser aplique, gofrado ou perfurado.

Como cuidar?

A vida útil de qualquer produto de couro ecológico pode ser aumentada se for bem cuidado. Poeira ou pequena sujeira podem ser facilmente removidas com água e usando um pano macio. E você pode dar o brilho e o cuidado originais com a ajuda de cremes e sprays especiais para couro natural.

Na hora da limpeza, não utilize escovas duras e raladores, pois podem danificar a superfície do polímero, pois tais defeitos não podem ser reparados. Não seque couro ecológico próximo a um radiador ou sob o sol forte.

Ao usar agentes de limpeza, evite o contato da superfície com o cloro.

Você pode lavar couro ecológico com as mãos e em uma máquina de escrever. Ao lavar à mão, não molhe o tecido, esfregue ou estique muito, use água muito quente. Ao escolher um produto, é melhor focar em um gel líquido, ao invés de um pó seco.

A lavagem à máquina só deve ser feita em ciclo delicado. A temperatura não deve ultrapassar 40 graus e é melhor definir a rotação mínima.

Se não houver experiência na lavagem de couro e as informações normalmente indicadas na etiqueta estiverem faltando ou se desgastando com o tempo, é melhor recorrer aos serviços de um profissional.

Lavadoras a seco modernas completamente e ao mesmo tempo limpam cuidadosamente o produto sem danificar o revestimento de polímero.

sem comentários

Moda

a beleza

casa