Gerenciamento de tempo

Noções básicas de gerenciamento de tempo para mães: como cuidar de seu bebê?

Noções básicas de gerenciamento de tempo para mães: como cuidar de seu bebê?
Contente
  1. Por que você precisa de gerenciamento de tempo?
  2. Planejando o dia
  3. Como lidar com as tarefas domésticas?
  4. Delegação
  5. Como você arranja tempo para si mesmo?
  6. Conselho de profissional

O fato de um pai não poder ser mãe foi notado pelo lendário Mikhail Tanich em sua famosa canção. Mas o fato de ser uma mãe que pode fazer qualquer coisa, qualquer mulher que tenha um filho dirá. Ela tem de se despedaçar especialmente nos primeiros meses após o nascimento do bebê. Como acompanhar seu filho e como o gerenciamento do tempo ajudará, este artigo lhe contará.

Por que você precisa de gerenciamento de tempo?

Fazer tudo com um bebê não é apenas difícil - é impossível em princípio. Mas é perfeitamente possível reduzir o tempo gasto em fazer certas coisas. E isso não se aplica apenas às mulheres em cujas mãos são recém-nascidos.

As mães com muitos filhos também vivem em um tempo e espaço diferente do resto do mundo. É por isso que o gerenciamento do tempo é especial para as mães.

O popular "método do tomate", quando uma pessoa liga um cronômetro de 25 minutos e os gasta exclusivamente em uma tarefa específica, não é adequado para ela. Para as mães nesses mesmos 25 minutos, o que não vai acontecer! A criança vai acordar de repente, quer comer, convidados ou pais virão, o marido voltará do trabalho. Mas, curiosamente, mesmo esses problemas podem ser planejados.

Como recompensa, você receberá:

  • tempo para você: descanso, cabelo, manicure, massagem, banho relaxante;
  • sistema nervoso forte: eu não tive tempo aqui, cheguei tarde lá - isso não é mais sobre você, porque uma mulher que usa o gerenciamento do tempo tem tudo sob controle;
  • sono saudável: surpreendentemente, também haverá tempo para isso;
  • uma tigela cheia: a geladeira ficará cheia, a ordem chegará em casa, a criança e o marido serão alimentados e felizes.

Planejando o dia

É importante para as mulheres não apenas traçar um plano, mas também deixar tempo para todo tipo de surpresas agradáveis ​​e não tão inesperadas. As regras para programar o dia são muito simples.

  • Não inclua mais do que você é capaz de fazer. Pelo contrário, reduza a lista de consultas para você mesmo.
  • Deixe tempo para coisas que não podem ser previstas com antecedência. Dente se entalou, cólica na barriga, fila muito comprida na clínica, cano quebrado no banheiro, aparecimento do primeiro arranhão no bebê - você devia ter tempo para tudo isso.

No parquinho, pergunte a uma mãe que anda com dois ou até três filhos pequenos como ela faz tudo. Ela vai responder que foi mais difícil com o primeiro, e isso é verdade. É importante que as donas de casa sejam capazes de alocar adequadamente seu tempo e energia. Com a experiência, certamente virá. Mas seria bom não se atrapalhar com os problemas do dia-a-dia desde o início. Claro, é ainda mais difícil para as mães que trabalham, mas muitas vezes elas têm babás e outras ajudantes domésticas à sua disposição. Portanto, este é um caso ligeiramente diferente.

Faça uma pequena lista. Você não pode agendar mais do que três tarefas por dia. Assim, há muito mais chances de ter tempo para fazer tudo o que foi concebido, o que significa que a mamãe ficará satisfeita consigo mesma.

Mas mesmo que você não tenha tempo, não desanime, você já é um grande sujeito. Deixe de lado coisinhas "finas" como lavar janelas e pintar uma cerca em sua dacha até o próximo ano. A luz vai passar pelo vidro perfeitamente, mas a cerca não vai cair sem tinta.

Como lidar com as tarefas domésticas?

Lembre-se de uma regra - você está fazendo tudo certo. Se de repente parecia que nada havia sido feito em um dia, pegue um pedaço de papel e uma caneta e anote tudo o que você fez durante o dia. Banharam a criança cinco vezes, alimentaram seis vezes, trocaram oito fraldas, esquentaram a comida, só isso.

Regra dois - menos fanatismo. Não há necessidade de esfregar o chão de manhã à noite, e uma fina camada de poeira pode esperar até amanhã.

Sua paz de espírito é muito mais importante para seu bebê do que a esterilidade que todos ao seu redor estão tentando criar. O mesmo se aplica à preparação de alimentos.

Cozinhando

Se você não é o chef de um restaurante com estrela Michelin, vá com calma. Pare de criar obras-primas culinárias e relaxe por pelo menos um minuto. Como fazer isso, vamos considerar os pontos.

  • Cozinhe com alguns dias de antecedência não há nada de errado com o borscht de ontem. Pelo contrário, este prato deve ser infundido.
  • Compre mantimentos por uma semana. É melhor levar massas e cereais com um mês de antecedência.
  • Vá até a loja com uma lista. A ausência dele levará ao fato de que você terá que voltar para buscar alguma ninharia, e isso levará um tempo precioso.
  • Reserve a prateleira para comida enlatada. Isso não é tão prejudicial quanto dizem: pelo menos os nervos são mais caros. Um sanduíche de bacalhau em lata vale tanto quanto um sanduíche de linguiça. Peça a seus pais que compartilhem o dever de casa com você.
  • Faça estoques congeladores estratégicos... Não se trata apenas de bolinhos: adicione ali um caldo de costeletas ou almôndegas, vegetais picados, salsichas, despeje o caldo em recipientes e envie para armazenamento a longo prazo. Em tempos difíceis, você estará totalmente armado. E você mesma não vai passar fome, alimentar seu marido e respeitar a meticulosa sogra.
  • Cozinhe em etapas. Lave os legumes para a sopa da manhã. Na hora do almoço, enquanto a criança é carregada com um brinquedo novo, corte-os. Ao anoitecer, quando a mãe veio em seu socorro, jogue-o em uma panela. Caso contrário, preparar o primeiro prato se tornará um aborrecimento completo. O caldo é quase garantido para "fugir".
  • Use a multicozinha com mais frequência ao cozinhar. Esta é uma grande economia de tempo. Você só precisa colocar a comida na tigela e, em seguida, pegar a comida pronta.

Limpeza

Nós, claro, lembramos que fanatismo e superamor pela limpeza são recomendados para serem deixados para tempos melhores (não tenha medo, eles virão mais rápido do que você gostaria). Mas também não vale a pena começar a fazenda, embora seja melhor esquecer a limpeza geral por enquanto.

Reserve um tempo específico para limpar todos os dias. Por exemplo, 20 minutos. Isso não é tão pequeno quanto parece. O suficiente para lavar a louça, se não houver máquina de lavar louça.

A propósito, assistentes modernos tornam a vida muito mais fácil. Por exemplo, um aspirador de pó robô. Conte quanto tempo você gasta com sua velha máquina de zumbido e você pode liberá-la para atividades mais divertidas.

Aliás, sobre o agradável: tente guardar para depois. Faça o seu trabalho menos favorito no início do dia. O computador (laptop, telefone) também precisa ser colocado em ordem. Cancele a assinatura de todas as correspondências desnecessárias e não deixe que elas "consumam" seu precioso tempo.

Limpe também outros repositórios não virtuais. Jogue fora qualquer coisa desnecessária do armário. Essas coisas de criança que o bebê já não usa, distribua, dê, venda, por mais que você seja caro e querido. Qualquer coisa extra na casa é um aborrecimento extra. Transfira isso, lave isso, esconda isso no canto mais distante. Como resultado, a mulher já estava cansada, embora não fizesse nada de realmente útil.

Lavando

Há uma máquina de lavar em cada casa. Já se foi o tempo em que as mães lavavam as roupas à mão. Não dê ouvidos à sogra, os pós modernos para crianças são hipoalergênicos e tornam as fraldas e as roupas do bebê muito mais limpas e seguras do que até mesmo a lavagem mais completa das mãos.

O único conselho é não economizar muita roupa. É melhor lavar com mais frequência; então, lavar e passar levarão você em questão de minutos, e não horas, como se você estivesse carregando o tambor uma vez por semana.

Falando em engomar, reduza ao mínimo. Calcinhas, meias e outros acessórios podem ficar sem ferro. Se seu marido é pedante e deseja que as meias e as calças sejam passadas com flechas, convide-o a fazer isso sozinho, pelo menos durante sua licença maternidade.

Delegação

Só a mãe dele pode dizer uma palavra sobre a pobre esposa, ela é sua amada sogra. Enquanto uma mulher está em licença maternidade, ela simplesmente tem que esquecer que seu marido está muito cansado no trabalho, ele tem uma boa organização mental e precisa dormir o suficiente. Absurdo. Essa jovem, entre outras coisas, ainda precisa alimentar o filho, parecer deslumbrante, encontrar tempo para o marido e os pais. Portanto, deixe-os responder na mesma moeda.

Portanto, fique à vontade para colocar os seguintes casos nas mãos de seu marido.

  • Viagens (caminhadas) para mantimentos, fraldas, fraldas, remédios. Basta dar a ele instruções claras sobre o que exatamente comprar. O leite em uma caixa azul pode muito bem se transformar em leite condensado em sua cabeça, e as fraldas podem não ser do mesmo tamanho, porque ele está sempre trabalhando e não percebe a rapidez com que o bebê está crescendo.
  • Tirando o lixo. Você nem precisará de instruções aqui. Um pacote em mãos - e até a noite, querida.
  • Banho do bebê. Parece que ele faz tudo errado, sua sogra, claro, também. Seu "menino" está cansado de trabalhar e isso também não é assunto de homens. Tudo isso não é verdade, qualquer pessoa é capaz de administrar e suportar muito mais do que ela mesma acredita. Seu cônjuge não vai afogar o próprio filho! Com o tempo, ele conseguirá cumprir a tarefa com sucesso.
  • Passar roupa. Talvez então o próprio amado compreenda a inutilidade de passar meias e roupas íntimas. Também pode ser evitada a passagem de roupa de cama e toalhas. Depois do ar condicionado, eles já estão frescos e não particularmente enrugados. Uma noite na cama muda sua aparência muito mais do que uma hora na centrífuga.

Além do marido, a mulher tem vários outros assistentes que serão úteis nos momentos difíceis. Não hesite em pedir ajuda a seus amigos, parentes, pais.

Não deixe os filhos mais velhos longe das preocupações relacionadas com o nascimento de um irmão ou irmãzinha.... Isso não apenas tornará algumas tarefas mais fáceis para você, mas também dará à criança a oportunidade de se sentir necessária, e não privada, devido ao nascimento de um filho.

Como você arranja tempo para si mesmo?

Se você usar todas as dicas acima, ou pelo menos algumas delas, você encontrará facilmente tempo para si mesmo.

Ao cuidar de uma criança, em nenhum caso se esqueça de si mesmo, do contrário a vida se apertará com sua cabeça.

De vez em quando, visite salões de beleza e massagens, caminhe ao ar livre (sem carrinho), nade na piscina, leia, assista a programas de TV, encontre-se com seus amigos, vá com eles a teatros, cinema, museus e compras . Faça tudo o que você amava antes de dar à luz. Talvez não com a frequência anterior, mas cuide do seu espaço pessoal. Isso ajudará a preservar os valores familiares no futuro.

Quantas histórias se conhecem quando os maridos fogem das esposas, quando elas se transformam em “galinha choca”. Olhe para si mesmo no espelho. Você é o mais atraente e charmoso. Fique assim, não se deixe limitar apenas ao mundo doméstico.

Conselho de profissional

Tente fazer várias coisas ao mesmo tempo. Se você estiver preparando comida, ao mesmo tempo faça com que seu filho desenvolva habilidades motoras manuais. Dê uma tigela de trigo sarraceno ou feijão, deixe a criança passar. Neste caso, são garantidos pelo menos 10 minutos de silêncio.

Ao escovar os dentes, limpe o espelho do banheiro com a mão livre. Espere um minuto, economize algum dinheiro. Você vai à cozinha buscar água - no caminho, reúna todas as xícaras e jogue-as na pia ou diretamente na máquina de lavar louça.

Se a criança precisa de jogos ao ar livre, assuma o controle. Em vez de halteres, fique à vontade para pegar seu filho nos braços e começar a fazer os exercícios juntos. Quando tudo sair do controle, permita-se um pouco de fraqueza, solte uma lágrima. Uma mulher não é um robô. Ela não é apenas uma lavadeira, uma cozinheira, uma empregada doméstica. Ela também é amante, mãe, filha, irmã, mas acima de tudo é uma representante do belo sexo. E isso deve ser lembrado não apenas por ela, mas também por todos ao seu redor.

Depois de chorar um pouco, despeje toda a negatividade, cansaço e raiva que se acumularam nos últimos dias. Mas não se empolgue, e a depressão não está longe.

E a regra principal: o tempo em que o bebê dorme é reservado exclusivamente para o descanso da mãe, e não para os afazeres domésticos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa