Máquina de costura

Como lubrificar a máquina de costura?

Como lubrificar a máquina de costura?
Contente
  1. Por que e com que frequência você precisa lubrificar?
  2. O que pode ser usado para lubrificação?
  3. Descrição do procedimento
  4. Instruções gerais de cuidados

Limpar e lubrificar as peças da máquina de costura prolonga a vida útil de todo o dispositivo. E embora seja impossível livrar-se completamente do desgaste natural dos mecanismos, é possível aumentar a vida útil da máquina em uma ordem de magnitude. Juntamente com a vida útil, menor ruído, suavidade de movimento, uniformidade das costuras e clareza na escolha do modo de operação tornam-se satisfatórios.

Por que e com que frequência você precisa lubrificar?

Uma máquina de costura, ao contrário de um grampeador, precisa de limpeza e lubrificação periódicas. A força de atrito das peças contribui para o seu desgaste. Se você se esquecer de lubrificar a máquina e continuar trabalhando nela, logo elas se desgastarão por completo e falharão, em primeiro lugar, aquelas partes sobre as quais recai a maior carga. A força de atrito - e com ela a abrasão das peças - pode ser reduzida várias vezes com o uso de um lubrificante.

Quando a máquina está trabalhando em modo aumentado (carga constante) todos os dias, é necessário limpar e lubrificar mensalmente todos os mecanismos envolvidos na obra. Em caso de trabalho pouco frequente (por exemplo, uma vez por semana durante meia hora ou uma hora), as peças são limpas e lubrificadas pelo menos uma vez por trimestre.

A dependência da frequência de lubrificação das peças em relação à potência total (quantas horas os mecanismos funcionaram) não é linear - isso se deve à deposição de poeira nas peças, que se deposita nos mecanismos e é atraída pelas peças.

O que pode ser usado para lubrificação?

Óleo adequado para lubrificar máquinas de costura, fechaduras de portas e mecanismos semelhantes é apenas óleo industrial. Tem uma composição especial que é leve e fluida o suficiente para que poeira e partículas de metal (raspagem das peças durante o trabalho) não criem uma substância pegajosa e viscosa com ela.Isso, por sua vez, diminui visivelmente a rotação e o movimento alternativo dos elementos móveis.

O uso de outros óleos não é permitido.

  • Óleo vegetal Evapora rapidamente quando as peças ficam quentes devido ao atrito durante longos períodos de operação. Oxida e decompõe-se facilmente ao ar livre e a temperaturas ligeiramente superiores à temperatura ambiente.
  • Gorduras animais - a manteiga, a gordura da marmota e produtos semelhantes também estão sujeitos a evaporação acelerada. Quanto mais gordura refratária é usada, mais rapidamente se forma o revestimento oleoso-pegajoso, metade do qual é formado por partículas sólidas. E a própria gordura, congelada, adicionará "velocidade lenta" à máquina.
  • Óleo de motor. Se a sua escolha recaiu no óleo de motor, escolha uma composição com uma viscosidade mais baixa para a condução no verão. O fato é que a máquina de costura, muito provavelmente, será usada em casa e no calor mesmo no inverno, e não na geada do mirante, por isso não faz sentido usar "inverno" e óleos excessivamente viscosos. Mas esta é uma opção extrema. Será muito útil quando não for possível ir buscar com urgência uma garrafa de óleo "porta", mas o trabalho vale a pena e é urgente continuar.

Lithol, óleo sólido também não são recomendados para uso (engrenagens de náilon são uma exceção), mas graxa contendo grafite é parcialmente adequada.

  • Mineração de petróleo... Sua estrutura está quebrada. Os hidrocarbonetos graxos usados ​​como óleos lubrificantes perdem suas propriedades, incluindo propriedades repelentes à água. Eles evaporam muito mais rápido do que o óleo de motor novo.

Para testar como a lubrificação de "terceiros" se comportará, lubrifique a corrente da bicicleta e tente pedalar cem quilômetros com essa bicicleta. Depois de algumas dezenas de quilômetros, a lama oleosa e pegajosa formada pela poeira com esse lubrificante se tornará viscosa, como o alcatrão. Como resultado, os pedais irão girar com um esforço visivelmente maior do que com a corrente e as rodas dentadas lubrificadas com óleo industrial, como se você estivesse subindo uma colina. A máquina se comportará da mesma maneira - a velocidade de costura pode diminuir por um fator de dois ou mais.

Basicamente, o objetivo do óleo é evitar o desgaste e a ferrugem das peças. Qualquer óleo mantém a água (vapor, respingos) longe das peças. Desde que a máquina funcione facilmente, qualquer composição é permitida.

Mas assim que você notar que a velocidade da máquina começou a diminuir (por exemplo, pela frequência do barulho do mecanismo da barra da agulha e os cliques da lançadeira, o "uivo" do motor) - espere um pouco com trabalhar:

  • desmonte a máquina;
  • limpar e lubrificar seus mecanismos;
  • em seguida, monte-o novamente.

E ainda, para não perder tempo com desmontagens e lubrificações desnecessárias de peças, use um óleo especial para máquinas de escrever e fechaduras.

Descrição do procedimento

Todo o procedimento para levar os mecanismos de costura a um estado higiênico é dividido em várias etapas.

  • Role o eixo de acionamento para a posição mais alta da barra da agulha e desconecte a máquina de costura.
  • Remova as linhas superior e inferior da máquina (todos, não importa quantos sejam no momento da interrupção) e libere o grampeador do tecido a ser costurado.
  • Remova o caso, orientado pelo manual de serviço (incluído no kit).
  • Remova quaisquer depósitos de fios móveis e poeira das peças móveis. Verifique (e limpe se necessário) a chapa da agulha, os dentes de alimentação, o mecanismo da barra da agulha com calcador e o conjunto da lançadeira. Também é necessário verificar o estado das engrenagens. Se houver suspeita de operação "estanque" do motor, o próprio motor é desmontado. Os rolamentos são limpos, lubrificados e realinhados com o eixo. Uma máquina antiga que não possui motor elétrico e é acionada por um rotor de mão ou pé é desmontada, limpa e lubrificada da mesma forma.
  • Lubrifique todas as superfícies de atrito. Neste caso, é aconselhável girar o eixo de transmissão - isso garantirá que o mecanismo esteja completamente lubrificado. Portanto, o ônibus espacial requer apenas algumas gotas de óleo.Pode ser necessário um pouco mais de óleo nas engrenagens e no motor - certifique-se de que todas as superfícies de atrito estejam uniformemente cobertas com uma fina camada de óleo de máquina. Para a dosagem pontual, uma seringa com uma agulha é suficiente.
  • Monte o carro de volta e execute-o no modo inativo.

Não importa se o produto é de mão (ou pé) ou elétrico, as instruções passo a passo aproximadas estão corretas e consistentes. Mas, em alguns modelos, a caixa é bastante vedada - as partes móveis são protegidas por retentores e anteras, e nos lugares certos há furos tecnológicos fechados com plugues.

Após a lubrificação e montagem, pode-se refazer os fios (conforme instruções do produto), definir as configurações desejadas do tensionador, inserir camadas de tecido sob o calcador e continuar as costuras interrompidas anteriormente.

Instruções gerais de cuidados

Limpar e lubrificar o cortador é uma medida eficaz para protegê-lo de danos, mas ainda é metade da batalha. Para evitar que a limpeza não seja programada ou se transforme em algo que você "esqueceu" e não prestou atenção a tempo, a própria máquina deve ser mantida limpa. Além da limpeza externa da caixa e da parte mecânica projetada para fora, uma série de outras recomendações devem ser seguidas.

  • Use tecidos e fios sem "pilosidade" excessiva.
  • Os tópicos devem ser suficientemente extensível - isso evitará que se quebrem diretamente durante a costura.
  • Meça o tamanho das agulhas e a espessura dos fios com a rigidez e espessura das camadas costuradas de matéria.
  • Fornece necessário para fios e tecidos específicos aperto do tensor da linha superior e da bobina. Verifique este parâmetro ao trocar linhas, agulhas e tecidos - uma discrepância levará a um aperto excessivo, puxando o tecido para o orifício da chapa da agulha ou a fragilidade, enviesamento ou pontos "flácidos".
  • Não perturbe a ordem de threading, descrito no manual do usuário deste dispositivo.
  • Peças e mecanismos podem ser limpos com um pano macio e sem fiapos. Na ausência de tal trapo, resíduos de algodão, bandagem ou outro material servirão. Mas as vilosidades restantes ainda devem ser removidas, o que pode ser ajudado por uma pinça.
  • Durante a limpeza, é permitido o uso de álcool, gasolina, querosene ou óleo diesel. No entanto, o óleo lubrificante deve ser aplicado imediatamente - sem lubrificação, as peças recém-limpas secarão rapidamente e começarão a trabalhar "secas", o que levará ao seu desgaste total em apenas uma ou três horas de trabalho intensivo.
  • Se alguma das peças ainda estiver desgastada, então é impossível trabalhar com um mecanismo defeituoso... Nem sempre todos os proprietários entendem em detalhes a manutenção e o reparo de uma máquina de costura (e outros dispositivos semelhantes). Ao ignorar a substituição de um componente com falha, é fácil provocar uma falha e vários outros que interagem diretamente (ou nem tanto) com ela. A melhor saída é entrar em contato com uma central de atendimento para conserto de equipamentos de costura, tricô e bordado.

Ao observar todas as recomendações acima, você sempre pode manter a máquina em uma condição totalmente operacional e eficiente.

Para saber como lubrificar a máquina de costura com gancho horizontal, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa