Profissões

Uma visão geral das profissões do futuro

Uma visão geral das profissões do futuro
Contente
  1. Principais novas profissões
  2. Opções para meninas
  3. Para quem os caras estudam?
  4. Que especialidades surgirão no futuro?

O principal erro dos pais que tentam "experimentar" uma profissão para um escolar é se orientar sobre o que está acontecendo no mercado de profissões atualmente. E às vezes ontem. Um fluxo excessivo de candidatos a economistas e advogados, há 15 anos, levou ao fato de que uma grande porcentagem de jovens com esses diplomas acabaram trabalhando em áreas completamente diferentes. É por isso que o algoritmo de pensamento de um pai moderno deve ser diferente: a prioridade é a profissão, à qual pertence o futuro.

Principais novas profissões

A Oxford Martin School apresentou um estudo que afirma que até 45% dos empregos nos países desenvolvidos nas próximas duas décadas serão substituídos por máquinas-ferramenta. E a primeira automação afetará (e já afetou) aquelas profissões onde o trabalho rotineiro é esperado. Bibliotecários e estatísticos desaparecerão, gerentes de crédito e agentes de viagens serão substituídos por máquinas e até mesmo despachantes, farmacêuticos e tradutores prevêem reduções decepcionantes.

Segundo as previsões dos especialistas, a lista de profissões irrelevantes corre o risco de ser administrador de sistema, operador de serviços públicos, corretor de imóveis, notário, etc. Mas as profissões criativas permanecem na categoria das necessárias. Serão necessários criativos e organizadores nas áreas de cultura, cinema e shows. Existem também várias profissões que hoje são balizas para os alunos do último ano, e não em vão.

Comerciante da Internet

Há evidências de que, em média, uma pessoa moderna gasta na Internet 6 horas e 42 minutos por dia. E os russos são ainda mais - 7 horas e 17 minutos por dia. É óbvio que tal área, em rápido desenvolvimento, que tem captado diversos aspectos da vida humana, requer um grande recurso profissional. E, no ranking das profissões exigidas, é assim que o comerciante da Internet se sai. Resumindo, essa pessoa está envolvida na aquisição de clientes. Por exemplo, foi inaugurada a produção de roupas de marca. É simplesmente fisicamente difícil para um lojista fazer tudo, inclusive atrair uma clientela online, então ele contrata um especialista que ficará responsável por essa área de atuação.

Um comerciante da Internet faz o seguinte:

  • pensa em uma estratégia de promoção da marca;
  • desenvolve um funil de vendas;
  • conecta ferramentas de publicidade;
  • controla e otimiza o tráfego;
  • realiza análises, etc.

Se a marca for grande e tiver muitos seguidores nas redes sociais, o profissional de marketing reunirá uma equipe. Incluirá SMS, direcionando especialistas, redatores, diretores e outros especialistas. As últimas especialidades não exigem uma "crosta" com comprovação da formação exigida, pois no momento não se ensinam SMS e targetologistas nas universidades. Mas o treinamento em cursos de Internet é bem-vindo, porque essas são profissões reais, e uma pessoa do zero não será capaz de se engajar efetivamente nelas. Em suma, um comerciante da Internet é uma profissão com um amplo escopo de funcionalidade, que exige que um especialista tenha competência financeira e conhecimento seguro de marketing e, muitas vezes, conhecimento de idiomas. Este é um bom começo para uma carreira empresarial, uma grande oportunidade para aprender a jogar em equipe, embora a maioria das ações tenha que ser realizada remotamente.

Especialista em publicidade na Internet

Esta é uma especialidade mais restrita, embora se sobreponha à profissão de comerciante da Internet. Um especialista em publicidade contextual (é assim que esta profissão soa com mais frequência) é capaz de organizar com eficácia e competência uma campanha publicitária para promover um produto ou serviço, familiarizando um grande público com a marca.

O que um especialista em publicidade contextual faz:

  • desenvolve uma estratégia de campanha publicitária;
  • cria publicidade;
  • configura anúncios, os coloca;
  • monitora a campanha, avalia sua eficácia, faz ajustes;
  • complementa e melhora o bloco de anúncios existente.

Para entender que essa profissão é a certa para você, é necessário olhar o retrato do especialista médio em PPC. Ele deve ter uma mentalidade analítica, ser paciente (não desista ao trabalhar com uma rotina), não ter medo de experimentos e ter um alto nível de linguagem escrita e falada.

Desenvolvedor web

Esta profissão está confiante nas tendências, pois este especialista cria novos sites e serviços, e também se ocupa do suporte e manutenção dos já existentes. Ele deve estudar a tarefa do cliente, ajudar a encontrar a solução ideal, fazer o código para o front-end e back-end (representantes de profissões relacionadas), testá-lo e corrigir erros. E então avalie os resultados. Exemplos de tarefas para um desenvolvedor web:

  • desenvolver uma página de destino responsiva para o produto;
  • integrar o sistema de pagamento;
  • crie uma interface para o registro do usuário.

E com mais detalhes, você pode considerar a essência do trabalho de um desenvolvedor web em um exemplo prático, quando, por exemplo, a tarefa é lançar uma loja online.

  • O desenvolvedor recebe a tarefa, ele também estima o prazo. Se forem adequados a seus colegas e chefes, serão registrados no rastreador de tarefas.
  • O novo serviço online não é apenas uma tarefa, mas um projeto em grande escala que deve ser dividido em partes (eles o chamam de decomposição).
  • Talvez, o trabalho comece com a cooperação de um designer, o layout e os detalhes da solução serão estudados. Para isso, a ferramenta do desenvolvedor serão os editores gráficos.
  • A próxima etapa é escrever o código. Isso geralmente é feito em um editor de texto dedicado, embora não seja obrigatório.
  • O código que você escreve precisa ser testado.Verifique como sua funcionalidade se comportará se o usuário tiver feito uma ação atípica. O teste manual não nega o teste automatizado; para o último, os testes também são escritos por um desenvolvedor web.

Esses 5 passos são a essência do trabalho deste especialista, embora, é claro, em uma breve descrição você só possa ir ao topo.

Programador

O programador dedica-se à criação de programas de computador. Ele também desenvolve sites e aplicativos. Um programador pode ser chamado de desenvolvedor web e vice-versa? Em princípio, você pode. É que antigamente todas as pessoas que escreviam códigos e mantinham computadores eram chamadas de programadores. A indústria digital está se desenvolvendo e, portanto, esses nomes gerais são divididos em muitos nomes altamente especializados. O programador trabalha em diferentes sistemas operacionais, usa diferentes linguagens de programação e existem mais de uma dúzia delas. O mais popular na Rússia e nos países da ex-URSS pode ser considerado um programador aplicado. Para entender o que ele faz, você pode compará-lo com o sistema. Systemic desenvolve sistemas operacionais, aplicada - cria sites, aplicativos, jogos, software.

Um técnico de software, por exemplo, fornece processamento mecanizado e automatizado de informações que vão para um centro de informação e computação. Um engenheiro de software pode estar envolvido na automação e mecanização do processo de produção, etc. E há uma categoria separada de especialistas chamados de programadores de marketing. Ele é um profissional com domínio da ciência do marketing e amplo conhecimento de programação. Acontece que ele possui duas profissões, o que significa que a lista de suas competências é muito maior do que a de concorrentes potenciais.

Importante! Pesquisadores de diferentes níveis e países freqüentemente escrevem que o futuro pertence a especialistas que dominaram as duas profissões em igual medida, foram capazes de combiná-las e, portanto, sua singularidade aumenta e, portanto, sua demanda.

De outros

Separadamente, vale falar um pouco sobre as profissões já mencionadas acima, além de complementar a lista. A lista de novas profissões em demanda incluirá:

  • Smsmaker. Este é o especialista que desenvolve a conta do cliente. Ele trabalha nas redes sociais. Mas as redes sociais há muito deixaram de ser um ponto de venda adicional e estão cada vez mais atuando como o principal campo de negociação, portanto, uma marca ambiciosa não pode existir sem um especialista em SMM. Em outras palavras, é uma pessoa de marketing de mídia social. Ele discretamente direciona os assinantes do cliente para executar a ação direcionada que é relevante para ele. Pode ser ir a um site, comprar um produto, votar em um candidato, preencher um questionário, assistir a um vídeo e deixar uma reação, etc.
  • Copiadora. No momento, o termo é um nome generalizado para especialistas em diferentes áreas. Uma coisa os une com certeza - essa pessoa escreve textos por dinheiro. Podem ser artigos longos (longreads) ou descrições de produtos, slogans publicitários e textos para redes sociais. Entende-se que o especialista é dono da palavra, o que ajuda o cliente a vender seu produto, serviço, atrair visitantes para o site, etc.
  • Cientista de dados. Este é um analista especialista e uma das carreiras emergentes mais atraentes e bem pagas que existem hoje. Um iniciante na Rússia pode contar com 60.000 rublos por mês, e um super profissional - 220.000 rublos. Se um jovem especialista não quer se limitar geograficamente, conhece línguas e é competente na sua área, pode encontrar trabalho em outros países do mundo. O especialista trabalha com os dados da empresa, estuda-os, procura dependências, tira conclusões, visualiza, etc. Utiliza algoritmos matemáticos, softwares especiais e ferramentas de desenvolvimento. Pode trabalhar com texto, som, vídeo, documentos, etc.
  • Targetologist. Se uma pessoa pesquisou recentemente na Internet fotos de meninas com bolsas da moda para a primavera, no dia seguinte verá um anúncio de bolsas em suas redes sociais. A configuração da publicidade direcionada é responsabilidade do especialista em segmentação. Além disso, não só nas redes sociais, mas também nos motores de busca. Ele identifica o público-alvo e ajusta o anúncio para que alcance os clientes certos.
  • Editor de vídeo. Alguns alunos do ensino médio começam a ganhar dinheiro editando vídeos enquanto ainda estão na escola. E considerando quanto conteúdo de vídeo está sendo produzido agora, fica claro que mais e mais clientes precisam de editores. Nas universidades, isso praticamente não é ensinado, mas certos conhecimentos podem ser obtidos em cursos de Internet. É verdade que não é mau o especialista ter formação superior afim: na área da informática ou mesmo da arte (é preciso ter uma ideia de harmonia, estética, etc.).

Todas essas profissões ainda não estão em risco - o envolvimento pessoal necessário, o olhar de uma pessoa criativa ou um tipo especial de analista ainda não estão sujeitos às máquinas. Sim, e grande parte dos escolares de hoje são próximos e interessantes ao nicho em que os especialistas listados estarão envolvidos. Ou seja, a classificação de profissões seguras e em demanda incluirá um comerciante da Internet, um especialista em publicidade contextual, um targetologista, um desenvolvedor da web, etc.

Opções para meninas

A indústria da beleza também se expandiu significativamente na última década. Agora, a palavra "cabeleireiro" é usada com menos frequência, porque em muitos salões os especialistas não dividem quem corta e quem se dedica à coloração complexa. A profissão de mestre de penteados sempre atraiu as meninas: é acessível, não é necessário ensino superior, boas perspectivas de carreira. E para as mulheres, essa é realmente uma boa opção: encontrar uma faculdade adequada, complementar a educação com cursos não é tão difícil e nem tão caro. Mas é mais difícil se firmar e crescer na profissão, por isso deve ser justamente uma vocação.

A que outras profissões as meninas devem prestar atenção:

  • retocador de fotos - A paixão pelos editores de fotografia pode se transformar em lucro;
  • estilistas de unhas - os chamados profissionais de design de unhas;
  • ilustradores - a profissão também é adequada para homens, mas muitas meninas foram capazes de se declarar nesta profissão e formar uma marca pessoal reconhecível;
  • arquitetos - se você mexer um pouco, esta especialidade parece arcaica em comparação com as anteriores, mas é muito procurada e promissora, porque cidades estão sendo reconstruídas e muitos objetos novos estão sendo criados nelas;
  • testadores - não são apenas os caras que trabalham na esfera de TI.

Nessa lista, diversas profissões são especialmente selecionadas, pois é impossível (e nem necessário) orientar os candidatos para apenas uma área. Embora a medicina não possa existir sem médicos, essa profissão também será considerada em demanda, e esta é uma declaração justa. Mas a pedagogia, que está perdendo popularidade, não é motivo para abandonar os planos de vincular sua vida à educação e à criação dos filhos, se a aluna do ensino médio realmente tem inclinação para isso. Se o lançamento for pela questão financeira, deve-se lembrar de tutores talentosos, de fonoaudiólogos muito populares, de professores, para quem há filas em centros de desenvolvimento infantil, etc.

Para quem os caras estudam?

A maioria das profissões acima também é adequada para homens. Mas a lista pode ser expandida.

  • Roboticista. O especialista desenvolve robôs e os mantém. Claro, as meninas também podem trabalhar com robótica, mas tradicionalmente mais crianças vêm para as aulas, mesmo na escola. Para se tornar este especialista, você precisa se formar em uma universidade com um diploma em Robótica e Mecatrônica.
  • Biotecnologista. Ele estuda organismos vivos e direciona esse conhecimento para resolver problemas de engenharia. Um exemplo simples: pesquisando a visão, uma pessoa pode otimizar e atualizar os sistemas de rastreamento existentes.
  • Urbanist. O interesse por esta profissão apareceu não há muito tempo, porque ela mesma é bastante nova. Pode ser chamado de butt, já que o especialista tem conhecimentos em construção, arquitetura, sociologia e até psicologia.
  • Designer de espaço virtual. Este trabalho também pode ser atribuído à esfera de TI.
  • Especialista em segurança cibernética. Sua principal tarefa é proteger as informações de vazamentos.

Talvez você precise prestar atenção às áreas de inovação, ao que está sendo ativamente acelerado agora e ao que é chamado de profissões do futuro.

Que especialidades surgirão no futuro?

Faz sentido começar listando as tendências gerais. Os analistas dizem que a tecnologia da informação não só evoluirá, mas também exigirá maiores competências dos funcionários. Isso significa que quem, uma vez retreinado, se formou em cursos expressos ou simplesmente não se desenvolveu na profissão, trabalha com ferramentas antigas, será pisado em seus calcanhares por especialistas formados e prontos para se adaptar ao aprendizado de novos programas, idiomas, novas informações. E isso vai acontecer em um futuro próximo.

Quais outras áreas irão se desenvolver e crescer:

  • robótica;
  • construção e reconstrução;
  • ecologia;
  • biotecnologia;
  • Medicina.

Este último, talvez, mude um pouco de foco, porque o pessoal novo, pronto para trabalhar segundo novos padrões, em novas condições e suporte técnico, valerá, como dizem, seu peso em ouro.

Vale a pena prestar atenção a profissões interessantes de um futuro não muito distante.

  • Fazendeiro da cidade. Uma especialidade inteligente, porque uma pessoa com esta profissão terá que desenvolver a agricultura em telhados e edifícios nas grandes cidades. E isso requer uma técnica agrícola fundamentalmente diferente, pelo menos.
  • Desenvolvedor de Roboética. Parece uma profissão inexistente, mas não há dúvida de que vai aparecer (e o processo já começou). Outro nome é Advogado Roboética. Será esse intermediário entre uma pessoa e um robô, que não permitirá que este faça mal a uma pessoa. Parece uma espécie de "super-herói", mas isso é realidade.
  • Guia do espaço. Prevê-se que em 2030 o turismo espacial deixará de ser uma raridade absoluta e as pessoas ricas poderão "fazer uma viagem ao espaço nas férias".
  • Especialista em reconstrução de ecossistemas. Os recursos do planeta se esgotam a cada dia e, em 10 anos, a urgência do problema exigirá o surgimento de especialistas para ajudar a resolvê-lo. Estamos falando de reservas de petróleo não renováveis, bem como de plantas e animais moribundos. Com a coleta de material genético, especialistas poderão restaurar algumas de suas espécies.
  • Designer de carrocerias. Este é um especialista em bioengenharia. E agora podemos sonhar que viveremos para ver o tempo em que o órgão lesado poderá ser substituído (este é em parte o caso hoje), mas a escala ficará diferente. Os body designers transformarão os desejos dos clientes em maquetes, e os cirurgiões poderão se concentrar nessas maquetes.
  • Engenheiro-desenvolvedor de dispositivos de potência constante. A transição para a energia sustentável está na lista dos desafios mais promissores para a humanidade. Uma pessoa aprenderá a usar a energia do sol e do vento de forma mais eficiente, pode-se dizer que ela se tornará a única fonte de nutrição. É por isso que a probabilidade de uma alta demanda por esses especialistas é estimada como muito alta.
  • Curador de dados pessoais. Muitas pessoas sabem o que são interfaces neurais. Em termos simples, eles conectam o cérebro humano ao computador. Uma pessoa poderá registrar suas próprias memórias, pensamentos e até planos e compartilhá-los nas redes sociais. Assim, o curador de dados pessoais irá combinar essas informações em um fluxo comum, adaptá-lo à apresentação e apresentá-lo corretamente.

Também é muito importante dizer que não é mais necessário contar com o domínio da formação acadêmica, recebida uma vez na vida e para sempre. Na verdade, essa situação ainda existe.As pessoas passaram a estudar com mais frequência, além das universidades, fazer vários cursos que podem ser mais eficazes do que 5 anos no instituto em termos de saturação de informações, conhecimentos e habilidades. Mas, para construir uma carreira, você precisará estudar constantemente, porque as informações neste mundo se tornam obsoletas muito rapidamente. É justamente na flexibilidade para se educar, na compreensão da importância da autoeducação, na abertura para o novo e é preciso orientar os filhos que hoje escolhem uma profissão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa