Máquina de costura

Laços de um ponto em uma máquina de costura: causas e soluções

Pontos presos na máquina de costura: causas e soluções
Contente
  1. Causas
  2. Eliminando o problema
  3. Medidas preventivas
  4. Adendo

No processo de trabalho com a máquina de costura, acontece que a linha inferior da costura começa a se torcer. A causa mais comum desse problema é uma linha insuficientemente tensionada. A costura é desnivelada na fileira de baixo, o que, ao que parece, se deve à linha de baixo, mas não se engane. A causa do loop é justamente o fio de cima, e se você puxá-lo de acordo com todas as regras, o fenômeno indesejável deve desaparecer.

Acontece que nem sempre é fácil resolver o problema e a ação realizada pode não dar resultados positivos. Vamos descobrir por que a máquina de costura costura com laços, qual é a causa raiz desse efeito e como consertar esse problema.

Causas

O ponto-chave em que a costura começa a fazer um loop é tensão da linha inadequada. A linha de cima geralmente dá laços e, portanto, aparecem laços na parte inferior da costura. Nessa situação, você pode tentar aumentar a tensão da linha. Se o mau funcionamento desaparecer, então, desde o início, as configurações erradas foram simplesmente selecionadas. Se nenhuma mudança ocorreu, uma configuração mais profunda é necessária. Usualmente, para eliminar o problema, o curso do ônibus espacial é depurado.

O laço da linha inferior ocorre com muito menos frequência, mas o ajuste de sua tensão é mais problemático. Um laço aparece quando a linha não está completamente puxada para o ponto. As razões para isso podem ser muito diferentes. Alguns deles são elementares e rapidamente removíveis, outros requerem intervenção completa.

As causas mais comuns de pontos persistentes ou intermitentes são as seguintes.

  • "Frenagem" no processo de movimentação do fio na costura. A manutenção regular e a limpeza oportuna da máquina permitem que você se proteja contra esse problema. A frenagem também pode ser causada por seleção incorreta de roscas. A baixa qualidade da linha é um dos principais fatores para o loop. Isso ocorre devido ao fato de que, ao costurar, é gerado um excesso de linha, que não se estica a tempo, formando um laço.
  • A parte mais difícil é descobrir as causas do loop repetitivo. Este problema pode ser causado por qualquer coisa, desde ajustes imprecisos da lançadeira até pequenas convulsões na mesma. Às vezes, um especialista muito experiente pode levar muito tempo para descobrir as causas de tal mau funcionamento. Quase nunca é possível resolver o problema sozinho. O perigo do looping episódico é sua imprevisibilidade. Só que agora a máquina costurava quase na perfeição e, de repente, a costura ficava de má qualidade. O ajuste da tensão é indispensável nesta matéria, uma vez que os motivos estão ocultos no dispositivo da máquina.
  • Reduzindo a rigidez da mola tensora da linha superior. Durante a operação, a mola tensora torna-se gradualmente mais fraca e não consegue transferir a força necessária para as arruelas de retenção da linha (discos, discos de fixação). Isso leva a um excesso de linha e, como resultado, ao aparecimento de laços. A compressão / expansão normal da mola pode ser impedida pelo eixo comprimido do ajustador de tensão. A tensão da linha também muda quase constantemente como resultado da deformação das bobinas da mola.
  • Placas tensoras não totalmente fixadas ou não fixadas de todo... Quando o calcador é levantado, os discos de fixação são abertos, como resultado do abaixamento, são comprimidos e fixados a linha. Em alguns episódios, o aperto não é realizado, o fio não é puxado. A linha começa a correr livremente, por isso a máquina de costura costura em laçadas na parte inferior. Basicamente, esse defeito está associado ao desgaste mecânico das placas, por exemplo, o aparecimento de ferrugem em sua superfície, empenamento e assim por diante. Para resolver o problema, o módulo tensor é completamente desmontado e ajustado.
  • Configuração incorreta da tensão da linha da bobina. Esse problema é comum e sempre faz com que a linha da bobina fique enrolada. Via de regra, está associado ao desejo de ajustar você mesmo a tensão da linha. A tensão da linha da bobina é aumentada pelo parafuso na caixa da bobina. A operação é simples, mas existe o grande risco de exagero. Como resultado, a tensão da linha se torna excessiva.
  • Apreensão e defeitos na superfície da nave. Esse problema geralmente aparece após a inatividade de longo prazo do equipamento. Rugosidade, arranhões, irregularidades na superfície da lançadeira criam obstáculos no processo de movimentação do fio, como resultado, aparecerá um laço.

Se aparecerem apreensões na caixa da bobina, você pode simplesmente substituí-la e amolar a lançadeira.

Eliminando o problema

Como já mencionado, o laço ocorre, como regra, devido a uma tensão fraca da linha superior ou uma tensão muito forte da linha inferior. Para ajustar a tensão dos 2 fios, certifique-se de que não haja obstáculos no caminho até o material, sob a forma de ranhuras, dobras, sujeira e semelhantes.

Ao ajustar, não se esqueça disso a tensão fraca é a causa de uma costura fraca (neste caso, pode não haver laçada), a tensão forte é a causa da quebra frequente de qualquer um dos fios.

Se o problema persistir com os ajustadores de tensão da linha, você precisa olhar para o calcador contra a placa... Para fazer isso, coloque a agulha na posição mais baixa (de forma que o pente não fique olhando para fora da chapa da agulha). Pressione o calcador com o dedo e veja se o próprio pé balança. Se estiver solto, significa que o calcador não pressiona corretamente o tecido contra a chapa da agulha durante a costura, o que evita que as duas linhas se entrelacem no tecido.

Consertar essa falha é muito simples. É necessário inspecionar a caixa da bobina e a própria bobina. Para isso, insira-o com fios na tampa, puxe a ponta do fio na ranhura a que se destina e, segurando a tampa com uma das mãos, puxe lentamente o fio com a segunda mão por 5 centímetros. Monitoramos cuidadosamente se a bobina permanece na tampa durante a tração da linha. Se a bobina correr livremente na tampa, coloque todo o conjunto na lançadeira (porta-bobina), como da primeira vez, puxe a ponta da linha e monitore cuidadosamente os atrasos da bobina.

Se a linha ficar mais lenta de vez em quando, isso causará o loop. Nessa situação, remova a placa de costura e limpe-a por baixo, entre os dentes do pente, bem como o próprio kit shuttle. Lubrificamos tudo.

Colocamos a placa de costura no lugar, giramos e preparamos a máquina para operação. Pegamos um pano inutilizável e o colocamos para frente e para trás por 30 segundos para que o excesso de óleo desapareça. Então começamos a ajustar os fios novamente.

Se isso também não funcionou, portanto, a fonte é mais profunda e isso diz respeito ao ajuste da máquina - da mola de compensação para avarias na lançadeira (esta é a mais simples) e da relação incorreta da árvore de cames para o eixo principal para o ajuste derrubado do mecanismo de alimentação de linha.

Nessas situações, é necessário ter conhecimento do projeto da máquina, portanto, vale a pena entrar em contato com um técnico de serviço para obter ajuda.

Medidas preventivas

Freqüentemente, surgem problemas com o processo de costura devido ao uso impróprio da unidade e à falta de manutenção. É necessário ajustar o equipamento estritamente de acordo com a documentação do fabricante da máquina. Muito importante:

  • faça o rosqueamento correto;
  • manter a tensão sob supervisão;
  • escolha os fios e agulhas de acordo com o tipo e espessura do tecido;
  • lubrifique a máquina em tempo hábil e remova a contaminação;
  • mantenha-o em local seco e fora do alcance das crianças.

As linhas e agulhas devem ser adequadas ao material que está sendo costurado. É contra-indicado costurar tecidos grossos (sarja, lona, ​​jeans, etc.) com agulha fina, caso contrário o produto se danificará.

A espessura da agulha e da linha é indicada na marcação numérica.

Adendo

Antes de iniciar o trabalho, é necessário verificar a facilidade de movimentação dos mecanismos, a fixação das peças que o compõem, a facilidade de passar a linha e instalar a agulha. É proibido o uso de agulhas enferrujadas, tortas e cegas. Antes de mais nada, é aconselhável costurar as linhas de teste em um pequeno pedaço de tecido e, em seguida, iniciar a confecção do produto. A máquina é limpa com uma escova macia ou guardanapo.

Uma pinça ou agulha permitirá que você retire detritos de locais de difícil acesso. Deve-se ter cuidado para garantir que cotão, fragmentos de linha e poeira não se acumulem na lançadeira e em outros elementos da máquina.... Para ter acesso aos mecanismos internos, use uma chave de fenda.

O intervalo de lubrificação depende da freqüência de uso da máquina. Com o uso frequente, é aconselhável lubrificá-lo com óleo especial para máquinas de costura uma vez por mês. Quando você tem que costurar com pouca frequência, uma ode de lubrificante em 6 meses é o suficiente. Você pode comprar acessórios e óleo para sua máquina de escrever em lojas especializadas. A facilidade de manutenção do equipamento de costura depende da operação e manutenção adequadas.

Em caso de erros de operação, você pode eliminar o defeito por conta própria, em caso de avarias fundamentais que requeiram a substituição de peças sobressalentes, deve contactar um especialista.

Para saber como ajustar a costura na máquina de costura, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa