Auto desenvolvimento

Escrita livre: o que é e como usar?

Escrita livre: o que é e como usar?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Metas e regras
  3. Técnica
  4. Por onde começar?
  5. Instruções passo a passo

Recentemente, o freewriting tem ganhado força - método de carta livre. Abre grandes oportunidades para o desenvolvimento pessoal e para a realização das atividades diárias. Este artigo explicará o que está por trás dessa palavra estrangeira e como usar esse método.

O que é isso?

Se você não perdeu as aulas de inglês na escola, provavelmente percebeu imediatamente que estamos falando sobre a escrita livre de textos.

Para aqueles que não estão familiarizados com a linguagem de Shakespeare, explicamos: "freewriting" é originalmente duas palavras em inglês free and writing, na tradução literal esta frase significa "free writing".

A técnica de escrita livre é familiar, talvez, a cada um de nós. Quem nunca desenhou nas margens de seu livro ou caderno? Mas essas imagens, mesmo que não tenham nenhum significado concreto, são elementos da escrita livre. Mas se o fizéssemos quase inconscientemente, então outras pessoas entenderiam o que eles estavam fazendo, desenhando seus próprios manuscritos.

Lembre-se dos clássicos. Alexander Pushkin e Nikolai Gogol não só acompanharam suas criações com "fotos" nos campos, lá eles expressaram seus pensamentos, que surgiu neles durante a escrita desta ou daquela obra. Algumas pessoas geralmente pensam Nikolai Vasilievich e Alexander Sergeevich foram os antepassados ​​da escrita livre.

Então, qual é o seu significado? As regras são simples, como tudo engenhoso - pegue uma folha de papel (criamos um novo documento no computador), caneta (lápis, teclado) e começamos a escrever tudo o que vem à mente.

A tarefa não é trazer à tona palavras inteligentes em uma bela caligrafia inconfundível, mas respingar em um pedaço de papel (um arquivo de computador) tudo o que ferveu na alma. Ao mesmo tempo, você não deve nem por um segundo pensar sobre a observância das regras da língua russa e etiqueta, selecione palavras e expressões.

Para toda a tarefa que você tem apenas 5, máximo - 10 minutos. E acredite em mim, depois desse tempo, não apenas as pessoas criativas encontrarão as respostas para as perguntas atormentadoras. Essa é uma ótima maneira de encontrar um tópico interessante para um artigo futuro ou mesmo um livro. Mas exatamente da mesma maneira, você pode resolver outros problemas - problemas de negócios ou problemas pessoais... É como uma sessão de brainstorming.

Os benefícios de tais atividades são muito mais do que danos.... Mas também existe um perigo. Seu fluxo de pensamentos, que você não hesitou em colocar no papel, pode não apenas ajudá-lo, mas também assustá-lo. Principalmente se você for uma pessoa delicada. Portanto, pedimos aos fracos de coração que se afastem das telas, para todos os outros - para ser continuado.

Metas e regras

Você pode usar esse método em várias situações da vida. Se o seu objetivo coincide com um dos seguintes, pegue uma caneta e papel e pronto.

Portanto, a escrita livre é adequada se você precisar:

  • gere uma ótima ideia;
  • isolar de várias idéias a mais adequada para resolver um problema específico;
  • encontre uma resposta para uma pergunta que há muito tempo o atormenta;
  • determinar planos futuros;
  • entenda o que o está incomodando;
  • limpe sua cabeça de pensamentos e emoções desnecessários;
  • faça uma lista de prioridades;
  • separar o joio do trigo, isto é, entender o que é realmente importante para você e o que é secundário ou não importa;
  • olhe para a situação através dos olhos de outra pessoa;
  • entender por que algo não está dando certo para você (perder peso, ganhar muito dinheiro, cumprir o padrão de um mestre do esporte, constituir família);
  • decidir sobre planos para o futuro próximo (distante);
  • Bem, e o mais banal, talvez, - você só precisa aprender a escrever rapidamente.

Decidimos o estado da tarefa, agora procederemos à sua implementação. Como mencionei antes, o principal é não pensar em nada.

Não interrompa seu fluxo de consciência com pensamentos sobre qual letra será a correta aqui ou onde colocar a vírgula, este é o assunto de outra lição.

Técnica

O americano Mark Levy garante que foi o freewriting que o ajudou de um livreiro médio a se tornar o presidente de uma empresa de sucesso que desenvolve estratégias de marketing exclusivas.

autor do livro "Genial para pedir" irá assegurar que é bastante fácil atingir um faturamento de um bilhão de dólares por ano. Basta começar a pensar e escrever livremente, e então a maneira de resolver os problemas será encontrada por si mesma.

Freewriting não é apenas uma técnica moderna para encontrar soluções criativas, é um método que permite que uma pessoa chegue a um acordo consigo mesma.

Para fazer isso, Mark Levy aconselha o seguinte:

  • você precisa escrever rapidamente e ao mesmo tempo não interromper;
  • definir prazos claros para o exercício;
  • escreva o que você pensa;
  • não se esforce e não demonstre superpoderes - super-esforços não são necessários aqui, ao invés disso, o processo de buscar as informações necessárias nos cantos mais distantes de si mesmo é importante;
  • desenvolva o que conseguiu vazar, continuando a escrever seus pensamentos;
  • mude o enunciado da pergunta que deseja responder, ou seja, redirecione sua atenção para encontrar a solução de que necessita.

Os especialistas em freewriting dividiram este método em vários sub-métodos. Assim, mudando as condições do problema de sua sessão de freewriting particular, mais cedo ou mais tarde você alcançará seu objetivo. E para isso você pode usar as seguintes técnicas.

Dispersar o nevoeiro

Precisamos nos livrar do desnecessário, às vezes intrusivo pensamentos... Quando você anota tudo o que ferveu no papel (pensamentos, sentimentos, talvez até ressentimento), ficará mais fácil para você lidar com seus afazeres diários. Portanto, é recomendado fazer este exercício pela manhã, para "limpar-se" de reflexos desnecessários durante todo o dia.

Livro de frases

Para não perder tempo escolhendo palavras, faça um pequeno livro de frases para você. Insira nele as abreviações das palavras usadas com mais frequência, imagens de uma determinada imagem ou, possivelmente, uma ação.

Autoconhecimento

Não peça aos outros respostas às suas perguntas. Procure-os no fundo de você. Eles estão definitivamente lá. Não consigo encontrar de imediato, reformule a pergunta. Mais cedo ou mais tarde, você lerá em uma folha de papel o texto exato de seu plano de ação futuro.

Exercício

Mude as perguntas que você se faz. Mesmo em um caso particular, há mais deles do que parece à primeira vista. Por exemplo, as perguntas "O que está acontecendo na minha vida?" e "Como me sinto?" à primeira vista, eles são semelhantes. Mas acredite em mim, começando a respondê-los com a ajuda do freewriting, você obterá respostas completamente diferentes. A partir daqui, novas perguntas começarão a surgir, como "O que eu quero?" e "O que eu preciso para isso?", "O que eu já tenho para isso e o que está faltando?" etc.

Não seja preguiçoso. E, mais cedo ou mais tarde, você certamente chegará ao ponto.

Se você acha difícil fazer freewriting no sentido pleno da palavra, ou parece que simplesmente não tem tempo para isso, comece com minifreewriting. Demore apenas 3-5 minutos para isso, por exemplo, durante uma pausa no trabalho.

Faça uma lista das coisas que você planejou para o dia. Então, ao longo do dia, compare sua lista com o que você realmente realizou.

Talvez na próxima vez, antes de prosseguir com a implementação deste ou daquele caso, você ainda tem uma ideia razoável sobre o que você precisa para isso e se você realmente precisa, mas com a ajuda de freewriting completo.

Por onde começar?

A coisa mais importante e complexo, como em qualquer outro negócio - comece... Mesmo que você não tenha nada a dizer em seu white paper, apenas anote: "Não tenho nada sobre o que escrever." Faça isso até que outros pensamentos venham a você. Altere os tópicos que deseja discutir consigo mesmo usando escrita livre. Faça a si mesmo perguntas adicionais.

Outra versão deste exercício é prejudicial à saúde, mas às vezes muito produtiva. A propósito, o famoso escritor americano Ernest Hemingway o descreveu em uma frase que mais tarde se tornou um aforismo.

Parece assim: "Escreva bêbado, edite sóbrio." Embora o método esteja próximo não apenas da alma americana, mas também da alma russa, ele deve ser usado com muito cuidado.

Instruções passo a passo

Encontre a ferramenta de escrita livre mais conveniente para você. Caneta, lápis, folha de papel, caderno, caderno, caderno, tablet e assim por diante - a escolha é totalmente sua.

Prepare-o para o trabalho de forma que não apareça no momento certo que o lápis está quebrado, a caneta não escreve e o laptop não carrega. A propósito, você também pode usar um gravador de voz: diga tudo que transbordou e, em seguida, ouça novamente o que você confiou ao seu amigo eletrônico, algumas pessoas acham mais fácil falar do que escrever.

No entanto, escrever palavras no papel ainda é considerado uma atividade mais eficiente. Defina um horário para suas aulas - 5, 10, 15 minutos. O principal é que ninguém e nada te incomoda. Desconecte seu telefone, desconecte sua TV, eventualmente se tranque no banheiro. Fique sozinho com você e seus pensamentos.

Escreva o que vier à mente. Se, no entanto, você entrou em estupor e seus pensamentos não querem sair de forma alguma, tente forçá-los a isso. com a ajuda de tais temas de ensaio.

  • Escreva um pequeno ensaio sobre o tema: “Uma vez eu queria fazer isso, mas não fiz, porque ...”.
  • Dê cinco respostas para a pergunta: com o que você está mais preocupado agora?
  • Liste ponto por ponto com o que você sonhou (sonhou antes)?
  • Descreva em detalhes como você se sente no consultório médico.
  • Liste 20 coisas que estão diante de seus olhos no momento.
  • Em seguida, faça uma lista dos sons que o cercam.
  • Descreva resumidamente como você tomou algumas decisões importantes por si mesmo.
  • Escreva 10 motivos pelos quais você precisa aprender inglês ou outro idioma.
  • Liste 10 coisas das quais você tem vergonha ou das quais poderia ter vergonha.
  • Liste dez coisas pelas quais você não se importará de dar seu último centavo.
  • Descreva seu apartamento em nome de seu amado gato, mesmo que você ainda não tenha se tornado um amigo peludo ou, em princípio, não tenha planos de fazê-lo.
  • Venha com instruções sobre como ensinar este mesmo gato a dançar a valsa.
  • Imagine que alienígenas descessem à Terra em massa, conte-nos como sua vida mudará.
  • Escreva uma história curta, mas de preferência emocionante, sobre uma geladeira vazia.
  • Lembre-se do que o deixou irritado ultimamente e descreva sua condição e tudo o que você pensa sobre isso, começando com as palavras "Quando as árvores eram grandes ...".

Compartilhe tudo com seu pedaço de papel - alegrias e tristezas. Não tenha vergonha de seus pensamentos e desejos (mesmo os mais secretos e não os mais decentes), tudo isso ficará entre você (o escritor e um pedaço de papel). E então, em breve, o número de minutos agradáveis ​​em sua vida excederá significativamente o número de minutos tristes. Você vai entender o que realmente quer, encontrar a resposta para a pergunta de como conseguir isso e finalmente chegar ao pico da perfeição. Onde ele está localizado e sua aparência depende de você.

E mais um conselho - nunca se deixe enganar. Não apenas durante a escrita livre. Isso é, em princípio, bom para a vida e para a saúde.

Tome como mote as palavras do autor do livro cult "Alquimista" Paulo Coelho: "Se você quer ter sucesso, deve respeitar uma regra: nunca minta para si mesmo."... E, no final, o papel, como você sabe, vai aguentar tudo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa