Auto desenvolvimento

Determinação: o que é e como desenvolvê-lo?

Determinação: o que é e como desenvolvê-lo?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Manifestações na vida cotidiana
  4. Como você se torna decisivo?

Uma pessoa com qualidades como determinação pode superar quaisquer obstáculos e dificuldades. A determinação leva ao sucesso devido ao fato de que o indivíduo pode tomar decisões difíceis e ousadas.

Uma pessoa assertiva deve ter certos conhecimentos, habilidades e aptidões, caso contrário sua determinação não será tal, mas será considerada imprudência. E isso já é um traço de personalidade negativo, que às vezes obriga a assumir riscos injustificados e, como resultado, permanecer "no fundo do poço".

O que é isso?

Benjamin Franklin afirmou algo assim: determinação é a implementação da ação que já foi decidida. O indivíduo deve agir apesar de não poder garantir o sucesso devido aos passos dados. Em psicologia, o significado desta palavra tem quase a mesma interpretação que foi dada acima. Para perceber a determinação de uma pessoa, você precisa de um traço de caráter como coragem. Essa qualidade de temperamento é mantida com a ajuda de julgamento e vontade.

A definição do caráter de uma pessoa decisiva é a seguinte: ele nunca duvida antes de tomar qualquer decisão, ele está sempre confiante de que está certo. Em geral, essa é uma pessoa que está pronta para qualquer sacrifício para atingir seu objetivo. Entre a ação e a inação, a pessoa decisiva certamente escolherá a primeira.

Tomar uma decisão é o lançamento de uma determinada série de eventos pelos quais você deve assumir total responsabilidade. Caso contrário, a determinação de uma pessoa pode levar ao fato de que outras pessoas pagarão por isso.

Vantagens e desvantagens

A determinação tem mais pontos fortes do que pontos fracos.No entanto, ainda existem desvantagens e devem ser levadas muito a sério. E é por isso.

  • Uma pessoa decidida pode fazer muitas coisas estúpidas se não calcular totalmente a exatidão de suas ações. Por exemplo, um médico pode prejudicar um paciente tomando medidas extremas para curá-lo. Portanto, na medicina, há uma regra, que diz: "A principal coisa - não faça mal!"
  • Uma pessoa determinada pode ser excessivamente crítica e intolerante com as opiniões e fraquezas de outras pessoas. Por exemplo, um indivíduo que não consegue controlar suas emoções vai ofender seu interlocutor e magoá-lo.
  • Pessoas que são muito determinadas geralmente são temidas e odiadas.

No entanto, a determinação tem muitas vantagens. Vamos considerá-los:

  • pessoas decididas com mais frequência do que outras alcançam seus objetivos pelo fato de assumirem riscos conscientemente;
  • pessoas decididas têm firmeza de caráter, por isso sempre tentam calcular suas ações com antecedência;
  • pessoas inteligentes sempre se distinguem pela determinação, pois seu conhecimento torna possível agir;
  • graças a ações decisivas, por exemplo, feitos heróicos, as pessoas são salvas da morte inevitável;
  • determinação é necessária quando uma pessoa se depara com uma escolha da qual muito depende;
  • a determinação permite que uma pessoa tome uma decisão final e não hesite.

Para resumir, pode-se dizer que a determinação torna qualquer pessoa mais ousada. Ela dá a ele a habilidade de agir em um ambiente difícil. Isso significa que, a partir da aquisição de determinação no caráter, a personalidade se torna mentalmente mais forte.

Manifestações na vida cotidiana

Às vezes, as pessoas nem mesmo pensam em uma qualidade de caráter como a determinação. Muitas vezes acontece que uma pessoa é forçada a enfrentar uma situação difícil quase todos os dias e ser corajosa. Por exemplo, é um médico que toma decisões das quais depende a vida do paciente. O cirurgião assume o risco e realiza a operação para que o paciente se recupere.

Uma qualidade como a determinação se manifesta em todos os lugares e em todos os lugares. Na rua e em casa, esperam-nos situações diversas, que podem ser negativas. Por exemplo, um aluno atravessa a estrada e um carro atravessa a estrada. Existem muitos desses casos, e determinação é necessária aqui. O motorista deve fazer tudo para que seu carro não atropele um pedestre, e o aluno deve tomar uma decisão que lhe permita escapar. Muito também depende da determinação dos espectadores. Se um homem na multidão correr para salvar um aluno, atravessando o carro correndo, ele fará o ato certo e decisivo. É assim que a decisão afeta a vida das pessoas.

A determinação nas mulheres se manifesta quando é necessário curar uma criança de uma doença. Eles fazem coisas que às vezes são incompatíveis com o bom senso. Algumas mães, para salvar seu filho ou filha, mudam radicalmente de caráter. Mesmo os representantes mais indecisos do sexo frágil começam a se comportar ativamente. Eles querem que o melhor médico veja seu filho e prescreva o tratamento certo. Pessoas em situações extremas podem provar que são verdadeiros heróis, embora não sejam. O potencial humano não é totalmente compreendido. Essa questão é especialmente aguda quando se trata do estado mental interno de uma pessoa.

Como você se torna decisivo?

A indecisão leva ao fato de uma pessoa começar a viver uma vida que não é a sua, o tempo todo olhando para a opinião de outras pessoas. Quando o processo de tomada de decisão leva muito tempo, o resultado final pode não ser encorajador. Portanto, você precisa desenvolver ou desenvolver determinação em seu caráter. E as seguintes ações ajudarão nisso.

Trabalhe em si mesmo

Este ponto requer muito esforço e perseverança. Este processo pode aumentar drasticamente a sua confiança e você se tornará uma pessoa determinada. Se achar difícil começar com grandes pontos, comece pequeno. Levante-se cedo na mesma hora.Admita que você precisa de força de vontade para fazer essas coisas. Depois de superar a si mesmo, você se torna uma pessoa mais determinada.

Faça um plano para o mês em que viverá e trabalhará. Deixe cada item ser programado por minuto. Dessa forma, você pode se controlar e desenvolver autodisciplina. Comece a se exercitar. Mesmo se você não quiser correr por causa do mau tempo, faça-o mesmo assim. Força de vontade e determinação o ajudarão nisso. Tente manter suas emoções sob controle em todos os lugares e sempre.

Não se assuste com ninharias. Não pense à frente sobre o que você tem que fazer. A partir de tais pensamentos, surge a dúvida, o que significa que sua determinação sofre.

Definição de metas

Sem esse ponto, é impossível seguir em frente e aprender a tomar as decisões certas. Lembre-se, no entanto, de que um grande número de metas que você define pode ser ruim para sua saúde mental. Portanto, mantenha-os no mínimo. Deixe apenas aqueles que realmente o ajudarão a alcançar o sucesso. No entanto, o que você concebeu deve ser alcançável e digno não apenas de sua atenção, mas também de outras pessoas.

Outro ponto: você ainda precisa destacar um objetivo principal e confirmar o motivo pelo qual deseja alcançá-lo rapidamente. Portanto, responda a si mesmo à pergunta - o que essa meta lhe dará quando você alcançá-la? E então você precisa aprender a visualizar o resultado. Deixe seu cérebro ter uma ideia clara do que você deseja obter no final. E a última coisa. As manhãs sempre se parecem. Isso significa que uma pessoa praticamente age constantemente de manhã na “máquina”: toma o desjejum, toma chá / café e se prepara para o trabalho. Tudo passa como um nevoeiro. Enquanto isso, pessoas com propósito tentam usar essa hora do dia para planejar cuidadosamente o dia.

Além disso, é preciso sempre ter prazer em acordar e nos horários que se seguem.

Treinamentos psicológicos

Se você não tem determinação, tente educá-la em você mesmo. Existem exercícios especiais para isso, mas é melhor usar o treinamento.O desenvolvimento da determinação é semelhante a um procedimento como bombear os músculos. Assim que você conseguir superar um determinado nível, passe imediatamente para o próximo. Por exemplo, comece a mostrar determinação onde for bastante fácil de fazer. Ajude seus entes queridos e assuma a responsabilidade de resolver quaisquer problemas. E então você precisa agir de forma incremental. Seja proativo no trabalho. Pense sobre suas ações e convide seu chefe para implementar uma nova ideia.

Não tenha medo de conhecer gente nova na rua ou no ônibus. Para cumprir essa condição, aprenda a superar medos mesquinhos. Se você falar com um estranho, o que pode acontecer? Absolutamente nada com que se preocupar. Se uma tentativa de conhecido fracassar, a pessoa simplesmente se virará e sairá. Tal falha não terá um impacto negativo em seu orgulho, mas, ao contrário, irá moderá-lo. O melhor autotreinamento é aquele tipo de treinamento que não faz mal e ajuda você a adquirir determinação. Um exemplo é a aula de afirmação. Afirmações são crenças cuidadosamente formuladas que devem ser repetidas muitas vezes, silenciosamente ou em voz alta.

Assim que uma pessoa começa a pronunciar a mesma frase todos os dias com bastante frequência, ela gradualmente começa a se depositar no cérebro. Como resultado de exercícios constantes, o cérebro "transborda" e começa a jogar informações desnecessárias no Cosmos. Desta forma, sonhos e desejos se tornam realidade. Além disso, também existem práticas como a meditação. A meditação é uma ação da mente que visa uma concentração mais profunda da psique humana. O benefício dessas aulas para estimular a determinação é que o cérebro e a psique humanos primeiro relaxam bastante, se livram da negatividade e, em seguida, se purificam.É neste momento, num espaço cerebral completamente renovado, que surge um novo pensamento, que permite a uma pessoa, por exemplo, tornar-se uma pessoa decidida.

Auto confiança

Uma pessoa nasce com uma certa confiança em si mesma. Qualquer bebê sabe quando está com fome e quer dormir. Além disso, uma criança pequena sabe exatamente o que gosta ou o que quer. Tudo isso porque a criança confia em si mesma.

Porém, com a idade, esse fator quase sempre desaparece. Quando uma pessoa cresce, ela começa a olhar para os outros, pensando que assim será. E atua de acordo com as seguintes regras:

  • ele carece de determinação;
  • se esforça para levar sua vida à perfeição geralmente aceita;
  • medos e dúvidas sobre qualquer coisa;
  • buscando a aprovação dos outros, olhando para trás o tempo todo.

Em um adulto, a porcentagem de autoconfiança diminui significativamente e, para alguns, ela desaparece completamente. E isso apesar do fato de que nosso bem-estar depende diretamente do nível de autoconfiança. E é por isso - quando uma pessoa deixa de confiar em si mesma, ela começa a "marcar o tempo" e, assim, destrói seus verdadeiros desejos.

Portanto, todos nós precisamos voltar às nossas origens de vez em quando e começar a confiar em nós mesmos. Tal direito, como já foi mencionado, é concedido à pessoa desde o nascimento e não deve ser negligenciado. Portanto, para restaurar esse fator, você precisa contar com os seguintes pontos.

  • Comece a respeitar sua opinião.
  • Você deve sempre prestar atenção aos seus próprios sentimentos e pensamentos, e só então agir.
  • Descubra as boas qualidades em você mesmo e anote-as no papel. Releia esta entrada constantemente. Quando você perceber que é naturalmente dotado de excelentes características, começará a confiar em si mesmo.
  • Preste atenção às suas necessidades fisiológicas.

Quando você levar a sério o desenvolvimento da confiança em si mesmo, não se precipite. Todas as dificuldades podem ser superadas quando você conecta sua perseverança ao processo. E mais um conselho: não aja “automaticamente”, mas aproveite o processo de execução. Além disso, sempre comece o dia com foco em si mesmo e termine-o dessa forma. Então você desenvolverá egoísmo saudável em seu caráter.

Esse traço de caráter definitivamente o ajudará e o tornará decisivo. Isso acontecerá porque você começa a agir em prol de seus próprios interesses.

sem comentários

Moda

a beleza

casa