Tipos de tecidos

Tecido de membrana: descrição e tipos

Tecido de membrana: descrição e tipos
Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição
  3. Propriedades
  4. Tipos e suas características
  5. Como distinguir de tecido comum?
  6. Onde é aplicado?
  7. Regras de seleção
  8. Conselhos sobre cuidados

Um dos materiais mais populares produzidos com tecnologias inovadoras é o tecido de membrana, na linguagem cotidiana chamada de membrana. As roupas feitas com ela não só protegem da chuva, mas também permitem a passagem do vapor, garantindo o máximo conforto ao seu dono. Basta que este escolha o tipo de tecido de membrana mais adequado, atentando para a descrição das características do material em questão.

O que é isso?

O tecido descrito é um material sintético pertencente à categoria de multicamadas. Devido às suas propriedades, os produtos de membrana repelem com eficácia a umidade do exterior e, ao mesmo tempo, não evitam a fuga de vapores que se acumulam no espaço da roupa íntima. A camada externa desse tecido desempenha não só uma função estética, mas também protetora, enquanto a interna se caracteriza pela maciez, o que contribui para o conforto de uso (em alguns casos, pode ser substituída por um forro).

Quanto à própria membrana, ela está localizada entre as camadas mencionadas acima. Este componente do tecido é uma película fina feita de compostos de alto peso molecular e aplicada ao material de base. Na Rússia, o tecido descrito é produzido com base na GOST 28486-90, cujos requisitos deve cumprir integralmente.

Composição

Conforme mencionado anteriormente, a membrana é um componente importante do material em questão, mas não o único. Como base deste último, são mais frequentemente usados ​​os sintéticos (por exemplo, poliéster), aos quais este filme é "soldado".

    Até o momento, vários materiais são usados ​​para a fabricação de tecidos de membrana.

    • Teflon. Possui poros microscópicos que previnem com eficácia a penetração da umidade externa e facilitam a evaporação da umidade interna. A principal desvantagem é o entupimento gradual.
    • Poliuretano. A principal característica é a máxima resistência à água. A principal desvantagem dos produtos de poliuretano é a evaporação relativamente lenta da umidade acumulada no espaço da roupa íntima.
    • Poliéster. As principais vantagens deste material são a resistência ao desgaste e a alta resistência, graças às quais pode ser utilizado por muitos anos. Além disso, o poliéster é agradável ao toque e mantém sua forma perfeitamente.

    Além disso, para resolver o problema descrito, o algodão é usado, principalmente notável por sua capacidade de reter calor, e o bambu, que pode se orgulhar de resistência e hipoalergenicidade.

    Os materiais combinados também merecem destaque: devido à presença de uma camada protetora, eles minimizam a probabilidade de entupimento da membrana e prolongam sua vida útil.

    Propriedades

    Existem duas qualidades principais de tecidos de membrana - resistência à água e permeabilidade ao vapor. O primeiro oferece proteção contra umidade externa (por exemplo, chuva): quanto maior o valor, mais tempo a pessoa se sentirá seca. Deve-se ter em mente que a membrana pode repelir a água por um certo tempo, após o qual esta começa a penetrar no espaço por baixo. Nisto, o tecido descrito difere do polietileno e dos materiais emborrachados, que são completamente impermeáveis ​​à água, mas também incapazes de proporcionar uma troca de ar ideal para uma pessoa.

    Quanto à permeabilidade ao vapor, ela determina o quão "respirável" é a membrana. Quanto maior esse valor, mais confortável será usar roupas feitas desse material durante esforços físicos significativos.

    Como no caso da resistência à água, a permeabilidade ao vapor do tecido da membrana tem seus limites e, portanto, pode não cumprir suas funções se a transpiração for excessivamente intensa.

    Outras vantagens do material em questão merecem destaque, a saber:

    • máximo conforto de uso, eliminando a rigidez dos movimentos;
    • versatilidade, graças à qual os produtos feitos de tecido de membrana são adequados não só para adultos, mas também para crianças;
    • boa proteção contra ventos fortes;
    • relativa facilidade de remoção de contaminantes.

    Separadamente, vale a pena mencionar as deficiências, cuja lista se parece com esta:

    • alto custo dos produtos (desde que atendam aos padrões de qualidade estabelecidos);
    • o uso de componentes artificiais que não agradam aos adeptos de materiais naturais;
    • não é a maior resistência ao desgaste, cujo valor específico depende da categoria do tecido da membrana.

    Além disso, é bastante difícil cuidar do material descrito, que será discutido em detalhes a seguir.

    Muitas pessoas acreditam que o tecido da membrana aquece bem, mas não é o caso. Ao remover o excesso de umidade para o exterior, reduz o risco de resfriamento do corpo, mas em baixas temperaturas deve haver duas camadas de roupas quentes por baixo.

    Tipos e suas características

    Dependendo das características de sua estrutura, as folhas de membrana são divididas em 3 categorias.

    • Poroso. O segundo nome é hidrofóbico. Devido à presença de microporos, garante a remoção eficaz do ar úmido do espaço da roupa íntima para o exterior. Ao mesmo tempo, este tecido retém água, proporcionando ao seu usuário uma sensação de secura por um longo período de tempo. Uma desvantagem notável dos materiais desta categoria é o entupimento dos poros, cujo grau depende das condições de operação do produto.
      • Não poroso. Essa variedade, também chamada de hidrofílica, é caracterizada pela ausência de orifícios microscópicos na camada da membrana.Lida com a remoção dos vapores úmidos para o exterior graças à difusão, o que implica seu transporte suave da camada interna do tecido para a externa. Dada a duração deste processo, o proprietário do produto pode sentir algum desconforto (parecer-lhe-á que a roupa está molhada).

      A eficácia do uso de um pano não poroso é especialmente reduzida quando a umidade externa é muito alta.

      • Combinado. Esses materiais combinam organicamente as vantagens das duas categorias discutidas acima. Sua produção envolve o uso de uma membrana hidrofóbica na qual uma camada relativamente fina de poliuretano é aplicada. Há apenas uma desvantagem para as telas da categoria combinada - o alto custo.

      Além disso, dependendo do desenho do tecido da membrana, 3 outras variedades são distinguidas, cada uma com suas próprias características notáveis.

      Dupla camada

      Neste caso, a membrana possui apenas proteção externa, necessitando, portanto, do uso de um forro adicional (geralmente malha). A ausência deste último leva ao entupimento e danos mecânicos inevitáveis ​​ao material e, portanto, é inaceitável.

      Esses produtos, marcados como "2L", apresentam baixo peso e boa permeabilidade ao vapor. Além disso, são usados ​​tecidos de membrana de duas camadas nas roupas, cuja superfície interna possui uma camada isolante.

      De três camadas

      A variedade descrita é marcada como "3L" e fornece proteção mais confiável dos dois lados da membrana. Devido a esta característica, este último tem maior resistência ao desgaste, que é sua vantagem óbvia. O material em questão se parece com um tecido, cujo lado com costura é coberto por uma malha fina.

      Apesar de suas vantagens óbvias, a versão de três camadas tem uma desvantagem significativa - alto custo. Dada esta circunstância, esse tecido é usado relativamente raramente - principalmente para a fabricação de equipamentos profissionais.

      Forro de jersey

      Este tipo de tecido de membrana, também conhecido como "2,5 L", se assemelha a um tecido de duas camadas em muitos aspectos, mas não envolve o uso de um forro padrão. Em vez deste último, é utilizada uma camada de malha de espuma, que protege a membrana de tensões mecânicas e entupimento.

      As principais vantagens deste material são compacidade e leveza. Deve-se notar que essas vantagens não diminuem de outras vantagens do tecido da membrana.

      Como distinguir de tecido comum?

      Existem várias maneiras básicas de distinguir o tecido da membrana do tecido normal. Para comprar um produto com um imóvel do seu interesse e minimizar a probabilidade de adquirir uma falsificação, o cliente só precisa seguir as recomendações a seguir.

      • A solução mais simples é visitar lojas que vendam produtos de marcas comprovadas.
      • O preço de um produto feito de tecido de membrana não pode ser baixo. Isso se deve à complexidade de fabricação desse material, que envolve o uso de tecnologias avançadas.
      • Freqüentemente, o nome do produto em questão contém a combinação de letras "-tex" (por exemplo, "Sympatex" ou "Gore-Tex").
      • Muitas marcas populares são vendidas sob licença. Se o vendedor não vende falsificações, ele deve ter todas as licenças.

      Além disso, o cliente pode testar a resistência à água do produto em casa usando um chuveiro comum. Quanto à respirabilidade, para determiná-los, é necessário um recipiente com água quente localizado sob o tecido, e um vidro, que cubra este último.

      Se o material for um material de membrana, ele permitirá que o vapor passe, resultando no embaçamento da superfície do vidro.

      Onde é aplicado?

      A prática mostra que o uso de tecidos de membrana é justificado em uma variedade de situações que requerem troca de ar ideal e proteção eficaz contra alta umidade. Esses materiais são especialmente apreciados pelos fãs de esportes de inverno, turismo, montanhismo, caça, pesca e muitos outros hobbies que envolvem atividade física significativa. Além disso, os tecidos de membrana são adequados para a fabricação de roupas infantis - jaquetas, ternos e macacões.

      Vale ressaltar também a indesejabilidade do uso cotidiano de produtos feitos com o material em questão. Esta circunstância é explicada por três razões principais - o alto custo de tais produtos, a relativa complexidade de cuidar deles e a necessidade de usar uma camada adicional de agasalho.

      Regras de seleção

      Antes de comprar roupas feitas de tecido de membrana, o comprador precisa levar em consideração as condições em que elas serão usadas. Seguindo esta recomendação, você pode adquirir exatamente o produto que melhor se adapta às tarefas definidas para ele.

      Ao escolher um produto adequado, o comprador precisa prestar atenção a dois parâmetros principais - a resistência à água e a permeabilidade ao vapor mencionadas anteriormente (por exemplo, 7000/7000). Os valores indicativos do primeiro estão listados abaixo:

      • 3000 - precipitação insignificante com duração relativamente curta;
      • 5000-7000 - chuva de média intensidade;
      • 10000-15000 - aguaceiro forte e prolongado;
      • 20000 - tempestade (produtos com essa resistência à água destinam-se a velejadores e fãs de recreação radical).

      Para selecionar um produto com permeabilidade ao vapor adequada, o comprador deve usar a seguinte lista:

      • 3000 - baixo nível de atividade física (caminhada normal);
      • 5000-7000 - Movimento lento em terrenos com terreno difícil ou jogging;
      • 10000-15000 - atividade física máxima (esqui).

      Pode haver algumas outras interpretações, ligeiramente diferentes das fornecidas acima.

      Conselhos sobre cuidados

      Para que as roupas confeccionadas em tecido de membrana deliciem o máximo possível seus proprietários, estes devem prestar a devida atenção ao cuidado, que prevê uma série de nuances importantes. A lavagem de tais produtos requer certos recursos.

      • Incapacidade de usar detergentes convencionais. Isso se deve ao fato do sabão em pó obstruir os poros da membrana, reduzindo significativamente a permeabilidade ao vapor do tecido. O mesmo efeito é observado após o uso de alvejantes e condicionadores.
      • Os detergentes que contêm cloro atuam de maneiras diametralmente opostas nos materiais da membrana. Eles não obstruem os poros, mas os aumentam, aumentando a permeabilidade ao vapor e prejudicando a resistência do tecido à água. Assim, o uso de tais meios também terá que ser abandonado.
      • A fim de preservar as propriedades especiais do material da membrana, não deve ser lavado na máquina. Pelo mesmo motivo, os especialistas desaconselham molhar e torcer esses tecidos.

      Roupas secas confeccionadas com materiais de membrana paralelos à superfície do solo, previamente endireitadas, a uma temperatura de 15-25 ° C. Outras condições significativas incluem uma boa troca de ar entre o ambiente e o ambiente circundante, bem como a inadmissibilidade da luz solar direta sobre os produtos.

      Não passe roupas feitas de tecido de membrana. Ignorar essa regra pode destruir a estrutura do material, que é muito sensível a altas temperaturas.

      Para restaurar a resistência à água do tecido descrito, uma impregnação especial é usada - um spray ou líquido. Essa ferramenta forma um filme que possui várias qualidades positivas ao mesmo tempo. Além de devolver a repelência à água, ele:

      • não reduz a permeabilidade ao vapor do material;
      • aumenta a resistência do tecido à sujeira;
      • reduz os efeitos negativos da radiação ultravioleta.

      O processamento dos produtos com uso de impregnação deve ser realizado após a lavagem.Deve-se também ter em mente que em alguns casos o tecido pode mudar levemente sua tonalidade original.

      O armazenamento de roupas feitas de materiais de membrana exige o cumprimento de duas condições - alisamento preliminar e posicionamento vertical. Além disso, é aconselhável cobrir esses produtos com polietileno, que evita que a poeira entre em seus poros.

      Em conclusão, deve-se notar que um número crescente de consumidores dá preferência aos tecidos de membrana. As vantagens de tais materiais são óbvias para todos os amantes de um estilo de vida ativo, que regularmente encontra sua confirmação prática.

      Para informações sobre como escolher roupas de membrana, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa