Profissões

Quem é biólogo e como se tornar biólogo?

Quem é biólogo e como se tornar biólogo?
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Prós e contras da profissão
  3. O que ele faz?
  4. Requisitos
  5. Qualidades pessoais
  6. Habilidades profissionais
  7. Educação
  8. Local de trabalho e salário

A biologia é freqüentemente chamada de ciência da vida selvagem. Os especialistas cujas atividades profissionais estão relacionadas com a área são biólogos. Mas esse é apenas um nome geral para a profissão, porque, dependendo da direção, o especialista pode ser zoólogo, virologista ou geneticista. Para obter as qualificações adequadas no estágio inicial, é necessário um certo temperamento, bem como uma educação superior especializada.

Que é aquele?

Um biólogo é uma descrição generalizada para muitos especialistas que estudam o meio ambiente, bem como organismos vivos. A principal característica da profissão é que, em determinado estágio de formação, a pessoa terá que escolher uma especialização na qual continuará a trabalhar. Se houver preconceito no estudo da fisiologia e anatomia humana, um especialista pode exercer suas atividades profissionais nesta área. Os zoólogos trabalham com a anatomia e fisiologia dos animais, estudam seu comportamento, a estrutura do corpo.

Os geneticistas estão interessados ​​na estrutura dos genes, estudam suas funções no corpo, estão envolvidos na criação de novas raças de animais e na criação de novas espécies de plantas. Uma profissão relacionada é biólogo-químico. Freqüentemente, especialistas desse nível estudam os processos químicos que ocorrem no nível molecular e estão envolvidos na criação de novos medicamentos. Os virologistas que estudam bactérias, vírus e as doenças que eles causam ao entrar em um organismo vivo estão perto deles.

Tendo recebido uma formação especializada, pode-se não ser apenas um cientista. Se você deseja trabalhar em contato direto com as pessoas, pode escolher a especialidade de auxiliar de laboratório e atuar na área de saúde. Os especialistas em dendrologia estudam árvores e outras plantas. Os oceanologistas estudam a vida marinha e tudo relacionado a ela. Na verdade, existem muitas direções.

Especialistas e pesquisadores desse nível são de grande utilidade para a sociedade, pois suas atividades são voltadas para o desenvolvimento da natureza, a preservação da saúde humana e o desenvolvimento de novos medicamentos.

Prós e contras da profissão

Como outras profissões, esta tem muitas vantagens e desvantagens. Os aspectos positivos incluem tal.

  • Atividade de trabalho interessante e de grande importância social.
  • Uma oportunidade única de influenciar positivamente o estado do meio ambiente.
  • Tendo adquirido experiência suficiente em uma direção, você pode facilmente retreinar na especialidade relacionada de sua preferência.
  • Como parte de suas funções profissionais, os biólogos têm uma oportunidade única de viajar.

As vantagens incluem, sem dúvida, altos salários (sujeito a certas condições). Se uma pessoa decide conectar sua vida com a ciência e, no decorrer de seu trabalho, consegue fazer alguma descoberta significativa, receberá não apenas um prêmio de prestígio, mas também um reconhecimento público. Isso também é importante.

Se falarmos sobre as deficiências da profissão, o seguinte pode ser notado.

  • A necessidade de estudo regular de uma grande quantidade de informações.
  • Ao conduzir pesquisas científicas, a pessoa freqüentemente terá que sair de casa, bem como enfrentar a vida no campo.
  • Nas organizações científicas e ambientais comuns, os salários dos trabalhadores científicos são relativamente baixos. Mas há uma advertência - você sempre pode desenvolver e chegar à criação de seu próprio laboratório. Tudo depende das capacidades e desejos da própria pessoa.
  • Os especialistas em algumas áreas têm um nível bastante alto de responsabilidade. Isso, em primeiro lugar, diz respeito a profissões como virologista e geneticista.

Mas se uma pessoa realmente deseja conectar sua vida com a ciência, essas desvantagens da profissão não lhe parecerão tão significativas.

O que ele faz?

Dependendo da especialização escolhida, bem como das especificidades da organização na qual uma pessoa conseguirá um emprego, uma descrição de cargo já será desenvolvida para ela no local. Mas as responsabilidades gerais de um biólogo incluem o seguinte.

  • Organização e condução (às vezes no campo) da pesquisa científica.
  • Realização de excursões e palestras introdutórias em complexos de proteção da natureza.
  • Elaboração e posterior implantação de projetos paisagísticos para paisagismo e melhoramento orgânico da área, por exemplo, parques, pátios.
  • Monitorar o cumprimento das normas e regulamentos estabelecidos relativos à proteção ambiental.
  • Implementação de atividades pedagógicas no perfil escolhido em escolas e outras instituições de ensino.

Essas são apenas designações gerais daquilo que um biólogo faz no curso de sua atividade profissional. Além disso, a cada dia ele realiza muitas tarefas que lhe são atribuídas, correspondentes às suas qualificações.

Requisitos

Os requisitos básicos para os dados profissionais de um biólogo são enunciados em tal ato documental como um padrão profissional. Portanto, um biólogo deve saber o seguinte.

  • Leis e outros regulamentos estipulados pela legislação da Federação Russa.
  • Organização das atividades dos laboratórios clínicos e de pesquisa.
  • Fundamentos do Direito do Trabalho.

Também é importante que o biólogo cumpra os padrões éticos, pelos quais ele deve ser orientado ao conduzir pesquisas científicas. Caso essas normas não sejam observadas ou mesmo sejam cometidas pequenas infrações, a situação atual será examinada pelo comitê de ética. Em alguns casos, uma pessoa pode enfrentar não apenas responsabilidade administrativa, mas também criminal.Este último é fornecido apenas nos casos em que as ações não profissionais do biólogo representaram uma ameaça à vida e à saúde de um indivíduo ou da sociedade como um todo.

Qualidades pessoais

Para se tornar um especialista competente no campo da biologia, uma pessoa deve ter uma série de qualidades pessoais. Os mais importantes são:

  • boa memória;
  • Mente analítica;
  • inclinações criativas;
  • reação de velocidade.

No trabalho, o biólogo se beneficiará de boas habilidades sensoriais, ou seja, a capacidade de responder rapidamente a odores, captar sons e controlar visualmente o processo. Um bom biólogo deve ser calmo, trabalhador e perseverante.

É importante estar constantemente em boa forma física, não ter doenças crônicas e, o mais importante, uma pessoa não deve ter reações alérgicas a nada. Um bom especialista precisa ter o desejo de aprender e se desenvolver constantemente, porque a cada dia a ciência "dá um passo" à frente. Ficar para trás nessa tendência não é suficiente para dar atenção à profissão.

Há mais um ponto importante - um cientista precisa ser emocionalmente estável. De fato, às vezes, no decorrer do trabalho, você terá que realizar experimentos, por exemplo, injetar algumas drogas em camundongos e observar a reação. Às vezes, no decorrer de tais estudos, o animal pode morrer. Se uma pessoa é emocionalmente instável, ela pode levar para o lado pessoal. Com esse tipo de personagem, você precisa escolher a direção certa ou realizar atividades puramente de ensino.

Habilidades profissionais

As habilidades profissionais de um biólogo dependem novamente da especialização que ele escolheu. Mas, de um modo geral, um profissional deve ter conhecimentos suficientes na área de botânica, biotecnologia, zoologia, engenharia genética e medicina. Ele também deve ser capaz de:

  • recolher as informações necessárias, analisá-las corretamente e apresentá-las sob a forma de dados estatísticos;
  • você precisa ser capaz de calcular rapidamente os dados recebidos;
  • navegar na legislação vigente;
  • fácil encontrar uma linguagem comum com as pessoas;
  • agir prontamente na situação crítica atual;
  • a habilidade de lidar facilmente com os animais, sem medo deles.

Todas essas habilidades podem ser obtidas tanto no decorrer da atividade prática quanto na fase de educação.

Educação

O biólogo é um especialista com formação superior em uma determinada área. Deve ser um perfil de biologia com o código 06.03.01. Para admissão, você terá que fazer o exame em matérias como:

  • Língua russa;
  • Matemáticas;
  • biologia;
  • química.

O nível de bacharel nesta especialidade pode ser dominado em apenas 4 anos. Depois, você pode continuar seus estudos para obter o título de mestre. Mas, neste caso, você terá que passar mais 1-2 anos estudando. Existem muitas instituições educacionais na Rússia que treinam especialistas no campo da biologia em vários campos. Os mais populares entre os candidatos são os seguintes.

  • Universidade Estadual de Moscou M.V. Lomonosov. Esta é uma das instituições de ensino de maior prestígio. Você precisa entrar no Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Moscou, e lá você tem que escolher um corpo docente, dependendo da direção desejada.
  • Universidade da Amizade dos Povos da Rússia (RUDN). Há também um departamento de biologia aqui.
  • Universidade de Moscou para as Humanidades, Universidade Estadual de Moscou.

Esta é uma lista de instituições de ensino localizadas em Moscou. Também existem universidades muito boas nas regiões. Entre eles estão os seguintes.

  • Orengburg State University. Lá você precisa escolher a Faculdade de Química e Biologia.
  • Universidade Federal de Ural em homenagem ao primeiro presidente da Rússia, B. N. Yeltsin.
  • Ivanovo State University.
  • Em São Petersburgo, você pode se inscrever no SPbGAVM ou SPbSU.

Mas obter apenas um diploma de ensino superior em tal profissão não é suficiente.Visto que a ciência tende a se desenvolver, os cientistas também precisam melhorar constantemente o nível de suas próprias qualificações profissionais. Para isso, instituições licenciadas para prestação de serviços educacionais realizam cursos especiais.

Claro, você mesmo pode escolher o local do treinamento avançado. Mas, como exemplo, deve-se dizer sobre o MAEE. Esta instituição realiza regularmente cursos de reconversão profissional na área da "Biologia". Sua duração, na maioria dos casos, não ultrapassa 3 meses.

Os cursos são pagos. Após a conclusão, o especialista recebe um diploma ou certificado.

Local de trabalho e salário

O local de trabalho do biólogo, novamente, depende muito da direção escolhida. Em primeiro lugar, pode ser leccionado na escola, bem como noutras instituições de ensino. Se uma pessoa decidir associar a vida à ciência, terá que trabalhar em institutos de pesquisa. Você também pode conseguir um emprego em vários parques, museus e reservas, organizações ambientais, laboratórios, empresas farmacêuticas, clínicas veterinárias. Quando se trata de quanto ganha um biólogo, há muitos fatores a serem considerados. Na Rússia, o nível de salários varia de 15 a 45 mil rublos. Além disso, em Moscou e São Petersburgo, esses especialistas recebem de 30 a 55 mil rublos. Nas regiões, o nível salarial médio é ligeiramente inferior. Os funcionários recebem de 15 a 35 mil rublos.

O salário depende não só da região de emprego, mas também do nível da própria organização, onde a atividade laboral é exercida diretamente. Vale a pena levar em consideração o nível de formação do especialista, bem como sua experiência de trabalho em cargos específicos. A renda mais alta pode ser obtida se você trabalhar como chefe de uma organização especializada em proteção ambiental e atividades de pesquisa. Você também pode se tornar o fundador do seu próprio laboratório. Aqui, a renda depende do nível de trabalho.

Um biólogo não é apenas uma especialidade bem paga, mas também bastante interessante. Se a pessoa possuir o conhecimento necessário, bem como a disposição adequada de caráter e mente, poderá construir uma boa carreira nesta área.

sem comentários

Moda

a beleza

casa