Máquina de costura

Ajustando a tensão da linha na máquina de costura

Ajustando a tensão da linha na máquina de costura
Contente
  1. O dispositivo e o princípio de funcionamento do regulador
  2. Como é feito o ajuste
  3. Dicas úteis
  4. Possíveis problemas e sua eliminação

A qualidade da costura depende principalmente da tensão de ambos os fios no mecanismo da máquina de costura. Assim que os fios são puxados mais frágeis ou com mais força, no primeiro caso os pontos cedem, no segundo os fios, principalmente o inferior, quebram e o trabalho com a costura muitas vezes vai pelo ralo. Isso é inaceitável ao realizar costuras "frontais". Portanto, o ajuste correto da linha no mecanismo de costura é muito importante.

O dispositivo e o princípio de funcionamento do regulador

Sistema de regulagem, regulador de costura, tensionador de linha são nomes de um mesmo mecanismo, responsável pela beleza e uniformidade da costura. Se o aparelho estiver com defeito, isso acarreta falhas na costura das costuras, a saber: os fios se rompem, se formam nós, o ponto pode se enlaçar. Às vezes a linha de baixo se rompe, da linha de cima eles podem trocar de lugar, o tecido na área da costura fica muito apertado. Mas desmontar e montar máquinas domésticas e industriais não é muito difícil.

O ajuste da tensão da linha superior em máquinas de costura antigas é feito por meio de arruelas de compressão.

Eles são carregados por mola, ajustáveis ​​com uma porca em um parafuso fixo ou com um parafuso móvel. O parafuso (ou parafuso e porca) também carrega o próprio tensionador - para que todas as suas peças não sejam perdidas.

Assim, nas máquinas de escrever "Chaika", o parafuso que segura o tensor é fixado diretamente no corpo. Ele é um culpado frequente por não garantir costuras perfeitas. O corpo de plástico do tensor "desliza" para o lado devido à vibração gerada pela máquina durante a operação intensiva da barra de agulha e lançadeira. O próprio tensionador pode cair da posição de encaixe. Você pode reduzir a tensão da linha superior na "Gaivota" usando um pino torto alongado.

Mas nos modelos modernos de produção russa, o tensor é fixado de uma forma mais prática. Não é reparável - mas sua confiabilidade está significativamente à frente dos tensionadores das máquinas Chaika e Singer. Basta limpar a penugem deixada pelo fio em movimento. Levante as arruelas da placa de aperto facilmente, colocando uma chave de fenda entre elas. Com a ajuda de um palito ou escova de dentes, o "velo" acumulado sobre eles é removido em segundos.

O tensor na máquina de costura overlock moderna mais compacta requer uma limpeza mais regular... Este tipo de máquina é utilizada com tanta frequência (e por muito tempo) que quase 100 km de fio passam pelo tensionador. A linha "debris" endurece e o tensionador funciona muito pior, o que não pode deixar de afetar a qualidade das novas costuras e padrões. O tensionador não contém arruelas que comprimem a linha e sua manutenção consiste apenas em soprar sua parte prensadora.

As máquinas de costura industriais têm um tensionador semelhante ao das máquinas domésticas.

Como é feito o ajuste

Antes de fazer ajustes finos nas roscas superior e inferior, recomenda-se fazer uma costura de teste em um pedaço de tecido desnecessário... Inspecione cuidadosamente os pontos que acabaram de sair da agulha. Se houver defeitos, mas forem pequenos, use uma lupa. O equipamento devidamente ajustado permite obter uma costura perfeita em ambos os lados do tecido. Se o tensionador não funcionar bem, as linhas podem comprimir excessivamente o tecido ou os pontos podem ceder e o tecido pode não ser costurado com segurança.

Se não houver esses defeitos, continue costurando - a máquina funciona perfeitamente e sem a sua intervenção no ajuste do tensor.

Se, no entanto, não gostou da qualidade da costura, saiba sempre que definir as linhas uma a uma ficará efetivamente oculto entre as camadas do tecido costurado. "Rugas" em qualquer camada de tecido não são mais formadas aqui. O fato é que a tensão dos fios é disposta de tal forma que um fio puxa o fio para si quando é inserido após o outro. O outro arranca para o primeiro da mesma maneira. Com igual resistência à tração, a costura é perfeita. No entanto, um dos fios deve ser puxado mais - ele puxará o outro sobre si mesmo e as camadas de tecido também serão puxadas. O princípio é o seguinte: quando as pontas de puxar da linha de baixo aparecem de cima, a de cima está muito esticada; o inverso também é verdadeiro.

Certifique-se de verificar se a máquina funciona sem problemas e com precisão. As linhas devem ser enfiadas na máquina estritamente de acordo com as instruções. A bobina não deve travar ou escorregar espontaneamente durante a operação da máquina. Os tensores devem estar limpos. O calcador, a agulha, a guia, a alavanca de tensão, a lançadeira, o porta-bobina e o mecanismo da barra da agulha devem estar livres de lascas, entalhes, protuberâncias e concavidades desnecessárias, que de preferência não são fornecidas. Qualquer dano - e a linha pode ser apertada demais.

Certifique-se de que a espessura da linha esteja correta para a espessura do tecido.

Não é recomendável usar fios de algodão. A melhor opção são tópicos de qualquer fibra sintética: nylon, nylon, poliamida, seda, poliéster e outros. A agulha não deve ser muito fina - tentar perfurar um ou mais dos orifícios dos pontos em um tecido excessivamente grosso e áspero irá danificá-lo imediatamente. Usar pontos com menos de 1,5 mm de comprimento comprometerá imediatamente a qualidade da costura e o tecido deslizará sob a placa de grampo.

E agora vamos prosseguir diretamente para a configuração. Encontre o ajustador de tensão da linha superior. Se esta é sua primeira vez - consulte as instruções incluídas no kit. Para máquinas de escrever compradas à mão que não tinham manual do usuário, a alça com os números impressos serve como uma rápida "dica".

A quantidade de tensão aumenta à medida que o botão é girado.A divisão é a metade da distância entre os números. Após cada mudança na tensão, faça um ponto teste até que a folga da linha ou o aperto excessivo do tecido sejam removidos.

Seu objetivo é fazer com que a bobina e as linhas de cima se equilibrem. Isso é remotamente semelhante à calibração de uma balança sem flecha, onde a pesagem de um lote de mercadorias liberadas era obtida balanceando-o com pesos apropriados. A linha da bobina não deve ficar para fora - é quando a costura é considerada ideal. Ao contrário do ajuste da tensão da linha superior, o ajuste da tensão da linha inferior não é mais realizado com a ajuda do regulador.

O ajuste da tensão da linha da bobina na caixa primitiva é feito pendurando a lançadeira pela ponta da linha que sai de baixo da tampa da bobina. Se não houver linha desenrolando da bobina sob o peso da lançadeira pendurada nela, afrouxe a tensão. Por outro lado, ao desenrolar o fio rapidamente, a tensão é fraca. O ideal é que um gancho pendurado na linha avance alguns centímetros - mas não abaixe até que a bobina fique sem linha.

A tensão é ajustada com o parafuso alternador: com uma chave de fenda, ele é apertado no sentido horário para aumentar a tensão, e vice-versa - quando é afrouxado.

Se o gancho não for removível, após apertar o parafuso, é necessário fazer uma costura de teste.

O ajuste fino dos tensores de linha resulta em uma costura perfeita. Você pode começar a trabalhar. A configuração da máquina está concluída.

Dicas úteis

As dicas a seguir o ajudarão a evitar a perda de tempo reconfigurando sua máquina, e com eles - e problemas incipientes no funcionamento do dispositivo.

  1. Antes de iniciar a próxima costura, não se esqueça de puxar as pontas dos fios superior e inferior para longe de você. Isso evitará a tecelagem desnecessária dos fios. Os novatos geralmente cometem esse erro pela primeira vez.
  2. Para detectar rapidamente problemas com a uniformidade da costura teste, recomenda-se o uso de fios de cores diferentes, contrastando com a cor do tecido. Mas, diretamente em seu trabalho principal, você precisará de fios de cores semelhantes, e não de cores nitidamente diferentes.
  3. Para cada tipo de tecido e linha de espessura diferente, é útil anotar as configurações exatas dos tensores. Isso permitirá que você configure a máquina para o próximo trabalho em menos de um minuto e, sem perder tempo, comece a costurar imediatamente.
  4. O ajuste do tensor deve ser iniciado de cima para baixo.

Possíveis problemas e sua eliminação

A baixa tensão da linha pode ser causada por vários motivos.

  1. As molas de tensão afrouxaram ou quebraram com o tempo. As arruelas não podem se conectar umas às outras - nenhum esforço necessário. Recomenda-se substituir as molas.
  2. O fio freqüentemente se rompe, fica gasto. Pode haver arruelas dentadas nas próprias arruelas. Isso é improvável - o aço é incapaz de se deteriorar por atrito com fios de "plástico" ou naturais; em vez disso, o problema é que essas arruelas oxidaram. A tensão excessiva da linha no tensor da lançadeira pode ser causada por danos à bobina, sua tampa ou a própria lançadeira.
  3. A linha de cima também é puxada para cimaquando a alavanca de tensão, guia de linha, laço de liberação na barra da agulha ou o orifício da agulha são danificados da mesma forma.
  4. O emaranhamento, o despejo dos fios nas bobinas ao desenrolá-las e enrolá-las manualmente, entalhes na própria bobina também podem fazer com que a linha não se desenrole. Neste último caso, isso acontece quando quase toda a bobina ou bobina está gasta, ou a linha foi enrolada manualmente na bobina, a granel, e não ordenadamente no "enrolador" da máquina.
  5. A própria máquina pode não fornecer a velocidade adequada. Na maioria das vezes, isso acontece quando o motor ou mecanismo está desgastado, o dispositivo não fornece o torque necessário ou a tensão de alimentação caiu drasticamente na rede. Nesse caso, os tensionadores inicialmente configurados corretamente mostraram-se muito "apertados" nessas condições e precisam ser reconfigurados com urgência.No entanto, trabalhar em uma máquina de escrever defeituosa é muito problemático. Recomenda-se entregá-lo a um mestre inteligente para reparo. Se o produto estiver tão gasto que não possa ser reparado ou se não houver peças sobressalentes (estão há muito tempo fora de produção), é recomendável substituir todo o dispositivo.

      Após eliminar todas essas causas pelo método de eliminação, seu dispositivo voltará a funcionar normalmente.

      Corrija a tensão incorreta da linha, não será difícil ajustar os tensores novamente. É importante, se ainda não sabe de alguma coisa, consultar as instruções ou uma costureira experiente que passou por dificuldades semelhantes.

      O segredo para aperfeiçoar a tensão do fio é revelado no vídeo abaixo.

      1 comentário

      Obrigado pela informação, especialmente o vídeo sobre a tensão correta do fio.

      Moda

      a beleza

      casa