Entrevista

Como recusar um empregador após uma entrevista?

Como recusar um empregador após uma entrevista?
Contente
  1. Causas
  2. Termos de recusa
  3. Como recusar?
  4. Regras gerais
  5. O que você não deve fazer?

Os candidatos a uma vaga em empresa de boa reputação, via de regra, aguardam ansiosamente o resultado da entrevista. No entanto, por algum motivo, o desejo de fazer parte do quadro de funcionários da empresa pode desaparecer e, então, torna-se necessário informar o gerente que falhou sobre sua decisão. Aproveitando as regras da bela recusa, você pode fazer isso sem complicações.

Causas

Antes de procurar uma linguagem estereotipada para rejeitar educadamente uma posição proposta, você deve pensar com cuidado. Você passou um tempo procurando emprego, passou com sucesso em todas as etapas do concurso, aprovou o chefe da empresa e apontou entre outros candidatos. Em um novo lugar, eles confiam em você e associam certas expectativas a você - deve haver um bom motivo para recusar a postagem depois de você ter concordado com os termos propostos. Analise a situação cuidadosamente e considere por que você mudou de ideia.

Existem razões que não devem influenciar a sua opinião:

  • você foi persuadido por alguém de seus conhecidos ou parentes - você deve ouvir exclusivamente sua própria voz interior e confiar em fontes confiáveis ​​e confiáveis;
  • você tem medo de não corresponder às suas expectativas - neste caso, tente participar de um treinamento ou consulte as afirmações para aumentar a autoestima;
  • você não tem um bom motivo para recusar, você simplesmente não quer mudar nada na sua vida - force-se a sair da sua zona de conforto, todas as mudanças são com certeza para melhor.

Na verdade, não existem muitos motivos realmente dignos de nota para justificar a decisão de deixar uma posição interessante:

  • durante o processo de seleção, você recebeu outra oferta que é mais benéfica para você;
  • incompreensão das características do trabalho à frente devido à falta de uma descrição do trabalho clara e estruturada;
  • horário de trabalho inadequado, possíveis viagens de negócios, trabalho nos fins de semana;
  • inconsistência dos salários propostos com o nível declarado;
  • falta de confiança no seu profissionalismo.

Se seus argumentos forem realmente importantes, certifique-se de notificar o chefe da empresa na qual você passou na seleção competitiva sobre a mudança em suas intenções.

Os argumentos devem ser tão convincentes quanto possível em uma situação quando se trata de um trabalho bem remunerado ou se a entrevista foi um sistema de várias etapas para avaliar seu profissionalismo, com um investimento significativo de tempo e esforço de ambos os lados.

Surge a pergunta: é realmente necessário informar ao chefe que falhou que você mudou de ideia sobre trabalhar para ele, porque este não é o procedimento mais agradável - você precisa encontrar tempo, encontrar palavras, ficar nervosos e, possivelmente, ouvir repreensões em seu endereço. No entanto, é necessário cerrar os punhos e ainda expressar sua recusa, e isso deve ser feito com a maior delicadeza possível. Há várias razões para isso.

  • Existe um único banco de dados em agências de recrutamento, onde os empregadores enviam seus comentários sobre este ou aquele candidato a emprego. Se você chegar lá com uma avaliação negativa, a chance de ser convidado para outra empresa para um cargo semelhante será pequena.
  • Se você trabalha no mesmo setor, há uma grande chance de interseção no futuro. Portanto, é sempre melhor se a separação for de uma forma agradável.

Exemplo prático. Um jovem se candidatou a um cargo de gerente em uma grande empresa de móveis, mas alguns dias depois de ser aprovado para o cargo, ele recebeu um telefonema de uma empresa concorrente e ofereceu um emprego semelhante, mas com um salário mais alto. Ele aceitou a oferta, mas não notificou o empregador que iria inicialmente. Mais tarde, descobriu-se que os proprietários de ambas as empresas eram parentes. Quando veio à tona o fato de que um deles havia recrutado um funcionário que havia reprovado no segundo, o jovem foi demitido.

Termos de recusa

Idealmente, você deve indicar que rejeitou uma oferta de emprego o mais cedo possível. O período máximo permitido é considerado um período de 7 a 10 dias a partir da data da última entrevista. Ganhar tempo simplesmente envergonhará o empregador: como uma empresa está procurando por uma pessoa para um determinado cargo, muito provavelmente ela precisará de um funcionário em um futuro próximo. A demora na formalização da renúncia ao cargo faz com que o empregador seja obrigado a procurar um novo especialista e realizar novamente todas as etapas de seleção.

Em tal situação, a empresa pode sofrer prejuízos, o funcionário reprovado é ameaçado pelo menos com a perda da reputação do negócio e, no pior dos casos, estará na “lista negra” de candidatos a emprego.

Como recusar?

Você pode relatar sua renúncia ao cargo proposto por escrito, bem como por telefone ou pessoalmente.

Por escrito

Permitido escrito recusa de trabalhar nas seguintes situações:

  • se o cargo que lhe foi oferecido for insignificante e não pertencer à categoria de alta administração;
  • se o chefe potencial se distingue por um temperamento explosivo e desequilibrado, rude e desenfreado nas relações com os outros;
  • se havia uma correspondência ativa entre vocês antes da entrevista;
  • se você conseguiu um emprego em uma posição criativa, de uma forma ou de outra relacionada à escrita.

Ao redigir um indeferimento por escrito, certifique-se de que o texto esteja escrito corretamente, sem erros ortográficos e de sintaxe. Verifique a correcção do endereço de e-mail e volte a verificar o facto do envio - é aconselhável definir nas configurações um relatório de entrega e ler a mensagem pelo destinatário.

Ao escrever uma carta, você pode usar o seguinte texto como exemplo.

“Caro Nikolai Nikolaevich! Obrigado pelo seu interesse na minha candidatura e pelo seu tempo. Foi interessante para mim conhecer um empreendimento tão grande, mas, infelizmente, devo recusar a oferta que me foi feita. A situação desenvolveu-se de tal forma que me ofereceram uma promoção e, depois de pesar tudo com muito cuidado, decidi ficar no meu anterior local de trabalho.

Mais uma vez, obrigado pela atenção e espero pela compreensão. Boa sorte em encontrar o profissional certo. Respeitosamente seu, Petrov Petr Petrovich. "

Pessoalmente

Se a seleção competitiva para o cargo consistiu em vários estágios e demorou muito, então freqüentemente são estabelecidos contatos pessoais entre o candidato e o recrutador. Nesse caso, a recusa de uma oferta para assumir uma ou outra posição é mais bem indicada em uma reunião pessoal. Agradece ao representante da empresa a confiança depositada e justifica sucintamente a sua decisão.

Não se esqueça de lamentar a situação atual e desejar que o líder encontre um bom candidato para este cargo de responsabilidade.

Por telefone

Recusa de telefone apropriado nos seguintes casos:

  • se a entrevista foi realizada por meio de mensagens instantâneas, via Skype ou telefone;
  • se você não está abrindo mão de uma posição de liderança;
  • se você não conseguir marcar um encontro cara a cara (isso deve ser mencionado na conversa e desculpado).

Observe que todos os gerentes são pessoas ocupadas e sempre há o risco de sua chamada tocar na hora errada. Por isso, antes de discar o número do chefe que falhou, verifique com o serviço de pessoal a que horas ele pode falar com você, ou pelo menos pergunte se é conveniente para ele falar agora.

Regras gerais

Ao registrar uma recusa de uma oferta de emprego, várias regras se aplicam, compilado por psicólogos e pessoal de serviços de pessoal.

  1. Recusa educada e diplomática não permite entonações insinuantes e desculpas. Seu principal objetivo é informar sobre a decisão tomada da forma mais correta, sem emoções desnecessárias.
  2. Ser conciso lembre-se de que a brevidade é irmã do talento. Você não deve se dar ao luxo de elogios exagerados e explicações amplas de sua decisão - respeite o seu próprio tempo e o dos outros.
  3. Mantenha um estilo de conversa neutro, um pedido de desculpas pela situação atual será suficiente, não há necessidade de demonstrar sentimento de culpa e pedir perdão ao empregador.
  4. Esteja mentalmente preparado para censuras e aborrecimentos dos representantes da empresa. Especialmente com frequência, essa situação surge se houver um acordo para ir trabalhar "amanhã". Procure entender o líder reprovado - ele terá que reabrir a vaga, procurar candidatos, convidá-los para uma entrevista - isso inevitavelmente sofrerá com o processo de trabalho. No entanto, contenha as reações, apenas escute o que lhe dizem, diga adeus educadamente e vá embora. Se o empregador começar a insultá-lo, não brigue - apenas dê meia-volta e saia.
  5. Tente seguir um padrão geral de rejeição, adotado de acordo com os requisitos de etiqueta empresarial:
  • diga olá entrando em contato com o líder falhado por nome e patronímico;
  • prepare-o brevemente para notícias desagradáveis: agradeça a atenção e o interesse por sua pessoa, não se esqueça de fazer alguns elogios à própria empresa;
  • formule sua recusa com a maior delicadeza possível: use frases como “sinto muito”, “essa decisão não foi fácil para mim, mas ...”;
  • informar o motivo da recusa e se estiver de alguma forma relacionado com as condições de trabalho, então esteja preparado para que isso seja seguido por uma longa discussão - o empregador certamente irá tocar neste fato, e ele tentará descobrir todas as nuances de sua decisão alterada;
  • obrigado por sua tolerância (claro, apenas se sua recusa foi recebida com dignidade);
  • Deseje que a empresa continue tendo sucesso e diga adeus educadamente.

O que você não deve fazer?

    Existem situações em que o requerente deve necessariamente ocultar o verdadeiro motivo de sua rejeição da oferta de serviço e apresentar qualquer outro:

    • se em um novo emprego lhe for solicitado o desempenho de funções contrárias aos seus princípios éticos (por exemplo, para enganar seus clientes, guardar documentos falsos);
    • se a empresa está passando por momentos difíceis e enfrenta uma crise financeira.

    Não diga ao empregador o que pode afetá-lo pessoalmente de uma forma ou de outra, por exemplo, alguém pode ser desagradável no escritório, ou você ficou impressionado com o estilo de comunicação entre o chefe e seus subordinados. É possível que o ambiente na equipe em si não pareça confortável para você - não há necessidade de discutir isso abertamente, provavelmente, isso nada mais é do que sua percepção individual. Ao justificar a recusa, é melhor indicar qualquer outro motivo neutro.

    Se você simplesmente não estiver satisfeito com alguns dos pontos da descrição do trabalho, então é necessário informar culturalmente o recrutador sobre isso, é possível que nestes pontos seja possível conseguir uma revisão das disposições. Certamente o empregador pode encontrá-lo no meio do caminho alterando alguns acordos, tanto quanto possível, ou mesmo excluindo-os.

    Lembre-se de que uma rejeição oportuna e diplomática de uma oferta de emprego deixa tempo para o gerente procurar outro candidato e evita que você tenha que gastar seu tempo todos os dias em atividades que não criam pré-requisitos para a divulgação de habilidades e autoconhecimento profissional. realização.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa