Máquina de costura

Por que a linha da bobina fica confusa na máquina de costura e o que fazer a respeito?

Por que a linha da bobina fica confusa na máquina de costura e o que fazer a respeito?
Contente
  1. Laço de linha da bobina
  2. A máquina mastiga o fio por baixo
  3. Ajuste da linha da bobina
  4. Conclusão

A costura uniforme e de alta qualidade das costuras a qualquer momento pode ser complicada pelo aparecimento de nós extras, irregularidades nos pontos, estratificação uns sobre os outros, com violação da suavidade do traço.

Laço de linha da bobina

A costura ideal é um ponto em que não haja laçadas, arrastando-se para a superfície do tecido de ambos os lados. A linha superior é inserida atrás da linha inferior nas costuras dos pontos, aproximadamente no meio da espessura da camada (ou várias camadas) do material. Os laços subindo indicam o laço da linha da bobina e vice-versa. As razões pelas quais a máquina se esquiva são as seguintes.

  • A linha da bobina é enrolada a granel. Por causa disso, sua tensão flutua acentuada e caoticamente. Nesse caso, a costura acaba sendo ideal em algumas áreas, então a linha de cima fica visível de baixo, depois a de baixo - de cima. Use o enrolador de linha original. Se você trabalha com um grampeador de costura de linha única, pode fazer um enrolador de bobina com base em um pequeno motor alimentado por bateria ou acumulador.
  • A tensão da linha da bobina não é suficiente. A fenda na placa da lançadeira não está posicionada corretamente. Você precisará ajustar o próprio ônibus. Alterando a linha (espessura, material), ajuste a própria lançadeira. Verifique se a linha da bobina foi desenrolada com pouco esforço.
  • A linha de cima está muito apertada. Ajuste sua tensão usando o ajustador - é marcado com números em uma escala circular. Defina o valor correto - deve corresponder à própria linha e à execução do tecido a ser costurado.
  • A bobina está lascada, lascada. A bobina de plástico está deformada. Mude para um que não o decepcionará por anos.Você pode afiar as rebarbas com uma lima de superfície abrasiva fina ou com a mesma lixa, remova as rebarbas com uma faca especialmente dura (por exemplo, um bisturi). Acontece que o estrago na bobina é tão leve que não será difícil alisá-lo. Se a tampa e a própria bobina estiverem totalmente danificadas - em entalhes e amassados, substitua esses componentes. Bobinas e bonés são frequentemente vendidos em lojas especializadas de costura, que certamente serão encontradas em todas as cidades maiores ou menores.

Talvez, depois de todas essas verificações e ações, a máquina volte a funcionar normalmente, sem desvios.

A máquina mastiga o fio por baixo

A confusão ao passar a linha da bobina ocorre por vários motivos.

  • Espessura da agulha, linha e tecido a serem costurados não correspondem... Uma agulha muito fina ficará presa em tecidos grossos. Uma linha muito grossa é forçada pelo buraco da agulha. O material excessivamente fino para um fio grosso e uma agulha fina levará à formação de grandes orifícios nos quais os pontos podem cair, "puxar para cima", a costura mudará imediatamente sua uniformidade e perfeição.
  • A agulha romba rasga o tecido. O fio torcido e desigual imediatamente se torce, formando nós já ao costurar.
  • A cremalheira não está posicionada corretamente (conforme indicado nas instruções) na área dos dentes ou ponte. Os dentes no corrimão tornaram-se cegos, e ela de repente começou a se deslocar na direção errada. Na maioria das vezes, o último acontece quando a agulha já passou pelo tecido pela primeira vez e a lançadeira é acionada em resposta.
  • O tensor da linha está com defeito ou definido incorretamente.
  • A parte inferior do calcador está quebrada ou com defeito. O próprio calcador fica excessivamente enfraquecido e não agarra o tecido com força, o que o faz deslizar em diferentes direções.
  • A bobina balança na tampa, "anda", por isso a tensão da linha também pode mudar em um ritmo "espasmódico". O retentor da tampa da bobina está quebrado, a bobina está solta ou caiu completamente.
  • Arruela de fricção instalado incorretamente na roda motriz principal.
  • A tensão da linha não corresponde à espessura, a rigidez do material que está sendo costurado.
  • A linha da bobina com a lançadeira quebrou repentinamente. Antes disso, ele pode passar por toda a bobina (por exemplo, se for enrolado ao acaso), e a formação, retração dos laços resultantes desse fio no tecido para abruptamente.
  • Folga da placa da agulha definida incorretamente... Nesse caso, o curso da agulha, sua passagem pelo tecido tem um desvio da norma.
  • A própria linha de cima não foi passada corretamente... A seqüência especificada nas instruções não foi seguida.
  • Na fabricação, a linha é torcida não para a esquerda, mas para a direita. O fio "certo" costuma ser torcido no lugar errado, e é por isso que os pontos se confundem e se sobrepõem, transformando-se em algo que remotamente se assemelha a um novelo de linha.
  • Desenho errado de bobinas ou bobinas, uma tentativa de usar bobinas grossas e altas para uma esteira de costura em uma máquina doméstica simples.
  • No processo de costura, você puxa, empurra o tecido com a mão, como se estivesse forçando a máquina a acelerar e costurar mais rápido. É impossível. Cada máquina tem seu próprio rendimento (número de pontos por segundo, minuto) - não tente "trapacear" um mecanismo bem ajustado e depurado. Ao praticar empurrar e puxar o tecido, você corre o risco de rasgar o tecido, quebrando um ou ambos os fios.

Outros motivos podem estar relacionados com o desgaste, a falha final de certas peças da máquina. A substituição de elementos desgastados será necessária. Você mesmo pode fazer isso, encontrando a peça de que precisa (ou várias peças) em uma loja online, ou no mercado de sua cidade ou região, ou contatar imediatamente uma central de atendimento que conserta equipamentos de costura e tricô.

Em máquinas de escrever eletrônicas, o mau funcionamento também pode ser causado por uma falha ou operação inadequada da placa da ECU.

Ajuste da linha da bobina

Para que a linha da bobina não se confunda, formando um feixe, e não se arraste para cima, não formar nós de pontos sobrepostos, siga uma série de etapas.

  • Verifique se as linhas superior e inferior estão enfiadas corretamente. Se você notar imprecisões ou quando não houver tempo para descobrir onde o que faltou, puxe a linha de cima e passe-a novamente, observando cuidadosamente a sequência de passagem. A sequência de enfiar a linha superior é mais frequentemente a seguinte: a guia da linha superior - a primeira parte do canal antes do tensor - o próprio tensionador - a segunda parte do canal até a segunda guia da linha - a reversão da linha nele - a terceira parte do canal (se houver) - a alça de drenagem na barra da agulha - o orifício da agulha - as patas da fenda. Em seguida, leve o fio para o lado. Ajuste o tensor no valor desejado usando o botão, que é marcado com uma escala digital circular.

É útil usar as marcas feitas anteriormente - qual linha e qual tecido, qual agulha corresponde ao valor no regulador tensor.

  • Para a linha da bobina, puxe a caixa da bobina levantando a placa da lançadeira do compartimento da lançadeira.... Verifique se a linha da bobina está enrolada de maneira uniforme e ordenada, se a linha em si não acaba (a bobina estaria quase vazia). Reinsira a bobina na tampa e gire o parafuso tensor com uma chave de fenda - a linha deve enrolar com pouco esforço. Certifique-se de usar uma linha mais lisa e elástica - uma linha mais grossa, por exemplo, fibra de algodão, deixaria "lã" no tensor e o entupiria com o tempo. Insira e trave a tampa da bobina - você ouvirá um clique quando ela travar. Certifique-se de que a bobina esteja encaixada com segurança e não fique pendurada em direções diferentes.

Passe a ponta da linha pela abertura na chapa da agulha, retire a ponta 10-15 cm, dobre-a sobre a fenda do calcador e puxe-a para o lado junto com a ponta da linha superior. Agora tente costurar uma costura de orientação no remendo de teste. Sua qualidade (sem emaranhado e sem travamento de linhas, pontos saltados) será imediatamente perceptível.

Se tudo mais falhar, altere a tensão dos fios superior e inferior até obter o resultado ideal.

Conclusão

Há momentos em que mesmo o ajuste e depuração mais cuidadosos da máquina não darão o resultado desejado - e você não alcançou a qualidade da costura, não importa o que faça. A única solução é desmontar, limpar e lubrificar a máquina de costura. As peças defeituosas (desgaste, oxidação, quebra) devem ser substituídas o mais rápido possível.

Para obter informações sobre o que fazer se a linha da bobina enrolar ou enlaçar, consulte o próximo vídeo.

1 comentário

Obrigado pelo ótimo artigo! Muitas informações úteis.

Moda

a beleza

casa