Auto desenvolvimento

O que é força de vontade, como se manifesta e como desenvolvê-la?

O que é força de vontade, como se manifesta e como desenvolvê-la?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Como é diferente de fortaleza?
  3. O que acontece?
  4. Como isso se manifesta?
  5. De que depende?
  6. Para que serve?
  7. Como desenvolver?
  8. Conselho de profissional

Cada pessoa tem que se abster periodicamente de algo, alcançando seus objetivos por meio da superação de dificuldades. Alcançar o resultado desejado é possível com o dispêndio de certos esforços e ações volitivas, que são determinados por um indicador objetivo da força de vontade do indivíduo. Vamos dar uma olhada mais de perto no que é força de vontade, como ela se manifesta e como desenvolvê-la.

O que é isso?

Uma vontade forte somada a um caráter forte ajudam a pessoa a alcançar grandes conquistas na vida e a construir uma carreira. A inteligência emocional também significa muito para o avanço bem-sucedido em vários campos de atividade. A superação de obstáculos geralmente é motivada. É retirado do benefício estabelecido pela razão.

Em psicologia, existe uma definição: Força de vontade é a habilidade de um indivíduo de realizar ações conscientes associadas à superação de obstáculos internos para atingir o objetivo pretendido. Este conceito está intimamente relacionado ao indicador objetivo da vontade do indivíduo. O quanto o indivíduo não permite movimentos impulsivos e enfrenta dificuldades que surgem na forma de tentações e tentações.

Os obstáculos internos estão associados à relutância do indivíduo em fazer os movimentos necessários. Preguiça, passividade, mau humor, uma sensação de medo podem servir de estorvo.

A vontade de uma pessoa se expressa na capacidade de se sobrepor a si mesma, de lidar com suas emoções negativas ao completar as tarefas atribuídas.

A fisiologia classifica a força de vontade como ação voluntária... A parte frontal do córtex cerebral é responsável pelo movimento, o lobo posterior pela comunicação direta com o mundo exterior. Ambos os lóbulos são compostos pelas pontas corticais dos analisadores. Os estímulos externos que ali entram desencadeiam um complexo sistema de áreas motoras do lobo frontal. O segundo sistema de sinalização desempenha a função reguladora da força de vontade.

Um papel importante é desempenhado por sinais de fala expressos por instruções verbais da fala interior da própria pessoa ou vindas de outras pessoas. O lobo esquerdo da parte anterior do córtex controla o aspecto "eu irei" da ação volitiva, o direito "não irei", a região inferior, "eu quero". Juntas, essas zonas proporcionam autocontrole e autoconsciência de uma pessoa, ou seja, são responsáveis ​​pelas ações volitivas.

Como é diferente de fortaleza?

Ambas as qualidades são inerentes a uma personalidade forte. Mas existem diferenças, porque nem todas as pessoas de temperamento forte têm fortaleza, e os indivíduos espiritualmente fortes têm boa força de vontade. Uma pessoa obstinada que não tem coragem pode se tornar um tirano. Força de vontade significa fazer um esforço consciente em si mesmo no caminho das realizações externas.

A força do espírito é determinada pelo âmago do indivíduo. Uma pessoa espiritualmente forte sempre segue suas diretrizes morais e éticas. Ela não tolera a humilhação dos outros.

A capacidade de perdoar depende do tipo de fortaleza que a pessoa possui. Um indivíduo de mente fraca não está inclinado a perdoar outras pessoas.

O que acontece?

Qualquer pessoa pode controlar suas intenções. Na ausência de um desejo consciente de alcançar a realização de seu próprio sonho, o indivíduo não realiza as ações necessárias... Uma vontade fraca o impede de alcançar seu objetivo. Uma pessoa de vontade fraca carece de firmeza para levar a decisão ao resultado desejado.

O custo médio das ações volitivas pode ser expresso pela habilidade de desistir em algum ponto e mostrar esforços incríveis em igual medida. Uma vontade forte, inflexível e "de ferro" é observada em uma personalidade fantasticamente forte que possui uma energia interior enorme e inesgotável, que ela dirige para atingir um grande objetivo. A boa vontade ajuda a pessoa a alcançar o resultado desejado.

Os processos voluntários implementam 3 funções principais.

  • Incentivo. Uma pessoa pode iniciar um movimento consciente em direção ao objetivo pretendido, fazendo esforços para superar os obstáculos. Essa variedade também é chamada de vontade inicial.
  • Estabilizando. Uma pessoa mostra diligência para manter uma atividade vigorosa no nível necessário em face dos obstáculos internos e externos encontrados.
  • Freio. O cumprimento da meta estabelecida pode estar associado à limitação de alguns desejos mais fortes, que são um obstáculo para sua implementação.

Como isso se manifesta?

As ações voluntárias de uma pessoa se refletem em seu comportamento e caráter. Eles se manifestam em momentos de luta com as tentações e obstáculos que surgiram. O fato de uma pessoa ter boa vontade pode ser compreendido por algumas de suas ações.

Por exemplo, para subir na carreira, um funcionário precisa preparar um pacote de documentos. Existem 3 motivos: obter conhecimento adicional, aumentar salários e prestígio. Sob sua influência, um objetivo é formado - fazer documentação de alta qualidade. A execução de ações volitivas depende do próprio sujeito. Uma decisão que nem sempre foi tomada pode ser implementada.

Uma pessoa obstinada é capaz de realizar tarefas importantes a tempo, e não adiá-las indefinidamente. Ele sempre tem tempo para tudo.

Uma pessoa obstinada tem muitos problemas resolvidos, porque ele não se distrai com várias pequenas coisas. Ele cumpre todas as promessas feitas a si mesmo em tempo.

De que depende?

As qualidades volitivas de uma pessoa contribuem para a mobilização de suas reservas internas e retenção de ações indesejadas. O método escolhido para atingir a meta e o esforço despendido não são de pouca importância. Os desejos de uma pessoa constituem suas aspirações, enquanto tudo o que for supérfluo e desnecessário é eliminado.A autoconfiança ajuda a transformar desejos em objetivos.

A formação de qualidades volitivas está inextricavelmente ligada ao caráter e inteligência do indivíduo. Depende das crenças, visão de mundo do indivíduo.

  • Objetivo reside na vontade e determinação para implementar sistematicamente um objetivo de vida sustentável. A atividade ativa do indivíduo é deliberadamente direcionada para a obtenção de um resultado específico.
  • Independência expressas em submissão às suas próprias opiniões e crenças. Mas isso não significa que uma pessoa independente rejeite a opinião de outra pessoa. Ele o ouve, avalia, mas no final das contas toma sua própria decisão.
  • Determinação implica uma transição oportuna para a implementação das decisões tomadas sem atrasos desnecessários. Esta qualidade se manifesta de forma especialmente clara com a escolha de medidas existentes em uma situação difícil. Qualquer decisão errada acarreta muitos riscos. Em alguns casos, você precisa navegar rapidamente e executar imediatamente uma ação razoável.
  • Persistência é uma qualidade necessária para um estudo e trabalho bem-sucedidos. Uma pessoa persistente nunca pára no caminho para atingir uma meta, não desiste ao menor fracasso. Ele se esforça para resolver problemas.
  • Resistência (paciência, compostura) envolve manter a cabeça fria nas situações mais difíceis. Uma pessoa paciente é capaz de suportar todas as adversidades e dores. Ele pode, se necessário, suportar a fome, a sede, recusar-se a descansar.
  • A coragem dá ímpeto para a realização dos desejos... Está associada à disposição da pessoa em passar pelo sofrimento, pela adversidade. Uma pessoa corajosa, se necessário, é capaz de superar o medo da perda de seu próprio bem-estar, saúde e até mesmo vida.
  • Coragem difere de coragem na manifestação de coragem e compostura em uma situação extrema, mesmo na presença de perigo mortal. Indivíduos corajosos têm grande resistência e perseverança. Eles são capazes de reunir sua vontade em um punho e dar um passo em direção à morte para salvar outra pessoa.
  • Disciplina associada à implementação consciente do regime estabelecido e da rotina diária, ao cumprimento de certas regras. É mais fácil para uma pessoa disciplinada superar os mais diversos obstáculos no caminho para atingir a meta.

Para que serve?

Não é por acaso que V.G.Belinsky considerou esta propriedade um dos principais sinais de gênio. A capacidade de um indivíduo de se esforçar e se forçar a sacrificar o prazer temporário dá-lhe a oportunidade de obter grande sucesso nos negócios. Os empresários são capazes de mobilizar suas reservas internas e autocontrole. O nível de força de vontade não pode ser medido, é impossível comparar o quão desenvolvida é em pessoas diferentes. Todos os testes propostos para sua medição são aproximados.

Há um fato indiscutível: por mais desenvolvida que seja a força de vontade, ela é necessária para todas as pessoas. Se estiver completamente ausente, a pessoa pode perder a saúde rapidamente.

Na vida de cada pessoa, há momentos em que a mente e o corpo entram em conflito um com o outro. Uma pessoa entende que fumar leva ao câncer de pulmão, mas ainda assim sucumbe à fraqueza momentânea e acende novamente. Parar de fumar para manter a saúde só é possível resistindo ao vício. Uma força de vontade bem desenvolvida permite que a mente tenha a vantagem sobre os desejos inferiores do corpo. Quanto mais fraca é a vontade, mais difícil é resistir às paixões.

Boas qualidades volitivas desempenham um papel importante na obtenção de sucesso no estudo, no trabalho e na solução eficaz dos problemas do dia-a-dia. Eles são necessários para que uma pessoa possa construir relacionamentos românticos de alta qualidade, resolver situações de conflito.

Como desenvolver?

Mesmo a pessoa mais fraca de vontade é capaz de desenvolver e fortalecer a força de vontade. Ele pode parar de ceder às suas fraquezas e desejos por meio de um treinamento sistemático. A formação da habilidade para ações volitivas deve ser caracterizada por constância e regularidade.

É mais fácil desenvolver qualidades obstinadas nos esportes.

A autodisciplina constrói o caráter. Você pode iniciar o seu desenvolvimento com exercícios matinais, com as regras estabelecidas por você. O esforço treina a perseverança e melhora a saúde. Nestes casos, motivação e autodisciplina são importantes. É possível obter controle sobre seus desejos.

O desenvolvimento das qualidades volitivas às vezes é comparado ao treinamento muscular, uma vez que o cérebro, por analogia com os músculos de uma pessoa, pode aumentar a habilidade na direção certa. Assim como o exercício regular fortalece um músculo e promove seu crescimento, a força de vontade é treinada pelo trabalho diário para erradicar o desejo de ser guiado por seus próprios desejos.

Às vezes, eles usam um método muito duro de tentar a si mesmo com tentações. Por exemplo, se quer emagrecer, uma menina põe pastéis suculentos na mesa, olha para eles, inala um aroma apetitoso, mas não toca no produto. Este método bárbaro é um meio eficaz de desenvolver a vontade. O alcoólatra despeja o conteúdo da mamadeira na privada com as próprias mãos, e o fumante ávido, depois de amassar um maço de cigarros, joga-o na lixeira.

Ajudando algumas pessoas a parar de fumar trocando a atenção... Por exemplo, uma forte vontade de pegar um cigarro é suprimida mudando os pensamentos para outro raciocínio. Você pode encontrar uma frase que faz você se sentir como um não fumante: "Eu sou o dono do meu estilo de vida saudável." As afirmações podem ser escritas em um pedaço de papel. Se necessário, eles são falados em voz alta e clara.

Esportes, ioga, meditação, leitura de livros ajudam muito.

Conselho de profissional

Os especialistas recomendam o uso de várias técnicas eficazes para formar a força de vontade.

  • Siga uma rotina diária definida. Comece levantando-se cedo, o que lhe dá tempo extra para se desenvolver ou fazer coisas úteis. Ao acordar uma hora antes, você precisa vencer outra tentação - deitar-se por mais tempo na cama.
  • Ocupe-se do planejamento... O cumprimento das ações planejadas em uma sequência estrita ajuda a livrar-se de desejos desnecessários que acontecem uma vez. Planeje ler livros úteis, estudar uma língua estrangeira e outras atividades interessantes. Verifique seu progresso uma vez por semana.
  • Traga o trabalho que você começou para o fim... Às vezes, é tentador parar de fazer algo por causa do desejo de mudar para outro trabalho mais interessante. É necessário mostrar esforços volitivos no processo de execução das tarefas diárias.
  • Sempre mantenha sua palavra para alguém... Tal ato se reflete na confiança dos outros e na melhoria do status social. Uma palavra realizada às vezes é associada a superar a preguiça ou indecisão, uma tentativa de se forçar a realizar a ação desejada.
  • Livre-se da culpa a tempo. Algumas pessoas se autoflagelam por qualquer doce que comem. Eles se reprovam por sua incontinência. Na verdade, o sentimento de culpa causa estresse, estraga o humor, complicando uma situação que já é difícil.
  • Inscreva-se na seção de esportes... Uma pessoa fisicamente fraca perde a compostura mais rápido. Os esportes fomentam a vontade, desenvolvem a capacidade de enfrentar as dificuldades, contribuem para a formação da determinação, coragem, temperamento do caráter e fortalecem o espírito.
  • Abandone os vícios. O consumo excessivo de álcool, o vício do jogo, comer demais, fumar, drogas têm um efeito negativo na saúde. Lutar contra as paixões requer grandes esforços volitivos do indivíduo. Primeiro, você deve se limitar e, em seguida, abandonar completamente os maus vícios.
sem comentários

Moda

a beleza

casa