Auto desenvolvimento

Como desenvolver e fortalecer a força de vontade?

Como desenvolver e fortalecer a força de vontade?
Contente
  1. Por que é necessário desenvolver força de vontade?
  2. Como treinar?
  3. Como superar obstáculos?
  4. Recomendações

O poder está aí - a mente não é necessária. Mas e se a mente estiver presente, mas a força não for suficiente? E não no sentido direto da palavra, mas força de vontade. E sem ele, não podemos fazer o que devemos. Vamos examinar mais de perto como desenvolver e fortalecer a força de vontade.

Por que é necessário desenvolver força de vontade?

Na verdade, a força de vontade é nosso guia para atingir os objetivos. Eles queriam emagrecer, e a força de vontade vai ajudar a desistir dos doces e, ao invés de ficar nas redes sociais, é ela quem vai ajudar a ir à academia. Decidimos parar de fumar, é tão fácil quanto descascar peras. Mark Twain, por exemplo, afirmou que ele próprio já havia feito isso centenas de vezes. Que tal uma única vez? Novamente, falta de força de vontade?

Você se lembra do relatório que mal conseguiu apresentar no ano passado? E se você tivesse força de vontade, você teria começado mais cedo. E o dente que foi retirado no ano passado? Ele poderia ter sido salvo se você tivesse mostrado sua força de vontade a tempo e fosse ao dentista assim que sentisse a primeira dor. A lista não tem fim. Mas, infelizmente, nosso "querer" ou "não querer" muitas vezes supera nossa própria força de vontade. Então o que fazer sobre isso? A conclusão é óbvia - para fortalecê-la.

Como treinar?

Argumenta-se que a força de vontade é um tipo de músculo invisível que, como o resto de nossos músculos, precisa ser treinado e fortalecido. É necessário desenvolver um algoritmo em que nossa força de vontade sempre possa prevalecer sobre nossa preguiça, medos, tentações. Ela precisa ser criada em si mesma, de preferência desde a infância. Mas se este momento de seu desenvolvimento foi perdido antes, você pode começar agora. O principal é disciplina e atitude. Além disso - uma questão de tecnologia. Então, vamos começar a fazer uma série de exercícios para desenvolver a força de vontade.

Formação de novas atitudes mentais

Não pense que, ao desenvolver a força de vontade, você terá que abrir mão do prazer.... Apenas divida corretamente os conceitos em "deseja" e "deve". Esteja acima do instinto. Não, ninguém está te pedindo para desistir de comer o dia todo ou parar de ver sua namorada. Mas primeiro, pense em questões mais elevadas. Afinal, só um trabalho bem feito vai permitir que você aproveite a vida, coma comidas deliciosas e se divirta com a pessoa amada. Ter um salário decente lhe proporcionará um nível de existência de qualidade.

Você pode criar um sistema de recompensa... Você foi capaz de lidar com uma tarefa difícil? Colocou a força em um punho? À noite, vá jantar no seu café preferido, livre-se de cozinhar em casa. Essa será a recompensa. Você perdeu um treino por um mês? Compre uma barra de chocolate. Basta comer de manhã melhor. Não fume por um mês? É uma desculpa para ir ao cinema com os amigos. Aliás, é proibido fumar lá.

Não se negue o prazer, mas não se esquive de suas responsabilidades no trabalho e em casa. E não mude a sequência - primeiro a ação e depois a recompensa.

Planejamento

Aprender a planejar o tempo é um caminho direto para a excelência. Não apenas comece a fazer um plano mental para o dia, mas faça-o por escrito. Se você não quiser escrever, crie um arquivo especial - um plano em seu computador. Dessa forma, você não só se tornará mais auto-organizado, mas também mais fácil de distribuir a carga. Distribua as tarefas de acordo com o grau de necessidade para concluí-las. Para fazer isso, use uma das maneiras mais eficazes. Divida-os em quatro partes, como:

  • importante e urgente;
  • urgente e sem importância;
  • sem importância, mas urgente;
  • não urgente e sem importância.

Você já sabe por onde começar amanhã? Aliás, é melhor planejá-lo para a véspera da noite. Pela manhã você já deve estar em plena prontidão para o combate, não tem tempo para decidir o que é importante, o que é urgente e o que geralmente não merece atenção.

Regime diário

Faça o seu próprio dia-a-dia que mais lhe convenha e observe-a rigorosamente. Todo mundo sabe que as pessoas se dividem em "corujas" e "cotovias". Se é mais fácil para você viver de manhã, faça todo o trabalho pesado nas primeiras horas. Veja a correspondência no final do dia e a energia. Se pela manhã você se sentir mal por muito tempo, lento, então deve começar pelos correios. Comece negócios mais importantes perto do jantar, quando você tiver forças.

Além disso, cada um de nós tem um momento em que não somos capazes de nada. Não arranque as veias de sua força de vontade. Permita-se minutos de "nada fazer", não os confunda com um acesso de preguiça. Faça pausas no trabalho.

Ouça seu relógio biológico quando a força de vontade estiver do seu lado.

Bons hábitos

O hábito é, como você sabe, uma segunda natureza. Portanto, vamos torná-lo pelo menos próximo da perfeição. Quantas vezes você pressiona o botão de alarme pela manhã. Só dois? Multar. Imagine se uma corrida matinal diária ou um banho de água fria aparecesse na programação do dia! Você mesmo não perceberá como isso se tornará um hábito. E então você vai se levantar alguns minutos antes de o alarme tocar.

É como passear com o cachorro pela manhã. Tente fazê-la esperar uma ou duas horas enquanto você se aquece na cama. Não funciona. A limpeza geral do corredor é fornecida a você. Mude hábitos ruins por bons. A força de vontade responderá com gratidão à sua transformação. Tome o seguinte como exemplo:

  • substituir a comunicação diária nas redes sociais pela leitura de ficção;
  • tome um banho frio todas as manhãs;
  • visite um salão de massagens pelo menos uma vez a cada duas semanas;
  • todos os dias, uma hora antes de dormir, desligue todas as fontes de informação: telefone, tablet, computador, TV;
  • Coma mingau no café da manhã todos os dias.

Você mesmo não perceberá que depois de algumas semanas para de se persuadir, tudo isso se tornará um hábito.

Meditação

A força de vontade está sempre dentro de nós, portanto, os especialistas aconselham com mais frequência que você se volte para o seu eu interior. Isso vai te ensinar concentração, desenvolver a habilidade de autocontrole, te ensinar a abstrair. Você mesmo não perceberá como vai parar de "perder a paciência" com ou sem razão. Acalme-se e que a força de vontade esteja com você.

Portanto, sente-se confortavelmente. As costas são retas. As pernas não precisam ser cruzadas. Pratique sentar em uma cadeira. O principal é que você se sinta confortável. Feche seus olhos. Mas, primeiro, desligue tudo o que pode distrair - o telefone, o som do computador, a TV. Comece a fazer inspirações profundas e expira. Ao mesmo tempo, acompanhe-os com as palavras, como numa consulta médica, "inspira-expira", neste caso és o teu próprio médico. Depois de um tempo, solte a respiração, ou seja, remova a trilha sonora.

Todos os pensamentos desnecessários devem deixá-lo em paz. E eles vão fazer isso, acredite em mim. Se de repente algum louco ainda voar na cabeça, diga a ela "Atire", para isso comece a repetir o terapêutico "inspirar-expirar" novamente. Comece a fazer isso por 5 minutos por dia. Então gradualmente "estique o prazer" até 10 e depois até 15 minutos. Isso também se tornará um bom hábito. Abrimos nossos olhos.

Auto-hipnose

Talvez o método mais famoso de auto-hipnose tenha sido contado quando eles divulgaram a imagem “Eu sou o mais charmoso e atraente” na tela. A heroína de Irina Muravyova, repetindo esta frase, passou de um patinho feio a um cisne maravilhoso. O método de auto-hipnose ou autotreinamento é bom porque, ao contrário da meditação, não requer condições especiais para ser preenchido. Você pode fazer isso no caminho para o trabalho, na loja, durante a limpeza, na fila da clínica - em qualquer lugar. E isso leva um pouco de tempo. No entanto, os especialistas recomendam alocar de 10 a 15 minutos para isso todos os dias.

Outra regra diz que nas afirmações que você vai instilar em si mesmo, não deve haver negação, ou seja, retiramos a partícula "não" do nosso vocabulário durante uma conversa conosco. Além disso, tente não usar palavras como "erradicar" ou "livrar-se". Mas as seguintes frases abaixo estão bem:

  • Eu vejo o objetivo e definitivamente irei alcançá-lo;
  • meu caminho será percorrido por mim até o fim ("Não vou sair do caminho" não vai funcionar);
  • Serei forte de vontade e espírito;
  • Eu alcançarei os picos designados;
  • dia a dia estou ficando mais forte.

Importante! As frases devem ser sucintas, você não precisa usar advérbios complexos, por exemplo, "Eu posso fazer algo", "Eu farei algo." Essas formulações serão suficientes para chegar a um acordo consigo mesmo.

Alimentação saudável

Lembre-se de que somos o que comemos. Assim que o peso do seu corpo começa a exceder o permitido, você literalmente não entra em nenhuma estrutura, o cérebro começa independentemente o processo reverso, começa a diminuir, por assim dizer. Claro, ele não seca no sentido literal, apenas começa a pensar mais devagar. A memória começará a falhar. Não depende da força de vontade. O mesmo processo leva a falta de vitaminas.

Esporte

Nós já aprendemos isso a força de vontade é como um músculo. Então dê a ela uma carga. Você não precisa correr imediatamente para a academia. Embora isso seja apenas bem-vindo. DPara começar, tente se mover mais, como caminhar. Não há necessidade de ocupar a vaga de garagem mais próxima da entrada do escritório. Deixe o carro no quintal vizinho e caminhe até o seu trabalho preferido, ao mesmo tempo que respira um pouco de ar fresco.

Viajar de transporte público? Você sabe por que fica tão sonolento com isso? Por falta de movimento. Desça no ponto de ônibus mais cedo do que de costume. Pelo menos às vezes passe pelo elevador. Suba a pé até o piso desejado. Idealmente, o número de passos por dia deve ser cerca de dez mil. Não os conte. Quase todos os smartphones agora estão equipados com pedômetros. Existem também pulseiras especiais.

Eles até dirão para você se levantar da cadeira e realizar pelo menos o movimento corporal mais simples. Vá se servir de um pouco de água, por exemplo. A propósito, também falaremos sobre água um pouco mais tarde.

Assistentes modernos

Uma vez que o problema de desenvolver força de vontade e autocontrole é bastante comum, não é surpreendente que os envolvidos com alta tecnologia voltassem sua atenção para ele. Especialistas desenvolveram numerosos serviços que ajudam a pessoa a cuidar de si mesma. Claro, eles não vão te levar ao cabeleireiro, mas vão te lembrar que você deve fazer isso. Já falamos sobre pedômetros antes. Existem outros programas que permitem monitorar no que você está gastando seu tempo. Por exemplo, time-tracker O RescueTime rastreará o que você está fazendo em seu computador usando um laptop ou telefone e, em seguida, fornecerá as informações analisadas.

Alguns então excluem jogos de seus dispositivos. Parece que não nos distraímos com eles por muito tempo. E as redes sociais não são tão inofensivas para o nosso precioso tempo quanto parecem. Ou talvez você tenha passado muito tempo olhando para a partida do seu time favorito com um olho? O programa calculará tudo. Existem outros aplicativos que o ajudarão a descobrir por que, no final do dia de trabalho, você percebe que "de novo, nada foi feito". E também com a ajuda de tecnologia moderna, você pode verificar a qualidade do seu sono, medir o seu nível de atividade física e assim por diante.

Como superar obstáculos?

O principal inimigo de nossa força de vontade é a preguiça. Ela pula às vezes como o diabo de uma caixa de rapé. O que o ativa? Não tenha medo de enfrentar seu inimigo. Isso tornará mais fácil lidar com isso. Responda a si mesmo, o que despertou a preguiça em você, tão apto? Os motivos podem variar.

  • Você tem medo de não conseguir completar a tarefa que tem em mãos. A solução é pedir ajuda aos seus colegas. Entenda como você mesmo pode tornar isso mais fácil para si mesmo. Finalmente, desista deste trabalho em favor de outro.
  • Você não terá nenhum prazer com este trabalho. Solução - encontre um incentivo para cumpri-la (um bônus, gratidão do chefe, a oportunidade de tirar férias).
  • Basicamente, você não gosta do que faz. A solução é mudar de ocupação.
  • É fisicamente difícil para você concluir a tarefa em questão. A solução é encontrar um assistente, tente encontrar alguns dispositivos especiais para facilitar o seu trabalho. Divida a caixa em várias partes. Recuse-se a fazer isso em favor de outro se outros métodos forem inaceitáveis.
  • Você não sabe por onde começar. Solução - olhe para o problema de todos os ângulos. Comece pelo mais difícil, deixe os procedimentos menos enfadonhos e complicados para o “doce”, apresente-os como sobremesa ao jantar.
  • Você se estabeleceu uma tarefa impossível... A solução é baixar a barra. Em vez de dizer a si mesmo que precisa perder 20 quilos, diga a si mesmo que perder alguns quilos a mais será o suficiente para começar. Assim, a meta se tornará mais alcançável e o resultado poderá ser imediatamente anotado no diário de suas realizações.
  • Você não gosta de condições de trabalho. A solução é trocar de lugar com um colega por pelo menos um dia. Talvez você não tenha luz do sol, então abra as cortinas. Mas primeiro, tente limpar sua mesa. Remova tudo o que for desnecessário e que distraia do trabalho. Um telefone celular também é desejável.
  • Você está muito frio / quente / chuvoso / triste... Solução - feche / abra a janela. Comece a usar roupas diferentes. Se tudo dói e nada ajuda, veja o próximo ponto.
  • Você está cansado... A solução é observar o regime de trabalho e descanso. Nos finais de semana, passe o tempo fazendo as tarefas domésticas, com filhos, amigos, sozinho com você. Esqueça o trabalho nos fins de semana - essa é a lei. Se possível, passe suas férias longe de casa e do trabalho.

Livre-se de sua rotina por pelo menos alguns dias a cada seis meses. Deixe a preguiça desfrutar de você ao máximo, então ela certamente dará lugar à força de vontade.

Recomendações

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo não apenas a desenvolver força de vontade, mas também, em princípio, para se sentir cem por cento.

  • Procedimentos de água. Acredita-se que uma pessoa deva beber um litro e meio a dois litros de água por dia. São cerca de oito copos. Mais é possível, menos é impossível. É a água (não se considera o café, o chá, a cola, a compota da vovó) que normaliza o funcionamento do nosso corpo, dá força ao nosso cérebro, ajuda a enfrentar o excesso de peso. Você também receberá um bônus na forma de uma pele bonita e saudável.
  • Alegrar. Uma pessoa de mente positiva sempre fará seu trabalho mais rápido e melhor do que alguém que veio de mau humor. O estresse pode desligar completamente a função de autocontrole. Mas, infelizmente, é inevitável. Felizmente, você pode lidar com isso. O relaxamento é o que o ajudará. Isso não significa tomar um copo ou outro vinho tinto no jantar e não assistir a um talk show. Você precisa ser capaz de relaxar.

Para fazer isso, conclua o seguinte exercício. Deite de costas. É melhor manter as pernas ligeiramente levantadas. Coloque um travesseiro sob eles. Não gosto dessa posição, tome qualquer cômodo para você, até a pose de um sapo. Feche os olhos e comece a respirar profundamente. Lembramos a técnica de meditação "inspirar-expirar". 10-15 minutos neste estado irão ajudá-lo a se livrar de pensamentos negativos muito melhor do que o vinho; em geral, isso só pode agravar um estado já sem importância. Praticar diariamente enquanto está deitado o ajudará a sintonizar a onda certa. E vai te salvar da insônia. Isso é tão importante quanto se livrar do estresse.

  • Todos dormem. O sono deve durar pelo menos oito horas. Isso é exatamente o quanto nosso cérebro precisa para descansar completamente. Se você pensa que se foi a força de vontade que lhe permitiu assistir à série de TV ou "cortar os tanques" até as três da manhã, está enganado. Isso fez sua ausência. De manhã, você não será capaz de nada inteligível.
sem comentários

Moda

a beleza

casa