Profissões

Tudo sobre a profissão de criminologista

Tudo sobre a profissão de criminologista
Contente
  1. Quem é esse e o que ele faz?
  2. Prós e contras da profissão
  3. Requisitos
  4. Educação
  5. salário médio
  6. Local de trabalho
  7. Perspectivas e crescimento na carreira

Se você está interessado em direito, ciências exatas, adora assistir séries de detetives e sonha em trabalhar em agências de aplicação da lei, então você deve voltar sua atenção para a profissão de especialista forense. Hoje, em nosso artigo, consideraremos em detalhes as características da atividade profissional de tal especialista.

Quem é esse e o que ele faz?

A ciência forense é uma ciência complexa e complexa. Uma pessoa com educação apropriada e treinamento prático na especialidade pode ocupar cargos de perfil restrito como químico forense ou psiquiatra forense.

De uma forma ou de outra, o trabalho de um especialista é coletar e pesquisar evidências na cena do crime.

Uma pessoa na posição de criminalista dedica-se ao estudo das leis do crime, ao estudo do mecanismo de execução de atos ilícitos, aos métodos e métodos existentes de ocultação de vestígios, e também desenvolve vários métodos de análise de provas materiais. Como você pode ver, as funções de um especialista incluem um grande número de tarefas complexas e diversas.

No decurso do exercício das suas funções profissionais o cientista forense (junto com o investigador) viaja até a cena do crime, participa do exame e da coleta de evidências e também resolve outros tipos de tarefas diretamente no local... Em geral, o trabalho de um especialista pode ser dividido em 2 etapas. Assim, na cena do crime, o especialista faz uma análise preliminar e faz os trabalhos preparatórios, sendo que o estudo direto dos materiais obtidos já ocorre no laboratório.

Dependendo da especialização do cientista forense, ele pode realizar uma variedade de tipos de exames: por exemplo, traceológicos, balísticos, impressões digitais, grafológicos... No entanto, alguns profissionais podem realizar apenas um deles, enquanto outros são especialistas versáteis. De uma forma ou de outra, os testes de laboratório conduzidos por um cientista forense ajudam os policiais a investigar um crime e encontrar os perpetradores.

Prós e contras da profissão

O trabalho de um cientista forense (como qualquer outra atividade profissional) distingue-se pelas suas características especiais e características individuais. É importante ter em mente que eles não são apenas positivos, mas também negativos. Antes de finalmente decidir que deseja conectar sua vida a essa carreira, você precisa pesar os prós e os contras.

Primeiro, vamos examinar os benefícios da profissão.

  • Alto nível de demanda por especialistas... Peritos forenses com um alto nível de qualificações, conhecimento profundo, bem como experiência de trabalho e habilidades práticas especializadas são muito procurados pelos empregadores. O fato é que essa profissão em si é bastante difícil, portanto, é muito difícil encontrar um funcionário verdadeiramente competente. Se você for esse especialista, os empregadores irão concorrer à sua candidatura.
  • Benefícios sociais... Na maioria das vezes, os criminologistas trabalham em agências e departamentos governamentais. Assim, graças ao emprego oficial, você pode contar com um pacote social completo (incluindo licença remunerada e licença médica). Além disso, os especialistas recebem vários benefícios (por exemplo, tratamento de spa gratuito).
  • Salários decentes... Para começar, é preciso dizer que, no início de sua carreira, o perito não pode contar com um salário alto. Porém, com a aquisição de experiência e habilidades, bem como com a ascensão na carreira, a remuneração material pelo trabalho do especialista pode aumentar significativamente.

Portanto, o salário de um especialista importante pode ser de cerca de 150.000 rublos.

Vale a pena atentar para as desvantagens existentes na profissão.

  • Alto estresse e estresse emocional... No exercício das suas funções laborais, o criminologista está constantemente na cena de crimes violentos: homicídios, estupros, etc. Isso só pode afetar o estado emocional e psicológico do trabalhador. Nesse sentido, os profissionais muitas vezes precisam buscar a ajuda de psicólogos (especialmente os jovens profissionais). Devo dizer que, com o tempo, o nível de impressionabilidade diminui.
  • Riscos e perigos... Por estar diretamente relacionado ao mundo do crime, o criminologista pode estar exposto a todos os tipos de riscos e perigos. Assim, por exemplo, ele pode ser chantageado e obrigado a emitir uma falsa opinião de especialista.
  • Horário de trabalho irregular... Apesar de, ao ser contratado para uma função, lhe ser oferecido um plano e horário de trabalho, nem sempre a sua atividade profissional obedecerá integralmente a esse horário. Muitas vezes, você terá que trabalhar até tarde da noite, nos finais de semana ou feriados.
  • Condições de trabalho difíceis... Um cientista forense não é um trabalhador de escritório. O especialista passa parte do tempo no laboratório, mas outra parte do trabalho é feito diretamente na cena do crime. Ao mesmo tempo, pode ser localizado, por exemplo, na rua, onde em condições de geada de 30 graus você terá que coletar as evidências necessárias. Assim, a profissão de cientista forense é muito difícil e exigente, com a qual nem todas as pessoas conseguem lidar.

Para que no futuro não se arrependa da sua escolha, deve avaliar com antecedência todas as desvantagens existentes na profissão.

Requisitos

Devido às peculiaridades da profissão, que foram descritas em detalhes acima, os empregadores propuseram requisitos cada vez maiores para os candidatos à posição de perito forense. Além disso, dizem respeito não apenas às competências, aptidões e conhecimentos profissionais, mas também às características pessoais de uma pessoa.

Habilidades profissionais

Em primeiro lugar, é preciso dizer que um perito forense deve saber muito e ser capaz de saber. Considere os requisitos profissionais específicos para um especialista.

  • O conhecimento no campo da ciência forense é básico para um especialista.... Portanto, um especialista deve conhecer todos os métodos existentes, tecnologias científicas, tipos de especialização, etc. Se você planeja subir na carreira e não ser um funcionário comum, mas um funcionário líder, então você precisa cuidar de desenvolver suas próprias ideias e hipóteses.
  • Balística É uma área do conhecimento científico na qual um cientista forense deve estar bem versado. Graças a conhecimentos teóricos aprofundados nesta área, um especialista poderá examinar devidamente a arma, determinar como foi cometido o homicídio, a que distância o criminoso estava da vítima, a sua altura, etc.
  • Criminologista deve ser capaz de realizar um exame de explosivos (isso se aplica a composições explosivas diretas e dispositivos explosivos). Com conhecimento suficiente, um especialista ajudará o investigador a compreender as circunstâncias da explosão.
  • Ao examinar vários documentos e evidências escritas conhecimentos na área da grafologia serão indispensáveis... Esta área científica ajudará o cientista forense a determinar o estado psicológico do escritor, a comparar amostras de caligrafia e, finalmente, a identificar os autores do crime.
  • Nas realidades modernas, investigadores e operacionais funcionários muitas vezes se encontram com evidências de áudio e vídeo... Para reconhecer a fala, detalhar a imagem, estabelecer a pertença de uma voz a uma pessoa em particular, bem como avaliar a confiabilidade da gravação como um todo, os policiais devem recorrer a especialistas forenses para obter ajuda.
  • Conhecimento detalhado de impressão digital (seus fundamentos teóricos e a posse das habilidades práticas necessárias) é um requisito básico para todo especialista. Esta ciência permite que você identifique um participante de um crime usando impressões digitais, que são únicas e inimitáveis ​​para cada indivíduo.
  • Se alguma marca física (como marcas de sapato ou pneu) for encontrada na cena do crime criminologista volta-se para exame transológico.
  • Se, no processo de cometer um ato ilícito, o agressor deixou seus traços genéticos (por exemplo, vestígios de sangue ou saliva), então um cientista forense que está coletando evidências neste caso deve fazer um teste de DNA.
  • Outro tipo de pesquisa que um especialista altamente qualificado deve possuir é experiência em autociência... Graças a técnicas especiais, um profissional será capaz de identificar o autor de um documento encontrado na cena do crime (incluindo sua autenticidade).

Ao mesmo tempo, é importante destacar que quanto mais competências e conhecimentos profissionais um especialista possuir, maior será a sua procura no mercado de trabalho. Dessa forma, pode contar com elevada remuneração material por seu trabalho.

Qualidades pessoais

Além das características profissionais necessárias, fundamentais para todo criminologista, e sem as quais um especialista não poderá exercer plenamente suas funções de trabalho, muitos empregadores propõem requisitos em relação às qualidades pessoais.

Os traços de caráter mais importantes que um especialista deve ter incluem:

  • erudição;
  • alto nível intelectual;
  • empenhar-se em aprimorar e expandir seus conhecimentos profissionais;
  • boa memória;
  • tolerância ao estresse;
  • estabilidade emocional;
  • Mente analítica;
  • pensamento lógico;
  • a capacidade de se concentrar em uma tarefa por um longo período de tempo.

Se você combinar com sucesso as características profissionais e pessoais necessárias, então você pode se tornar um profissional de sucesso e muito requisitado no mercado de trabalho.

Educação

Se você sonha em se tornar um especialista forense, o primeiro passo que você precisa dar para atingir seu objetivo é obter uma educação adequada. Você pode se tornar um criminologista com quase qualquer educação superior. Você só precisa fazer cursos de reciclagem... Mas se você entrar na universidade imediatamente após a 11ª série da escola, você deve escolher exatamente a direção que mais lhe interessa. Portanto, em primeiro lugar, você precisa escolher uma instituição educacional adequada (e deve ser um instituto ou universidade, não uma faculdade).

Recomenda-se dar preferência a instituições de ensino especializadas, nomeadamente as universidades do Ministério de Assuntos Internos da Rússia.

Esses estabelecimentos estão localizados em quase todas as grandes cidades da Rússia (por exemplo, Moscou, São Petersburgo, Volgogrado, Saratov, etc.). Aqui você precisa escolher a direção de estudo apropriada, a saber - "Exame forense".

Antes de entrar na universidade, você precisa visitar o seu escritório de admissões e saber em detalhes quais disciplinas você precisa fazer no exame, se o candidato deve passar no vestibular. Deve-se ter em mente que é muito difícil estudar para ser um criminalista. Em que você terá que devotar muita energia e atenção não apenas ao treinamento teórico, mas também ao treinamento prático... Assim, você não só se familiarizará com o processo de realização de vários tipos de exames forenses, mas também aprenderá combate corpo a corpo, treinamento de incêndio, etc. Após a formatura, você não terá que procurar trabalho por conta própria, uma vez que a universidade lhe dará instruções. No entanto, você pode ser enviado para trabalhar nos cantos mais distantes do nosso país, o que não é adequado para todos os graduados. Nesse sentido, muitos candidatos ingressam em universidades com um perfil mais amplo.

Um jovem especialista deve levar em consideração que o processo de aprendizagem não se esgota com o recebimento da educação básica. A questão é que a ciência forense é um campo do conhecimento em constante evolução. Os cientistas inventam novos métodos e princípios, fazem descobertas. É por isso para manter seu nível intelectual, você precisa participar de vários eventos educacionais de forma contínua: palestras, conferências, master classes, workshops, etc. Só assim você poderá ficar por dentro das últimas tendências e se tornar um especialista relevante no mercado de trabalho.

salário médio

A remuneração material do trabalho do perito forense varia significativamente dependendo do seu local de trabalho, do setor em que exerce a sua atividade profissional (público ou privado), bem como da região de residência (profissionais residentes em grandes centros e no capitais ganham mais do que aqueles que trabalham nas províncias).

Em geral, o salário médio de um criminalista que trabalha na Rússia é de cerca de 45.000 a 60.000 rublos... Ao mesmo tempo, nas posições iniciais, um jovem especialista pode receber um valor menor. Por outro lado, o salário dos principais especialistas pode ultrapassar 100.000 rublos. Assim, a remuneração material (entre outras coisas) também depende da experiência de trabalho e das qualificações de um especialista.

Local de trabalho

Todos os especialistas forenses que trabalham hoje podem ser divididos em 2 grandes categorias, dependendo de onde trabalham.Na 1ª categoria encontram-se os especialistas que exercem sua atividade profissional em órgãos públicos e o 2º grupo de criminalistas em organizações forenses privadas. Se falarmos sobre locais de trabalho específicos, então Em primeiro lugar, é necessário destacar uma variedade de agências de aplicação da lei (polícia, promotores, comissão de investigação, etc.), bem como laboratórios científicos.

Perspectivas e crescimento na carreira

Imediatamente após a formatura, um jovem não pode se candidatar ao cargo de criminalista. Provavelmente o dele contratará um especialista assistente... Assim, o futuro criminologista poderá adquirir uma experiência inicial, inestimável para a posterior execução das atividades laborais, bem como adquirir as competências e aptidões necessárias. Além disso, no processo de trabalho, o conhecimento teórico do especialista será reabastecido e fortalecido. Depois de algum tempo, você pode se candidatar ao cargo de criminalista... Se no decorrer da sua atividade profissional se mostrar um colaborador ativo e pró-ativo, irá melhorar as suas qualificações e evoluir constantemente, poderá ser posteriormente nomeado para um cargo de chefia. Além disso, no âmbito do serviço público, com o tempo, você pode passar a trabalhar em uma especialidade relacionada.

Se você decidir trabalhar no setor privado, depois de formado, poderá ser contratado para trabalhar em um laboratório forense. Com o tempo e se desejar (bem como se tiver os recursos necessários), você poderá abrir sua própria organização e contratar funcionários subordinados... Além disso, muitos especialistas forenses optam por seguir o caminho das carreiras científicas e educacionais. Por exemplo, você pode se tornar um cientista e se especializar em uma área que mais lhe interessa. Há também a oportunidade de se tornar professor e trabalhar como conferencista na universidade ou ministrar palestras independentes para jovens profissionais de todo o país.

A profissão de cientista forense é muito interessante e complexa. Também é benéfico para a sociedade. É por isso que todos os anos centenas e milhares de jovens ingressam nas respectivas áreas de formação nas universidades do nosso país.

Porém, vale a pena considerar com antecedência o fato de que para se tornar um profissional altamente qualificado é necessário muito esforço e trabalho.

sem comentários

Moda

a beleza

casa