Profissões

Sobre a profissão de bombeiro

Sobre a profissão de bombeiro
Contente
  1. Descrição
  2. Qual é a diferença entre os conceitos?
  3. Descrição do trabalho
  4. Qualidades pessoais
  5. Educação
  6. Local de trabalho
  7. O salário

É necessário saber tudo sobre a profissão de bombeiro se se pretende futuramente optar por essa profissão ou, por algum motivo, se deseja mudar o tipo de atividade e dominar uma nova especialidade.

Descrição

As pessoas há muito extinguem incêndios e fogueiras, quando necessário. Portanto, de uma forma ou de outra, nos tempos antigos, todos os homens tinham que ter as habilidades de um bombeiro para proteger suas casas e seus companheiros de tribo. Mas acredita-se que oficialmente a profissão de bombeiro surgiu em 30 de abril de 1649. É neste dia que todos os bombeiros comemoram as suas férias profissionais. Embora haja informações de que a primeira brigada de incêndio foi oficialmente formada em 1504. As características dessa profissão são muito extensas, os bombeiros não são apenas aqueles que vão diretamente aos chamados e combatem incêndios em prédios, vão extinguir incêndios em florestas e reservas. Eles e os socorristas que estão envolvidos na eliminação de situações de emergência associadas a incêndios, sabem dar os primeiros socorros e organizar buscas em locais de difícil acesso, se necessário.

Existem outros especialistas que não estão diretamente envolvidos na extinção de incêndios ou de vários tipos de emergências. Suas atividades estão relacionadas ao desenvolvimento de documentos que controlam os fundamentos da segurança contra incêndio, controlam várias organizações e instituições, certificam-se de que tudo está normal, e se houver certas violações, que sejam prontamente e completamente eliminadas, desde a vida e a saúde das pessoas que trabalham em uma determinada instituição.Este é o tipo de atividade que um especialista em segurança contra incêndio ou um especialista em supervisão de incêndio está envolvido.

Essas pessoas sabem tudo sobre como as saídas de incêndio devem ser equipadas, onde os extintores de incêndio devem estar localizados, como providenciar as saídas de evacuação e outros pontos importantes.

Esta é apenas aquela profissão rara, cujos prós e contras são muito convencionais. E aqui a questão é que um homem comum na rua verá muitas desvantagens aqui, aqui estão elas:

  • risco diário;
  • perigo de lesões graves;
  • tensão nervosa;
  • trauma psicológico associado a situações em que se tem que lidar com as tragédias de outras pessoas;
  • horas de trabalho muitas vezes irregulares e necessidade de estar sempre pronto para viajar ao local da tragédia;
  • estresse físico e emocional constante;
  • a necessidade de estar sempre em muito boa forma física e em treinamento constante.

Todas essas desvantagens, é claro, são levadas em consideração por quem escolheu esta profissão. Mas, ao mesmo tempo, eles a escolheram precisamente porque são pessoas de um temperamento especial, com sua visão de mundo específica, e vêem vantagens neste trabalho:

  • a capacidade de resgatar e salvar a vida de alguém;
  • satisfação pelo fato de terem conseguido evitar baixas e liquidar com sucesso a emergência;
  • a oportunidade de subir na carreira e se tornar um especialista em sua área;
  • além disso, os bombeiros qualificados recebem uma boa remuneração pelo seu trabalho, têm vários benefícios;
  • a aposentadoria ocorre muito mais cedo do que as pessoas com qualificações civis.

Qual é a diferença entre os conceitos?

Para alguns, não há diferença alguma entre os conceitos de "bombeiro" e "bombeiro", outros entendem e percebem que a palavra "bombeiro" é uma variante exclusivamente coloquial, sendo correto dizer apenas "bombeiro" e nada mais . Enquanto isso, há uma grande diferença entre esses dois conceitos, e é melhor entendê-la imediatamente para não entrar em uma situação embaraçosa mais tarde. Pessoas dessa profissão podem ser engraçadas com o uso inadequado da palavra "bombeiro", mas também podem ficar ofendidas. Tudo depende da pessoa. Mas acredita-se que, para representantes dessa profissão, o nome “bombeiro” seja simplesmente ofensivo.

Por muito tempo, essa palavra teve diversos significados, para que pudessem chamar uma pessoa que sofreu em um incêndio, e até mesmo alguém que, usando a tragédia alheia, poderia roubar algo durante um incêndio. Além do mais, o mesmo aconteceu com as pessoas que organizaram esquadrões de voluntários.

Seja como for, esta palavra é inadequada quando se fala com uma pessoa que optou por esta profissão, faz o seu trabalho de alto nível e não só salva bens que estão no fogo, mas também vidas humanas.

Descrição do trabalho

O conjunto de regras e responsabilidades dessas pessoas é bastante extenso. Mas há coisas básicas que podem ser destacadas para entender o que espera uma pessoa que decide conectar a vida com tal profissão. Esta deve ser uma decisão muito bem pensada.

Responsabilidades

Além de combater incêndios e resgatar pessoas, os bombeiros realizam outros trabalhos que estão associados ao dia a dia normal. Vamos considerar apenas as responsabilidades principais.

  • O bombeiro é obrigado a garantir que seu uniforme e uniforme estejam em perfeito estado, e ele está sempre pronto para atender o chamado.
  • Alarmado, ele deve cumprir o tempo estipulado e estar pronto para ir ao resgate.
  • O bombeiro toma todas as formas possíveis para salvar pessoas. Não sai do local do fogo até que o fogo seja completamente contido.
  • Participa de todos os treinos e exercícios que decorrem no território do Corpo de Bombeiros, participa também em eventos, concursos e competições em que seja necessário proteger a honra da equipa.
  • Este especialista deve conhecer todas as regras para trabalhar com os equipamentos necessários e ser capaz de aplicar a experiência na prática.
  • Um ponto importante é poder prestar os primeiros socorros à vítima antes da chegada da ambulância.
  • As medidas obrigatórias são exames médicos regulares, que permitem monitorar sua saúde e identificar os problemas em tempo hábil e, se possível, eliminá-los.
  • O bombeiro deve estar em boa forma física, treinar constantemente e passar em todos os padrões exigidos.

Uma responsabilidade

A principal responsabilidade dessa pessoa são os bens e a vida das pessoas. Esses aspectos são sobre como fazer seu trabalho. Isso acarreta riscos enormes. Mas se um bombeiro sente que realizar certas ações é perigoso para sua vida, ele não tem o direito de sair de cena ou interromper o combate com fogo e a busca dos feridos. Ele é responsável por suas ações e isso é especialmente importante neste trabalho.

O fiscal de incêndio, por exemplo, é responsável por todos os documentos lavrados e autorizações emitidas. Se ele fechar os olhos para certas deficiências e emitir autorizações para a operação de um objeto que não esteja pronto em termos de segurança contra incêndio, a responsabilidade em caso de perda de vida recairá sobre o inspetor.

Direitos

O bombeiro tem o direito de receber tudo o que é necessário para um trabalho bem-sucedido: uniforme, uniforme, comunicação. Ele também tem direito a receber salários oportunos e férias anuais. Ele tem direito a viagens pagas para o local de descanso ou tratamento uma vez por ano. Ao atingir a idade de aposentadoria e as jornadas de trabalho, o bombeiro pode se aposentar e deixar o serviço.

Tem o direito de participar em todos os eventos organizados com o objetivo de melhorar as suas qualificações e melhorar as suas competências. Ele também pode receber treinamento às custas da organização, se necessário.

Em caso de situações difíceis durante o trabalho e outras situações estressantes, o bombeiro tem direito ao auxílio de um psicólogo, que deve estar no corpo de bombeiros.

Qualidades pessoais

A profissão de bombeiro é repleta de dificuldades diversas e, possivelmente, de superação. Portanto, deve ser uma pessoa de determinado caráter. Em primeiro lugar, ele deve ser corajoso, decidido, capaz de tomar as decisões certas com muita rapidez e implementá-las. É a pessoa que não tem medo de assumir responsabilidades em uma situação extrema e agir exatamente de acordo com a situação. Muitas vezes existem situações que não se enquadram em nenhum conjunto de regras. É nesses momentos que o bombeiro deve voltar a sua intuição, que deve ser desenvolvida nele em um nível suficientemente alto. Você não precisa apenas de um bom treinamento atlético e resistência física, mas também de equilíbrio mental. Um grande número de tragédias que muitas vezes surgem diante dos olhos dessa pessoa não podem deixar de deixar uma marca em sua alma. Mas você precisa ser capaz de se abstrair sempre, caso contrário, será extremamente difícil fazer seu trabalho.

Mas, ao mesmo tempo, qualidades como a capacidade de apoiar nos momentos difíceis e acalmar uma pessoa também são extremamente importantes na execução do trabalho, pois muitas vezes acontece que é o bombeiro que chega ao local do acidente que é o único aquele que pode apoiar uma pessoa e fornecer-lhe cuidados médicos e assistência moral.

Claro, aí vai ter assistência médica e psicológica, se for preciso, mas a primeira pessoa é sempre o bombeiro. Para dar assistência total à vítima e acalmá-la, você precisa ter certos talentos e ser um pouco psicólogo.

Educação

Se o desejo de ser bombeiro amadureceu na escola, vale a pena dar atenção às ciências exatas, que incluem principalmente matemática e física. Você não deve excluir da área de seus interesses assuntos como o idioma russo, história e estudos sociais. Além disso, você deve prestar atenção ao preparo físico.Além das aulas usuais de educação física, as aulas em várias seções não serão supérfluas, onde você poderá desenvolver várias habilidades úteis que serão úteis no futuro. Há também aulas especiais para quem, com certeza, no futuro vai ingressar na faculdade e conseguir a profissão de bombeiro. A formação nessas turmas pressupõe familiaridade com a profissão. Os alunos podem aprender noções básicas de combate a incêndio, familiarizar-se com os equipamentos, aprender a prestar primeiros socorros. Depois da escola, você pode ir para uma faculdade ou instituto para obter as qualificações exigidas; por exemplo, pode ser uma faculdade de resgate e bombeiros em São Petersburgo ou uma faculdade técnica de resgate e bombeiros em Moscou.

Existe a possibilidade de fazer faculdade, onde também poderá obter os conhecimentos necessários ou aprimorar os já existentes. Podem ser instituições como a Universidade Estatal Russa de Prospecção Geológica. Sergo Ordzhonikidze em Moscou, Universidade Politécnica de Moscou, Universidade Federal do Nordeste em homenagem MK Ammosov em Yakutsk, Universidade Politécnica de Komsomolsk-on-Amur. Se desejar, em quase todas as cidades, você encontra aquela instituição de ensino que lhe permitirá obter a educação necessária, basta aprimorar suas habilidades em centros especiais e ganhar experiência no processo. Ninguém, desde os primeiros dias, enviará um iniciante a um incêndio particularmente difícil até que a pessoa esteja pronta para isso. Constantemente no processo de estudo, atenção especial deve ser dada à saúde e à boa forma física. Portanto, o treinamento constante deve se tornar um hábito.

Local de trabalho

Bombeiro é uma profissão que estará em demanda sempre e em qualquer lugar. Além do fato de as grandes empresas possuírem corpo de bombeiros próprios, esses especialistas atuam no Ministério de Situações de Emergência, Corpo de Bombeiros especializado, Proteção da Aviação Florestal, onde vigiam e protegem a floresta de incêndios e, em caso de problemas, extinguem incêndios .

Você pode conseguir um emprego em centros educacionais. Um bombeiro não apenas apaga incêndios e resgata pessoas. Freqüentemente vai às escolas com palestras e exercícios práticos, onde ensina às crianças as habilidades mais importantes e as lembra como se comportar na floresta e o que fazer em caso de incêndio. O trabalho preventivo é extremamente importante nos dias de hoje, quando o número de incêndios aumenta a cada dia justamente por causa da atitude negligente do homem para com o meio ambiente.

O salário

Esses especialistas são muito procurados na Rússia. Não existe tal acordo onde os bombeiros não são necessários. Ao mesmo tempo, o salário pode variar muito dependendo da região, organização, formação e experiência do funcionário. O nível salarial também depende dos bônus associados à posição e tempo de serviço, turnos de trabalho adicionais. Portanto, só podemos julgar aproximadamente.

Por exemplo, o salário de um bombeiro com certa experiência em Moscou e São Petersburgo pode ser de 40-50 mil rublos, na região de Irkutsk esse número pode ser de cerca de 30 mil rublos. No início, um especialista iniciante não receberá mais de 25 mil rublos. Mas sempre há algo pelo que se esforçar - ganhar experiência, receber títulos, acumular experiência e permanecer fiel à sua profissão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa