Auto desenvolvimento

Traços de personalidade volicionais: definição, tipos, formas de desenvolvimento

Traços de personalidade volicionais: definição, tipos, formas de desenvolvimento
Contente
  1. Quais são as qualidades volitivas?
  2. O que eles são?
  3. Como desenvolver?
  4. Conselho do psicólogo

Certamente muitos estão familiarizados com a situação quando as pessoas, justificando sua fraqueza ou falta de vontade, tentam rir dela, dizendo que têm força e vontade, mas nenhuma força de vontade. Vamos ver o que é, se é dado a todos, se pode ser desenvolvido e como.

Quais são as qualidades volitivas?

Os especialistas no campo da psicologia humana prestam grande atenção ao estudo e diagnóstico dos caracteres da personalidade, incluindo uma descrição detalhada das qualidades de cada indivíduo. Traços de personalidade volicionais são uma combinação de muitas características diferentes que definem uma pessoa como emocional, moral e espiritualmente forte. Ser obstinado significa mostrar essas características:

  • determinação;
  • determinação;
  • exposição;
  • paciência;
  • coragem;
  • energia;
  • iniciativa;
  • persistência;
  • adesão aos princípios;
  • organização;
  • disciplina;
  • autocontrole.

Se esses traços de caráter em uma pessoa estão ausentes ou seus opostos estão presentes, isso indica um lado volitivo pouco desenvolvido da personalidade e um caráter negativo. As qualidades voluntárias são mais frequentemente adquiridas e desenvolvidas no processo de obtenção de experiência de vida... É claro que a base para o desenvolvimento da personalidade está geneticamente estabelecida na psique humana, mas esta ou aquela imagem de personagem é nutrida no decorrer da educação de uma pessoa na infância e na adolescência. Com o passar dos anos, por volta de uma certa idade, já é possível julgar e avaliar a imagem pessoal predominante.

Se o processo de formação da personalidade teve condições favoráveis ​​para o desenvolvimento das qualidades volitivas, então, ao longo da vida, elas serão estáveis ​​e estáveis, e sua manifestação não dependerá de nenhuma situação específica. Ou seja, pessoas com uma postura forte e persistente sempre terão em qualquer circunstância, e não de vez em quando. Em uma pessoa, tanto as qualidades volitivas individuais quanto sua totalidade podem estar presentes. Neste último caso, estamos falando de uma força especial de caráter e da presença de total poder sobre sua personalidade.

Essas pessoas são altamente conscientes e regulam amplamente seu comportamento, são capazes de superar várias dificuldades em seu caminho de vida e alcançar quaisquer objetivos.

O que eles são?

É costume dividir as qualidades volitivas de uma pessoa em básicas ou primárias (elas também são emocionais-volitivas) e sistêmicas (moral-volitivas ou moral-volitivas). As qualidades primárias, via de regra, são estabelecidas geneticamente na psique humana e são a base para o desenvolvimento das qualidades sistêmicas.

Primário

A lista deles é bastante extensa e inclui não apenas qualidades positivas, mas também negativas. Considere as principais qualidades positivas, que incluem energia, paciência, autocontrole e coragem.

Energia

Uma pessoa enérgica é capaz de tomar decisões imediatas e agir rapidamente. Ao mesmo tempo, ele investe no processo o máximo de força física e emocional. Tem sempre uma disposição positiva, nenhuma dificuldade pode detê-lo, pelo contrário, apenas acendem nele a excitação.

Pessoas gostam disso o tempo todo fazer planos, definir novos objetivos para si próprios, atraindo e arrastando outras pessoas com eles. Eles sempre se esforçam para materializar seus pensamentos, toda a sua essência é capaz de se transformar em um fluxo inesgotável de energia e ao mesmo tempo contagiar os outros. Nesse caso, o vigor, como traço de personalidade, não está associado ao vigor fisiológico ou ao vigor do temperamento. São conceitos diferentes.

Paciência

Pessoas pacientes alcançar resultados por meio de esforços voluntários apesar de tudo, mesmo problemas de saúde, mal-estar, fadiga ou dor de cabeça não podem detê-los ou forçá-los a diminuir sua atividade... Uma pessoa de vontade fraca, como regra, é entregue ao poder de tais estados negativos e adia a execução de todos os negócios para uma data posterior.

A paciência pode, em alguns casos, agir como o oposto da energia, uma vez que esta exige uma resposta e ação rápidas. E a paciência é determinada pela capacidade de esperar muito tempo, aproximar-se do objetivo de forma persistente e metódica, mesmo que longe, mantendo a compostura e a calma, quando os resultados visíveis da atividade ainda não são perceptíveis. Mas paciência não pode ser equiparada a uma personalidade passiva.

Autocontrole

Sentimentos e emoções não são capazes de assumir o poder sobre uma pessoa que tem autocontrole. O autocontrole constante permite pensar, pesar tudo e não cometer ações impulsivas, que, via de regra, levam à destruição dos resultados da atividade já existentes. Uma pessoa com um alto nível de autocontrole permanece emocionalmente equilibrada, mesmo que os planos sejam frustrados por algum motivo imprevisto e o caminho se desvie do curso estabelecido. Agressão, pânico ou apatia não têm a ver com autocontrole.

Além disso, pessoas com características semelhantes são perfeitamente capazes de desistir da tentação de cometer ações errôneas e irracionais que podem prejudicar todo o negócio.

Coragem

A coragem está trabalhando conscientemente para superar vários medos. Permite não sucumbir ao medo que atrapalha o caminho para os gols. Ao mesmo tempo, a pessoa está ciente de todos os riscos e perigos possíveis, mas ainda mantém sua estabilidade mental e o nível de qualidade de suas atividades. Mas coragem não deve ser confundida com imprudência estúpida que coloca a saúde e a vida em risco desnecessário. Tal comportamento não evoca coragem, mas o desejo de receber o deleite e orgulho dos outros.

Sistêmico

As qualidades voluntárias, que serão descritas a seguir, são chamadas de "sistêmicas" porque cada um deles é o resultado de uma combinação complexa de vários traços unidirecionais. Por exemplo, coragem pode ser vista como uma combinação de coragem, energia e autocontrole. Essas qualidades incorporam o lado emocional da personalidade, tanto intelectual quanto espiritual. Se as qualidades volitivas primárias são mal desenvolvidas em uma pessoa, então é muito difícil desenvolver qualidades sistêmicas com base nisso.

Objetivo

Já pelo nome fica claro que o principal nessa qualidade é a busca pelo gol. Esse esforço deve ser consciente e ativo e levar a certos resultados. Nem os obstáculos internos nem externos podem impedir uma pessoa propositada no caminho para alcançar o objetivo desejado. Existem objetivos estratégicos que podem levar muito tempo para serem alcançados.

Esses objetivos definem os princípios e ideais do indivíduo. Para alcançá-los, é preciso disciplina, a capacidade de seguir o plano de forma consistente. E há objetivos táticos, diários, mensais, etc. A capacidade de os atingir mostra a capacidade do indivíduo de se sintonizar de forma rápida e correta para o trabalho, reunir o seu pensamento e forças e cumprir os prazos curtos dados, apesar da possibilidade de alguns obstáculos e dificuldades.

Persistência

Perseverança tende a ser companheiro indispensável de determinação. Essa qualidade abre caminho para o sucesso. Mas isso acontece se a perseverança se apoiar na racionalidade e em um entendimento claro do que exatamente esse ou aquele objetivo deve ser alcançado e como calcular corretamente as forças e ações para alcançá-lo, de modo a não desperdiçar energia. A persistência permite que você alcance objetivos estratégicos de longo prazo, evitando que uma pessoa perca a fé e a atitude.

Mas persistência não deve ser confundida com teimosia estúpida e teimosia irracional.

Integridade

Uma pessoa com princípios necessariamente tem seus próprios pontos de vista, opiniões e crenças. É por eles que ele é orientado em suas atividades e no alcance de metas. Ele não tem medo de demonstrar sua posição sobre um determinado assunto, sabe como defender seu ponto de vista e permanece fiel a ela em qualquer circunstância. Freqüentemente, a adesão aos princípios está associada à honestidade ou justiça. Os argumentos de pessoas de princípios, via de regra, são razoáveis, objetivos e convenientes.

Iniciativa

Uma pessoa de iniciativa possui energia, coragem, adesão a princípios, independência. Essa pessoa está sempre pronta para assumir a responsabilidade por suas ações e ações. Os iniciadores desejam, via de regra, atingir não apenas objetivos pessoais, mas também públicos, agindo em benefício de outrem. Eles lutam por transformações, por criar melhores condições de vida, por colocar em ordem o que é necessário. Na maioria das vezes, pessoas proativas obtêm sucesso em atividades sociais e na criatividade. São pessoas ativas, ideológicas e criativas.

Determinação

Tomar decisões ponderadas e equilibradas e sua implementação em fases é o cerne da decisão. Se surgirem problemas e obstáculos no caminho para o alcance dos objetivos, uma pessoa decidida não se perde e não espera que tudo se forme por si, pelo contrário., age com rapidez e sem hesitação, construindo rapidamente um novo plano de ação e, assim, contornando ou eliminando os obstáculos que surgiram... Determinação implica a presença da lógica nas ações e uma transição imediata do pensamento para a ação. Portanto, decisão não deve ser confundida com impulsividade, isso não é a mesma coisa.

Pessoas impulsivas agem sob a influência de emoções e não há lógica em suas ações.

Estratégico

Uma pessoa com uma qualidade tão obstinada vê claramente o objetivo desejado à sua frente. e sabe como ir para ela de forma consistente... Ele analisa todas as suas ações, com base no resultado final, que deve ser obtido de acordo com o seu entendimento. O estrategista não apenas traça um plano detalhado de suas ações, mas também define as prioridades corretamente. E adapta-se habilmente no caminho para a meta e mudanças nas condições, bem como a ocorrência de circunstâncias imprevistas.

Auto-suficiência

Uma pessoa autossuficiente se distingue pela independência e pela capacidade de prescindir do apoio externo na solução de seus problemas e na realização de seus objetivos. Essas pessoas não têm medo da solidão e não precisam da ajuda de ninguém. Sua atividade depende apenas deles. Eles não se prestam a influências externas se isso for contrário ao bom senso e às suas convicções profundas. Mas, ao mesmo tempo, eles são capazes de avaliar suas ações com sobriedade e crítica.

Como desenvolver?

A formação e o desenvolvimento das qualidades volitivas de uma pessoa continua ao longo da vida quando se depara com vários problemas, obstáculos, dificuldades e dificuldades, se necessário, tomar algumas decisões, ao estabelecer e alcançar vários objetivos. Eles treinam a vontade e os instintos de autopreservação e sobrevivência inerentes à natureza, e a herança genética das habilidades e capacidades mentais e físicas transmitidas pelos ancestrais, e a base educacional da infância e da adolescência. Mas o motivo mais importante e importante para o desenvolvimento da força de vontade é o desejo de autoaperfeiçoamento do indivíduo e o desejo de alcançar o sucesso na vida.

Maneiras de desenvolver e fortalecer a força de vontade:

  • comece a incutir em si mesmo o amor por um estilo de vida saudável e tente se livrar dos maus hábitos, se houver;
  • pratica qualquer tipo de esporte (o atleta sempre foi considerado um dos indivíduos mais obstinados);
  • inscreva-se em um clube de passatempo e assista às aulas regularmente;
  • não importa o que você faça, tente complicar o processo, o desenvolvimento das qualidades volitivas de um profissional é determinado pelo fato de ele direcionar constantemente o vetor de suas ações para cima de forma que ao longo do tempo o resultado do desenvolvimento profissional em uma determinada atividade e um aumento na eficácia de suas ações torna-se perceptível;
  • submeta todos os seus planos e ações à análise, bem como os resultados, tanto bem-sucedidos quanto malsucedidos.

Idealmente, é necessário começar a treinar a vontade desde a infância. Se você não teve tempo para fazer isso, então, como dizem, nunca é tarde demais, é apenas mais difícil de fazer. Quanto à educação das crianças, o mesmo conselho é relevante aqui e para os adultos.

No futuro, a criança se tornará uma pessoa de temperamento forte, visitando as seções de esportes e diversas rodas, aderindo a uma rotina diária rígida, regulando o comportamento por meio de aulas e exercícios realizados com uma psicóloga infantil.

Conselho do psicólogo

Se você deseja desenvolver qualidades volitivas em si mesmo, os psicólogos aconselham o seguinte.

  • Para começar, você precisa aprender a definir metas para si mesmo de forma inteligente. Você não pode se sobrecarregar imediatamente com tarefas opressivas. Isso não levará a resultados positivos. Se você conseguir alcançar o primeiro pequeno resultado, isso gerará alegria e satisfação, o que será um incentivo para atingir a próxima meta. Ou seja, aprenda a mover-se gradualmente do simples ao complexo.
  • Determine por si mesmo uma área que servirá de base para o desenvolvimento das qualidades volitivas. Pode ser uma profissão, um hobby, alguns outros interesses. É melhor escolher uma área que você começará a dominar do zero. Isso ajudará você a ver a rapidez e a eficiência do processo de desenvolvimento.
  • Mantenha um diário de seus sucessos e fracassos. Os sucessos estimularão o desejo de novos sucessos. E a análise das falhas vai ajudar a aprender com os erros e levar isso em consideração no futuro, mas deve-se tentar tratar as falhas com calma, percebendo-os como “professores”.
  • Elogie-se pelo sucesso (se você está trabalhando para aumentar a vontade de seus filhos, não se esqueça de elogiá-los).
  • Seja persistente e consistente em suas ações... Não se esqueça de que, como qualquer outro, o treinamento da força de vontade deve ser regular.

Se não desenvolver consistência, então não haverá bom resultado, pelo contrário, pode causar preguiça, apatia e escorregar para a posição original.

sem comentários

Moda

a beleza

casa