Tipos de tecidos

O que é teca e onde é usado o tecido?

O que é teca e onde é usado o tecido?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Aplicativo
  4. Cuidado
  5. Armazenar
  6. Comparação com outros tecidos

Tecido de teca, sua composição e descrição, densidade e classificação das espécies são do interesse de muitos amantes do bordado. Este material é usado para costurar capas de travesseiro branco e outras cores com penas, recheio de trigo sarraceno, protetores de colchão e mochilas são feitas. Para entender o que é, onde é usado, uma visão geral detalhada de todas as características importantes de um carrapato ajudará.

O que é isso?

O tecido de teca é um material natural, que pode incluir fibras de linho, cânhamo ou algodão, ligado a um ponto simples ou de sarja. Menos comumente, inclusões sintéticas são usadas na composição. Em combinação com o poliéster, o tecido é obtido com um leve brilho, mais fino e mais barato de fabricar. De acordo com os requisitos da GOST 7701-93, a participação do algodão em produtos mistos não pode ser inferior a 50%.

A escolha do método de produção é determinada pelos requisitos da matéria. O ponto de sarja forma uma cicatriz texturizada característica na superfície, o de linho dá maciez, o método do cetim para amarrar os fios é mais raramente utilizado, em que um padrão peculiar aparece na superfície.

As principais características do material são as seguintes:

  • densidade - 90-160 g / m2;

  • força elevada;

  • resistência ao desgaste;

  • enrugamento fraco;

  • higroscopicidade;

  • hipoalergênico;

  • respirabilidade;

  • longa vida útil.

A descrição da teca sempre inclui uma menção à compatibilidade ambiental deste tecido. É totalmente seguro de usar, biodegradável e não requer medidas especiais de descarte. O tecido é macio, fácil de tingir, não desbota na lavagem.

Mas ele absorve facilmente a umidade, o que afeta as necessidades de secagem e armazenamento dos produtos.

A teca é caracterizada por baixo alongamento e resistência ao encolhimento. Praticamente não deforma. A suavidade da superfície exclui o aparecimento de pelotas. O tecido não deixa entrar sujeira, deixando-as do lado de fora, elimina a absorção de suor. Na produção, para melhorar as propriedades dos têxteis, utiliza-se o processamento com curativos, que confere ao tecido propriedades antibacterianas e antiestáticas, o que é especialmente importante para os sintéticos.

Visualizações

A classificação principal da teca divide todos os tipos de materiais de acordo com o grau de densidade e aspereza das fibras. Dependendo dessas características, ele pode se enquadrar nas seguintes categorias.

  • Luz. Esta categoria inclui um material tecido simples em uma base de algodão ou linho. A densidade do tecido não ultrapassa 90 g / m2. Esses têxteis são usados ​​na fabricação de produtos que não estão sujeitos a tensões operacionais intensas.
  • Cortina. Este tecido tem uma textura agradável, é translúcido, macio e leve. Bem drapeado, usado para costurar cortinas. Uma teca mais densa permite criar uma base têxtil para estores. E também cortinas romanas são feitas com ele, aplicando uma impregnação especial de antemão.
  • Fofinho. A teca desse tipo também é chamada de fronha ou fronha. Distingue-se pela baixa densidade, cerca de 140 g / m2, maciez, textura agradável com ligeira rugosidade. Tecido bastante fino dá conta das tarefas de criação de capas de travesseiro duráveis, cobertores, lava e seca facilmente.
  • Colchão. A teca mais densa com uma textura semelhante a uma tela. É bastante rugoso, com uma rugosidade pronunciada, suporta intensas cargas de trabalho. As capas dos colchões são feitas de tecido.

A teca também tem uma cor bastante variada. O material branco liso é para os casos. Estampado é pintado com uma impressão em uma superfície plana do tecido. Produtos feitos com ele perdem o brilho da cor mais rápido do que outros. A teca multicolorida é formada por fibras pré-tingidas, permitindo a obtenção de padrões e desenhos tradicionais resistentes ao desbotamento.

A maioria dos produtos deste material não possui brilho de cor. A ausência de fios sintéticos na composição, a textura bastante grosseira das fibras nos tecidos para colchões simplesmente excluem a necessidade disso. Para roupa de cama e cortinas, utiliza-se a teca com cores mais vivas obtidas pelo método de estampagem.

Aplicativo

A auto-adaptação de produtos de teca é complicada pelo aumento da densidade desse material. A punção das fibras com uma agulha costuma ser difícil e podem ocorrer pontos saltados. As máquinas industriais não apresentam esse defeito durante a operação, por isso os produtos são costurados com mais eficiência.

O principal objetivo da teca é costurar uma variedade de coberturas. Na maioria das vezes, eles são criados para travesseiros, usando-os como fronha para evitar a perda de enchimento. O material também é excelente para a confecção de capas para edredons de plumas. É bastante denso, forte, durável, mantém o conteúdo dentro, mas permite que o ar passe bem.

A roupa de cama feita com ela também é considerada bastante apresentável, é barata e resiste a várias lavagens.

A teca foi originalmente usada como um material barato para roupas resistentes ao desgaste. Também era usado para fazer espartilhos emagrecedores. Desde a década de 70 do século XX, vestidos, vestidos de verão, shorts e camisas estilo safári estão na moda, para os quais a teca é perfeita. Paralelamente, o material passou a ser utilizado na costura de mochilas e outros equipamentos de caminhada. Hoje, são feitos toldos e tendas, toldos de sol, capas impermeáveis ​​com um revestimento impermeável especial.

Cuidado

Os requisitos básicos para o cuidado da teca são bastante simples. Dependendo se o material é utilizado para a fabricação de coberturas ou como base independente para um produto têxtil, as recomendações serão as seguintes.

  1. Máquina de lavar. Permitido em qualquer condição de temperatura, com centrifugação e secagem. O tecido é denso, não encolhe.

  2. Passar roupa. Com o maior calor possível. Isso removerá as dobras e vincos formados.

  3. Teca impregnada. Para ele, utiliza-se exclusivamente o cuidado de baixa temperatura com lavagens em temperaturas de até +40 graus. Aditivos de clareamento são proibidos.

  4. Cobertores de enchimento. São lavados com detergentes suaves com amaciamento de água obrigatório.

  5. Produtos muito sujos. Colchões e travesseiros em guardanapos são lavados a seco usando métodos profissionais.

Armazenar

O armazenamento ocorre em áreas frescas e bem ventiladas. É importante não permitir queda significativa de temperatura, pois o material tende a absorver umidade. A teca em pó pode tornar-se mofada e manchada de fungo. Sua variedade de algodão, se armazenada de maneira inadequada, perde sua resistência, deforma-se, se transforma em fibras.

Seguindo as regras, é possível manter a atratividade dos têxteis por muito tempo, tendo suas propriedades declaradas pelo fabricante.

Comparação com outros tecidos

A teca é freqüentemente citada como uma tela de alta densidade, mas é considerada bastante áspera. Isso se deve ao fato de que a maioria das pessoas o conhece apenas por capas de colchão e capas de travesseiros, cobertores. Em comparação com os tecidos de algodão - chita grossa, popelina, cetim - parece realmente mais áspero devido ao denso entrelaçamento dos fios. Os produtos acabados são mais duráveis ​​e texturizados, resistentes a rasgos, alongamentos, mas sujeitos a derramamento.

A teca perde seu apelo em comparação com o poliéster e outros tecidos sintéticos. Não difere no brilho da cor, brilho espetacular. Por fora, os produtos são mais neutros, sem excessivo brilho nas estampas. A resistência e durabilidade dos tecidos sintéticos também são sempre altas. Apenas os tipos mais densos de teca podem competir com eles no nível adequado.

Mas o poliéster sintético é visivelmente inferior ao tecido mais natural em muitos aspectos. A teca é mais confortável e agradável em contato com o corpo, pois elimina irritações cutâneas por reações alérgicas. A respirabilidade do tecido confere-lhe boas propriedades de desempenho, permite-lhe remover a humidade e o calor durante o sono. As capas de poliéster e as roupas de cama são mais frias.

Dormir com esses acessórios, especialmente os de cores vivas, é contra-indicado para crianças e pessoas com alergias.

As propriedades antiestáticas que a teca possui graças à sua composição de fibra natural também lhe proporcionam benefícios significativos. Os produtos não aderem ao corpo, são confortáveis ​​de usar quando se trata de roupas. O poliéster é altamente eletrificado e requer tratamento antiestático regular com agentes especiais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa