Tipos de tecidos

Rodapé: que tipo de tecido é e como é?

Rodapé: que tipo de tecido é e como é?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Visualizações
  5. Comparação com outros materiais
  6. Âmbito de aplicação
  7. Conselhos sobre cuidados

Velo, bicicleta, camisa, flanela - nós entendemos aproximadamente do que se trata. E de repente - "rodapé". Ração, forragem, mandril, comida? Existe apenas uma tradução relacionada ao nosso tópico - "forro". E por incrível que pareça, estamos bem familiarizados com o significado desta palavra, porque quente, agradável ao corpo moletons, collant, roupas para casa "de bicicleta", roupas de criança - este é o rodapé.

Compreender a origem do termo, a composição e métodos de produção, o escopo e os tipos de rodapé é a tarefa deste artigo.

O que é isso?

Tecido de algodão muito macio, delicado, agradável ao toque - é o que é um rodapé, na sua essência. Um ajuste confortável ao corpo é fornecido pelo lado avesso com pilha de comprimentos diferentes. Enquanto a parte da frente é bem lisa, lembra uma superfície crespa. O velo posterior pode ser velo denso ou veludo mais solto, mas o material ainda será quente e aconchegante. Não aquece pior do que as coisas de lã natural, mas ao mesmo tempo não pica e não se desgasta tão rapidamente.

Considere de onde veio o tecido do rodapé. Sabe-se com certeza que a palavra é alemã (Futter), mas, muito provavelmente, a tradução não é totalmente correta: não se trata de um tecido de forro propriamente dito. Em vez disso, estamos sendo solicitados a prestar atenção ao lado embaçado do forro. Afinal, é ela quem, com sua suavidade, delicadeza, chama a atenção.

    O país de origem é desconhecido. Pode ser Índia, Egito e até mesmo as repúblicas da Ásia Central da URSS. Em uma palavra, onde o algodão é cultivado.No entanto, não está claro por que o nome alemão pegou. Presumivelmente, o tecido apareceu pela primeira vez na década de 30 do século XX. Embora, talvez, houvesse alguns análogos muito antes.

    Em qualquer caso, graças ao facto de ter aparecido uma descrição da tecnologia de produção, temos o prazer de utilizar este tecido prático. E a tecnologia é realmente interessante pelo seu método especial de tecer os fios: uma cicatriz quase imperceptível na frente e os fios de rodapé presos à base na parte de trás. E eles são presos com broches.

    O pano de rodapé é criado, é claro, a partir do cultivo de algodão. O algodão que ama o calor só pode amadurecer onde há muito sol. E no momento do amadurecimento, a cápsula do algodão com fibras macias se abre. As fibras de algodão são coletadas. Eles passam por um longo processo de limpeza, classificação em função do comprimento, prensagem, penteação e, finalmente, fio.

    A peculiaridade do tecido se deve ao fato de serem utilizados dois tipos de fios nas máquinas:

    • solo comum, denominado solo, a partir do qual uma base forte é tecida para a parte frontal;
    • solto, macio, ligeiramente torcido (rodapé), desenhado para criar um velo no lado avesso.

    O tecido não é tecido segundo o princípio da disposição horizontal dos fios (a urdidura é a trama), mas é tricotado. Por isso é mais justo chamá-lo não de tecido, mas de tela. De acordo com a tecnologia, um fio fracamente torcido é tricotado de dentro para fora no solo de malha cruzada ou malha de urdidura. Os fios de atacar obtidos a partir da malha são deixados em forma de laços ou são empilhados em comprimentos diferentes. Tricotados com broches, os fios são bem presos uns aos outros, mas esticam-se bem, como qualquer coisa de malha.

    Composição

    A suposição de que o rodapé é 100% algodão está errada. As fibras de algodão são o principal componente do material. Mas para aumentar a elasticidade e a resistência, para aquecer, outras fibras também são adicionadas à composição.

    A roupa fica mais quente, mas a linha de lã natural pode ser espinhosa e, portanto, desagradável para o corpo. Além disso, tanto o forro limpo quanto a lã encolhem fortemente. Esse tecido misto é mais frequentemente usado precisamente como forro ou tecido frontal ao costurar casacos, capas de chuva e jaquetas.

    Viscose

    Oferece maior resistência às fibras de algodão. A tela, agradável ao toque, tem uma bela aparência com brilho e um preço razoável. Mas também apresenta um alto percentual de retração.

    Poliéster

    Tecido sintético, o que significa mais resistente ao desgaste. Uma mistura de algodão e poliéster tornará as coisas mais práticas e duráveis. Mas aqui é importante entender que se o percentual de poliéster na composição do produto ultrapassar 20%, então isso não é mais um rodapé. Essas coisas não permitem que o ar passe. Será desconfortável usá-los.

    Lycra (elastano)

    Talvez o suplemento de maior sucesso para artigos esportivos, infantis e domésticos. O conteúdo de lycra também não deve exceder 20%. Essa quantidade é suficiente para a elasticidade e durabilidade da peça. O material fica elástico, se ajusta perfeitamente ao corpo, mas não atrapalha os movimentos. Mesmo com uso prolongado, as coisas mantêm sua aparência original. Eles não formam comprimidos e não precisam ser engomados. O teor ideal de elastano não é superior a 5%. Nesse caso, as propriedades naturais do algodão são preservadas e o risco de reações alérgicas às fibras sintéticas é reduzido.

    Basicamente, quanto maior a porcentagem de impureza no algodão, mais áspero se torna o linho. Não é tão bom com tato. Portanto, as roupas externas geralmente são costuradas com esse material, que não entra em contato direto com o corpo.

    A densidade do rodapé é 170-350 g / m2. Também depende da porcentagem de fibra adicionada.

    Vantagens e desvantagens

    Antes de tirar conclusões sobre os méritos e deméritos do rodapé, Voltemos aos compradores que deixaram seus comentários sobre os produtos em vários sites e fóruns.

    • Muitas pessoas escrevem que compravam de rodapé para usar em casa, pois faz frio dentro de casa no inverno.E não nos arrependemos - o material retém perfeitamente o calor.
    • Mães jovens elogiam roupas para bebês: mesmo com o atrito constante das barras deslizantes no chão, os arranhões ficam invisíveis nelas. Os joelhos na calcinha não formaram bolhas, pois a coisa mantém seu formato perfeitamente. Depois de várias lavagens, os deslizadores e as blusas ainda estão macios e mantêm sua aparência. Mesmo que a criança sue, não surgem reações alérgicas na pele, pois o rodapé absorve toda a umidade.
    • Profissionais e atletas amadores dizem que é cômodo correr e se exercitar com esses fatos de treino no tempo frio: o corpo respira, o rodapé com lycra adapta-se perfeitamente ao corpo. A sensação de conforto é muito agradável. Mesmo depois de usado por mais de um ano, o produto não perdeu sua tonalidade original.
    • Quem trabalha ao ar livre ou em câmaras frias fica satisfeito com o conforto de suas roupas: elas não atrapalham os movimentos.
    • No mundo dos sintéticos, as pessoas que sofrem de alergias que têm problemas com esses materiais específicos têm muita dificuldade para viver. Portanto, o rodapé é uma pequena salvação do problema. 100% algodão protege contra ataques. O principal é estudar bem a composição do material antes de comprar, para não comprar uma coisa misturada.
    • Alfaiates profissionais e amadores alertam que a roupa de rodapé encolhe muito, por isso é aconselhável lavar e passar o tecido antes de cortar para que encolha imediatamente. Ao mesmo tempo, escrevem que não é difícil trabalhar com tecido na costura.
    • A maioria dos compradores observa que, para evitar o problema de encolhimento, ao comprar produtos prontos, você precisa comprar um ou dois tamanhos maiores.
    • Todo mundo diz que os itens de rodapé são baratos e, portanto, quase todos podem comprá-los.
    • A razão do barato não está apenas no material, mas também no fabricante: um grande segmento das coisas é produzido no país onde moramos. E sua qualidade está à altura da marca.
    • Alguns compradores tiveram problemas com fabricantes (ou vendedores) sem escrúpulos ao comprar produtos pela Internet. Na primeira lavagem em um ciclo delicado a 30 graus, as coisas caem muito. E como foram lavados com outras roupas, tudo ficou no canhão do rodapé.

    Bem, agora vamos resumir.

    • A partir das resenhas, fica claro que, por ser um material natural (ou quase natural), o rodapé encolhe fortemente ao ser lavado. Este é um sinal de menos.
    • A segunda desvantagem é a resistência a manchas não muito boa. O resultado é uma perda de tinta após a lavagem.
    • O terceiro é uma violação das qualidades declaradas devido ao excesso da porcentagem de fibras misturadas.
    • Quarto, requer uma atitude cuidadosa durante a lavagem (o que será discutido a seguir).

    Dignidade

    E sobre os méritos de tais coisas - eles são inerentes à maioria dos materiais naturais.

    • Ao comprar, focamo-nos nas sensações táteis. E aqui são agradáveis: tecido macio que te mantém aquecido. Isso é facilitado pelo lado complicado com uma penugem curta ou longa.
    • A força se deve à técnica de tecelagem. O próprio comprador pode escolher o material com diferentes níveis de resistência.
    • Capacidade de manter a forma, retornar ao seu estado original após o alongamento. O material é resistente à deformação.
    • A essência do tecido do forro e a estrutura das fibras permitem que o ar flua livremente para a pele, mantendo uma boa respirabilidade. O entupimento dessas roupas não é terrível.
    • Boa capacidade de absorção de umidade. Com sudorese ativa ou problemas infantis, o líquido não permanecerá no corpo, mas será absorvido pela roupa. Tudo o que resta é mudar as coisas rapidamente.
    • Eles dizem "sem demolição" sobre esse material. É difícil de quebrar e não forma pílulas ou puffs.
    • Com 95-100% de composição de algodão, as coisas não causam alergias (se não forem alérgicas às fibras de algodão). Não há cheiro desagradável e nenhuma substância tóxica é liberada.
    • Inicialmente, as fibras de algodão são processadas em condições ambientais: não são embebidas em alvejante, não são degradadas em produtos químicos. Isso nos permite falar sobre a compatibilidade do material com o meio ambiente, naturalidade e segurança.
    • Pequenos recursos de lavagem são cobertos pela facilidade de passar e armazenar. Não há dificuldades em sair.
    • Mesmo as artesãs caseiras não terão dificuldade em costurar e processar coisas a partir de um rodapé. Use uma agulha de tricô, ponto duplo ou ponto zigue-zague para costurar itens domésticos aconchegantes ou agasalhos.
    • Linho ou coisas de alta qualidade não podem ser chamados de baratos, mas ainda assim o preço é bastante acessível para boas roupas quentes.

    Visualizações

    A tecnologia de produção do material em loop determina a produção de três tipos de tecido.

    • Tecido simples com o melhor algodão. A tela acabou sendo fina. Um dos melhores materiais para a roupa do recém-nascido, mas também para uma roupa interior confortável.
    • 2 fios de brochamento são tecidos em um rodapé de fio duplo na parte de trás. Fios de viscose ou fibras sintéticas são frequentemente adicionados a este tipo. A densidade média do tecido é popular para costurar roupas caseiras e infantis, roupas íntimas quentes, moletons, agasalhos, calças. Por dentro, o material lembra um pano turco, e tem um segundo nome de frenchterry (malhas turcas). As roupas são quentes, mas parecem muito volumosas e volumosas. Quando a Lycra é adicionada, o material se torna elástico.
    • A lâmina de três fios tem uma longa pilhae o próprio material se torna espesso e muito quente. Além do elastano acima mencionado, poliéster, viscose, jersey italiano mais caro ou turco mais barato "Rodapé com lurex 3 fios" é popular entre os compradores.

    Se os fios de brochamento formarem laços de dentro para fora, esse rodapé é denominado "laçada de 3 fios". Se passar por uma máquina penteada com agulhas especiais, processando os fios purl de maneira especial, obtém-se um "bufante de 3 fios". Este é o rodapé mais quente, portanto, é usado na costura de macacões e roupas íntimas térmicas. Se o velo for fino, o tecido parece uma bicicleta, se grosso, parece um velo artificial.

    Mas a tecnologia em si depende da qualidade da matéria-prima.

    • A melhor camada de algodão (PE) tem um comprimento de fibra de cerca de 35-70 mm. O canto se destaca pela suavidade, falta de "arma". Tecido monofio de alta qualidade, preço alto, fofo, pelo estável no lado recortado - é isso que dá o uso do canto na confecção de rodapés. Esse material é muito menos enrugado, não tosse (não fica crespo), é sedoso. Uma variação dessa variedade é o canto compacto - algodão da mais alta qualidade, que não encolhe, não forma pellets (não descama) e é resistente ao desgaste.
    • Anel ou cartão - algodão com pontuação 4 em uma escala de cinco pontos. O comprimento das fibras é de 27-35 mm, com uma pequena "penugem". Isso confere à tela uma leve aspereza.
    • Aberto, final aberto, O / E - o algodão de qualidade mais baixa usado para fazer rodapés. O comprimento das fibras é de 20-27 mm (o algodão é feito de fibras de comprimento menor). As fibras curtas são a razão da maciez do linho. Para se livrar dele, ele é tratado com proteínas especiais - catalisadores (enzimas). O uso de fibras curtas também resultou em fiapos na parte da frente e no velo, que rola rapidamente por dentro. Mas, por outro lado, baixa qualidade - baixo preço.

    Na hora de comprar tecidos ou itens prontos, preste atenção na linha "qualidade": é assim que vai ser indicada de qual matéria-prima é feito o rodapé (e demais tecidos de algodão).

    O tecido de malha também tem uma aparência diferente.

    • O clássico será executado em uma costela vertical (como uma pernalta).
    • Uma bainha diagonal, resultante do uso de um método de tecelagem diferente, se parecerá com denim (jeans).
    • Via de regra, o rodapé é sólido, mas em cores diferentes. Há uma variedade, mas a melange cinza é freqüentemente usada para roupas esportivas, e o cru é usado para malhas finas.
    • Para diversificar as cores dos produtos, a impressão digital direta é utilizada para aplicar uma imagem.

    Comparação com outros materiais

    Para entender a diferença entre o rodapé e outros tecidos de algodão e sintéticos de aparência semelhante, forneceremos uma breve descrição.

    Velours

    Tecido de pêlo macio feito de pura lã. Mas as malhas de veludo com laçadas podem ser sintéticas, de algodão, seda ou lã, ou ainda de vários tipos de fibras. Portanto, a composição da tela será de fundamental importância. A pilha pode ser perpendicular à base ou alisada sobre o padrão, em relevo e assim por diante.

    Interligar

    Tecido tricotado dupla-face, mas liso em ambos os lados. A tecelagem especial cria uma estrutura em forma de elástico, que torna o tecido mais resistente e permite recuperar rapidamente a sua forma após a deformação. 100% algodão (ou com uma pequena quantidade de outras fibras), agradável ao toque, quente e confortável nele. Semelhante em propriedades a um rodapé. A diferença é que não encolhe após a lavagem e não é tão elástica.

    Kashkorsa e macarrão de malha

    Criado por tricô "front - purl" 2x2 (de acordo com o princípio do elástico inglês). Kashkorse como um elástico é usado em roupas (punhos, pescoços, cintos), malhas-macarrão são muito populares como um material para vestidos, gola alta, suéteres, saias, casacos de lã. 95% algodão e 5% spandex. A principal propriedade é a excelente elasticidade, o que permite que se adapte ao corpo e muitas vezes proteja do frio.

    Kulirka

    Jérsei de algodão liso com adição de elastano (Lycra) para densidade e forma. A superfície lisa Kulirny é adquirida por meio de tricô de meia: tranças densas e finas na frente e "alvenaria" - no lado avesso. As tranças podem ser esticadas em largura, quase não em comprimento. A tela é leve, respirável, quase sem rugas. T-shirts, camisolas interiores, camisolas, pijamas leves, roupa infantil - é o que costuro com este tecido popular. Há um monocromático tingido, com estampa ou estampa, tricotado com fios multicoloridos (melange). Não encolhe, quase não enruga.

    Kulirka com lycra (suprem)

    Jérsei sedoso de alta qualidade. O tecido é respirável e altamente elástico. É por isso que são costuradas roupas íntimas e roupas leves de verão.

    Piqué

    Tecido de algodão ou sintético com trama complexa, como um favo de mel. Um bom exemplo são as toalhas waffle. Camisas tingidas para pólo, golfe e tênis são costuradas em piquê. Também produzem piqué com lã. Além dos favos de mel, você encontra diamantes, quadrados, uma cicatriz, mas quase não há listra. O material é durável, quase não enruga, fica bem apagado.

    Ribana (borracha, elástico 1x1)

    Jérsei altamente elástico, semelhante a kashcors, mas mais fino. Ambos os lados podem ser chamados de anverso. Graças à adição de lycra, ela se estende bem pela tela. Punhos, pescoços, golas, pijamas e roupas semelhantes, chapéus e roupas íntimas - esse segmento foi levado pela ribana do kashkorse. O tecido não deve ser torcido ou seco ao sol.

    Poliéster feltrado não estruturado produzido com tecnologia especial. Jérsei sintético macio muito bonito. Respirável, hipoalergênico, seca rapidamente, elástico, não encolhe, mantém sua forma, forte, resistente ao desgaste. Para os adultos, são utilizadas para costurar quase todo tipo de roupa, chapéus e cachecóis, além de forros. Não recomendado para crianças usarem como roupa íntima.

    Âmbito de aplicação

    Em nenhum lugar se menciona o fato de o rodapé ser utilizado, por exemplo, para costurar capas ou na medicina. Isto é incompreensível. Uma das principais propriedades é que o rodapé dá calor ao seu dono. É por isso que ele é apreciado na indústria leve.

    • Para os recém-nascidos, as fraldas são costuradas com linho fino. Para bebês e crianças mais velhas - macacões, luvas, blusas, macacões, camisetas, calças, pijamas, vestidos e muitas outras coisas quentes e confortáveis.
    • Roupas caseiras de canto, anel e carde são adequadas para homens, mulheres e crianças.
    • As roupas esportivas de lã para as ruas frias ou finas para a academia são valorizadas por sua durabilidade e conforto, além de sua capacidade de respirar e absorver umidade.
    • Os vestidos e ternos de maternidade são quentes, elásticos e seguros.
    • O uso diário é um cuidado fácil e confortável.

    Conselhos sobre cuidados

    Se você deseja que o delicado rodapé mantenha suas propriedades por muito tempo, tente cuidar bem de suas coisas favoritas: siga as recomendações do rótulo do produto. Se não estiver, siga as regras gerais.

    • As peças de malha são lavadas à mão ou na máquina de lavar em um ciclo delicado.
    • Para um rodapé fino, recomenda-se uma temperatura de água de 30 graus, para um médio - 40, para um grosso - 50.
    • Antes de iniciar a lavagem, aperte todos os botões e botões. O objetivo das manipulações não é danificar os encaixes do tecido com laços e do velo delicado. Se não for possível esconder o velo (por exemplo, ao lavar fraldas), é aconselhável lavá-los separadamente ou colocá-los em uma rede especial ou fronha.
    • Para lavar as roupas das crianças, é necessário usar pós ou gel macios.
    • As peças coloridas são lavadas com detergentes em pó e líquidos especiais.
    • Esse tecido não deve ser fervido.
    • Você pode torcer coisas em uma máquina de escrever.
    • Para secar, use condições naturais sem acesso à luz solar.
    • Se a coisa for passada pela frente, então é feito no modo "algodão", se for pelo lado errado - no modo "seda".

    Não vale a pena comprar um rodapé barato. Se você quer aprender com os erros dos outros, e não com os seus, familiarize-se com as conclusões dos especialistas.

    • Um rodapé barato feito de algodão 90-100% é um absurdo. Preste atenção à densidade imediatamente. Para moletons e itens semelhantes, o peso normal é 310-350 g / m2.
    • Jérsei barato pode ser devido à grande quantidade de produtos sintéticos. Qualquer coisa abaixo de 90% já deve alertá-lo. Embora na maioria das vezes nas etiquetas seja: 80% algodão e 20% outra coisa.
    • Apenas uma extremidade aberta mal trabalhada pode ser barata. Se essas roupas de trabalho são confortáveis ​​para você, então você decide se quer comprá-las. Mas sua qualidade e vida útil são ruins.
    • Se um corante barato for usado, o item será mais barato. O resultado é perda instantânea após a lavagem e perda de aparência.
    • O uso de algodão colado em vez de lã natural é o quinto motivo para a redução do preço das mercadorias. Logo, esse "velo" vai começar a aderir ao corpo e às coisas, e após a lavagem, em geral, vai desaparecer.

    Footer é realmente uma camisa muito boa. Você não deve ficar desapontado por ele comprar um item de baixa qualidade.

    Para detalhes sobre este tipo de tecido, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa