Máquina de costura

Tudo sobre máquinas de costura à mão

Tudo sobre máquinas de costura à mão
Contente
  1. Dispositivo
  2. Princípio da Operação
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Instruções de uso
  5. Visão geral do modelo
  6. Carros manuais modernos
  7. Possíveis avarias e sua eliminação

A máquina de costura manual é um verdadeiro clássico, com a ajuda da qual você ainda pode dominar o básico para criar os primeiros pontos. Os fabricantes modernos também não se esquecem das soluções mais simples, oferecendo as melhores opções para a pequena reparação de roupa doméstica - as máquinas de costura mecânicas convencionais com acionamento manual. Considere o quão relevantes hoje são os modelos sem um acionamento elétrico e controle por computador.

Mas antes de enfiar e começar a costurar em uma máquina de costura manual clássica, vale a pena estudar os fundamentos de sua estrutura e princípios de funcionamento. Engenharia totalmente mecânica requer manutenção constante, ajuste e ajuste. Você não será capaz de criar linhas complexas com ele. Mas você pode obter habilidades básicas de costura e boa experiência na manutenção de tais mecanismos, o que certamente será útil ao usar equipamentos mais complexos.

Dispositivo

Uma máquina de costura manual para produtos simples tem mecanismo de acionamento simples, pode costurar pontos retos e retos ou pontos em zigue-zague. Seu conjunto completo contém todo o equipamento técnico necessário para o trabalho. Alguns modelos modernos podem funcionar e com baterias - neste caso, o início e a parada do curso da agulha são controlados por meio de um botão especial. Esses dispositivos são universais - também podem ser operados no modo manual, como nas versões mecânicas convencionais, ou seja, girando o eixo com uma alça especial.

Esta categoria de equipamentos não possui pedais e sistemas de controle de pé.

O dispositivo de qualquer máquina de costura com acionamento manual inclui necessariamente:

  • plataforma ou base;
  • regulador de parâmetros de ponto;
  • mecanismo de acionamento manual;
  • unidade de enrolamento;
  • volante;
  • manga parte do corpo;
  • placa de costura na cama;
  • transportador de fundo de cremalheira;
  • calcador;
  • transporte;
  • haste da barra da agulha;
  • o painel frontal ao qual o dispositivo puxador da linha superior está conectado.

As máquinas manuais clássicas têm a capacidade de transferir o volante para o trabalho ou ocioso. Dependendo das tarefas atribuídas à costureira, você pode ativar a opção desejada usando um parafuso especial de desconexão, por exemplo, enrolar a linha em uma bobina ou começar a costurar.

As máquinas de costura manuais modernas têm um design fundamentalmente diferente, diferente dos modelos antigos, e externamente se parecem mais com um dispositivo de papelaria - um grampeador. Quando as bordas são comprimidas, a agulha com a linha enfiada passa pela borda do produto, resultando em um ponto.

Princípio da Operação

As máquinas de costura manuais têm um princípio de operação bastante simples. A parte principal da estrutura nele, na verdade, é o mecanismo de transporte, que é ativado pela complexa interação de outros elementos. Em geral, o esquema de operação de tal técnica é o seguinte.

  1. Bobina - uma bobina compacta para enrolar a linha da bobina. Ele é inserido na lançadeira. Em seu corpo há um "nariz" - um elemento que evita que o carretel caia acidentalmente. A tensão da linha da bobina é ajustada com o parafuso lançador - ao ser apertada ela aumenta, ao afrouxar diminui.
  2. Transporte depois de instalado no local, fica em contato próximo com o mecanismo da biela, que, por sua vez, é acionado pelo eixo da máquina. Quando o volante gira, a agulha se move - ela mergulha na plataforma de trabalho. A uma distância de 5 mm antes, há uma alça - um elemento de lançadeira. Se a folga for mantida corretamente, a máquina costurará normalmente. Se estiver distorcido, começa uma falha na fixação do tecido e os pontos são pulados.
  3. Mergulhando na plataforma de trabalho, a agulha vai para o lançador, que pega o fio de baixo com o fio de cima e os tece. Absolutamente todas as técnicas de costura funcionam nesse movimento repetitivo.
  4. Simultaneamente com o movimento da agulha o dispositivo para puxar matéria também é ativado. O eixo principal, passando pelo centro, aciona um volante que movimenta 2 hastes, que acionam o funcionamento da esteira inferior.
  5. Tensão da linha superior realizado através de um sistema de elementos, nos quais é reabastecido sequencialmente. A liberdade de movimento do fio esticado entre os discos é regulada por um parafuso especial. Além disso, o orifício especial por onde é enfiado se move com o movimento da agulha, proporcionando uma tensão constante e uniforme.

Com a combinação de todos esses fatores, ocorrem processos no corpo da máquina de costura e em sua superfície externa que possibilitam a automatização do bordado.

Para obter mais informações sobre a máquina de costura manual, consulte o vídeo a seguir.

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens óbvias das máquinas de costura manuais, vários pontos podem ser observados.

  1. Confiabilidade. A estrutura mecânica raramente falha com um manuseio cuidadoso.
  2. Durabilidade. Muitos carros de mão, que ultrapassaram a marca de meio século, ainda estão “em serviço”.
  3. Capacidade de trabalhar sem eletricidade. A independência total da fonte de alimentação é um ponto importante que distingue os carros clássicos de outras cópias.
  4. Expansão da funcionalidade ao substituir o calcador. Você pode costurar um botão ou inserir um zíper, quilting master e bordado.
  5. Custos mínimos de compra e manutenção. No mercado secundário, os equipamentos de costura podem ser adquiridos a um custo muito baixo.

Essas desvantagens das técnicas de costura manual incluem massividade de dispositivos, falta de uma ampla gama de funções. Costurar couro requer medidas adicionais ou o uso de um calcador de Teflon, que nem sempre pode ser adaptado ao design de máquinas mais antigas.Além disso, os novos modelos de equipamento de costura manual exigem uma certa habilidade no uso e também não são projetados para trabalhos longos e contínuos.

Instruções de uso

Para usar uma máquina de costura manual sem problemas e por muito tempo, cada trabalho deve começar com a verificação da saúde dos nós. Se estiver parado há muito tempo, recomenda-se renovar a lubrificação dos principais elementos de trabalho que necessitam desta operação. A lubrificação é realizada com um óleo de máquina de costura especialmente projetado.

Se for detectada ferrugem ou contaminação severa, o mecanismo deverá ser parcialmente desmontado para limpar as partes lubrificadas de sujeira e poeira, e só então cobri-lo com lubrificante. Após tal operação, o técnico precisará ficar em pé por pelo menos 24 horas e, em seguida, realizar um teste de funcionamento do trabalho das peças em um pedaço de tecido desnecessário.

Para costurar o tecido, primeiro você precisa ajustar a agulha corretamente. Para isso, é necessário adquirir um conjunto com antecedência, que apresentará opções de tecidos finos, couro, jeans e outros materiais. A espessura ou número da agulha depende do tipo de tecido - quanto menor o número, mais fino será o tecido. Para enfiar a agulha no lugar, você precisa levantar o suporte até o topo e escolher o posicionamento correto - com uma longa ranhura na base da manga.

A agulha é inserida até o fim, fixada com um parafuso para que não haja folga.

Agora vamos ver como passar a linha em uma máquina de costura à mão. Primeiramente, o trabalho é realizado com a parte superior da máquina, o procedimento será o seguinte:

  1. a bobina é instalada em um pino especial;
  2. sua extremidade é direcionada para um pequeno suporte localizado atrás do dispositivo;
  3. a linha é puxada até o regulador de tensão, passada por ele, bem como pela alça no painel frontal;
  4. então a linha é trazida para fora da agulha e passada através de seu ilhó de fora em direção à base da manga.

Para passar a linha de baixo, coloque a bobina na lançadeira de modo que de modo que a linha gire no sentido horário quando puxada. A espessura dos fios da lançadeira e da guia superior deve ser a mesma. Puxando a ponta e passando ao longo dos fechos da trava, você pode colocar o dispositivo no lugar dentro da caixa de forma que cerca de 15 cm de linha fique do lado de fora. Em seguida, você precisa girar o volante para que a agulha mergulhe na cama e passe pela lançadeira. A linha da bobina em gancho será levantada e permanecerá esticada e posicionada na plataforma de trabalho de metal.

As regras gerais para operar máquinas de costura manuais são as seguintes:

  • não use alfinetes para lascar o tecido;
  • excluir o contato dos dedos com a agulha durante a costura;
  • certifique-se de fechar a tampa do lançador antes da operação;
  • não puxe a matéria para movê-la;
  • a rotação do volante é feita somente em sua direção;
  • em todas as horas não laborais, o pé deve ser levantado;
  • o volante não deve ser girado enquanto não houver lâmina na plataforma.

Seguindo essas recomendações, você pode evitar muitas avarias e lesões desagradáveis ​​associadas à operação do mecanismo.

Visão geral do modelo

A indústria soviética não era muito original no design de equipamentos de costura. A máquina manual mais famosa - PMZ (ou "Podolsk") - repete quase completamente o projeto do equipamento Singer, sob a licença do qual o equipamento foi produzido naqueles anos até mesmo na China. Para a URSS, o surgimento da criação de mestres Podolsk foi muito útil. A jovem indústria soviética precisava da mecanização das costureiras.

Deve-se destacar que a planta PMZ foi fundada em 1902 como um escritório de representação da empresa "Cantor", e em 1913 os volumes de produção alcançaram 2.000 unidades de equipamento. O empreendimento recebeu seu nome moderno após a nacionalização, na década de 30 do século XX. A partir dessa época, as peças originais da marca alemã passaram a ser substituídas por peças nacionais.

O mais popular era o modelo Podolsk 2M com acionamento manual e peças de alta qualidade.

Máquina de costura chinesa buterfly - "gêmeo" dos produtos PMZ - também produzidos sob a licença Singer. O modelo pode costurar apenas 1 tipo de ponto reto. Sua diferença não é muito grande, mas ainda existe: a ponta do carretel não é girada para a esquerda, mas para a direita. Se você tem experiência em costura na Podolsk, não será difícil dominar o Buterfly.

"Gaivota 2" - um dos primeiros carros de produção semelhantes aos modelos modernos. Era produzida com acionamento a pé e de mão, sabia fazer costuras retas e ziguezague, mas não tinha reverso.

Minerva - uma popular máquina de escrever de mão produzida na Tchecoslováquia. Ele se concentra apenas na criação de um ponto reto, tem um comprimento de ponto ajustável e seu design é quase o mesmo dos modelos Singer padrão.

Além disso, entre os modelos manuais, o alemão Kohler e Csepel 30 produção húngara.

Carros manuais modernos

Modelos de máquinas de costura manuais da China agora são populares não menos do que suas contrapartes soviéticas. Este modelo portátil pode operar com ou sem baterias. Este formato de dispositivo permite costura sem agulha e sem bobina. O aparelho é equipado com apenas 1 fio, regulador de pontos, que lida facilmente com a formação de um ponto em linha reta.

Vamos listar os melhores carros desta categoria.

  • Zimber. É um clipper multifuncional capaz de realizar até 8 tarefas diferentes. É usado por artesãs que trabalham no estilo patchwork, bem como por costureiras caseiras.
  • Jaguar Mini 276. Uma máquina de costura popular e barata com muitos recursos disponíveis. Ele pode lidar com 8 operações, executa o processamento de caseado semiautomático, bordas nubladas, pode costurar tecidos elásticos.
  • Bradex TD 0351. Uma boa solução para consertar o guarda-roupa doméstico, costurar cortinas. Esta é uma máquina com funcionalidade limitada, uma compra econômica para uma costureira novata.

Uma máquina de costura chinesa deste nível não pode ser considerada uma alternativa completa ao equipamento manual real, mas é indispensável como uma ferramenta para reparos domésticos rápidos.

Possíveis avarias e sua eliminação

A correção e eliminação de defeitos encontrados ao trabalhar com máquinas de costura manuais estão ao alcance até mesmo de um mestre inexperiente. Vale a pena considerar os problemas mais comuns com mais detalhes.

  • A alça gira mal. Sem operação de longo prazo ou manutenção adequada do mecanismo, o lubrificante engrossa, seca, o eixo de trabalho enferruja gradualmente e sua rotação torna-se difícil. Limpar o mecanismo de óleo velho, poeira e sujeira com enchimento de querosene ajudará a eliminar o problema. A máquina deve ser embebida por pelo menos 24 horas. Em seguida, o mecanismo e as peças são cuidadosamente limpos com a lubrificação subsequente de todas as unidades. Se necessário, o procedimento é repetido, conseguindo uma rotação leve e suave do eixo.
  • A agulha pula linhas, não costura. É necessário verificar o posicionamento correto. Uma agulha inserida incorretamente na montagem pode levar a sérios problemas na operação de outros elementos estruturais.
  • A linha da bobina está muito apertada. Você precisa afrouxar o parafuso do gancho. Se não ajudar, você terá que fazer uma limpeza completa no mecanismo, retirando poeira aderida, manchas e sujeira das peças metálicas. Uma escova remove toda a contaminação estranha das ranhuras e dentes dentro da caixa. Você pode usar uma escova de dentes rígida e um mini aspirador de pó para limpar.
  • Folga de peças. Para ajustar, você precisa de uma chave de fenda para apertar todos os elementos. Se os elementos de fixação forem no formato de porcas de autoaperto, você deve segurar o parafuso enquanto os gira.

      Seguindo essas dicas, você pode lidar facilmente com quebras de equipamento e garantir que ele funcione bem por um longo tempo.

      Para obter informações sobre como usar uma máquina de costura manual, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa