Auto desenvolvimento

Perfeccionista: quem é ele e como deixar de ser?

Perfeccionista: quem é ele e como deixar de ser?
Contente
  1. O que é isso?
  2. O que é um perfeccionista?
  3. Comparação com pedantismo
  4. Sinais
  5. Causas de ocorrência
  6. Bom ou mal?
  7. Como se livrar?
  8. Profissões adequadas

Os perfeccionistas são pessoas complexas. É difícil viver e trabalhar com eles, mas eles próprios passam por momentos difíceis. Os muitos problemas que acompanham o desejo de atingir a perfeição interferem em ser feliz. Este artigo vai lhe dizer qual é a base do perfeccionismo e o que fazer se você ou alguém próximo a você sofre de perfeccionismo.

O que é isso?

Na psicologia moderna, o perfeccionismo é visto como uma estrutura de crenças na qual uma pessoa tem certeza de que um ideal existe e se esforça por ele com todas as suas forças. Para ele, o resultado imperfeito das ações é igual ao fracasso, fracasso total. Na prática, isso significa uma atitude neurótica em relação ao que está acontecendo. O perfeccionista difere do procrastinador em alta laboriosidade, mas os resultados de seu trabalho raramente o agradam.

Existem vários tipos de perfeccionismo. Eles diferem na direção.

  • Autodirigido - a pessoa se esforça constantemente para se tornar consistente com suas próprias idéias sobre o ideal.
  • Destinado a outros - uma pessoa exige muito dos outros, tentando tornar suas ações e relacionamentos ideais.
  • Voltado para o mundo ao redor - esta é uma forma especial em que uma pessoa professa a filosofia do idealismo, ela está convencida de que tudo no mundo deve ser extremamente correto.
  • Social - uma pessoa sente uma forte necessidade de cumprir as normas sociais impostas e certos padrões, para atender às expectativas dos outros.

O tópico do perfeccionismo é amplamente divulgado na arte e na filosofia, e muitas vezes é abordado em treinamentos de negócios.... Ele pode se manifestar de diferentes maneiras.Na maioria das vezes, uma pessoa procura trazer qualquer uma de suas ações a uma correspondência ideal com suas próprias idéias sobre como tudo realmente deveria ser. Ao mesmo tempo, uma maior atenção aos detalhes e ninharias é manifestada. Se algo der errado, o perfeccionista pode mostrar agressão ou depressão.

Os padrões que uma pessoa com perfekionismo estabelece para si mesma são sempre muito elevados. Portanto, a satisfação com o resultado geralmente não é alcançada. Erros e falhas são extremamente dolorosos.

A crítica é vista como uma forma de desastre. Uma pessoa não pode perceber adequadamente nem a si mesma, nem aos outros, nem o mundo ao seu redor, nem a realidade com perfeccionismo.

O que é um perfeccionista?

Perfeccionista é a pessoa que busca o ideal em tudo, seja o que for que esteja fazendo. A essência da definição em termos simples é melhor compreendida com um exemplo específico. O homem comum e o perfeccionista recebem a mesma tarefa ao mesmo tempo. Eles têm requisitos mínimos, prazos para entrega da obra. Ambos os funcionários sabem que a entrega antecipada resultará em pagamento antecipado pelo trabalho.

Uma pessoa comum traça um plano, pensa tudo e começa a agir, fazendo ajustes no decorrer do trabalho, dependendo da situação que se desenvolve. O trabalho não é suave - às vezes fica mais lento, às vezes acelera. Mas, no prazo, o especialista consegue ultrapassá-lo e fica bastante satisfeito com o fato e consigo mesmo.

O que um perfeccionista faz? Ele revisa o plano muitas vezes nos estágios iniciais, tentando aperfeiçoá-lo, ele o revisa várias vezes para acomodar tudo. Mas isso geralmente não funciona, o perfeccionista fica nervoso, preocupado, muda os planos novamente, e assim passa quase todo o tempo concedido. Quando o prazo é muito curto, o perfeccionista aumenta a pressão sobre si mesmo e na maioria das vezes não tem tempo para entregar o trabalho no prazo. Ele tem tempo extra, durante o qual ele realiza de forma brilhante o melhor de seus planos. O cliente geralmente fica satisfeito, mas da próxima vez ele tentará recorrer a um especialista comum, a um executor mais confiável.

Quanto ao próprio perfeccionista, e após a entrega da obra, ele continua se preocupando e repassando o plano em sua cabeça, percebendo que poderia ter feito ainda melhor. Esse fato o deixa insatisfeito, infeliz.

Um perfeccionista pode ser distinguido de uma pessoa média fora do trabalho? É possível. Os perfeccionistas almejam a beleza e o ideal em tudo, muitas vezes trazendo isso para o desenvolvimento da síndrome. Essas pessoas adoram caminhadas na natureza, podem admirar a beleza do mundo por horas. Mas, em um grau ou outro, isso é comum a todos. Os seguintes sinais indicam um perfeccionista:

  • uma pessoa sempre critica suas ações, insatisfeita com elas;
  • as expectativas, objetivos e planos de uma pessoa são grandiosos, às vezes completamente inatingíveis;
  • pequenos erros podem incapacitar uma pessoa por muito tempo, fazer com que ela se preocupe, sofra;
  • não há autoconfiança e autoconfiança: mesmo com considerável experiência em uma ou outra área, um perfeccionista, antes de iniciar um negócio, experimenta um tormento interno sobre se conseguirá cumprir a tarefa;
  • frequentemente comparando-se com os outros, embora quase sempre não a favor deles.

Os perfeccionistas, segundo psicólogos, precisam de ajuda. Seu comportamento está à beira da frustração e, se não houver ajuda, existe uma grande probabilidade de que, mais cedo ou mais tarde, a pessoa simplesmente ultrapassará a fronteira invisível entre a norma e o transtorno paranóico, e então o tratamento será inevitável.

Comparação com pedantismo

Perfeccionismo é freqüentemente confundido com pedantismo. Esses conceitos são muito semelhantes, mas as diferenças entre eles são significativas. A diferença entre um pedante e um perfeccionista é enorme. Em primeiro lugar pedantismo é um traço de caráter inato ou infantil... E o perfeccionismo não é um traço de caráter, mas um desvio mental bem fundado.

O pedante age propositalmente, seu desejo de refinar as pequenas coisas é seu comportamento usual, o formalismo, do qual ele tem plena consciência. O perfeccionista muitas vezes não controla seu desejo de perfeição, ele apenas se sente assim.

O pedante é exigente consigo mesmo, mas em caso de erro fica calmo, a ordem é importante para ele, mas a sua violação não provocará uma violenta reacção interna... O pedante simplesmente começará a colocar as coisas em ordem calmamente. A casa dele é sempre limpa, no trabalho ele segue as instruções, é muito arrumado.

O perfeccionista pode não ter tudo isso. Ele reage dolorosamente aos erros e enganos, facilmente cai em agressão ou sente um colapso completo.

Em princípio, ele não sabe como aproveitar a vida, dificilmente se adapta às mudanças das condições externas. É difícil para ele construir relacionamentos com amigos e membros do sexo oposto. Não sabe descansar, desenvolvendo em si o hábito de trabalhar constantemente. Eles podem não seguir essas instruções, chegar atrasados ​​e falhar, mas têm medo de cometer erros e ser criticados.

Os pedantes ficam muito felizes quando conseguem pequenos gols. Os perfeccionistas não estabelecem tais objetivos, seus projetos são sempre grandiosos e, portanto, eles se privam da alegria intermediária. Uma pessoa pedante quase não se interessa pelo que as pessoas pensam ou dizem sobre ela pelas costas, enquanto para um perfeccionista é muito importante a impressão que causou. A condenação pode "cair da sela" por um longo tempo.

A forma é importante para uma personalidade pedante. É o formulário e, portanto, ele verifica a tarefa concluída uma centena de vezes. Para um perfeccionista, apenas o conteúdo importa - o que o formulário é preenchido e, portanto, ele frequentemente viola os termos, condições e acordos.

Tanto esses como outros apresentam uma tendência aumentada para transtornos de ansiedade, mais frequentemente do que outros sofrem de estresse, estão na "zona de risco psicológico".

Sinais

Um perfeccionista sempre tem um crítico interno mal-humorado em sua cabeça, e isso de alguma forma afeta seu comportamento. As diferenças de gênero são insignificantes, mas ainda existem.

Nos homens

Os representantes do sexo forte, que sofrem de perfeccionismo, podem parecer pessoas confiantes e onipotentes, mas na verdade são muito sensíveis a críticas e a apontar erros. Eles assumem projetos complexos, mas muitas vezes atrasam o início, não conseguem pensar em onde começar o negócio para que tudo seja perfeito - tanto o processo quanto o resultado. Um homem perfeccionista se esforça para ser competente e versado em muitas áreas do conhecimento ao mesmo tempo, embora raramente tenha sucesso.

A mesa de trabalho de tal funcionário pode estar sempre em perfeita ordem ou pode estar cheia de papéis e lixo. Nos relacionamentos, esses homens também se esforçam para aderir a algumas idéias internas sobre como tudo deveria ser e, portanto, pode ser incrivelmente difícil construir relacionamentos reais e de confiança com eles.

Qualquer desvio de seu ideal pode levar ao fato de que o humor de um homem se deteriora, surge ressentimento ou mesmo agressão.

Entre mulheres

Mulheres com perfeccionismo são sensíveis às menores falhas em sua própria aparência, elas se esforçam para trazê-la à perfeição, o que muitas vezes as leva a dietas exaustivas constantes, à cirurgia plástica. A mesma abordagem se aplica a tudo - limpar, cozinhar. Detalhes menores assumem um peso irracional e muitas vezes ofuscam o propósito original. Em um relacionamento, essas mulheres tendem a impor suas ideias sobre o parceiro ideal, é difícil para elas agradarem. Construir relacionamentos de pleno direito com eles, uma família pode ser muito difícil devido ao fato de que você tem que se ajustar constantemente e corresponder aos seus modelos ideais de mundo.

Ambos têm outras características comuns.

  • É difícil para um perfeccionista tomar decisões - isto também se aplica à escolha de roupas e à escolha de uma estratégia de ação.
  • O negócio iniciado nem sempre é concluído. A primeira falha ou obstáculo inesperado, cuja existência não foi prevista, pode detê-lo.
  • A presença do pensamento "preto e branco". O perfeccionista exige tudo ou nada. Eles costumam usar na fala cotidiana palavras e frases como “Eu tenho que”, “Eu tenho que”, “Você tem que”, “Este é o seu dever”. Não há compromissos.
  • Medo de tudo novo. Na verdade, a pessoa tenta limitar tudo o que é novo, deixando apenas zonas mais ou menos confortáveis ​​do familiar, onde o risco de cometer um erro é menor.
  • Auto-estima baixa ou diminuída... Mesmo que seja possível alcançar o sucesso, a pessoa continua a falar apenas sobre os erros e falhas que cometeu no processo de implementação, sem perceber que, no geral, concluiu a tarefa com bastante sucesso.
  • A pessoa costuma sentir ansiedade depressão, um sentimento de devastação, insatisfação com o mundo e com você mesmo.
  • Frequentemente perfeccionistas tentando compensar os desequilíbrios internos e se reconciliar com o mundo comendo demais, consumo de álcool, drogas.

Causas de ocorrência

Os psicólogos acreditam que o perfeccionismo neurótico tem suas raízes na infância. Se uma criança interage com os pais em face de suas constantes críticas e desaprovação, então ela inconscientemente começa a se esforçar para se tornar ideal. Mas, ao mesmo tempo, tem medo da responsabilidade, repreende-se constantemente. Ele cresce e se torna uma pessoa que habitualmente continua a "ouvir" a voz crítica da mãe, do pai, da avó ou da professora.

Se, na infância, a criança demonstrou amor e admiração em função do resultado de suas atividades, a probabilidade de desenvolver perfeccionismo também aumenta.... Nesse caso, o bebê começa a se empenhar pelo ideal também porque para merecer o que tem o direito pleno e incondicional de - amar.

Ele não se esforça apenas por sua própria idealidade, mas acredita sinceramente que todas as pessoas ao redor e no mundo devem tratá-lo da mesma maneira. Se isso não acontecer, e na maioria das vezes é assim, surge confusão, perda, rejeição, o que pode levar à perda de valores, diretrizes e degradação da vida.

Com menos frequência, o perfeccionismo se desenvolve já na idade adulta. Pelo contrário, é uma exceção que é possível com uma exposição estressante forte e prolongada, em que a pessoa aceita essas atitudes como forma de evitar desconforto.

Bom ou mal?

Não chame o perfeccionismo de doença. Este é um transtorno que tem prós e contras. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Primeiro, vamos delinear as vantagens.

  • Os perfeccionistas não podem ser preguiçosos por definição. Eles são trabalhadores, levam a si mesmos e suas ações a sério, são capazes de encontrar seus erros onde os outros deliberadamente não querem vê-los. A capacidade de ser exigente consigo mesmo é aumentada.
  • É importante que os perfeccionistas aprendam e aprimorem constantemente suas habilidades, eles se esforçam para desenvolver, melhorar, o crescimento pessoal é importante para eles, em seus negócios, eles são capazes de trazer as habilidades ao nível do domínio real.

Mas também existem desvantagens.

  • Exatidão frequentemente atinge proporções patológicas, e a criticidade nem sempre é justificada e proporcional ao grau de erro. A auto-estima é reduzida, o que impede a pessoa de perceber a si mesma, aos outros e ao seu lugar no mundo de forma adequada e objetiva.
  • Crítica é percebido de forma dolorosa, traz sofrimento e experiências. Nesse sentido, o nível de irritabilidade está sempre aumentado, podendo surgir estados enfadonhos e obsessivos.
  • Mas a principal desvantagem, talvez, esteja na incapacidade de definir metas normais e alcançáveis. Contemplando horizontes de eventos distantes e inatingíveis, os perfeccionistas não prestam atenção ao que realmente precisam prestar atenção no momento e, portanto, seus objetivos muitas vezes falham esmagadoramente.

Como se livrar?

Se você é perfeccionista, não conseguirá deixar de sê-lo da noite para o dia.Não há necessidade de tratar esta condição se não houver distúrbios associados, mas a correção é necessária. É melhor procurar ajuda de um especialista - um psicólogo ou psicoterapeuta, pois você precisa lidar com o transtorno com uma compreensão clara de suas causas. Algumas recomendações também ajudarão.

  • Análise da situação... Escreva em um pedaço de papel as vantagens que seu perfeccionismo lhe proporciona, e as desvantagens e inconvenientes que ele traz para você. Avalie a influência de cada fator, considere cuidadosamente como isso afetou sua vida pessoal, carreira, estudos, saúde. Os dados obtidos ajudarão a traçar o plano correto de correção e ganho de equilíbrio. Se o "preconceito" for observado no pessoal, dedique mais tempo ao trabalho, se no trabalho - force-se a reservar um tempo para o descanso e para o pessoal.
  • Tudo ou nada não funciona mais. Este princípio deve ser diligentemente e diligentemente erradicado dentro de nós mesmos. Não será possível superá-lo imediatamente, mas mesmo um pequeno progresso já é um passo para a correção. Você não pode fazer tudo cem por cento. Esta é a sua nova regra. Reserve-se o direito de cometer alguns erros por dia, para distinguir claramente entre o trabalho e o tempo pessoal. Assim que terminar a primeira, deixe tudo como está e vá descansar.
  • Erros de consciência. Cometer pequenos erros deliberadamente pode ajudá-lo a superar a culpa. Você sabe como agir, mas permite um curso de ação diferente, dê a si mesmo o direito de cometer erros nas pequenas coisas. O principal é não se repreender, porque o erro foi deliberado. Pense nisso como um exercício de humildade e auto-aceitação.
  • Elogie-se com mais frequência pelo sucesso.... Faça uma regra resumir esses resultados todos os dias. Elogie-se pelo que você fez, por um pequeno progresso em direção a um grande objetivo, mime-se com algo em seu lazer. Gradualmente, o elogio se tornará um hábito saudável e o nível de autocrítica começará naturalmente a diminuir.
  • Trabalhe com seus objetivos e prioridades. Não deixe sua lista de tarefas ficar sobrecarregada; é melhor fazer menos, mas melhor. Espalhe os objetivos ao longo do tempo e ataque os mais importantes primeiro. Quando você faz qualquer tarefa, estabeleça prazos e prazos estritos que o ajudarão a lidar com qualquer tarefa gradualmente.
  • Concentre-se no processo com mais frequência. Seu ponto de foco deve ser o processo, não o resultado. Esqueça o objetivo principal, concentre-se na parte do trabalho que está fazendo agora. Considere os fracassos e fracassos como uma experiência e uma oportunidade de crescer, e não como uma desculpa para ficar deprimido ou começar a procurar defeitos terríveis em você mesmo.
  • Desista do desejo de controlar tudo. Muitos eventos não podem ser controlados por você pessoalmente e, portanto, deixe-os flutuar livremente, pare de impor sua vontade, ditar suas condições e fazer exigências. Qualquer um de seus sentimentos, incluindo preguiça, ganância e outras características desagradáveis, têm todo o direito de existir. Regule-os, mas não os suprima, tentando se aproximar de algum ideal.
  • Construa sua auto-estima. Essa é a parte mais difícil para os perfeccionistas alcançarem. Mas nada é impossível. Todos os dias, cuide não só dos seus negócios, mas também da sua aparência, corpo, saúde, desista dos maus hábitos. Ajuste sua rotina diária para que você tenha tempo suficiente para dormir e descansar. Use técnicas de meditação, treinamento automático.

Importante! Você não precisa lutar contra o perfeccionismo, você precisa aprender a conviver com ele para que seus lados negativos sejam minimizados.

Profissões adequadas

Como os perfeccionistas tendem a dar mais atenção aos detalhes e detalhes, profissões que exigem essa qualidade são recomendadas para eles, por exemplo, contabilidade, arquitetura, atividades científicas.

Ao escolher um tipo de atividade, essas pessoas devem se lembrar que o trabalho em equipe é bastante difícil para eles, mas projetos individuais são exatamente o que precisam, neles será fácil para um perfeccionista revelar seu potencial e mostrar seu domínio do conhecimento. Os perfeccionistas são excelentes programadores e desenvolvedores de interface, analistas.

Na ausência de correção, o trabalho de liderança é indesejável.

        Será assustador para a maioria das pessoas normais estar sob a supervisão de tal líder; elas simplesmente não conseguem acompanhar o ritmo estabelecido pelo chefe. Se uma pessoa percebe sua frustração e faz de tudo para minimizar o negativo, então, com o tempo, ela poderá assumir a gestão dos projetos.

        É difícil para o perfeccionista trabalhar no campo da arte e da cultura, onde as pequenas coisas não desempenham um papel, apenas o pensamento do autor, a ideia, o vôo da imaginação são importantes. Eles costumam ser maus atores ou escritores, jornalistas e músicos. Mas lutar pelo ideal será muito, muito útil em alguns tipos de atividade econômica, no planejamento, na análise. Profissões como professor e médico também são indesejáveis ​​para um perfeccionista. Mas seus recursos são perfeitamente usados ​​em atividades de design, desenhos e design.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa